segunda-feira, 9 de maio de 2016

Renato, Benfica e Rui Vitória !

1. Renato Sanches

Uma equipa que joga um jogo decisivo na Madeira, contra um Marítimo que queria "por tudo" empatar/ganhar já seria por si um jogo difícilímo.

Se aos 37 minutos o Benfica perde Renato Sanches por acumulação de amarelos, tudo fica muito pior. 


Na vida todos cometemos erros e uns mais graves que outros. 

Quando se cometem erros individuais na nossa vida que afectam e determinam apenas o nosso futuro, esses erros são normalmente pagos de forma individual e muitos são irremediáveis.

Quando se cometem erros individuais num grupo é o grupo que tem que responder e o Benfica ontem respondeu em grupo á expulsão do Renato de forma superior, como se esperava.

No entanto, não é pela resposta positiva que o grupo deu que Renato não tem que ser chamado á razão. 

Eu não me meto nas dinâmicas de liderança de Rui Vitória ou até de Luís Filipe Vieira, mas espero como benfiquista que Renato possa aprender algo com o que aconteceu ontem. 

Ninguém quer que o menino carregue este peso de ter colocado o grupo em risco na noite de ontem para o resto da vida, mas quero que o grupo e a sua liderança façam ver ao menino que mais importante - sempre mais importante - é o Benfica e aquele erro de Renato Sanches poderia ter custado muito caro ao Benfica, enquanto grupo. 

Não sou psicólogo, nem estou habituado ás novas teorias de liderança, mas conheço muitas e boas práticas da antiga liderança de muitos presidentes históricos que no passado souberam educar muitos meninos como o Renato Sanches, especialmente quando erravam individualmente ou em grupo. 

É apenas isso que exijo ao nosso treinador e ao nosso presidente. 

Sem dramas, exijo que eduquem um menino que ainda tem de ser educado, que tem muito para dar ao Benfica, ao futebol português e que por favor não deixem passar este episódio com um simples "raspanete" apenas porque o grupo safou a vitória. 

Não, nada disso. 

Renato Sanches terá de ser educado independentemente do que aconteceu entre o minuto 37 e o minuto 100 do jogo, pois só com educação e muito respeito por todos, se pode crescer como um campeão que é!



2. Equipa Benfica / Grupo Benfica 

Arrumado que está o assunto Renato Sanches posso agora focar o texto no que tem que ser focado - a histórica exibição do Benfica na segunda parte.

Não há muito a dizer ou a escrever mas é fundamental valorizar um colectivo que nunca esqueceu o objectivo da vitória e tudo fez para que essa vitória nunca nos fugisse. 

Temos uma bola na barra de Jonas, temos golos falhados de forma incrível, temos outra bola na barra no final pelo Jimenez, temos inúmeras oportunidades de golo durante toda a segunda parte e tudo isto foi feito pelos 10 que ficaram em campo. 

Ontem, os últimos 45 minutos provaram a quem tem dúvidas de que fibra é feito este Benfica e como irão lutar estes bravos jogadores pela conquista do tri campeonato. 

A equipa do Benfica ontem teve a calma que eu não tive e mostrou-me com o gesto de Talisca quando marca o segundo golo que eles estavam ali e nada devíamos temer. 

Eu estava a ver o jogo no estrangeiro e ao meu lado estava um conhecido australiano e ele a meio da segunda parte disse-me que não entendia os meus nervos, pois o Benfica tinha o domínio total do jogo. Disse me ainda que entendia o meu nervosismo mas que a equipa tinha sido tão tacticamente perfeita e tão controladora do jogo que nada havia a temer e ele tinha obviamente razão.

Puxando o filme atrás vemos um colectivo perfeito que sabe jogar com 10 e ganhar com 10 como sabe jogar com 11 e ganhar com 11. Todos os jogadores que ontem jogaram de inicio e os que entraram tinham um controlo emocional tão forte que nunca existiram dúvidas para eles de quem sairia vencedor dos Barreiros. 



3. Rui Vitória

Rui Vitória ontem foi rei e senhor do jogo, foi brilhante em todos os momentos e que bom é escrever isto  do nosso novo treinador. 

Primeiro foi bom estratega em ter mantido a equipa titular a jogar sem fazer nenhuma substituição a quente, depois da expulsão de Renato. 

Depois porque soube colocar Jonas a defender, sabendo que ele é o melhor jogador do Benfica nos dias de hoje.  Não gosto de individualizar mas todos vimos como Jonas domina totalmente este jogo de nome futebol e não o domina no ataque mas domina-o em todo o terreno de jogo.  

Ontem Rui Vitória faz a primeira substituição aos 66 minutos tirando Carcela e metendo Talisca, fechando ainda mais o sector do meio campo e continuando simultaneamente a criar lances de perigo na área do Marítimo. 

Aos 79 minutos sai um esgotado Jonas entrando Samaris, passando Talisca para terrenos mais avançados de apoio a Mitroglou e já com 2-0 Rui Vitória troca de avançado metendo Raul Jimenez no lugar do grego que podia ter feito o 3-0 numa bola á barra que merecia melhor seguimento. 

Essa bola na barra teria sido o prémio justo para Rui Vitória, pois significaria um resultado mais adequado com o domínio táctico/técnico e de leitura de jogo que o nosso treinador merecia. 

Ontem houve uma invasão de campo dum adepto que correu para abraçar Rui Vitória e esse é um dos momentos do ano...

Todos os benfiquistas querem abraçar este Rui Vitória pelo trabalho que tem feito, mas mais abraços vamos querer dar-lhe no próximo dia 15 de Maio se conseguirmos ganhar ao Nacional como todos esperamos. 

Faltam 6 dias para a final de todas as finais. 

Força Benfica

Sem comentários: