quinta-feira, 3 de março de 2016

Já Perdemos o Campeonato!

Tenho ouvido ao longo da época a frase que está escrita no título deste post:

- "Já Perdemos o Campeonato!"

E nós benfiquistas, tão acostumados a irmos da euforia à desgraça em poucos minutos, dissemos esta frase tantas vezes este ano...

Começámos a dizer a frase em Agosto quando todos vimos aquelas exibições e resultados na pré-época dos "3 milhões de euros". 

Logo depois, quando perdemos com o Sporting em Faro para aquela Super Taça que para dois clubes portugueses vale tanto - um troféu que é jogado em Agosto, antes do primeiro jogo do campeonato vale mais que cinco jogos para a Taça da Liga, realizados na segunda parte da época.

Vá-se lá perceber esta gente...

Depois, dissemos a frase de forma categórica quando perdemos contra o Arouca num mini estádio da Luz em Aveiro. 

- "Que vergonha", dissemos todos - uns mais que outros...

Depois, voltámos a dizer a frase quando fomos perder ao Porto naqueles últimos minutos, mesmo depois duma primeira parte tão boa...

Obviamente que em casa com o Sporting no famoso 3-0, não só perdemos o Campeonato, como todos dissemos que não íamos ganhar nada e cuidado com o quarto ou quinto lugar...

Dissemos nós e disseram todos os sportinguistas. Aqui estávamos de acordo. 

Rui Vitória, era na altura um homem a prazo... Poderia ser despedido a qualquer momento...

Depois, voltámos a perder o campeonato, mesmo não jogando para a Liga no dia em que perdemos após prolongamento no Estádio de Alvalade para a Taça de Portugal. 

Claro que perdemos definitivamente o título naquele empate na Madeira.

"Então com a hipótese de ficarmos a 5 pontos do Sporting, empatamos contra o União da Madeira?

Obviamente que já perdemos o campeonato!"

Mais recentemente, com a derrota no clássico contra o Porto não deve ter havido uma única pessoa do universo encarnado a não ter pensado na frase por um momento a seguir á derrota com o pior FCPorto das ultimas décadas. 

"Perdendo 5 clássicos, como vamos ser campeões? Já perdemos o campeonato!"

Dessa vez eu disse e escrevi-o... Também algum dia teria que ser eu a dizer a frase. 

Ou seja, durante a época tivemos quatro, cinco, seis vezes em que de forma categórica muitos de nós disseram a tal famosa frase. 

Neste momento faltam dez jogos para o final do campeonato, um ou dois jogos para a Taça da Liga, um, três, cinco ou seis jogos para a Champions League e o Benfica está vivo. 

Mas como é possível o Benfica estar vivo depois de cada um dos adeptos encarnados terem morto a equipa nalgum momento desta época?

A dez jogos do fim do campeonato, já com cinco derrotas em clássicos, o Benfica está um ponto atrás do Sporting e três pontos á frente do FCPorto. 

Então isso significa que estamos mesmo vivos?

Claro que sábado com a "previsível" derrota noutro clássico lá vamos voltar a ouvir durante essa longa noite :

"- Já Perdemos o Campeonato"

Mas será que vamos mesmo perder o campeonato no sábado?

Será que alguém acredita que uma derrota em Alvalade nos coloca mesmo fora do título sabendo que já ressuscitámos de situações muito piores ?

Eu no próximo sábado só irei proferir o verbo "Perder" se um dos três resultados possíveis se verificar. 

- Claro, se o Benfica perder, verdade?

Não, não...

- Então, se o Benfica empatar?

Não, não. Se isso acontecer também não vou utilizar o verbo "perder"...

- Então?

Obviamente que as únicas pessoas que poderão dizer "Já Perdemos o Campeonato" serão todos os sportinguistas lúcidos, se a sua equipa perder o jogo com o Benfica. 

Exactamente...

Se o Sporting perder com o Benfica no sábado, ficando a dois pontos do Benfica e com o FCPorto apenas um ponto atrás, sabendo que ainda tem de ir jogar ao Dragão e ao Estádio AXA será caso para dizer de forma clara :

"Já Perdemos o Campeonato!"

E esta é a única certeza que pode sair do jogo de sábado. 

A derrota do Benfica deixa tudo em aberto, ficando Sporting em primeiro com quatro pontos de avanço do Benfica e com quatro, cinco ou sete pontos de avanço do FC Porto - dependendo do resultado do FC Porto em Braga. 

Ora, sabendo que o Sporting vai ter estes jogos terríveis no final do campeonato, alem de outros sete jogos onde pode perder, mas todos podem perder pontos, será muito natural que tudo fique em aberto. 

O Doutor Eduardo Barroso, sempre um assombro de análise futebolística disse na semana passada que se o Sporting ganhar os próximos dois jogos é campeão!

Ou seja, os benfiquistas perdem um jogo e dizem logo "Já Perdemos o Campeonato" enquanto o Eduardo Barroso, sabe de certeza absoluta que ganhando em Guimarães e ganhando ao Benfica a sua equipa pode encomendar as faixas. 

Resultado? Não ganhou em Guimarães. 

Carlos Xavier, vai ver o Sporting jogar contra o segundo classificado que está a um ponto da sua equipa e diz, já depois de ter visto o empate em Guimarães, jogando os últimos minutos contra dez:

"Preocupa mais o FCPorto a quatro pontos que o Benfica a um!"

Então o amigo não conta com o Benfica para nada? Você é penta campeão nacional? Bi Campeão europeu? 

Mas o mais engraçado é o treinador do Sporting dizer, minutos depois de perder pontos em Guimarães que a pressão do jogo em Alvalade está na equipa que vem atrás... Quem está na frente anda descansado!

Ah sim?

Ah estão descansados?

Mas caro Jorge Jesus, pelas minhas contas e pela maneira como o Benfica tem morrido e ressuscitado este ano, perder em Alvalade não me preocupa nada. Nadinha...

O que me preocupa é ser eliminado pelo Zenit. 

Isso sim preocupa, porque não há volta a dar...

Agora perder com o Sporting pela quarta vez e lutar pelos outros vinte sete (27) pontos que ainda estão em disputa no campeonato, dá muitas hipóteses ao meu clube. 

Logo, eu não consigo ver a pressão do lado do Benfica. 

Já perdemos três vezes com o Sporting este ano; 

O treinador do Sporting ainda conhece todos os nossos jogadores de gingeira

Estamos afinal a jogar no Estádio de Alvalade onde o ano passado com o cérebro a treinador do Benfica só empatámos no ultimo minuto dos descontos... Imaginem este ano, sem treinador do nosso lado e com o cérebro do outro lado? 

O melhor marcador europeu joga no Benfica mas todos sabemos que o Jonas nunca marca contra os grandes, logo o mais provável é não marcarmos em Alvalade; 

Estamos sem Fejsa, sem Lisandro, sem Luisão, talvez sem Carcela, e vamos jogar com um central de nome Lindelof e com um centro campista de nome Renato com idade de júnior... Já os sportinguistas vão jogar com todos os jogadores e alguns "infiltrados" com oxigenação sanguínea...

Pressão do lado do Benfica? Não consigo mesmo entender essa pressão caro Jorge Jesus. 

Eu entendo a sua esperteza saloia, - ou será o saloio armado em esperto - mas a verdade é que o único resultado que mata o campeonato para um dos dois clubes, será a derrota do Sporting e eu acho que no alto da sua sabedoria sexagenária existe essa convicção e percepção também. 

É, não é? Pois, eu também acho. 

Depois vem o Bruno "oxigenado" César dizer que o Benfica "só apoia quando ganha", porque no "Sporting apoiam quando se ganha e quando se perde.

