quarta-feira, 17 de junho de 2015

Que plantel vai Luis Filipe Vieira dar a Rui Vitória?


Agora que o turbilhão da saída de Jorge Jesus passou, começamos finalmente a preparar a nova época.

Como eu disse antes, Rui Vitória era a aposta pessoal de Luís Filipe Vieira, da mesma maneira que Jorge Jesus foi aposta pessoal do nosso presidente há 6 anos.

Lembro que na primeira época, Jorge Jesus foi campeão contra o pior FCPorto em muitos anos e conquistámos o título directamente contra o SCBraga de Domingos Paciência - obviamente preparado por Jorge Jesus nas épocas anteriores, segundo as palavras do rei da táctica  - o que deu um crédito ao nosso ex treinador que nenhum outro teve no Benfica, pelo menos nas ultimas décadas.

Hoje com Rui Vitória aos comandos do Benfica, temos um "super Porto" de Lopetegui, um "super Sporting" de Jesus e um "Benfica super" nos jornais, nos blogs e em todos os media sensacionalistas, mas um Benfica apenas competente e humilde a tentar lutar pelo tri, na sua versão mais realista e com os pés bem assentes no chão. Pelo menos os meus pés...

Vamos então colocar os pontos nos is...

Em Maio de 2015 a super prospecção do Benfica identificou e contratou secretamente - apenas Jorge Jesus e a nossa estrutura tinham conhecimento disso - dois marroquinos talentosos que representaram uma oportunidade de mercado neste defeso.

Alem desses jogadores, o Benfica contratou o venezuelano Jhon Murillo - para crescer na equipa B - e os três jogadores do Rio Ave.

Esta foi a aposta da prospecção e era com estas "bombas" que Jesus teria que preparar a nova época.

A juntar a essas bombas, havia ainda as "bombas da formação" - 4 ou 5 novos jogadores a entrar nas contas do ex treinador e a indecisão na renovação de Maxi Pereira, fazendo que obviamente Jorge Jesus fosse pregar para outra freguesia onde vai ter bons jogadores e muitos e bons reforços a caminho (segundo se diz...)

Com o rombo de Jesus no Sporting, Rui Vitória entra esta semana no Benfica com os marroquinos já contratados, os jogadores do Rio Ave no Benfica, Maxi Pereira sem renovação acertada, com uma mão cheia de jogadores bi campeões no mercado, com a indecisão se vão ou não vão ser vendidos e por que valores se farão essas transacções. 

Inventando um pouco e com base no que se lê, ouve e vê aqui e ali:

Vendas Benfica Verão 2015

- Ivan Cavaleiro 10M para um clube espanhol, inglês ou Mónaco

- Joao Cancelo 15M para Valência

- Djuricic 3-5M para Holanda ou Inglaterra

- André Almeida 3M para Inglaterra

- Derley 2M - já podia ter ido em Dezembro, não fosse a teimosia de Jorge Jesus

- Ola John 15M para Inglaterra

- Gaitan 30M para o Manchester United

- Benito 2M para o Young Boys

- Sulejmani 3M para o Young Boys

- Lima 10M para um clube chinês

- Talisca 20M para Atlético Madrid

- Amorim 4M para Itália

- Funes Mori 3,5M para Monterey México

- César ou Lisandro - 4M para um qualquer clube no Brasil ou Argentina

- Bebe, Sidney, Farina, Nelson Oliveira - 10M

Então, se a estratégia de Luís Filipe Vieira é vender activos, abater passivo, reduzir custos de ordenados de jogadores, equilibrar as contas numa altura em que já acabaram os investimentos de betão como estádio, centro de estágios, museu ou BTV como posso eu ou os benfiquistas pedir a Rui Vitória que faça milagres?

Mesmo que o Benfica invista 15-20M nestes 2-3 jogadores que fazem falta para fechar o plantel (eu não acredito nem um pouco que se chegue aos 20M) esses jogadores irão precisar de tempo e provavelmente só entram a sério na equipa em Janeiro ou até em Agosto de 2016.

