terça-feira, 31 de janeiro de 2017

A culpa é (toda) do Benfica !

A coisa maravilhosa de ter um Blog com quase 9 anos a escrever coisas sobre o Benfica é que todas as minhas opiniões sobre a maioria dos assuntos relevantes do nosso clube está escrita e justificada

Antes de escrever uma linha sobre o que se passa no Benfica a 31 de Janeiro de 2017 é bom reler o que escrevi em três momentos distintos do nosso passado recente


Neste Post no dia 21 de Dezembro eu escrevi :

"Como se viu nesta primeira volta se não tivéssemos um plantel tão vasto e com tantas opções, hoje estaríamos atrás do Sporting, pois as lesões flagelaram todo o plantel em todas as posições.

Pensar que a 6 exactos meses do dia 21 de Maio se poderá vender jogadores em troca duns euros que vão e vêm e meter em causa a obsessão de milhões de benfiquistas é não ter a mínima noção do que representa para o nosso clube a conquista do Tetra. 

Luis Filipe Vieira não pode discursar pedindo humildade e foco no objectivo maior da sua presidência e depois vender a meio do ano jogadores nucleares do nosso plantel.

As mentes mais arrogantes acham que Rafa e Jonas tirarão espaço a Guedes como acham que Zivcovic, Cervi, Carrillo, eventualmente Pizzi e esse Rafa podem fazer o lugar de Salvio. 

Errado. 

Muito errado!

(...) espero que Luis Filipe Vieira não ache que o campeonato está ganho. 

Que aprenda com os erros do passado que nos impossibilitaram várias vezes conquistar o Tetra e que seja humilde a servir o Benfica nas próximas 5 semanas. 

O dinheiro das nossas estrelas vem em Janeiro da mesma maneira que virá em Junho, mas o Tetra só vem uma vez na vida e tem data marcada para 21 de Maio. 

Qualquer venda em Janeiro fará de Luis Filipe Vieira o maior culpado dum eventual falhanço e fará de Rui Vitória e da equipa os grandes vencedores se por acaso formos campeões, mesmo com vendas em Janeiro." 


Neste Post do dia 6 de Dezembro depois da derrota na Madeira contra o Marítimo eu escrevi que :

" (...) está claro para todos que o Benfica se sonha ser Tetra - eu nunca vi, ninguém nunca viu e muito provavelmente não se repetirá nos próximos anos - não pode vender ninguém em Janeiro. 

Nem um, nem dois, nem três. Ninguém pode ser vendido em Janeiro porque o dinheiro vai e vem e oTetra no museu fica para nós vermos, os nossos filhos verem, os netos verem, o bisnetos e por aí adiante..."


Neste Post de dia 11 de Maio de 2016 eu escrevi :

"Eu sou contra a venda de Renato Sanches abaixo da clausula de rescisão porque Renato não desvalorizaria no Benfica, jogando aqui nos próximos dois anos. 

No campeonato do mundo da Rússia em Junho 2018, Renato Sanches terá 20 anos. 

Se alguém me disser que nesse campeonato do mundo o nosso menino Renato não vai valer 35 milhões de euros é porque não acredita absolutamente nada na margem de progressão deste nosso ex jogador. 

Como eu acredito (e muito) que Renato Sanches é e vai ser um dos melhores jogadores do mundo naquela posição 8, acho que deveríamos aproveitar desportivamente a sua presença na nossa equipa por mais dois anos."

Estas três citações são claras e falam e defendem um modelo que por acaso é o modelo que Luís Filipe Vieira defende nas entrevistas. 

Aposta na formação como parte integrante do nosso plantel e assim reduzir custos de contratação. 

Aposta na conquista do Tetra acima de qualquer outro objectivo. 

Ora, Renato Sanches jogou 6 meses com a camisola do Benfica e foi vendido por 35 Milhões de Euros. 

Gonçalo Guedes jogou 6 meses com a camisola do Benfica e foi vendido por 30 Milhões de Euros. 

O nosso numero 8 dos próximos dois anos foi vendido para o Bayern de Munique e o nosso numero 9, 10 ou 7 foi vendido para Paris Saint Germain e depois eu estou em Setubal sentado numa pedra fria dum estádio antigo a ver o Benfica jogar para o lado esquerdo e para o lado direito, para o lado esquerdo e para o lado direito sem ter um 8 que desequilibra porque esse 8 é Pizzi adaptado e esgotado e porque o 8 suplente (André Horta) nem foi convocado, o outro 8 do plantel (Danilo) já foi mandado embora e o outro possível 8 da equipa (Celis) veio passar ferias a Lisboa durante 6 meses. 

Isto é inadmissível. 

Mais...

Ontem a precisar de ganhar o jogo em Setubal entra Carrillo com a velocidade duma bicicleta enferrujada porque o meu avançado/extremo que deveria ter entrado em Setubal tinha jogado no dia anterior em Paris contra o Monaco. 

Mais...

O avançado que entra para virar o resultado é um tal de Jovic que joga pior que muitos dos adeptos que estavam ontem ao meu lado no estádio. É que quando eu oiço alguém dizer que este "gajo joga pior que eu" eu olho para o lado e acredito. Sinceramente era mais fácil meter um dos miúdos altos que estava ali ao meu lado dentro de campo porque este Jovic é uma nulidade absoluta para já nem falar na  máfia associada á sua contratação tão bem descrita neste post do vizinho Nova Geração Benfica.

Mais... 

O meu treinador não está no banco porque perdeu a humildade, o respeito e a decência que o caracterizou o ano passado e foi reclamar com o árbitro depois duma exibição paupérrima e depois de ter perdido com o Moreirense por 3-1, na meia final da Taça da Liga e ter o seu nome associado á unica derrota do Benfica nos 20 jogos que já fizemos contra o Moreirense.

Achou portanto bem ir reclamar com um árbitro que não tem culpa de nada e fica fora dos próximos três jogos do Benfica num momento crucial da época. 

Todas as pessoas criticam o conselho de arbitragem e não criticam Rui Vitória pelas palavras ridículas que foram produzidas contra o árbitro sejam elas quais forem

Mais...

Rui Vitória vê o seu contrato renovado porquê?

Se temos mais 18 meses de contrato, não seria melhor renovar o contrato em Junho que em Janeiro?

Que se quer premiar ? A venda de Gonçalo Guedes ou a conquista do Tetra? Então mas que prioridades são estas de Luís Filipe Vieira?

Mais...

Sem contar pormenores mas acreditando que quem me lê sabe o que digo, há uma arrogância em alguns dos nossos jogadores que não se entende. E a arrogância não vem apenas dos jogos mas mesmo da sua cabeça. Os nossos jogadores até há muito pouco tempo achavam que o Tetra estava ganho porque "o FCPorto não tem equipa nenhuma" (dixit) 

Isto foi dito e depois do Sporting estar a 8 ou 10 pontos a equipa achou que tudo estava ganho e que ninguém mais tinha que trabalhar. 

Mais...

Em 2016 perdemos em Portugal apenas com Marítimo e com FCPorto. 

Em 2017 já perdemos o mesmo numero de jogos com Moreirense e contra Setubal, mas se contarmos Dezembro e Janeiro perdemos contra Marítimo, empatamos contra o Boavista num jogo que deixamos de correr e de jogar aos 67 minutos, perdemos 3-1 contra o Moreirense, perdemos em Setúbal e demos uma parte de avanço contra o Tondela.

A equipa está sem rei nem roque e quando eu dizia que este mês de Janeiro seria bom para rodar Jonas e fazer a pré época de alguns jogadores como Eliseu - que apenas jogou contra o Moreirense - ou André Horta, de Raul Jimenez, de Jardel, de Lisandro parece que afinal a equipa joga sempre com os mesmos. 

Mais...

