sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Em doze vezes que ganhámos 1-0, passámos onze !

Eu tinha pedido o 1-0 e o Jonas no ultimo suspiro deu-nos o importantíssimo golo que nos dá a vantagem que vamos defender a São Petersburgo no próximo dia 9 de Março.

Esse jogo na Rússia não é fácil, mas eu estive no estádio há quatro anos e tirando o frio e o relvado sempre difícil, não me parece que o ambiente seja tão intimidatório quanto alguns querem fazer transparecer.

Eu tinha analisado os resultados do Benfica na Europa, especialmente na antiga taça dos clubes campeões europeus e agora na champions league e tinha chegado á conclusão (errada) que todos os jogos que o Benfica tinha ganho 1-0 em casa acabaria por passar a eliminatória.

E a verdade é que em formato de competições da UEFA - champions e de taça dos clubes campeões europeus incluídas - o Benfica das onze vezes que ganhou 1-0, passou a eliminatória em todas.

A única excepção foi na pré eliminatória da champions há relativamente pouco tempo com Trapattoni onde ganhámos 1-0 ao Anderlecht e acabámos derrotados por 3-0 em Bruxelas, e esta correcção até foi feita num comentário ao meu anterior post, onde se repôs a verdade.

No entanto e se quisermos ser optimistas retirando da equação a “pré eliminatória” que não é obviamente igual a provas a eliminar da própria competição, a verdade é que há algo histórico que tem ajudado o Benfica a passar estas eliminatórias quando ganha 1-0 em casa.

Há exactamente 10 anos, também estava no estrangeiro e ouvi no radio por Internet o golo do Luisão em casa contra o Liverpool, indo depois a Inglaterra ver o Benfica derrotar a equipa campeã europeia em título em pleno Anfield Road.

Como o fizemos? Com um golo de Simão Sabrosa na primeira parte que nos abriu automaticamente a porta dos quartos e depois Miccoli na segunda parte, carimba o resultado em 2-0.

Eu não sou dos supersticiosos que acha que os “numeros” vencem jogos, mas é a própria análise do resultado de 1-0 que acaba favorecendo a equipa visitante no segundo jogo, pela simples razão que se a equipa da casa sofrer um golo sabe que automaticamente tem que marcar três para passar essa mesma eliminatória.

Desde muito cedo, ainda criança, que gostei destes 1-0 e claro que a razão desta simpatia é que temos passado (quase) sempre.

Quer nos 90 minutos ou em 120 minutos a calma e tranquilidade duma equipa que acredita na hipótese de fazer um golo fora – e o Benfica tem feito golos fora com alguma facilidade ao longo dos anos – é obviamente um factor chave de decisão da eliminatória.

Assim mesmo e sem embandeirar em arco, acho que temos alguns problemas na Rússia.

O facto de não termos Jardel e não sabermos se vamos ter Luisão ou Lisandro a 100% - algum deles jogará, mas em que estado, ninguém sabe – num jogo onde a defesa terá de ser perfeita, assusta-me.

Alem disso o facto de André Almeida estar castigado tambem me assusta, pela simples razão que eu serei dos poucos que acha que Nelson Semedo é mais lateral que André Almeida – pelo menos o Nelson Semedo do primeiro terço da época – mas sinto que André Almeida tinha mais estofo para encarar o ambiente, o frio e a avalanche atacante que vai ocorrer de todos os lados em São Petersburgo. André Almeida, como Eliseu são personas non gratas para a grande maioria do “terceiro anel” mas eu acho que podem ser úteis em jogos assim, onde a experiência será decisiva.

Alem disso nós não sabemos como Nelson Semedo vai chegar em termos de forma nesse 9 de Março e em que jogos vai ele rodar para ganhar ritmo. Obviamente que temos Sílvio como hipótese mas é claro para todos nós que será Nelson Semedo a jogar na Rússia.

