quarta-feira, 22 de abril de 2015

Como ser favorito para o jogo do ano? Levar 6-1 no jogo anterior...

Há uma semana li, ouvi e vi comentadores, adeptos, amigos portugueses e estrangeiros dizerem me que "este" Benfica não tinha hipótese com "este" FCPorto.

A todos disse que se o FCPorto passasse a eliminatória em Munique, eu acreditava que chegariam motivadíssimos para o clássico e que esse factor - independentemente do valor da equipa portista - poderia marcar a diferença no jogo do Estádio da Luz.

Em nenhuma das minhas previsões estaria a humilhação "deste" Bayern dar 6-1 a "este" FCPorto, porque "este" FCPorto mesmo sem Danilo, Alex Sandro ou Tello é assim mesmo forte e "este" Bayern sem Ribery, Robben e Schweinsteiger é obviamente muito inferior.

Então qual não é o meu espanto quando 12 horas depois do descalabro azul em Munique vejo as mesmas pessoas dizerem que o Benfica não tem hipótese com "este" FCPorto porque quem vai pagar a derrota de Munique será o Benfica em pleno estádio da luz e no jogo do ano.

Sinceramente o que se passa com as pessoas?

Que se passa com estes comentadores, com estas redes sociais, com esta mania de ver o que eu não vejo?

Sim, é possível ganhar perder ou empatar mas isso já seria antes de Munique, agora ver numa derrota humilhante uma razão para o Benfica entrar a tremer é de bradar aos céus.

Esta equipa do FC Porto é a melhor dos últimos 30 anos. Facto!

Esta equipa do FCPorto foi eliminada em casa da taça de Portugal pelo Sporting. Facto

Esta equipa do FCPorto foi eliminada da taça da liga pelo Marítimo. Facto

Esta equipa do FCPorto já perdeu 2-0 em casa contra o Benfica. Facto

Esta equipa do FCPorto defrontou na Champions equipas de nível baixo de Liga Europa como Shaktar Donetsk, Bate Borisov, Atlético de Bilbao ou Basel e pensou que mesmo assim, e porque era a melhor equipa dos últimos 30 anos, estava a fazer uma boa liga dos campeões. Facto

Esta equipa do FCPorto que é a melhor equipa dos últimos 30 anos, igualou a maior derrota da sua vida na Europa ontem com uns redondos 6-1. Facto

Então e com base em tudo isto o que se prevê para o clássico de domingo?

1. Que o FCPorto é favorito exactamente porque levou 6-1 ontem.

2. Que o FCPorto é favorito exactamente porque ganhou 3-1 a semana passada.

Ou seja, não sei porquê, mas as pessoas consideram o FCPorto favorito "sim ou sim" porque alguns benfiquistas gozaram com os 6-1 nas redes sociais, porque os 6-1 são motivadores para eles, porque o FCPorto fez uma grande champions (?), porque o FCPorto encara o jogo como uma final e porque o FCPorto "costuma vir ganhar ao Estádio da Luz" e/ou porque "o FCPorto costuma ganhar os jogos decisivos" contra o Benfica...

Eu sou mais pragmático:

O FCPorto se perder, perde o campeonato.

O FCPorto se empatar, fica em má posição para ganhar o campeonato, porque o Benfica em 4 jogos só tem que ganhar 3, podendo dar-se ao luxo de perder um dos dois jogos fora, mesmo que o FCPorto ganhe todos os seus jogos.

O FCPorto se ganhar 1-0 ou 2-1 ainda fica atrás do Benfica e se ganharmos os últimos 4 jogos, ainda seremos campeões.

Se o FCPorto ganhar por 2-0, iguala o "goal average" no primeiro critério de desempate e terá que lutar com o Benfica por ver quem marca mais golos nos últimos 4 jogos - partindo do principio que ambas as equipas ganham os últimos 4 jogos - para desempatar no segundo critério de desempate.

Então quem está pressionado para este jogo?

O FCPorto jogando fora depois duma época com cariz de desastrosa ou o Benfica, jogando em casa e com uma serie de pontos a favor?

Quem está afinal pressionado para ganhar e preferencialmente por mais de 2 golos de diferença?

Para os entendidos é o Benfica e para mim é o FCPorto.

Quem é favorito para o jogo de domingo?

Para os entendidos o FCPorto e para mim é um jogo de 50%-50% porque tudo pode acontecer e tudo poderia acontecer mesmo antes da eliminatória do FCPorto contra o Bayern.