Primeiro dizer que o Bruno César no Benfica nunca ganhou nenhum campeonato, nenhuma Taça de Portugal ou nenhuma Super Taça portanto não sabe como o Benfica trata os seus heróis quando se ganha. 

No Sporting também não ganhou nenhum título ainda - a Super Taça, foi conquistado ao Benfica sem Bruno César na equipa - logo não sei como ele já sabe como os jogadores tratam a equipa quando ganha. 

O que o Bruno César conhece são as derrotas do Sporting na Liga Europa e essas foram tratadas de forma bem diferente, quando comparadas com derrotas no Benfica. 

O nosso clube preocupa-se muito com a Europa e quando perdemos, ficamos muito tristes seja na Champions ou na Liga Europa.  

No Sporting, perder os dois jogos nos 16 avos da Liga Europa significa festa rija até às tantas. 

O que o Bruno César ainda não viu, foi o seu clube perder com o Benfica para ver o apoio que os jogadores têm dos seus esverdeados adeptos... 

Algo me diz que pode ter falado cedo demais...

Para terminar esta parte dos cromos da semana em Alvalade, deixo Octávio, Inácio e Bruno de Carvalho. 

Este belo trio de jarras está a viver a sua melhor semana do ano. 

Todos os dias, a todas as horas, estes três vão falar, pressionar e levar para a lama um desporto que todos gostamos, perdendo ou ganhando, sempre com elevação. Pelo menos foi o que eu fiz das ultimas três vezes que perdi com o Sporting e estava no estádio em todas as situações.  

Infelizmente eles não o conseguem fazer porque para o conseguirem, terão de nascer mais 10 vezes e mesmo assim duvido que o conseguissem. 

Vamos a Alvalade sem medo de perder, porque esse é um dos resultados possíveis e aceitamos todos os resultados, sem tragédias e sem falsos dramas. 

Quem está com medo de perder são eles e nós sabemos disso, é só ver o calendário. 

Basta apenas que os nossos jogadores entendam isso durante a semana e joguem calmos, serenos e tranquilos no sábado. Para nós, perder ou ganhar são apenas três pontos. Para eles, ganhar é continuar na luta pelo título e qualquer outro resultado é poder dizer adeus a esse título. 

O nosso jogo importante da semana não é contra o Sporting. Este é o jogo da semana, do mês e do ano para eles.

O nosso jogo importante da semana vai ser jogado em São Petersburgo, mas falaremos dele depois.

Eles é que tem de ser campeões. 

Nós sendo bi-campeões, podemos dar-nos ao luxo de perdermos seis clássicos num ano e depois com a maneira como temos ressuscitado - tal qual  The Bride no clássico Kill Bill - até podemos ser campeões. 

Jogo do ano?

Não me façam rir... 

Para nós, os jogos do ano são em São Petersburgo, os desejados dois jogos nos quartos da Champions e os outros nove jogos que temos de ganhar para fazer os 27 pontos que nos darão os 85 necessários para sermos campeões. 

O resto ?

O resto são os cães a ladrar e a caravana encarnada a passar. 

Viva o Benfica

Força Benfica

15 comentários:

Oliveira disse...

Excelente post. Finalmente encontro alguém que afirma o que eu já tinha discutido com amigos benfiquistas, não é nenhum drama perdermos no sábado, porque a lagartagem vai com certeza ter muitas dificuldades em Braga e no Porto. Isto são factos. Para além de mais meia dúzia de jogos com pequenos que, como sabemos, no último terço do campeonato estão mais aflitos e dão mais o litro para escaparem à despromoção. O que nos falta para vencermos um derbi? O factor extra-futebol chamado psicologia. Se os nossos treinadores e diretores conseguirem acalmar o Grupo, incutir-lhes a ideia de que a pressão não está do nosso lado, então temos hipótese de jogar à bola sem nada mais na cabeça, e aí, somos fortes.
Carrega Benfica !!!

Valco disse...

Ora nem mais...

Isaías disse...