Depois temos a equação Salvio que parece ser uma epopeia…

Se Salvio estava apto e jogou na sexta feira poucos minutos, se Salvio é o jogador eleito para falar na conferencia de imprensa de antevisão ao jogo contra o Zenit, porque vai o jogador para a bancada?

O que se pode ter passado?

Opção técnica? Parece-me estranho que Salvio tenha sido aposta contra o FCPorto e que não seja sequer opção para o banco contra o Zenit uns dias depois.

Recaída da lesão antiga? Dores? Já ouvi algo sobre isto num blog vizinho, mas não me parece que tenha existido nada oficial do nosso clube que vá nesse sentido.

Depois falta-nos falar do Joker que pode ser a peça chave para resolver o jogo na segunda mão – Fejsa.

Fejsa é um jogador que passa muito mais tempo fora por lesão do que sendo opção para Rui Vitória, mas foi com ele na equipa que finalmente a palavra “equilibrio” começou a fazer sentido.

No jogo da segunda mão é fundamental ter todos os jogadores disponíveis porque eles não vão ter Javi Garcia no meio campo e apesar de Witsel estar numa forma incrível, Fejsa é experiente e seguramente que, em forma, dará uma consistência ao lado de Renato que não temos com Samaris – e como me custa escrever isto porque gosto do grego, mas a verdade é esta…

Lindelof é um grande central mas é jovem e está numa posição muito delicada

Os mesmos que agora aplaudem são os que vão crucificar quando ele falhar, porque obviamente pode falhar. Varane é o mehor defesa central jovem do mundo e tem falhado algumas vezes. É bom ter noção disto...

Ou seja, para concluir este tópico sobre o jogo da segunda mão, acho que eles vão crescer fisicamente, em termos de ritmo, vão ter muito mais posse que os ridiculos 31% no estádio da Luz, vão ter muito mais ataque, mas tambem sabem que não podem sofrer nenhum golo.

Nós, apesar de termos dois castigos muito complicados, tambem teremos uma palavra a dizer se recuperarmos fisicamente Lisandro ou Luisao, Salvio e Fejsa.

Se a coisa nos correr bem e passarmos aos quartos de final da Champions com Lindelof, Nelson Semedo, Renato Sanches e Gonçalo Guedes na equipa, num ano de “transição”, acho que ninguem pode dizer tão mal assim desta época.

Como vamos chegar psicologicamente á Russia ?

Teremos um derby em Alvalade a 5 de Março e depois jogamos esta final com vista para os quartos de final da maior competição do mundo uns dias depois, tal qual aconteceu neste ultimo fim de semana – FCPorto / Zenit.

Este jogo em Alvalde parece que está a pairar na cabeça de cada benfiquista como uma maldição que teremos que viver.

Antes desse jogo, vamos esta semana a Paços de Ferreira e depois recebemos o União da Madeira a quem não conseguimos ganhar na Choupana.

O jogo do Paços é crucial porque aparece depois da derrota caseira contra o FC Porto, num campo tradicionalmente dificil, chato, mas não haverá nenhuma outra hipótese de seguir sonhando com um título agora mais dificil, se não ganharmos no sábado.

Os jogos depois de champions são tradicionalmente mais complicados, mas como disse antes, desta vez não há nada a fazer senão vestir o fato de macaco e ganhar. Sem mais!

Nao vale a pena falar muito desse jogo, porque como todos os outros jogos são finais, mas esta é a mais importante, porque é a próxima.

O Sporting vai jogar na semana que vem em Guimarães depois de jogar na quinta feira anterior na Alemanha e depois joga com o Benfica em casa.

Ha 4 anos atrás, o Benfica jogou em São Petersburgo numa quarta feira, no domingo seguinte em Guimarães e depois recebeu o Porto em casa.

Tudo em Fevereiro…

E foram apenas necessários dois jogos para acabarmos com a vantagem de 5 pontos que tinhamos e perder definitivamente o campeonato para o FCPorto de Vitor Pereira.