Esta era a proposta para atacar o tri com Jesus e é a proposta para atacar esse importante  tri com Rui Vitória e obviamente isso não chega.

Para motivar as hostes encarnadas, fala-se de Nani, Markovic, Coentrão, uma super estrela ucraniana em ascensão e até há quem diga que a bomba que chegará será "alguém muito superior a todos estes". 


Mais uma vez a realidade supera a ficção no que ao humor diz respeito. 


Eu não sei quem vai chegar ou quem nunca vai aterrar no aeroporto, mas sinto que a política desportiva do Benfica 2015/2016 é clara - vender tudo o que tem mercado, diminuir os salários, apostar em jovens (portugueses ou estrangeiros) em 2-3 anos e valorizar esses jovens para serem vendidos mais caros nesse espaço de tempo.

E esta estratégia pode ter alterações e aparecer como por milagre um craque que entre na equipa de caras? Sim, obviamente que pode, mas isso será a excepção e não a regra.

Então o que esperamos de Rui Vitória neste primeiro ano de Benfica?

- Muito trabalho, muita competência para poder jogar com todos os jogadores sempre no limite, forte valorização dos jogadores jovens do Benfica e que prepare bem os próximos 2-3 anos, se possivel com a conquista do título e a qualificação para os oitavos de final da Champions.

O que tem de esperar Rui Vitória dos adeptos do Benfica?

- A mesma paciência e apoio que o antigo treinador teve depois de perder 3 títulos para Villas Boas e Vítor Pereira; a mesma paciência que os adeptos tiveram depois de perdermos 5 Taças de Portugal em 6 anos; a mesma paciência que demos a Jesus depois de apenas ter passado aos oitavos de final da Champions numa época  apenas!

Nem mais nem menos que isto!

Rui Vitória não chega ao Benfica para competir com um adversário derrotado antes de jogar, chamado Sporting, como Jesus encontrou na primeira época ao serviço do Benfica.

Rui Vitória não chega ao Benfica para competir com um FCPorto doente e em fim de ciclo, como Jesus encontrou na primeira época ao serviço do Benfica.

Rui Vitória não chega ao Benfica com um plantel com estrelas mundiais como Di Maria, Saviola, Aimar, Coentrão, David Luiz, Javi Garcia ou Ramires, como Jesus encontrou na sua primeira época.


Isso foi o que aconteceu a Jorge Jesus...


Portanto, nós até devemos ser mais pacientes com Rui Vitória do que fomos em muitos anos, em muitos momentos e em muitas tardes/noites com Jesus, pois em tempos de vacas gordas no Benfica não conseguiu fazer nada na champions, ganhou apenas uma Taça de Portugal contra o Rio Ave e ganhou uma Super Taça contra este mesmo Rio Ave nos penaltis.

Foi isto que o homem fez alem de ter ganho 3 títulos em 6 possíveis.


Quando me dizem que Jorge Jesus ganhou mais títulos em 6 anos que qualquer outro treinador eu tenho que me rir. A sério que dá uma enorme vontade de rir. 

Todos se lembram que a maior parte dos títulos nacionais eram durante muito tempo apenas 2 - Taça de Portugal e Campeonato.

Depois tivemos a Super Taça e apenas recentemente temos a Taça da Liga. Ora se contássemos apenas esses dois importantes títulos o homem ganhou no Benfica 3 campeonatos e 1 Taça de Portugal em seis anos consecutivos que esteve como nosso treinador.

Otto Gloria venceu 4 campeonatos e 5 Taças de Portugal !

E quando se fala das duas finais da Liga Europa perdidas por Jesus?

Sim, Otto Gloria foi a uma final de Taça Latina e uma final de Champions em 68.  

Treinadores com três títulos nacionais temos vários - Lipo Herczka, Janos Biri, Fernando Riera, Jimmy Hagan, Sven Goran Eriksson.