Caro Benfica Sou Eu,

Estamos de acordo, em termos gerais: ora dê uma vista de olhos no meu recente post.

Cumprimentos,
Isaías

Pedro Vale disse...

É a 1ª vez que aqui comento, mas acompanho este (excelente) blog há muito tempo e releio as minhas ideias em todos os post's, este então é todo ele assertivo! Muito bem!
Caro Benfica Sou Eu, este blog está no topo da blogosfera Benfiquista (acima só mesmo o GV) e merece mais textos... sou da opinião (a ex. de outros Benfiquistas amigos) que deveria dedicar mais tempo aqui ao "tasco"! Aqui respira-se Benfiquismo! Isto é Benfica!

O Benfica Sou Eu disse...

Caro António Oliveira

Obrigado pelo comentário e pela introdução da palavra "psicologia" no comentário. Eu concordo por inteiro que essa "pequena parte" da preparação deste jogo é fundamental. Especialmente pelos fantasmas do passado recente contra JJ. Veremos como quem manda, prepara os nossos jogadores.

Volte sempre.

Valco, Obrigado pelo comentário. Isaías, vou ler neste momento o seu post.

Pedro Vale,

Muito obrigado pelas suas palavras.

Tenho quase 8 anos de Blog, com mais de 500 textos e todos eles reflexivos e "grandes". Às vezes tenho mais tempo e outras vezes tenho menos tempo. Não escrevo com mais ninguém, nao tenho facebook do blog, nao divulgo os meus textos, faço-o quase em forma de diário "mensal" ou quando o tempo o permite.

Nao tenha duvida que aqui respira se Benfiquismo, independentemente de as minhas ideias poderem nem sempre ser as melhores ou as correctas, mas vou escrevendo o que penso.

Abraços e apareça mais vezes.

Força Benfica

Um respeitoso adepto leonino disse...

É uma excelente abordagem, não pela descoberta ou inovação, mas pela clarividência. Porque esta é a única abordagem a ter numa situação destas, não há outra.
No entanto peca pela triste sina de desvalorizar o homem que deu aos benfiquistas nascidos nas últimas quatro décadas o melhor período futebolístico da sua vida.
Volta a pecar por falar de "lama" e esquecer Goberns, Guerras e Diamantinos.
Espero que o Sporting ganhe, que seja campeão em Maio, de preferência contra uma equipa sem penalties assinalados contra nem vermelhos mostrados aos seus jogadores.
Pode bem ser um campeonato histórico se assim for o caso.
Quanto ao Benfica, nenhum problema, ganhará a triste Taça da Liga, atingirá os quartos de final da Champions (Parabéns) e passará à sombra de um bi-campeonato.
Boa Sorte

Daniel disse...

Eu nunca aqui comentei, mas tenho que comentar hoje.
Sou Engenheiro, sei fazer contas, e portanto de 2016-40= 1976!
Portanto Benfiquistas com PRECISAMENTE 40 aos nasceram em 1976!
Vamos lá entao desmistificar essa cabala do "O homem que deu mais ao Benfica em 40 anos"

-Campeonatos nacionais - 13 (Quase tantos em 40 anos como o sporting em 110 anos de historia.. curiosamente TODOS após o Salazar! La se vai o mito do "clube do regime")
- Taças de Portugal - 10 (quase tantas como o Sporting em 110 anos de historia)
- Supertaça - 5
- Taça da Liga - 6
- 5 finais Europeias ( 2 CL - 89 e 90 e um TU em 82)
- Taça Iberica - 1

Portanto, o cerebro ganhou 3 campeonatos e 5 taças da liga e teve 2 finais europeias.. Portanto quem tem precisamente 40 anos "viu" o benfica vencer 10 campeonatos, 4 ST, 9 TP, 5TL e 3 finais europeias e uma taça Iberica sem o midas!... Quase tantos titulos como o sporting em toda a sua existencia! Nao resuma o Benfica ao Judas e muito menos compare os ultimos 40 anos do Benfica aos ultimos 40 anos do Sporting!