Jorge Jesus lembra-se desta série negra – Guimarães / FC Porto – e não vai querer repetir  mesmo fracasso em Alvalade com Guimarães / Benfica nas próximas semanas, mas para mim o jogo do Sporting em Guimarães é tão ou mais decisivo para o desenrolar do campeonato que o próprio jogo do Benfica em Alvalade.

Ah e para quem insiste nas 5 derrotas contra os grandes, lembrem-se que em 90 minutos o Benfica este ano ainda nao perdeu em Alvalade e o jogo de 5 de Março não terá 120 minutos.

Há muita maneira de ver o mesmo “quadro” e para mim que estive em Alvalade nesse fatídico jogo da Taça de Portugal, sei que no tempo regulamentar o Benfica empatou 1-1 e repetir esse resultado será possivel e muito bom, dependendo se o Guimarães consegue no minimo um empate contra o Sporting e se nós conseguimos ganhar em Paços e contra o União da Madeira.

Por agora, destacar um dado interessante…

A 19 de Fevereiro de 2016 e apenas a 3 meses de terminar a época, o Benfica está a 3 pontos da liderança e 3 pontos na frente do terceiro lugar, tem uma vantagem na eliminatória contra Zenit nos oitavos de final da champions, tem uma meia final da Taça da Liga para jogar em casa contra SCBraga e está fora da Taça de Portugal.

O anormal em relação aos ultimos 6 anos é estar em vantagem nos oitavos de final da champions - porque champions não é Liga Europa - e ter quatro jogadores da formação a serem apostas do novo treinador, porque de resto foram situações recorrentes com JJ…

- Estar perto da liderança, estar nas meias finais da Taça da Liga e eliminado da Taça de Portugal.

Até hoje, não me venham falar mal da época do Benfica, “só porque sim”, só porque perdemos os clássicos, ou só porque Rui Vitória não percebe nada de bola

Sem Luisao, sem Lisandro, sem Salvio, sem Fejsa, estamos aqui

Vamos todos acreditar que seremos melhores com estes quatro jogadores disponíveis para a recta final.

Em Maio cá estaremos todos para fazer o balanço, mas lutar até ao fim pelo título e perdê-lo, ganhando uma Taça da Liga, não pode ser  tão mau assim para quem perdoou isso ao antigo treinador, três vezes seguidas…

No país onde vi o jogo contra o Zenit, os comentadores da Fox Sports diziam que o Benfica não tem jogo colectivo, resolvendo a maioria dos seus desafios na classe individual dos seus jogadores, como Gaitan, Jonas, Mitroglou ou Renato Sanches…

Sim, talvez seja essa a verdade de toda a época, mas por agora tem-nos dado vitórias importantes, também derrotas constrangedoras e não temos já a classe individual de Rodrigo, Markovic, Di Maria, Enzo Peres, Ramires, Lima, Cardozo, Matic, Fábio Coentrão, Witsel, Javi Garcia, Aimar, Saviola, etc…

Imaginem caros comentadores estrangeiros, que esses ainda por cá andavam.

Se calhar a técnica individual ganhava muitos mais jogos e a falta de colectivo nem se notava…

Veremos como terminamos a época…

Nota final muito positiva para os 48615 espectadores que foram ao Estádio da Luz, depois do descalabro de sexta-feira.

Sabendo que a maioria das pessoas não tem Red Pass com jogos de champions isso significou um encaixe financeiro considerável para o Benfica e um esforço para todos aqueles que tiveram que comprar bilhete fora do seu pacote normal de Red Pass.

Para a Mata Real, concentração, humildade e foco no resultado.

As boas exibições podem voltar depois, mas agora o importante é o resultado para que isto não acabe “muito antes de tempo” como nos anos que demos os titulos a Villas Boas e no primeiro ano de Vitor Pereira em Fevereiro. 

Força Benfica




1 comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelo teu excelente post.
Completo, inteligente e independente.
Ao melhor nível das crónicas jornaleiras da nossa praça!
Abraço!