sábado, 14 de maio de 2016

O "Contador" dos trinta magníficos - "Falta um dia para a final de todas as finais"

Há umas semanas ouvi uma das grandes histórias benfiquistas desta época. 

Um amigo meu dizia-me que tinha um grupo no whatsapp com mais ou menos trinta pessoas que regularmente falam do Benfica. Até aqui tudo bem, até eu tenho dois grupos do Benfica no meu whatsapp, mas este grupo tinha algo de diferente. 

Mais ou menos aquando da derrota do Benfica contra o Sporting em Alvalade para a Taça de Portugal e nas vésperas duma deslocação a Braga alguém se lembrou de definir o jogo esse jogo como uma final. 

Ou seja, para aqueles trinta adeptos benfiquistas a final de Braga tinha que ser ganha, sob pena do Benfica não ser mesmo campeão.

Parece que alguém também referiu que tendo em conta a distancia para o primeiro classificado e sabendo que ainda tínhamos que ir a Braga e Alvalade, a única hipótese de sermos campeões seria acreditar no talismã Fejsa - lembro os mais distraídos que o homem foi tri-campeão no Partizan Belgrado, foi tri-campeão no Olimpiakos e já é bi campeão pelo Benfica - ou ganhar todos os jogos até ao final do campeonato. 

Esta hipótese de ganhar todos os jogos até ao fim do campeonato era remota mas possível e se tal acontecesse o Benfica seria campeão seguramente.

Sendo assim, o grupo definiu fazer um contador...

Um simples contador que iria contar todos os dias até á próxima final. 

Então o esquema deste contador era muito simples...

Quando faltaram 7 dias para o jogo do Benfica em Braga, alguém as 7am ou 8am escreveria para todo o grupo

"Faltam 7 dias para a final

Obviamente que depois ficou um magnifico responsável por dar o mote em cada manhã e seria sempre essa mesma pessoa que em dia de semana ou em fim de semana dava o pontapé de saída neste tópico.  

Todos os dias essa mesma pessoa escreveu a frase matinal durante 6 meses ! Inacreditável !


Com esta frase matinal, invariavelmente os colegas responderiam com "faltam 7 dias para grande final", "faltam 7 dias para a finalíssima", "faltam 7 dias para a final de todas as finais" ou "faltam 7 dias para mais uma final" entre outras frases que acabam sempre com um "Viva o Benfica", "Força Benfica", "Benfica Benfica Benfica Benfica Benfica Benfica Benfica Benfica Benfica "

Todos os dias da semana se escreveria:

"Faltam 6 dias para a final"

"Faltam 5 dias"

"Faltam 4 dias"

"Faltam 3 dias para a próxima final"

"Faltam 2 dias para a final"

"Falta 1 dia para Final"

"Hoje é dia de final"

ou
"Chegou o dia da final"

Desde o jogo do Braga alguém escrevia no whatsapp esta mensagem para todos os jogos do Benfica do campeonato e já la vão vários meses, pois esse jogo em Braga foi a 30 de Novembro. 

Desde 22 de Novembro - um dia depois do jogo do Benfica em Alvalade para a Taça de Portugal - que estes trinta benfiquistas escrevem quando acordam os dias que faltam para a próxima final e mesmo que alguém acordasse ás 2pm e mesmo que já existissem 20 outras conversas sempre sobre o Benfica, alguém diria :

"Faltam 4 dias para a próxima final. Viva o Benfica"

Muito antes do Benfica ganhar em Alvalade e de Rui Vitória falar em 9 finais já estes enormes benfiquistas anónimos - que são os mais importantes - decidiram o caminho e rumo do tri campeonato. 

Esta história parece algo Felliniana pois a verdade é que de todas as contagens que estes benfiquistas fizeram diariamente para todas as finais desde o dia 22 de Novembro - lembro que fazem 6 meses de contagens ininterruptas na final da Taça da Liga em Coimbra, que também terá direito a contador - o Benfica apenas perdeu uma vez com o FCPorto em casa e empatou uma vez na Madeira. 

Todos merecemos ser campeões, mas eu acho que Rui Vitória iria gostar de saber que os verdadeiros benfquistas não andam nos jornais, nas televisões, nas rádios, ou até nos blogs onde eu também ando. 