Em relaçao ao texto, completamente de acordo!

Saudaçoes

Um respeitoso adepto leonino disse...

Exmo. Sr. Engenheiro Daniel,

Se o senhor nunca tinha comentado neste blog, em má hora o decidiu fazer.
Não estaria tão certo quanto à virtude das suas contas ou talvez seja mesmo mau a português, ou até péssimo em ambas as disciplinas.
Ainda antes de lhe explicar o porquê dos meus dois primeiros parágrafos, gostaria de lhe dar os parabéns pelo seu curso de engenharia que, avaliando os seus conhecimentos nas áreas supra citadas, temo ter sido obtido na Universidade Independente.
Eu, estando à beira dos 40 anos, sinceramente não tenho a veleidade de considerar “vida futebolística” os meus anos de vida, podem ser lapsos de memória da minha parte, por isso refiro “o homem que deu aos benfiquistas nascidos nas últimas quatro décadas o melhor período futebolístico da sua vida“, mas se assim o considera vamos a isso.
Passando á desmistificação e antes de versar sobres factos matemáticos, ou “contas” prefere, que apresenta, gostaria de esclarecer que me referi a um “período futebolístico”, e nunca escrevi, como aparenta querer citar-me "O homem que deu mais ao Benfica em 40 anos". Ainda que tivesse escrito, continuo a defender que não encontra em 6 épocas consecutivas, resultados sequer semelhantes.
Passando às suas “contas”, vamos considerar um lapso de linguagem, e não má contabilidade, quando diz que as 10 Taças de Portugal que venceram nos últimos 40 são quase tantas como as que o Sporting ganhou em toda a sua história (16).
O mesmo se passa com o número de campeonatos. Considerando que o seu “quase”, representa a diferença entre 18 e 13, ou seja 5. Quero lembrá-lo que 5 campeonatos são o que ganhou nos últimos 20 anos (21 para ser preciso), mais de metade do período que apresenta, que reforço não coincide com o que eu mencionei. Se quiser fazer o mesmo raciocínio em relação às taças de Portugal, podemos notar que neste caso o seu quase são 6, relembro que 6 Taças de Portugal foram as que ganhou nos últimos 30 anos (engraçados estes números redondinhos e sem “quases”).
Já considerar que das 6 taças da liga ganhas em toda a história do Benfica, apenas 1 foi ganha pelo vosso ex-treinador, já não será lapso, resta saber se será gralha, má vontade ou imprecisão matemática.
Nem sequer me vou debruçar sobre a frase “Quase tantos títulos como o sporting em toda a sua existência!” referindo-se a 28 títulos.
Para terminar, começar comentários neste género de blog anunciando títulos académicos e valências que não se possui, pode não ser o melhor caminho, mas não desista, continue a tentar.
Saudações Leoninas

Anónimo disse...


O Sporting ser campeão é bom para o negócio do futebol. As conjugações astrais das arbitragens desta época parecem apontar para que esta hipótese seja real. Os Donos Disto Tudo devem avaliar se "o Sporting ser campeão com BdC" será bom para o negócio. Afinal de contas, o BdC atira o futebol para a lama e isso poderá ser mau para o negócio. Não será melhor fazer cair o homem muito rapidamente e ajudar o Sporting a ser campeão com um novo presidente?

O jogo de Sábado é muito mais do que um jogo de futebol. E há mesmo o risco de o Benfica ganhar.

Falaram aqui no factor psicológico, mas eu penso que esse aspecto já está ultrapassado: reparem que no último jogo que fizémos em Alvalade chegámos ao fim dos 90 minutos empatados e eles só ganharam porque lhes foi perdoada uma grande penalidade escandalosa no último minuto do prolongamento.

