terça-feira, 6 de dezembro de 2016

"Hoje estamos a sete, amanhã estamos a dois e depois estamos à frente e depois não estamos" - Bruno de Carvalho 05/12/2017

Contrariamente a todos os benfiquistas (ou pelo menos a maioria) eu não consigo dizer uma única palavra contra a nossa equipa de futebol, o nosso técnico ou a estrutura que tem dirigido o nosso futebol. 

Sinceramente, depois de analisar todos os jogos oficiais do Benfica de Agosto a inicio de Dezembro, não tenho nada a apontar. 

Mais ou menos há um ano fomos ao Funchal fazer um péssimo jogo contra o União da Madeira e ficámos a 7 pontos do primeiro lugar. Na passada sexta-feira fomos ao Funchal jogar contra o Marítimo e saímos de lá com 2 pontos á frente de Sporting e 4 pontos á frente de FCPorto. 

Por mais que todos queiram colocar o Benfica em brasa por causa duma derrota normal - sempre foi difícil jogar na Madeira e já lá jogámos os dois jogos da época - eu continuo a olhar para a nossa equipa e a ver que aconteceu um autentico milagre em poucos meses. 

Ficar sem Grimaldo e Eliseu ao mesmo tempo, ficar sem André Horta, ficar sem Jardel todo o ano, ficar sem Rafa muito tempo, ficar sem Jonas desde a ultima vez que fomos á Madeira e ainda era verão, ficar sem Raul até há muito pouco e estar na liderança depois de já ter ido ao Dragão não me parece mal...

Assim mesmo, eu não vou nunca aceitar perder com o Marítimo seja em que situação for e isso não aceito porque infelizmente para o Marítimo a sua equipa este ano é muito fraca. E não é só deste ano... Nos últimos 4 jogos, antes do jogo da ultima sexta feira, o Marítimo sofreu 20 golos do Benfica e isso diz muito do que vale esta equipa, mas o futebol é assim. Também o Besiktas é muito pior que o Benfica e não conseguimos ganhar uma única vez. Também o Bayern de Munique é muito melhor que o Benfica e só nos ganhou pela margem mínima em Munique e não foi alem dum empate em Lisboa. 

Tudo isso eu entendo e é futebol, mas não entendo nem a euforia verde em vésperas de ir á Luz nem uma suposta depressão encarnada em vésperas de receber o Sporting. 

Este campeonato vai ser disputado até á ultima jornada, até ao ultimo minuto e se tudo correr bem lá estaremos no Bessa a celebrar o Tetra e se tudo correr mal estaremos no Bessa a aplaudir o Sporting ou o FCPorto, como manda a verdadeira cultura desportiva do nosso clube.

O que não vem na nossa cultura é dizer mal do Benfica sempre que há uma derrota de 10 em 10 meses porque isso é ridículo e para figuras ridículas já nos bastam todos os dias as atordoadas do outro lado da segunda circular. 

O Benfica pode ficar 5 pontos na frente do Sporting, pode ficar dois pontos a frente de Sporting e FCPorto e pode ficar 1 ponto atrás de Sporting e 1 ponto á frente de FCPorto. 

Nenhum destes cenários é dramático com o que falta jogar e com o que o Benfica tem para melhorar. 

E aqui é bom inserir dois pontos na discussão.

Primeiro ponto é que está claro para todos que o Benfica se sonha ser Tetra - eu nunca vi, ninguém nunca viu e muito provavelmente não se repetirá nos próximos anos - não pode vender ninguém em Janeiro. 

Nem um, nem dois, nem três. Ninguém pode ser vendido em Janeiro porque o dinheiro vai e vem e o Tetra no museu fica para nós vermos, os nossos filhos verem, os netos verem, o bisnetos e por aí adiante...

Segundo ponto importante é que acho que a derrota na Madeira foi importante - vejam lá como se consegue transformar pontos fracos em pontos fortes - porque havia muita gentinha que achava que o campeonato se ganhava em Novembro e agora estão cheios de medo de ficar em segundo a 1 ponto do Sporting. 

O presidente Bruno de Carvalho disse hoje a frase mais emblemática e verdadeira que ele alguma vez proferiu na sua vida e diz o seguinte:

"Hoje estamos a sete, amanhã estamos a dois e depois estamos à frente e depois não estamos"

E é exactamente isso que nós queremos... Que ele em Maio "não esteja..."

(...) e depois não estamos é o final de frase mais forte que Bruno de Carvalho pode proferir e espero que até seja profético. 

O presidente mais manhoso que Lisboa viu nascer nos últimos anos é absolutamente certeiro na sua análise e se algum benfiquista ficar muito triste com a eliminação da champions hoje e com uma possível derrota com o Sporting no domingo entenda que o que importa é ser Tetra em Maio. 

E em vez de estarmos a colocar nos balneários frases estúpidas de gente sem importância como Jaime Marta Soares a dizer que "não será o Benfica que vai parar o Sporting" o que temos que fazer é escrever em todas as paredes de todos os balneários, de todos os centros de treinos, de todos os escritórios de Seixal e no Estádio da Luz que "Queremos muito, muito, muito ser Tetra campeões em Maio e entrar na História do maior clube do mundo"

Simples!

Tudo o resto não conta para nada. Até Maio não conta o que eles de verde vão dizer, o que os árbitros vão fazer, o que o Pinto da Costa vai dançar na Madeira ou o que todos os comentadores benfiquistas e de outros clubes vão falar...

O que importa é que o Benfica tem de ser Tetra em Maio, porque não vai ter esta possibilidade nas próximas décadas, porque o futebol e os ciclos são cada vez mais curtos e porque o momento é agora. 