Ou seja 5 treinadores com três títulos cada, ganhos ao serviço do Glorioso e nenhum esteve 6 anos consecutivos como nosso treinador.

A diferença é que alem de Otto Gloria, cada um destes treinadores ganhou outros títulos. 

Janos Biri ganhou 3 Taças de Portugal, Jimmy Hagan tem 2 Taças de Portugal e Sven Goran Eriksson tem 1 Taça de Portugal, tal como Jorge Jesus.

Repito, nenhum destes treinadores teve no Benfica seis anos consecutivos. 

O homem em 6 anos ganha 5 taças da liga, 3 campeonatos, 1 Taça de Portugal e 1 Super Taça.

O homem em 6 anos perde 1 taça da liga, perde 3 campeonatos, perde 5 taças de Portugal e perde 1 Super Taça.

O homem em 6 anos passa uma única vez aos oitavos de final da champions.

O homem em 6 anos fica pelo caminho na fase de grupos da champions durante cinco vezes.

O homem chega ás meias finais da Liga Europa e perde com o SCBraga.

O homem chega por 2 vezes á final da Liga Europa com Chelsea e Sevilha e perde as 2 finais consecutivas.

Ou seja se formos contabilizar os títulos que ele ganhou, retirando a Taça da Liga são 3 campeonatos, 1 taça de Portugal e 1 Super taça. 

Podemos endeusar quem nós quisermos e eu acho que ele é ainda o melhor treinador a treinar em Portugal, mas é bom lembrar os números e os planteis que ele tinha em cada um dos 6 anos que treinou o Benfica.


Quero que Rui Vitória fique 6 anos, tal como ficou Jorge Jesus pois só com estabilidade é possível ter títulos. 

Segundo, quero que vença os mesmos 3 títulos - ou 4 ou 5 -  mas sem ordem cronológica pré definida.

Terceiro que vença mais Taças de Portugal do que venceu pelo Guimarães. Eu quero 3, mas 4 também me satisfazem.

Quarto, que em 6 anos, passe 3 vezes o grupo da champions, mas se forem 4, 5 ou 6 tanto melhor.

Quinto, que faça tudo isto com um equilíbrio entre juventude e experiência no plantel e que continue a valorizar os nossos jogadores para se continuar a equilibrar as contas e o passivo.

Pedir títulos no primeiro ano com este cenário "real" que constato a 17 de Junho de 2015 é ser demasiado optimista!

Talvez o facto de Jesus estar no Sporting tenha mudado um pouco a estratégia do nosso clube e "quiçá" apareça alguém de nome sonante para reforçar a defesa ou o ataque, mas será sempre alguém pontual que virá somar algo e não revolucionar toda uma linha estratégica delineada há muitos meses.

Não nos iludamos com o que os media contam e contarão nas próximas semanas.

O Benfica de 2015/2016 esta fechado a 90% e não andará longe de:

1. Júlio César
2. Ederson (ex Rio Ave e ex formação do Benfica)
3. Paulo Lopes (ou sobe Varela da equipa B)

4. Maxi ou defesa direito novo a contratar ou jogador que sobe da equipa B
5. Silvio se conseguirmos mais um empréstimo do Atletico de Madrid
6. Eliseu
7. Marçal ou defesa esquerdo a contratar ou jogador que sobe da equipa B

8 Lindelof (sobe da equipa B)
9. Lisandro
10. Jardel ou outro novo jogador caso se confirme a venda para o Fenerbache
11. Luisao


12.  Cristante
13. Samaris
14. Fejsa
15. Mukhtar
16. Pizzi
17. João Teixeira (sobe da equipa B)


18. Gonçalo Guedes (sobe da equipa B)
19. Salvio
20. Diego Lopes (ex Rio Ave e ex formação no Benfica)
21. Taarabt
22. Carcela-Gonzales
23 Novo extremo a contratar ou alguem que sobe da equipa B


24. Avançado novo a contratar 
25. Jonas
26. Johnattan (sobe da equipa B)
27. Hassan

Com esta equipa o Benfica tem de atacar o tri, o apuramento para os oitavos da champions, a Taça de Portugal, a Super Taça e a Taça da Liga.