Um outro factor a ter em conta é a estatística: nos jogos entre os 2 clubes nesta época o Sporting tem estatisticamente mais golos do que seria normal e o Benfica tem menos. Quanto mais tempo de jogo as equipas tiverem entre elas, mais os dados estatísticos tendem para a normalidade. E isso consegue-se com um aproveitamento muito maior das ocasiões de golo da parte do Benfica no próximo jogo. Se este tipo de jogos são de tripla, as probabilidades estatísticas de o Benfica ganhar o próximo jogo após ter perdido os jogos anteriores são mesmo muito elevadas.

O GLORIOSO BENFICA disse...

respeitoso adepto leonino faça contas mais simples ok:
o Benfica ganhou em 2 anos tantos titulos de Campeão que o seu clube ganhou em 30 anos;
o Benfica nos ultimos 15 anos ganhou mais titulos (taças, supertaças, etc) que o se clube em 40;
o actual capitão do Benfica (luisão) tem tantas finais europeias como o seu clube em toda a sua história;
o Benfica ganhou o seu 19º titulo (o que o seu clube ganhará que vencer este ano) em 1971 e o seu clube quando ganhará o 35º que será o número se ganhararmos este ano? certamente nenhum dos 2 será vivo não é?
viu com é simples,
Saudações

Um respeitoso adepto leonino disse...

Caro glorioso benfiquista,
Simples? Simples teria sido o senhor ter enviado essa resposta antes do engenheiro e ter-me-ia poupado a explicação. Já agora faça o favor de ajudar o seu amigo benfiquista nas "contas", que eu não venho aqui todos os dias :)
Mais simples ainda teria sido o senhor ter reconhecido a minha razão em ambos os comentários anteriores.
O que o meu querido rival apresenta são factos, e contra esses, desde que correctos, não argumento. Apesar dessas contas não virem aqui ao caso, pois esclarecia o período do meu treinador à frente do seu clube com o melhor período dos vossos últimos 30... pronto 40 se quiser.
Apenas acrescento que nunca me guiei pelo número de títulos, pois se esse fosse o caso, não seria este o meu clube, nem tão pouco o do autor deste blog ou do seu como preferir, mas sim seria adepto dos corruptos do norte.
Nunca foi essa a minha postura perante o futebol ou o clubismo.
Abordei o tema do número de títulos, tema que obviamente não me dá vantagem alguma, apenas para corrigir o adepto do seu clube.
Para mim o Sporting nunca será o "maior" mas sim o "melhor clube do mundo", não confundo qualidade com quantidade, mas também não misturo critérios objectivos com subjectividade.
Como a paixão nada tem de objectivo, acho que escolhi bem o meu caminho.
Saudações Leoninas

Frank disse...

Ao respeitoso adepto Leonino começo por lhe desejar saudaçoes desportivas li os vossos comentarios e confesso que gostei mas discordo que o SCP seja o melhor clube do Mundo para mim esse titulo e do meu Benfica,como nasci uns aninhos a vossa frente vi o Benfica ser campeao europeu vi o Benfica chegar a varias finais e confesso que as perdeu todas injustamente mas e futebol e as aceito com muita magoa faz parte da vida vi o Benfica ganhar taças e outros titulos que me deixaram extrememente feliz tabem tenho tido desgostos os 7-1 com o seu clube me deixaram marcas mas pronto isso tambem faz parte do futebol nem tudo e perfeito na vida,tambem assisti a varias goleadas nossas sobre o Sporting que vos deixaram tristes tambem o futebol na sua incencia e tudo isto,por ultimo para si que ainda e jovem vai ver o seu clube ganhar muitos trofeus mas duvido que mesmo chegando a minha idd nao vai ter o privilegio que eu ja tive com o Benfica nao prevejo o futuro mas Porto e Benfica nao vao parar no tempo e quanto a Europa somente algumas migalhas para nos se todos os Barcelonas da Europa nos deixarem,quanto ao texto adorei foi a primeira vez que aqui entrei e gostei parabens ao seu autor saudacoes desportiva spara todos.viva o Benfica.

Daniel disse...

