sábado, 16 de janeiro de 2016

Chegou a Hora







Há dois dias, um de nós, publicou em forma de vídeo o que ia na alma de milhões de benfiquistas em todo o mundo.


Chegou a Hora de começarmos a reviravolta e arrancarmos para uma segunda volta Histórica que nos permita chegar ao fim do campeonato como tri campeões. 

Guilherme Cabral, um dos mais sensíveis realizadores portugueses, é por acaso e para nossa felicidade, um enorme benfiquista. 

E é interessante ser um enorme benfiquista e utilizar a sua arte para fazer vídeos que nos unem a todos, porque ele poderia apenas utilizar a sua arte a fazer filmes e vídeos sobre outros temas, como tem feito recorrentemente.

O "nosso" Guilherme Cabral é um realizador de excepção e na minha modesta opinião um dos melhores portugueses, se não o melhor, se considerarmos a sua tenra idade. 

Se aos 24 anos ele pode filmar, produzir e co-realizar com o seu colega Nuno Duarte - Nugui Brothers / Dream Big -  um documentário em Marrocos de nome "Match Day", ou o documentário sobre os 20 anos duma banda como os "The Gift" num filme de nome "Meio Caminho da História" que estreou em cinema e depois passou na SIC - tal como também passou na SIC o filme Match Day há um ano e meio -  é porque se trata de alguém que tem uma carreira para além dos filmes do Benfica.

Os filmes do Benfica fá-los por Paixão, por Amor e porque consegue fazer aquilo que nenhum de nós consegue, porque não temos nem o talento nem a sensibilidade dele para colocar os nossos sentimentos em imagens, mas este  seu ultimo filme é o mais importante dele porque alem de ser tecnicamente dos melhores,  é tambem ele político...

O cinema pode ter muitas vertentes e o timing dum filme pode determinar o resultado até artistico desse mesmo filme. 

O timing a que se assiste uma obra artistica pode influenciar a maneira como todos vemos essa mesma obra. 

O que o Guilherme Cabral disse no pequeno filme "Chegou a Hora" é que está na hora de acabarmos com as guerras internas que têm minado o trabalho da nossa equipa, do nosso plantel, dos nossos treinadores e todos, sem excepção,  acreditarmos que é possivel sermos tri campeões. 

Nem mais, nem menos. 

O timing é agora, não porque estamos a 4 pontos do primeiro - 5 pontos hoje - mas porque chegámos a meio da caminhada, ao fim da primeira volta e temos toda uma segunda volta para enterrar machados de guerra que só beneficiam os nossos adversários. 

O que o Guilherme Cabral quis dizer com o seu filme foi que a onda encarnada é maior que todas as pseudos ondas esverdeadas que se inventam nos jornais pois a nossa onda quando aparece, é notada em todos os estádios, é uma energia que é irreversível e incontornável no apoio á nossa equipa e que tem ligação directa á cabeça e ao coração de todos os nossos jogadores.

Esses mesmos, os nossos jogadores estão a provar que agora podemos acreditar neles e que não estão com a cabeça no passado e no anterior técnico. 

Queremos todos acreditar que os nossos jogadores estão concentrados no presente e futuro que têm por diante e no que têm que fazer para chegar ao Marquês como tri campeões. 

O que o Guilherme Cabral quis dizer com este vídeo é que mesmo perdendo a supertaça e perdendo o derby com o Sporting por números expressivos - 0-3 em casa - há 30 anos tambem aconteceu o mesmo e por numeros piores - perdemos 7-1 em Alvalade - e assim mesmo fomos campeões

Eles ficaram felizes com a vitória no derby, nós ficámos felizes com a vitória no campeonato. 

Estados de Alma que ainda hoje se mantêm.

O que o Guilherme Cabral quis dizer com o "Vai Puto!" no momento em que Renato Sanches remata é o "Vai Puto!" para o Renato, para o Gonçalo, para o Nelson que está a regressar, para o Victor Andrade que já foi importante e será ainda seguramente, para o Nuno Santos que está com uma lesão que o fará parar mais uns meses, para o Grimaldo que acaba de chegar e para todos aqueles putos que hoje realisticamente sonham em ser jogadores do benfica. 

Foi um grito para alguns adeptos que ainda continuam a dar valor aos "Teos desta vida" em detrimento dos nossos.

Foi um grito para todos aqueles adeptos que só valorizam a "galinha da vizinha" quando é a nossa que todos têm de acarinhar.

Foi um grito para para todos aqueles adeptos que acham que o nosso treinador não vale nada e se fosse bom "não apostava nos jovens pois não sao esses que nos dão campeonatos"... 
Enganam-se... São esses putos que nos darão o campeonato como serão os "putos trintões" como Jonas, Luisão ou Julio Cesar que nos ajudarão a ser tri campeões.

Agora Chegou a Hora de apoiarmos independentemente do resultado ou de quantos pontos estamos do primeiro ou segundo. 

Chegou a Hora de sermos "todos, um" como diz o nosso lema.

Chegou a Hora de acreditarmos cegamente que vamos fazer mais 5 pontos que o Sporting nesta segunda volta e que vamos fazer pelo menos mais 1 ponto que o FCPorto tambem nestas próximas 17 jornadas. 

O pior já passou e com esse pior perdemos pontos com Sporting (3 pontos) com o FCPorto (3 pontos) com o Arouca (3 pontos) e com o União da Madeira (1 ponto) e nesta segunda volta vamos tambem perder alguns pontos mas temos esperança em perder menos que os nossos adversários e será no fim que se fazem as contas. 

O pior já passou e finalmente vamos ter mais uma opção para a lateral direita com Nelson Semedo, vamos ter mais uma opção para defesa central com Luisão e vamos ter mais uma opção para extremo direito ou esquerdo com Salvio. 

Guilherme Cabral gritou por todos nós, para a equipa, para a estrutura, para os adeptos desconfiados e para os adversários

Nunca um filme disse tanto em tão pouco tempo. 

Dependemos de nós para sermos campeões e tem de ser agora que se inicia a reviravolta.

Hoje no Estoril todos temos que estar com a equipa e aconteça o que acontecer manter o apoio até ao ultimo minuto do ultimo jogo.

Hoje no Estoril os jogadores e equipa técnica têm que sentir a importância do jogo  e pensarem em todos os momentos que só eles acreditaram que era possivel. 

Hoje é a altura de mostrarem que estão prontos para ir a jogo e para ser campeões.

Vai ser um caminho longo mas tudo é possivel!

Força Benfica

Sem comentários: