terça-feira, 4 de outubro de 2016

No Benfica "são uns espertos e malandros..."

Esta semana o Sporting de Jorge Jesus tem mais um recorde que temos de assinalar - nunca o Sporting nos seus mais de 100 anos de História, teve a ganhar 3-0 para o campeonato e deixou-se empatar. 

Só este Sporting de Jorge Jesus conseguiu esse feito e pasme-se, o homem estava no banco. Depois de dizer que em Madrid a equipa "nunca perderia o jogo se tivesse no banco", eis quando todo o país vê algo inédito - "com Jorge Jesus no banco, o Sporting sofre três golos e deixa-se empatar no castelo de Guimarães.

No final do jogo, Jorge Jesus disse que "não fomos espertos e malandros" e eu fiquei estupefacto com aquelas palavras.

Que auto-crítica de Jorge Jesus ao seu clube de infância. 

No dia seguinte, quando Cervi faz o 3-0 mais ou menos na mesma altura que o Sporting tinha feito o terceiro golo em Guimarães, pensei no pior...

Será que o Benfica é suficientemente esperto e suficientemente malandro para conseguir segurar o resultado?

Mas ao mesmo tempo que sentado no Estádio da Luz me assustava com esses dois adjectivos e se o Benfica conseguiria ser simultaneamente esperto e malandro, dei comigo a pensar na razão de Jorge Jesus achar que o seu clube de infância tem falta de esperteza e de malandragem. 

No Rio de Janeiro a malandragem é um adjectivo até simpático para definir o carioca, mas aqui por Portugal o ser malandro tem uma conotação um pouco dúbia, mas eu até entendo que a versão que Jorge Jesus quis dar á expressão fosse obviamente a mais leve...

Mesmo assim, pensei no Sporting actual e lembrei-me no que Bruno de Carvalho fez com a Doyen...

Ora, ele pegou num activo seu de nome Rojo que tinha custado 4 milhões de euros, mas desses 4 milhões de euros, 3 milhões tinham sido pagos pela Doyen ficando com 75% do valor do jogador. 

Quando o vendeu por 20 milhões de euros ao Manchester United, em vez de ficar com 5 Milhões dos seus 25% e dar 15 Milhões á Doyen, Bruno de Carvalho dá á Doyen os 3 Milhões que eles investiram e ficou com os 17 Milhões no bolso.

Se isto não é ser simultaneamente esperto e malandro, então eu não sei que conceito tem Jorge Jesus de esperteza e de malandrice

Com Labyad, o Sporting foi recentemente condenado pelo tribunal a pagar 1 milhão de euros a Jorge Pires pela intermediação do negócio em 2012... Soube-se que o jogador custou 900 mil euros e 2,6 milhões seriam para comissões de intermediários ainda no tempo de Godinho Lopes o que revela que a esperteza e a malandrice já vem de trás, acontecendo o mesmo com Bojinov a quem a FIFA condenou o Sporting a pagar 600 000€ ao antigo jogador que foi "despedido" por Bruno de Carvalho em 2013.

Também Carlos Freitas ganhou um caso contra este Sporting "pouco esperto e pouco malandro" porque o Sporting resolveu não pagar o que estava contratualmente definido e só o Tribunal da Relação de Lisboa obrigou o Sporting a pagar os 209 461€ acrescidos de juros de 4% de Março de 2003 até Abril de 2016, o mesmo se passando contra Maurício do Vale que vai receber do Sporting 200 000 euros depois do Tribunal de Trabalho na Comarca de Lisboa ter decidido ao fim de dois anos de processo, o que era óbvio para todos. 

Eu também vi Bruno de Carvalho falar duma caixa premium do Eusébio que o Benfica dava como cortesia aos árbitros e se bem me lembro ele falou em directo de "champanhes", "tudo á descrição", valores astronómicos pagos em jantaradas a querer criar um caso de corrupção que chegou até ás páginas de muitos jornais internacionais, mas quando foi ouvido e porque era tudo mentira disse que afinal aquilo não seria corrupção porque ele nunca usou essa expressão.

Algo que revela alguma esperteza e malandragem seguramente, como o fez esta semana. 

Então o Sporting disse ao mundo que finalmente tinha chegado ao sócio 150 000 e que tinha "apanhado o Benfica". Isso por acaso até seria possível mas ontem o ultimo sócio inscrito no Benfica estava á beira do numero 180 000... Ontem, sem esperteza e malandrice...

Mas depois apresenta as contas e percebemos que o numero de sócios não bate a bota com a perdigota em numero de euros que entram nas contas do clube/SAD. Aqui passamos de esperteza para "esperteza saloia" ou "chico-espertice" mas há muito mais... Aliás os casos de "pouca esperteza e pouca malandrice" no Sporting não acabam.

O jogador Sandro disse este verão depois de ter chumbado os testes médicos, que no meio desses testes o agente lhe ligou a dizer que o Sporting oferecia metade do ordenado que tinham combinado e que obviamente o agente o aconselhava a não aceitar negociar ir para um "clube como aquele"

Ontem para desviar a atenção do recorde feito pela equipa de Jorge Jesus em Guimarães, faz mais um comunicado criando o pânico em todos os árbitros porque supostamente o "Benfica" - sem nunca dizer o nome do Glorioso -  está a apavorar esses mesmos árbitros com ameaças de perderem os seus "outros" trabalhos caso "as coisas não voltem ao que eram".

Isto vindo de alguém com esta esperteza e malandrice é altamente credível, como credibilidade tem o seu novo comunicado criticando a candidatura do nosso presidente Luis Filipe Vieira a presidente do Benfica.

Eu vou repetir para todos entenderem...

Há um clube em Portugal que emite um comunicado a criticar a candidatura do presidente do clube rival dizendo que "já não existe ninguém que não perceba que a mesma vive de atamancar divida, aumentar passivo e tentar desesperadamente controlar o que que se passa à volta das 4 linhas"


Dizem mais: 

"O programa eleitoral já tem cerca de 12 anos e nunca foi ou é revisto, versa sobre algo que é ser a espinha dorsal da selecção e formação... Ou seja, aqueles pontos que todos já perceberam que não passarão de chavões e que nunca serão cumpridos (...) As contas são péssimas. A estratégia é dizer apenas por alto e de fugida que têm lucros, colocar as palavras "histórico" e “financeiro” juntas e fugir a 7 pés de qualquer explicação"


Diz ainda que eu como todos os sócios do Benfica andamos de "manipulação em manipulação" e termina dizendo que "no Sporting Clube de Portugal não vivemos de votações electrónicas passíveis de serem manipuladas, de alterações de estatutos para afastar possíveis candidatos, não se usam atletas do clube (ou qualquer outras pessoas) para “pressionar” e “controlar” as AG`s, nem se colocam fortíssimos candidatos a uma vitória, como Rui Costa"

Ou seja sobre a esperteza e malandrice do Sporting estamos conversados, mas há algo que tenho que escrever sobre Bruno de Carvalho. Este comunicado escreve uma expressão interessante - "de manipulação em manipulação" - e para quem percebe um pouco de psicologia entendo o que se passa...

"A projeção é um mecanismo de defesa no qual os atributos pessoais de determinado indivíduo, sejam pensamentos inaceitáveis ou indesejados, são atribuídos a outra(s) pessoa(s)."

Se isto não é um caso típico de projecção Freudiana então eu não sei que exemplo se poderá dar para melhor descrever esta situação. 

Ouvia alguém dizer noutro dia que este Sporting não pode ganhar, porque se este Sporting ganha eles acham que é assim que se ganham campeonatos e não é assim que se ganham campeonatos. Não é assim.

Não é a não pagar a quem se deve, não é a ser manhoso, não é a usar uma comunicação de guerrilha constante, não é a minar todo o universo da industria do futebol que se ganham campeonatos e se valoriza este desporto. 

Eu ás vezes dou por mim a querer desistir deste desporto - nunca do Benfica - por alguns anos, para não ter que ler, ver e ouvir coisas que abomino. 

Eu abomino esta linguagem e sei que os meus amigos sportinguistas também abominam mas não podem dizer, nao podem falar, porque têm a esperança de ganhar. 

Eu já escrevi e volto a escrever :

Bruno de Carvalho é perigoso e não alinho na lenga lenga que desde que ele lá está, ganhámos três campeonatos. Sim é verdade que ganhámos e até poderemos continuar a ganhar, mas este homem, esta comunicação, esta postura, esta maneira de trabalhar mentindo, sendo mafioso, manhoso, não pagando a quem deve é algo que não pode continuar nesta industria e quando ele fala das alterações que quer fazer no futebol, pagar a tempo e horas deveria ser a primeira. 

Eu li o que Bruno de Carvalho escreveu no DN atacando sem dó nem piedade Domingos Soares Oliveira, mesmo sem nunca usar o seu nome, só porque ele disse numa entrevista magnifica ao Económico que "as condições de que a Grécia beneficia, do ponto de vista do financiamento, são melhores que as de Portugal. E no entanto Portugal tem sido um excelente cumpridora à Grécia foi perdoada parte da dívida." Disse ainda que o "sistema não é justo e que quem tem mais dificuldades em pagar é alvo de maior tolerância"

O que está aqui de tão errado? Bruno de Carvalho prova com todos estes processos e muitos outros  como a empresa que estava a construir o pavilhão, a Galp que teve um acordo já feito este ano e outros, que pagar o mais tarde possível, só pode trazer vantagens e as que trouxe na banca é que tem um acordo melhor do que todos os clubes que pagam a tempo e horas.

Mas isso não é exclusivo do futebol. Isso é exclusivo duma gestão manhosa, chico-esperta e malandra que Bruno de Carvalho é nos dias de hoje, o seu expoente mediático maior. 

Eu vi a entrevista e quero dar os Parabéns ao Domingos Soares Oliveira pela clarividência com que falou e explicou pontos que podem ser discutíveis, mas que ele decidiu porque tem de decidir como ele acha melhor. Agora ter uma resposta duma pagina inteira no DN com Bruno de Carvalho destilando ódio é demais. 

É demais e a culpa é do DN, outrora um jornal de referencia português e hoje uma sombra do que foi. 

A tristeza com que vejo, leio e escuto a discussão do futebol desde que Bruno de Carvalho chegou ao futebol - e acho que já disse antes isto - faz me querer desistir...

Desisti de escrever no blog com a mesma frequência, desisti de ver quase todos os programas de televisão sobre futebol, desisti de ver todos os outros jogos da Liga excepto o Benfica e espero que não tenha que desistir de algo mais...

Este homem trouxe para o futebol o que de pior o mundo tem - mentira, manhosice, falsidade, chico-espertismo e obviamente malandrice

Jorge Jesus está enganado. 

No Sporting tem tudo isso e se perderam o jogo em Guimarães foi porque ele foi mais uma vez o culpado!

Para terminar a falar de futebol, apenas quero dizer que o Benfica é primeiro, com a melhor defesa e o melhor ataque e vai ter agora uma grande revolução no plantel com a entrada de Jardel, Rafa, Jonas, Raul, Samaris, Danilo e André Horta. 

Espero que essa revolução seja positiva, porque melhor que ser primeiro com 3 pontos de avanço de FCPorto e Sporting á sétima jornada é complicado. 

Não pensem que trazer os novos jogadores recuperados nos vai dar vitórias seguidas... 

Só a humildade e trabalho nos fazem ganhar e isso não pode ser nunca esquecido. 

Força Benfica


25 comentários:

SLB1958 disse...

Simplesmente excelente!!!

Frank disse...

Mas que grande post parabens,pois me revejo em tudo o que aqui foi iscrito acrescento que tambem me da vontade de desistir porque como pessoa nao gosto da postura do BdC nem de quem o rodeia este homem e bem mais perigoso que o pinto da Costa envenena tudo a sua volta eu que sempre fui um peaceman estou a ficar revoltado por dentro ao ler as barbaridades deste homem ou deixo de ler ou entao desisto somente passarei a tomar conhecimento dos resultados do Benfica tal e qual como quando cheguei ao Canada a 44 anos so sbia dos resultados porque futebol nessa altura por ca na tv era zero.

Manuel disse...

Excelente post. Gostaria de assinar por baixo.
Mas eu não vou desistir porque a defesa do Benfica está sempre em primeiro lugar.
Isso queriam eles, que desistíssemos!


O Benfica Sou Eu disse...

SLB 1958 , Frank e Manuel Obrigado pelos comentários.

Manuel, desisitir é uma opção como outra qualquer e acho que "não desistir" é continuar a jogar, a competir e a não responder porque se vamos responder como eles querem isto fica um pandemónio de comunicação.

Desde que eu escrevi o post que já ha mais polémicas, mais comunciados, mais ataques.

Nao param de atacar e nao param de disparar. Fora do campo é uma guerra perdida, para mim. No campo, há que ganhar e este ano é o mais importante.

Apareçam sempre!

Força Benfica

Anónimo disse...

Parabéns pelo muito bem conseguido o texto. P.f. não perca o Norte pela desinformação que reina, os BENFIQUISTAS precisam de autores como aqui para o rumo continuar a ser certo - a do GLORIOSO BENFICA.
Alexandre Reis

Anónimo disse...

Excelente artigo. Sô faltou mencionar a ELEGANTE MANOBRA levada a cabo para o despedimento de Marco Silva ,na qual o "rei das falências" pôde contar com o sabujo do j.eduardo , o tal das sandes prà 'carneirada', vendidas a 20€. Saudações Benfiquistas.(Sarilhos-Grandes).

O Benfica Sou Eu disse...

Caros Alexandre e Sarilho-Grandes

Obrigado pelos comentários.

Eu nao escolhi especificamente estes casos em detrimento de outros. Há dezenas de casos que mostram a atitude vigarista constante deste Homem e desta direcção de comunicação.

Podia ter falado do Marco Silva e de muitos outros, mas cansa... Cansa tudo o que vem daquele lado e é isso que eles querem.

Ganhar por desgaste.

E infelizmente no meu caso, estão a conseguir, mas eu nao jogo e quem joga já leva três pontos de avanço!

Força Benfica

O Benfica Sou Eu disse...

Para termos uma ideia do que falo quando digo que não consigo acompanhar tamanha campanha, eis que leio agora no jornal " O Jogo"

"Os leões já responderam a Rui Gomes da Silva, que tinha atacado Jorge Jesus no programa "Dia Seguinte", na SIC Notícias, falando do empate a 3-3 do Sporting em Guimarães, dizendo que Jesus "é um homem com medo e que transmite medo."
Relacionados

O Sporting fez uso do Facebook para responder e não foi nada meigo. No texto colocado na rede social, Rui Gomes da Silva é chamado de "parasita", "cobarde", "incompetente", de ser um "ser desprezível e desprezado" e de viver constantemente na sombra."

Eu nao vi o Dia Seguinte mas um comentador dizer que "Jesus é um homem com medo e transmite medo" é razão para atraves do Facebook um clube que merece respeito chamar de "parasita", "cobarde", "incompetente", de ser um "ser desprezível e desprezado" e de viver constantemente na sombra." a esse comentador?

Isto esta a chegar a niveis surreais. A sério...

Força Benfica

Anónimo disse...

Grande texto! Revejo-me nele.
As jogadas manhosas fora de campo, já enojam. O nalgas quer ganhar a qualquer preço. Este «artista» é do que de mais perigoso o futebol (e o desporto em geral) português já pariu. Está ao nível do Pintolas dos velhos tempos. Revigorou o ódio e a charlatanagem no meio desportivo.
Com união, deixando-o a ladrar à Lua e atuando nos locais próprios, apoiando as nossas equipas, vencê-lo-emos.

GuachosVermelhos disse...

Parabéns. Excelente post.

Unknown disse...

Não desistas de escrever no blog! Como benfiquista, é um gosto ler os teus textos.

Tigre de Pantufas disse...

Excelente post, parabéns!

Sempre Benfica disse...

Fantástico post
Parabéns

antonioSLB disse...

"Esta semana o Sporting de Jorge Jesus tem mais um recorde que temos de assinalar - nunca o Sporting nos seus mais de 100 anos de História, TEVE A PERDER a perder 3-0 para o campeonato e deixou-se empatar."

Amigo, o post está fabuloso, como habitualmente, mas, como a perfeição não existe, por vezes no melhor pano cai a nódoa. Suponho que o que queria dizer seria "ESTEVE A GANHAR 3-0 para o campeonato e deixou-se empatar"

Pedro Vale disse...

Caro O Benfica sou eu,

Parabéns pelo post está aqui tudo!!

O Benfica Sou Eu disse...

Caro AntonioSLB Obrigado pelo reparo...

Realmente quis escrever uma coisa e escrevi outra.

Corrigido.

Guachos Vermelhos, Pedro Vale, Sempre Benfica e Joao André yyy, muito Obrigado pelos simpáticos comentários ao post.

Apareçam sempre!

Força Benfica

Anónimo disse...

Excelente texto, as usual.
Pode desistir de algumas coisas mas não desista de escrever.
Seriedade, educação, elevação, desportivismo. Vejo sempre isso nos seus textos.

Cumprimentos

João Gonçalves

Unknown disse...

Parabens.... tudo o que esta aqui escrito é o que penso, ao que apenas acrescento que me admiro como nada nem ninguem faz o que quer que seja para colocar este "senhor" no seu devido lugar.... é inadmissível o que faz, o que diz e o que incita a ser feito, para não ter nenhuma consequência.

Ângelo disse...

Parabéns pelo texto. Estive, também para "desistir", não da "minha" cadeira na Catedral, mas porque esta não é a minha maneira de ver o Desporto. Pensei, e, resolvi o problema. Não passo cartão a a essas "coisas" tão baixas. Sinto-me melhor, e com o nosso Benfica a frente, ainda me sinto melhor. #Todosjuntos.

Unknown disse...

Lamento que apesar de muito bem escrito nada corresponda a verdade, exatamente como as coisas se passaram é conteúdo para encher chouriço made in João Gabriel.
Deveria era perguntar como passa tanto dinheiro por essas bandas com o passivo sempre a aumentar, como o Grande Benfica mais parece em determinados momentos uma máquina de lavar.... Dinheiro.
Como é que um motorista, sobe a diretor, bem remunerado por sinal e depois vai para a choça por ser um grande traficante.
Devia também comentar porque raio você e todos nós andamos a pagar os 16 milhões com que o seu Presidente se abotuou no BPN e mais uns trocos no BES.
E olhando para o relatório de contas do grande Benfica porque raio paga comissões de milhões.
Pergunte também quanto ganhou em comissões o seu ilustre Presidente através de Luciano Onofrio na venda de Witsel?
Não se pode cuspir para o ar caro Blogger.

Unknown disse...

Lamento que apesar de muito bem escrito nada corresponda a verdade, exatamente como as coisas se passaram é conteúdo para encher chouriço made in João Gabriel.
Deveria era perguntar como passa tanto dinheiro por essas bandas com o passivo sempre a aumentar, como o Grande Benfica mais parece em determinados momentos uma máquina de lavar.... Dinheiro.
Como é que um motorista, sobe a diretor, bem remunerado por sinal e depois vai para a choça por ser um grande traficante.
Devia também comentar porque raio você e todos nós andamos a pagar os 16 milhões com que o seu Presidente se abotuou no BPN e mais uns trocos no BES.
E olhando para o relatório de contas do grande Benfica porque raio paga comissões de milhões.
Pergunte também quanto ganhou em comissões o seu ilustre Presidente através de Luciano Onofrio na venda de Witsel?
Não se pode cuspir para o ar caro Blogger.