Sabendo que podemos encaixar algo substancialmente acima de 100M de euros com vendas de jogadores, a chave do nosso sucesso pode estar dependente dessas próximas 2-3 contratações que podem ser apresentados até dia 2 de Julho ou até ao dia 31 de Agosto, tomando como exemplo as épocas transactas.

E aqui, começa aquela equação muito perigosa em cada defeso que é a expectativa e resultado.


O importante é continuar a ser muito competitivo, mas a verdade é que á data de hoje e a 15 dias de iniciar a época, o Benfica deixa indicações que voltará a ter um plantel mais fraco do que qualquer um dos outros que iniciaram as 6 ultimas épocas com Jorge Jesus e isso nao bate certo com as palavras do nosso presidente na apresentação de Rui Vitória. 

Luis Filipe Vieira disse que Rui Vitória ia ter exactamente as mesmas condições que o seu antecessor e até agora isso não é verdade, mas nem perto!

E depois não nos podemos admirar que os resultados sejam semelhantes aos que Jorge Jesus fez nos três anos em que não ganhou nada. 

Uma coisa eu sei...

Se Rui Vitória e o Benfica ganharem a Super Taça no dia 9 de Agosto, o nosso treinador já levará no currículo 1 Taça de Portugal e 1 Super Taça - exactamente o que Jesus ganhou em mais de 25 anos de carreira, nessas duas competições!

Força Rui Vitória

Força Benfica 




10 comentários:

Anónimo disse...

O Porto doente e em fim de ciclo que o JJ encontrou quando chegou era o tetracampeão nacional, não era? Pois. Nada a ver com o "super Porto" de Lopetegui (ah, ah, ah! Até dá vontade de rir!) que não ganha nada há 2 anos. Tinham só Falcao, Hulk, Álvaro Pereira, Bruno Alves, Meireles, Guarin... Muito inferior a este "super Porto", que vai ficar sem Danilo, Jackson, Oliver, Casemiro... E o Sporting era fraco. O que o Vitória vai defrontar é um "super Sporting", porque tem JJ. Que, curiosamente, é uma merda de um treinador. Porque, em tempo de vacas gordas, fez pior que o Otto Glória. Que treinou em tempo de vacas magras. Tinha para lá um tipo chamado Eusébio e mais uns amigos sem grande valor. Não, o Vitória, coitado, tem azar. Vem treinar só o bicampeão. O JJ é que tinha a papinha toda feita, porque pegou numa equipa que tinha ficado num excelente 3° lugar. Sortudo! E não defrontou um Sporting com JJ aos comandos. Teve a sorte de não se defrontar a si próprio, o patife.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

O texto mais integrado e lúcido que li até agora sobre o Benfica 20157/2016 ! PARABÉNS! O MELHOR DE LONGE! REVEJO-ME PALAVRA A PALAVRA!!
UM abraço.

Pedro disse...

Calma rapaziada vão haver ainda muitas surpresas, não comecem a entrar em desespero, a verdade é que o Benfica tem imensos excedentes para despachar, depois tens jogadores que tiveram emprestados e que irão ser reavaliados, tens ainda jogadores que irão sair porque ....terminou o seu ciclo de Benfica, um deles Amorim....ou seja, vamos parar um pouco de falar de comentar, vamos deixar as noticias continuarem a aparecer e depois de 2 de Julho falaremos então, nessa altura quase que aposto que 90% do plantel do Benfica estará completo a faltar apenas a avaliação de alguns jogadores e pouco mais..