Caro adepto Sportinguista,

Em primeiro lugar falando da minha valencia academica, sou mestrado em construção - reabilitaçao de edificios pela FCT-UNL com dois artigos publicados em revista internacional, 2 artigos publicados em conferencia internacional e 4 artigos publicados em conferencia nacional , portanto, vamos assumir que eu sou mau a portugues e que ate percebo alguma coisa de contas, e acaba por aqui a conversa academica, porque o que eu quis dizer foi, SEI FAZER CONTAS!

Respondendo ao seu comentario, e nao me alargando muito, o Benfica ganhou 13 campeonatos em 40 anos, o sporting 18 em 110.. quer mesmo que lhe faça uma relaçao temporal? Eu posso-o ensinar a fazer as contas.. ora faça lá, 13/40 e 18/110 e veja lá o melhor racio! Estamos esclarecidos?

Proponho que faça o mesmo exercicio de logica para todos os titulos!

Já agora estamos a falar de titulos de FUTEBOL!
13º Lugar em tiro de carabina deitado ao robalo selvagem na fonte da telha nao conta como titulo, lamento informar. Eu bem sei que no tempo do Godinho tentaram explicar os 110 titulos NUMA EPOCA do sporting dessa forma, mas comigo nao funciona.

Abraço

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Respeituoso Adepto Leonino

Muito Obrigado por aparecer e por animar aqui a caixa de comentários.

Quero dizer lhe que não acho que Gobern coloque o futebol ou a analise futebolistica na lama. Escrevi um texto em 2012 sobre Joao Gobern e tenho o em elevada estima pessoal e clubistica. Nao retiro uma palavra ao que escrevi na altura. Pode ler aqui - http://obenficasoueu.blogspot.com.br/2012/04/ai-portugal-portugal.html

Em relação ao Diamantino, a quem nunca dediquei um texto, tenho por ele um enorme respeito porque desde sempre opinou de forma livre, transparente e sem olhar "à voz do dono". Nao sei a que se refere, mas Diamantino é uma pessoa sensata, inteligente e frontal. Nao sei onde se pode colocar a palavra "lama" na mesma frase com o nome Diamantino Miranda.

Em relação ao Pedro Guerra, tenho visto alguns dos programas onde ele participa e ao pe do Jose Pina, ele é um autentico menino. Educado, sensato e equilibrado. Tudo na vida é o "homem e o contexto".

Em relação ao nosso antigo treinador e aos titulos que ele ganhou ou deixou de ganhar, eu já escrevi um texto há uns meses mas que recupero agora. Este é o link - http://obenficasoueu.blogspot.com.br/2015/06/que-plantel-vai-luis-filipe-vieira-dar.html - mas a parte que importa é :

"Quando me dizem que Jorge Jesus ganhou mais títulos em 6 anos que qualquer outro treinador eu tenho que me rir. A sério que dá uma enorme vontade de rir.

Todos se lembram que a maior parte dos títulos nacionais eram durante muito tempo apenas 2 - Taça de Portugal e Campeonato.

Depois tivemos a Super Taça e apenas recentemente temos a Taça da Liga. Ora se contássemos apenas esses dois importantes títulos o homem ganhou no Benfica 3 campeonatos e 1 Taça de Portugal em seis anos consecutivos que esteve como nosso treinador.

Otto Gloria venceu 4 campeonatos e 5 Taças de Portugal !

E quando se fala das duas finais da Liga Europa perdidas por Jesus?

Sim, Otto Gloria foi a uma final de Taça Latina e uma final de Champions em 68.

Treinadores com três títulos nacionais temos vários - Lipo Herczka, Janos Biri, Fernando Riera, Jimmy Hagan, Sven Goran Eriksson.

Ou seja 5 treinadores com três títulos cada, ganhos ao serviço do Glorioso e nenhum esteve 6 anos consecutivos como nosso treinador.

A diferença é que alem de Otto Gloria, cada um destes treinadores ganhou outros títulos.