O Benfica Sou Eu disse...

Carlos Godinho e Angelo, Obrigado pelos comentários.

Paulo Sergio Silva, Obrigado pelas palavrs simpaticas que escreve acerca do texto "bem escrito" mas em relação ao resto do conteudo do seu texto, quero fazer alguns comentários

1. Em relação ao Passivo do Benfica eu estou tranquilo, como muitos outros benfiquistas estão tranquilos, se bem que achava muito melhor que a esta altura o valor desse passivo fosse já metade, mas tenho esperança que esse dia chegará a medio prazo.

2. Em relação ao motorista que sobe a director e que depois vai preso nao tenho nada a dizer porque parece-me que as instituições funcionaram bem e eu apludo de pe. Veja lá que até já tivemos um presidente vigarista que depois foi preso e pelo que sei no seu clube aconteceu algo mais estranho. Alguem que vem da Policia Judiciaria para o Sporting e depois acaba condenado a 4 anos e meio de pena suspensa por "peculato, acesso ilegitimo e por denuncia caluniosa no caso Cardinali" e mesmo que tudo isto tenha sido feito ao serviço do Sporting, o seu clube nem sequer foi castigado. A isso já não aplaudo de pé...

3. Em relaçao a esses 16 milhões que pelos vistos o meu presidente "abotuou" - adoro esta sua expressão - ao "BPN e uns trocos do BES" valem tanto quanto eu dizer que "você me deve 16 milhões a mim". Valem zero e sinceramente a mim que nao sou nem accionista do BPN nem do BES nao me diz respeito e nem sequer têm a ver com a vida do Benfica que é só o que me preocupa. Nao sou amigo do Luis Filipe Vieira e a sua vida privada, os seus negocios privados e o que rouba nao rouba á justiã diz respeito. Se sabe de algo o DIAP está a sua espera e conte o que sabe.

4. Em relaçao as comissões altas que o meu clube paga eu vivo muito tranquilo e explico-lhe isto com um exemplo prático vindo doutra industria. Um dia um "manager" famoso da industria da musica disse-me que nunca se importou de pagar comissões altas a agentes que marcavam muitos concertos para os seus artistas porque esses agentes lhe garantiam muitos concertos espalhados pelos quatro cantos de Portugal e do mundo... Para ela eram um "custo necessário" afecto ao seu trabalho. É asism que eu encaro as comissões altas no meu clube e se alguma for ilegal, que se averiguem...

5. Em relação á comissão do meu presidente na venda do Witsel nao sei nem me parece que isso seja algo que tenha acontecido, porque os nossos relatorios sao muito transparentes e em nenhum momento vi, li ou soube de milhões que fugiram dos nossos relatórios para os bolsos do nosso presidente.

6. Não cuspo para o ar e critico o que tenho que criticar dentro do meu clube há muitas décadas, mas nao invento, nem nunca escrevi em nenhum blog do Sporting, já de voce não posso dizer o mesmo no que toca a "inventar" e escrever no blog dum clube adversario. Parace que o mal do seu presidente passa para a cabeça dos adeptos!

Apareça sempre e aqui será sempre bem recebido. E não o digo de forma irónica. Voce foi honesto, simpatico e usou uma linguagem elevada que apreciei, apesar de obviamente discordar de algumas das suas ideias.

Abraços

Força Benfica

Ana Almeida disse...

Revejo-me neste texto! Obrigada tenho de lhe pedir um favor, não desista, nem do futebol nem de escrever! Força Benfica.

Unknown disse...

Excelente! Melhor não podia estar. Parabéns e Força Benfica.

António Viegas disse...

Grande post. E se gostei muito do artigo, gostei ainda mais da resposta ao sportinguista. Cheia de classe e elevação, mas sem deixar de o pôr no lugar que merece...