quarta-feira, 13 de abril de 2016

Força Benfica - Que um grande sonho não elimine o foco no essencial

Há quem não consiga deixar de pensar no jogo de hoje contra o Bayern de Munique e eu não consigo desfocar dos jogos contra Setúbal, Rio Ave, Guimarães, Marítimo e Nacional.

Estes cinco jogos são tão difíceis, mas tão difíceis e tão importantes que sinceramente o jogo contra o Bayern ao pé destas cinco finais, é para mim um jogo de pré-época.

Posso ser eu que estou obcecado com o tri-campeonato, mas na bancada do municipal de Coimbra passei todo o jogo tão concentrado na vitória que me esqueci do Bayern antes, durante e depois do jogo.

Quando Gaitan meteu as mãos na cabeça no centro do terreno mexendo na coxa e mandando Jonas para o seu lugar de defesa esquerdo nos minutos de desconto, houve quem se preocupasse com a falta do argentino para o jogo do Bayern...

Eu senti logo medo em poder perder o nosso capitão para o jogo contra o Setúbal e o jogo contra o Rio Ave, pois as lesões musculares são normalmente duas semanas. 

Também não entendo - mas eu devo ser muito burro - a preocupação generalizada com o jogo do Rio Ave e a despreocupação total com o Setúbal, sabendo que tal como Boavista e Académica, o Vitória de Setúbal está ainda a tentar garantir um lugar na primeira divisão.

Quando se pensou no Braga em vez do Bessa, deu problema...

Quando se pensou no Bayern em vez da Académica deu problema.

Quando se pensa no Rio Ave saltando o Setúbal está-se a criar problemas sem necessidade e por antecipação.

É normal que todos os benfiquistas sonhem em eliminar o Bayern e eu do topo da minha emoção até acho que tudo é possível, mas também sei que sem Jonas, sem Gaitan, sem Luisão, sem Júlio César - todos experientes e fundamentais nestas eliminatórias -  jogando contra a segunda melhor equipa do mundo e não tendo marcado nenhum golo em Munique a tarefa é muito, muito difícil e por isso acho que o foco terá de ser no jogo contra o Setúbal.

Em Coimbra dizia se que "não metem o pé porque estão a pensar no Bayern", pois eu quero que esta quarta-feira "não metam o pé porque estão a pensar no Setubal."

Isso sim é o que eu quero!

É isto que eu desejo no mais fundo do meu ser.

Sonho em ganhar 2-0?

- Sim, sonho. 

Sonho eu, todos os milhões de benfiquistas e os 14 sportinguistas que não são anti-benfiquistas e acham que a nossa passagem á meia-final abre caminho para o título do Sporting.

Sobre a guerra Benfica vs Sporting esta semana ouvi todas as teorias possíveis sobre o desfecho do nosso campeonato.

Uma delas é que Porto e Braga estão mal e não têm "andamento" para ganhar ao Sporting.

Eu acho que é isso que vai acontecer - Porto e Braga não vão ganhar ao Sporting - mas o empate até já nos podia ajudar. Eu nem nisso acredito.

A pergunta que já fiz a semana passada é:

Como este Porto e este Braguinha podem ganhar ao Sporting?

Há quem diga que um clássico é um clássico e que tudo pode acontecer. 

Eu sei que sim, mas antes de ser um clássico o jogo de futebol é um encontro entre duas equipas e eu não vejo nenhuma equipa, esboço de equipa, ou sequer 11 jogadores a darem pontapés numa bola pela parte do FCPorto.

O que nós vemos naquele clube é um franga na baliza - excepto contra o Benfica - e não sei quantos empregados de escritório a jogarem futebol de bairro em campo relvado.

Assim torna-se complicado usar a expressão "clássico" num encontro tão desnivelado...

Outra teoria diz que o Rio Ave vai ter que ganhar ao Benfica para poder aspirar ser quinto ou até mesmo quarto!

Esta teoria faz sentido pois Rio Ave e Arouca estão empatados, encontram-se esta semana e estão ambos a seis pontos do SCBraga  que na ultima jornada pode perder com o Sporting...

Pois se o jogo fora das quatro linhas também existe e se o Sporting diz mal do Renato Sanches, diz mal de todos os árbitros que apitam o Benfica, tem Teo e Slimani e darem cotoveladas e pontapés na cabeça de Samaris e do guarda redes do Beleneneses sem que nada lhes aconteça, o Benfica e os seus "cães de fila" poderiam começar já a pressionar o FCPorto dando a entender que este Porto não tem hipótese nenhuma de pontuar com o Sporting.

Quanto mais abaixo se colocar o FCPorto em duas semanas, mais hipóteses esta equipazinha se pode motivar para empatar com um grande... Ambicionar a mais que isso já domínio da imaginação, parafraseando outro mestre da comunicação leonina!

Dizia Rodolfo Reis que tem pena da sua equipa! Pena? Pena desta gentalha ?

Pena destes jogadores, destes adeptos e destes dirigentes que fizeram a preparação da época com um orçamento a pensar que iam ser campeões em Dezembro?

Tenho pena é de Rui Vitória que teve que começar a época com a casa ás costas pelas Américas, sem Maxi, sem Lima, sem Salvio, sem Fejsa, depois sem Luisão, sem Julio Cesar, sem Lisandro, sem Nelson Semedo, depois sem Gaitan em tantos jogos, sem Gonçalo Guedes que desapareceu, sem Taarabt que nunca cá esteve e sem nenhuma imprensa a apoiá-lo.

Este sim dava pena, coitado a ser atacado de todo o lado, em todos os programas, a tratarem o homem como um "Vercauteren da Luz" ou ainda pior.

Deu muita pena, mas também me dá alegria a cada vitória que o Benfica consegue garantir agora porque significa que tal como o outro diz :

"Vai lutar até ao fim"

E esta é a grande vitória de alguém que estava a 8 pontos do Sporting em Dezembro - estar a lutar pelo título mas nunca o contrário.

Quem em Dezembro levava 8 pontos de avanço não pode agora vangloriar-se por estar em segundo lugar a dois pontos do primeiro e sem ter ido a Braga e Dragão...

É que o Benfica de Rui Vitória - o tal que não foi colocado deste tamanhinho porque o mestre da táctica não quis - foi ao Dragão jogar com o Porto vivinho e com o Braga não só vivo como invicto em casa.

Este Sporting de Jorge Jesus vai ao Dragão e a Braga jogar contra mortos e disso ninguém fala porque não interessa falar, como não interessa falar dos ataques cerrados a todos os árbitros que apitam o Benfica.

Eu não gostei do que vi em Coimbra porque não gosto de sofrer e acho que o Benfica teria que fazer mais para não sofrermos tanto.

Há quem diga que a estrela de campeão está a aparecer, mas eu não acredito nessa estrela pois segundo a imprensa especializada essa estrelinha estava a proteger o Sporting naquela série de resultados conseguidos nos últimos minutos e depois foi o que se viu!

A estrelinha de campeão para mim é ganhar os cinco jogos que faltam no campeonato e hoje eliminar o Bayern. 

Essa sim é uma estrela de campeão, mas estrelinha de campeão europeu, porque depois de eliminar o Bayern e tendo Real Madrid, Manchester City e Barcelona/Atlético de Madrid pela frente tudo poderia mesmo acontecer!

E tudo pode acontecer logo á noite!

Tudo significa eliminar o Bayern como ser derrotado pelo segundo maior clube Europeu! 

Força Benfica 


1 comentário:

Adamastásio disse...

Muito, muito bem. Uma lúcida e bem ponderada opinião.
E pluribus unum!