Janos Biri ganhou 3 Taças de Portugal, Jimmy Hagan tem 2 Taças de Portugal e Sven Goran Eriksson tem 1 Taça de Portugal, tal como Jorge Jesus.

Repito, nenhum destes treinadores teve no Benfica seis anos consecutivos.

Ou seja se quer comparar o que Jorge Jesus ganhou no Benfica, tem de comparar sem Taça da Liga e comparando apenas campeonatos e Taças de Portugal. Aí, Jorge Jesus fica bastante mal na fotografia.

Ao Daniel, Frank, Glorioso Benfica e o Anónimo, obrigado pelos comentários, pela reposição da História em relação aos titulos recentes de Benfica e Sporting e pela simpatia das palavras em relação ao texto.

Força Benfica

Isaías disse...

Caro adepto leonino,

«Para mim o Sporting nunca será o "maior" mas sim o "melhor clube do mundo", não confundo qualidade com quantidade, mas também não misturo critérios objectivos com subjectividade.»

Há um clara falha neste seu raciocínio, sem prejuízo das sua convicções e amor pelo seu clube, naturalmente. É que a definição de melhor clube não é algo subjectivo, é precisamente o que possibilita o seu engrandecimento nacional e internacional, dentro e fora das modalidades disputadas.

Sem dúvida alguma que Alvalade fundou o clube com o claro intuito de o tornar o melhor e maior clube de Portugal - quangto a isso não há discussão. Contudo o seu intento esbarrou num clube obstinado, trabalhador, visionário, "desenrascado" e popular chamado Sport Lisboa e Benfica. A nobreza, historicamente, sempre considerou ser seu direito decretar a glória, ao invés de conquistá-la. A nobreza que presidia aos destinos do Sporting Clube de Portugal durante os seus primeiros tempos de vida não foi diferente: procurou recrutar ao povo (clube popular, Benfica) os obreiros de uma glória que, por desconhecimento ou incapacidade gestora, não conseguia conquistar por si.
O melhor clube é aquele que compete consigo mesmo, com a sua história, com o seu passado, que se compara apenas e somente a si mesmo noutras épocas, para ver como pode melhorar-se. Entenda que para os Benfiquistas, não basta que o Benfica seja melhor que os rivais, é preciso ser no mínimo equivalente ao melhor da sua História.

Será o Sporting assim tão diferente hoje do que fora no seu início, que descrevi? Ora vejamos:
- foca o seu discurso no Benfica, a tal "pedra no sapato" da original nobreza, e não noutro rival (por exemplo o Porto), nem em si mesmo.
- de tempos a tempos, "lembra-se" de ir buscar elementos que considera essenciais às equipas do Benfica.
- mesmo quando não ganha por si, satisfaz-se com as derrotas do Benfica.

Isto que descrevi acima está escrito no código genético do clube, por ter sido precisamente o legado que foi deixado pela nobreza que fundou o clube: o intuito da glória por decreto, frustrada pela luta de um grupo popular que a tudo resistiu, historicamente, para se reerguer continuamente em vitória.

Agora note: O Benfica deve MUITO ao Sporting, pois foi este o clube que lhe deu o incentivo, pela rivalidade, de superar-SE (não superar o Sporting, mas a si mesmo, a fazer sempre mais e melhor).

Por tudo o que expus neste comentário, convicções e amores à parte e devidamente respeitados, não é correcto afirmar que o Sporting Clube de Portugal seja o "melhor" clube Português, pois se fosse já se tinha superado a si mesmo, até às falhas do seu código genético - o Sport Lisboa e Benfica fê-lo: até construíu o seu próprio estádio, pelos braços e esforço dos sócios, superando a sua insuficiência na altura. Ainda assim, o amor que se sente (eu pelo Benfica e o senhor pelo Sporting) não é nem racional nem explicável, pelo que deve ser respeitado, qualquer que seja a questão factual e histórica.

Cumprimentos,
Isaías