Estes trinta magníficos são os verdadeiros benfiquistas que desde o dia 22 de Novembro, contam todos os dias, até chegar á próxima final e para eles não há finais fáceis ou finais difíceis. 

Faz-se contador para o jogo em casa contra o Marítimo em Janeiro, como se faz contador para o jogo contra o Porto umas semanas depois.

Todos os jogos tem um contador que lembra a cada benfiquista a importância de conquistar 3 pontos. 

Amanhã joga-se a final de todas as finais, a final pela qual estes trinta benfiquistas aspiraram e sonharam quando começaram esta contagem a 22 de Novembro de 2015. 

Amanhã estes trinta benfiquistas e muitos milhões pelo mundo fora têm a hipótese de conquistar o tri campeonato que parecia um sonho irreal e isso ninguém nos pode tirar. 

Digam o que disserem, escrevam o que escreverem, ninguém pode tirar o mérito de ter ganho tantos e tantos jogos para chegar a esta final com a hipótese de ser campeão. 

Eu não admito sequer que se ponha em causa a justiça do que o Benfica tem feito até hoje e não admito sequer que ponham em causa a crença de muitos milhões de benfiquistas nesta final de todas as finais. 

Todos os benfiquistas que acreditaram que este dia chegava, estão hoje de Parabéns porque eu não esqueço o que todo o mundo dizia quando o Benfica empatou com o União da Madeira no dia 15 de Dezembro. 

Passaram exactamente 5 meses!

Amanhã o Benfica vai entrar em campo para ganhar, para ser campeão, exactamente 5 meses depois de estar a sete pontos do Sporting e sabendo que ainda tinha que ir a Alvalade em Março.

Só mesmo uma crença muito grande, um acreditar profundo nesta equipa e uma confiança desmesurada neste Benfica podiam fazer com que este dia chegasse com tudo em aberto. 

Agora não me venham com histórias da carochinha falar de sorte, falar em maravilha de futebol leonino ou ousar falar em injustiça porque chegámos aqui com uma derrota e um empate desde o dia em que estes trinta magníficos resolveram abrir o contador. 

Em 25 jogos com contador o Benfica empatou um e perdeu outro!

Sim o contador que durante muitos dias podia ter sido de vergonha, tal a distância pontual que tínhamos para todos os adversários, mas aquela alminha responsável, todos os dias, todas as manhãs, abria o contador para que os outros vinte e nove soubessem que todos acreditavam.

Eu digo muitas vezes que se gostasse de poesia em vez de futebol seria sempre maravilhoso, porque podia ir para saraus de poesia e sempre ganhava, pois vinha cheio de beleza, de palavras a ecoar na minha mente e de algo que nunca me deixaria infeliz, mas se este contador não é poesia pura, então eu já não sei sequer o que é arte !

Para os trinta magníficos do contador, que amanhã se encontrarão de manhã para um picnic antes de irem para o Estádio da Luz e por cada mensagem que escreveram no seu grupo de amigos, o Benfica merece ser tri-campeão!

Por todos nós, os outros, que acreditámos ou que duvidámos, que o Benfica seja tri-campeão amanhã.

Se alguém merece este título são os benfiquistas espalhados pelo mundo, são os nossos jogadores, é a nossa equipa técnica, é Rui Vitória e Luís Filipe Vieira

Falta pouco!

Falta muito pouco!

Com humildade e sem festas antecipadas, vamos jogar para o tri-campeonato!

Força Benfica

1 comentário:

fernanda alves disse...

***That's some good ideals and to help you in your journey a little more, here is some more helpful info....

PORTUGUESE DO NOT LIKE BLACKS! DON'T VISIT OR SPEND MONEY IN PORTUGUESE BUSINESSES!
===================================================================================

PORTUGAL IS A HIGHLY RACIST AND XENOPHOBIC COUNTRY!

DO NOT SPEND YOUR HARD, EARNED MONEY VISITING THERE,
OR DOING BUSINESS WITH PORTUGAL!!!

PORTUGAL = RACISM 100%

VISIT THESE SITES TO BE INFORMED ABOUT RACIST PORTUGUESE:

http://portugalisaracistcountry.blogspot.ca/

http://portugalisxenophobic.blogspot.ca/