No entanto, depois duma semana a sonhar com as meias finais da champions e no tal feito Histórico possível, baseado no excelente 3-1 da primeira volta, hoje a equipa do FCPorto está com níveis de confiança mais baixos, está com mais desgaste e vai jogar fora num campo difícil e onde ninguém ganhou ainda esta época.

Que o Benfica saiba mostrar que merece ser campeão este ano e que saibam sofrer em campo com união, porque será isso que pode decidir o jogo.

Mas uma coisa eu sei...

Alguém até pode dizer que o "Benfica irá pagar a pesada derrota de 6-1", como quando Quaresma proferiu essas mesmas palavras no final do jogo que o FCPorto perdeu na Madeira para a taça da liga.

Sim até pode acontecer e os jogadores do FCPorto ontem deram todos a entender que isso irá acontecer no final do jogo de Munique, mas é bom que se entenda que o Benfica a jogar em casa - próximo jogo do FCPorto - não é a mesma coisa que receber o Estoril como aconteceu nessa semana após mais um desaire azul.

Algumas palavras para o arbitro e para Lopetegui!

Primeiro dizer que ambos estão e estarão interligados por tudo o que Lopetegui proferiu acerca dos árbitros em Portugal e até na champions onde mais uma vez pressionou o arbitro da partida em Munique, na conferencia de imprensa anterior e pressionou o quarto arbitro - como faz sempre - acabando expulso numa altura em que tudo estava mais que perdido, o que revela muito do carácter deste senhor.

Eu já disse e repeti que durante anos o Benfica teve que lutar contra vários árbitros que por uma outra razão estavam "ligados" ao FCPorto.

Nos últimos tempos o Benfica tem conseguido ser apitado por novos árbitros que não fazem parte da pandilha azul, reduzida a quatro elementos depois do abandono de Pedro Proença.

A saber ou a relembrar - Olegário Benquerença, Jorge Sousa, Carlos Xistra e Artur Soares Dias.

O Benfica já ganhou, empatou e perdeu com todos estes quatro árbitros, mas uma coisa eu sei...

Quando a coisa aperta, nos jogos Benfica vs FCPorto ou FCPorto vs Benfica é sempre nomeado um desta pandilha...

Sempre, sempre, sempre!

Se calhar era apenas isto que os portistas queriam quando andaram a chorar semanas e semanas a fio acerca da arbitragem

Que não lhes fugisse a nomeação dum "dos seus", para o jogo no Estádio da Luz.

Sendo assim, já estão ligeiramente á frente, pois Jorge Sousa dá "muitas garantias", seguramente.

Também outra coisa importante e que beneficia o FCPorto no pré jogo é que não entendo porque o Benfica e a Liga não marcaram o jogo para sábado 25 de Abril as 17h em vez de domingo 26 de Abril.

É feriado, passaram 92 horas desde o final da humilhação em Munique - mais 20 horas que o legalmente permitido - para a Benfica TV é igual e para o Benfica seria melhor.

Ou seja neste item também o FCPorto ganhou no pré jogo porque obviamente se fosse ao contrário - jogo no estádio do dragão, na Sport TV - muito provavelmente estaríamos a jogar no sábado.

Tudo conta e neste particular do arbitro e do dia do jogo eles ganham, mas nós temos sido "muita fortes em casa", parafraseando o nosso JJ e assim espero que continue.

Os meus desejos?

Simples.

Desejo fazer história e ganhar o bi campeonato que nos foge desde o longínquo Maio de 1984!

Desejo poder provar em campo que a famosa hegemonia nacional começa finalmente a ser encarnada.

Desejo poder fazer do novo estádio da luz o inferno com que o FCPorto merece ser recebido.

Desejo ganhar por meio zero!

Força Benfica

3 comentários:

nonameslb disse...

Vamos ganhar o jogo e o campeonato.

Anónimo disse...

Até que enfim que vejo alguém a ver o mesmo que eu vejo e que tb tenho andado a dizer sobre a forma como se tenta pôr a pressão sempre do lado do Benfica.
Ainda acrescento que, se tivesse sido ao contrário o que se escreveria (provavelmente e ironicamente o mesmo) e o JJ tinha de andar com seguranças atrás e já lhe tinham atirado à cara um milhão de vezes, os gastos em jogadores q tinham sido feitos.

Parabéns!

PMG

José Rama disse...

O JJ já veio dizer que o jogo não é decisivo!
Não entendo para que serve tal afirmação!