Os outros vivem para evitar o nosso Tetra e nós vivemos para o conquistar. 

Eu ando a escrever pouco esta época e já disse porquê, mas não deixo de lado a minha equipa. 

Na sexta-feira á noite numa noite gelada dum país longe de Portugal, lá fui para um bar com musica horrível ver o Glorioso, de camisola do Benfica vestida e no fim só não gostei do jogo depois do 2-1 e do resultado final. 

Até ao 2-1 o Benfica foi como tem sido sempre. 

Dono e senhor do jogo, com 81% de posse de bola e se no final perdemos, só tenho a agradecer os 5 pontos de vantagem amealhados antes porque se fosse como o ano passado podíamos ter ficado a 10 pontos de distância do primeiro. 

Todos os pseudo-críticos do Benfica têm de se calar esta semana. 

Liguem a Sporting TV e fiquem a conspirar com quem nos odeia porque a semana vai ser muito difícil para os fracos de espírito. 

A semana vai ter um jogo hoje muito importante, não pelo apuramento para os oitavos da champions mas pelo que este jogo pode influenciar a conquista do Tetra.

Perdendo hoje podemos colocar em causa o Tetra e nesse sentido este jogo hoje é determinante. 

Ninguém quer ir jogar uma arreliadora Liga Europa com jogos á quinta e jogos da Liga á segunda-feira.

Ninguém quer voltar á segunda divisão da Europa onde Jorge Jesus gosta de brilhar.

Ninguém quer voltar atrás no desígnio normal dum clube como o Benfica, mas isso deveriam todos os jogadores ter pensado no intervalo do jogo contra o Besiktas.

Infelizmente o nosso destino na Champions está escrito desde o empate na Turquia e se por acaso esse destino se alterar e formos apurados, tanto melhor, saberemos agradecer essa prenda e os milhões de euros que vêm associados. Não há nenhum jogador que entre hoje em campo para perder ou empatar. Todos querem ganhar, obviamente, mas também sabem - ou pelo menos devem saber - que não foi hoje que o Benfica escreveu o seu destino, mas sim nos dois jogos com o Besiktas.

Com todas as paredes escritas a lembrar a importância do Tetra, o apuramento para os oitavos da Champions tem muita importância desportiva e financeira, mas mais importante é saber que com uma vitória hoje o Tetra ficará mais perto e nesse sentido o jogo hoje é decisivo. 

O foco do nosso destino até Maio é fazer algo gigante nas barbas de quem mais nos odeia e de quem irá fazer tudo para o evitar, como se tem notado nestes últimos meses. 

Tirar a pressão do jogo contra o Nápoles é fundamental, pois um desaire hoje (normal e esperado pelos resultados contra Besiktas) fará um inferno de semana para os nossos jogadores e o ambiente propício para Jorge Jesus e sus muchachos amestrados brilharem.

A maneira como estão a fazer uma final de Champions dum jogo entre o Sporting contra o Legia de Varsóvia é absolutamente incrível. Sabendo que o Sporting tem 99% de hipóteses de empatar ou ganhar contra o sexto classificado da liga Polaca, garantindo a Liga Europa, a quem interessa este drama e suspense à volta do jogo em Varsóvia?

Mas alguém acha que ganhar na Polónia é um feito incrível?

Pois parece que estão a fazer do apuramento certo para a Liga Europa - repito Liga Europa - um plus motivacional para que o Sporting vá mais forte para o derby.

Então vejamos estes dois cenários possíveis mas obviamente indesejáveis na parte que nos toca:

- Sporting apura-se para Liga Europa será um factor motivacional para o Sporting forte.

- Benfica "cai" para a Liga Europa e está sob pressão imensa para o jogo com o Sporting.

O derby são apenas 3 pontos e até ao final da época estaremos todos na luta e é bom que ninguém se esqueça disso!

Benfica estará na frente, talvez em segundo e até pode ir a terceiro ao longo desta Liga, desde que na ultima jornada no Bessa se sagre Tetra campeão!

Basicamente foi isso que o Bruno de Carvalho previu ontem numa declaração histórica.

Que lhe façamos todos a vontade em Maio.

Força Benfica







3 comentários:

Nau disse...

Assino.
Hoje e domingo são jogos para ganhar. Não há outro resultado.
Jogadores e equipa técnica: deem-mos a glória nestes jogos, mostrem a vossa raça e o que valem, calem as vozes dos detratores que vos achincalham e que são arqui-inimigos do SLB.
Têm de entrar sem medo, mandar no jogo, permanecer concentrados os noventa e tal minutos, dar tudo, não falhar quando é para marcar, usufruir do jogo e do extraordinário apoio que lhes vamos dar.
No jogo de domingo, não se deixem comer pelos bloqueios ao Edson, ensaiados pelo cagão manhoso até à exaustão, e defendam com mais agressividade e competência nas marcações de cantos e de livres. Eles vão dar no osso, e vocês têm de retribuir, de ser duros quando tiver de ser, de pô-los em sentido.
Vão ter mais de sessenta mil a apoiar-vos.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro amigo Nau

Obrigado pelo comentário e seria bom que este seu pequeno texto chegasse a quem deveria lê-lo.

Abraços

Força Benfica

Anónimo disse...

Concordo que não pode sair ninguém em janeiro.
Concordo que não podemos ficar em depressão por uma derrota;
Concordo que não podemos criticar enquanto estivermos em várias frentes, i.e., sem nada perdido.
Era suposto os Benfiquistas estarem unidos. Estamos a ser alvo de ataques constantes por jornaleiros e dirigentes desportivos. Somos "assaltados" nas bilheteiras....
Temos de estar unidos!! Mais unidos que nunca!!

Pulse