Fala-se em centrais a contratar e etc....o Benfica não vai contratar nenhum central e tem nas suas fileiras 2 dos melhores centrais Portugueses das novas gerações, Fábio Cardoso, que este ano será o 4º central e João Nunes que recebeu bastantes elogios dentro da estrutura incluindo do novo Treinador com a sua prestação na seleção Sub20 no Mundial onde foi o capitão e uma trave mestra da equipa, João Nunes será esta época o 5º central, sendo que o 3º será o Lisandro ou o Cesar (a minha escolha recai sobre Lisandro), ou seja, aos 2 centrais titulares juntas mais um central com rodagem e hábitos de 1ª equipa sendo que os restantes lugares serão miudos da formação de enorme valor, Lindeloff entrará aqui como Joker posicional devido à sua polivalência...

Anónimo disse...

"miudos da formação de enorme valor"

A facilidade com que se fala de "enorme valor". É só génios no Seixal.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Para o anónimo das 11.10, guarda aí para memória futura... jogadores que farão carreira média alta no futebol profissional ---
Bernardo Silva, Cancelo, Cavaleiro, Hélder Costa, Fábio Cardoso, João Nunes, João Lima, Semedo, Bruno Gaspar, Lindelof, Ruben Dias, Lystov, Isaac, Rebocho (vamos ver, depende... das oportunidades), Guedes, João Teixeira, Renato Sanches, Nuno Santos, João Carvalho, Diogo Gonçalves, Buta, José Gomes, Iuri, ... faltam aí mais uns 6 ou 7, nomeadamente uns médios e um ou 2 extremos... o Hildeberto é uma incógnita, como o Sancidino e o tipo do penalty à Panenca... 30 jogadores!

Anónimo disse...

Vou guardar! Ouvi o mesmo de Rui Baião, Pêpa, Hélio Roque, André Carvalhas, Romeu Ribeiro, Miguel Vítor, Nelson Oliveira, João Coimbra, Mawete Júnior, Toy, João Vilela, David Simão, Saná Camará, Roderick Miranda, Hélio Pinto e Rui Nereu, entre muitos outros! Assim aproveito e fica tudo apontadinho no mesmo caderno!

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Guarda :) , desses só o Camará e o Oliveira me escaparam... verdade que pensei que iam dar grandes jogadores, o Miguel Vitor sempre foi um jogador esforçado e dedicado, concentrado... esses que nomeei estão de Miguel Vitor para cima, repara que o Miguel é titular numa equipa média europeia, é uma carreira interessante! Há 3 ou 4 que podem acabar Sanás... o Hildeberto, Rebocho, Sancidino, o tal do penalty à panenka (como se chama o gajo???) Isaac e o José Gomes... esta é a minha análise... sou intuitivo...não sou técnico de futebol!

Anónimo disse...

O Miguel Vítor joga numa equipa média da Grécia. Não é uma equipa média europeia. O Olimpiakos e o Panathinaikos, os grandes da Grécia, é que são equipas médias europeias.
Nenhum de nós é técnico de futebol. Por isso é que devíamos ter mais cuidado a descobrir "enorme qualidade" em 30 jogadores de uma academia que, até hoje, não produziu um único de "enorme qualidade"...

Jorge disse...

Faltou meter o André Almeida no plantel para 15/16

Jorge Silva disse...

Excelente é a analise de todos os jornais/tvs/blogues com que mais me identifico.

RV vai ter o nosso apoio mesmo que as coisas nao corram bem de inicio e com certeza no final terá um palmarés bem mais que o de JJ que perdeu muita coisa e outras só nao perdeu por sorte (como este campeonato).

Acho essencial fazer as vendas de todos os excedentários e abater já em 80M a 100M o passivo. Sim é possível! Temos alguns 80 jogadores com contrato profissional.

Quanto às contratações que identifica acho que temos vários jogadores da B e emprestados que cabem perfeitamente nas posições e exigência do Benfica, só acho mesmo necessária a contratação de um defesa esquerdo (como sempre) e médio extremo.