Comprámos hoje mais um jogador do Jorge Mendes que não serviu no Braga, não serviu no Valencia, não serviu no Rio Ave e agora vem tirar o lugar a quem no Benfica?

Este modelo de Luis Filipe Vieira acaba hoje. 

É impossível continuar a pagar juros de 20M/ano com base em vendas de jogadores da nossa formação como Cancelo, Andre Gomes, Bernardo, Sanches, Guedes, Helder Costa e muitos outros que se seguirão. 

Todos esses jogadores tem de fazer contratos de 5 anos e jogarem no mínimo 3 anos no Benfica e estão a jogar apenas 6 meses. 

Quanto mais vendemos, mais se aumenta o Passivo e todo o excelente trabalho de Luis Filipe Vieira no Benfica - provavelmente o presidente mais importante do Benfica - está a cair por terra pela política de vendas de jovens jogadores absolutamente reprovável. 

Em relação ao campeonato do Tetra neste momento está dependente de três resultados. 

Temos de fazer 9 pontos em Braga, em casa contra o Porto e em Alvalade. Se fizermos estes três resultados seremos campeões mas isto está claramente a soar a descalabro do Tetra como aconteceu em todas as outras vezes que o Benfica tentou ganhar o quarto campeonato consecutivo.

Será importante ir aos livros do Benfica e obrigar todos os nossos jogadores, dirigentes, equipa técnica a ler "porquê e como" o Benfica perdeu todos os campeonatos onde ia ganhar o Tetra e perceberem todos que se perdemos nesses anos foi porque fomos arrogantes em alguns jogos, fomos prejudicados noutros e tivemos equipas muito fortes a tentar derrubar-nos. 

Este ano o FCPorto é o Benfica do ano passado

Estava morto e deixámos que se ressuscitassem. 

Depende agora de nós não sermos o Sporting do ano passado mas a maneira como se está a gerir este Janeiro e a maneira como se está a deixar que a arrogância, a sobranceria e a falta de humildade tomem conta de todos - adeptos, equipa técnica, dirigentes, comentadores e jogadores - faz-me bem parecer que essa é infelizmente uma realidade que pode estar já ao virar da esquina. 

Força Benfica





3 comentários:

Sérgio Marques disse...

Clap clap clap...posta perfeita.

Nelson Carvalho disse...

E é isto....
Muito bom.

E mais haveria por dizer certamente, e com contundência, mas percebo o q.b. deste post que diz o essencial e é cirúrgico.

Se não acordarem pra vida vamos ver o campeonato a fugir jornada após jornada.
Os avisos de Maritimo ainda em Dezembro, mas principalmente neste mal fadado janeiro, de Boavista, Tondela (1º parte) e Moreirense não tiveram qualquer efeito na estrutura do SLB e nos jogadores idem...

Eu aceito um jogo menos conseguido, ou um resultado negativo, desde que se veja em campo vontade, garra, inconformismo...ontem não se viu nada disso e é muito triste.

Precisam de incentivo? Que mais querem?
Estão na frente do campeonato, nas meias finais da Taça de Portugal, nos 1/8F da Champions, na final-four da Taça da liga....tem os adeptos a encherem o Estádio da Luz e os campos dos adversários para os acarinhar, para os acompanhar, para os apoiar...Que mais querem?
Que falta a estes jogadores para correrem mais? Para darem mais?

Se calhar falta ganharem o que ganha um jogador do V. Setúbal ou do Moreirense ou do Boavista.
Ou pior....se calhar falta serem jogadores do sporting.

VIVA O SL BENFICA SEMPRE

PS: Não falei do treinador nem do presidente porque isso levava-me a ser duro e ofensivo demais

Nuno Dias disse...

Finalmente vejo alguém a dizer o que tem de ser dito, tem toda a razão nas coisas que diz, apenas acrescento que parecemos uma extensão da gestifute do Jorge Mendes, e que a construção do plantel do Benfica com extremos e avançados para dar e vender, mas sem ninguém que consiga REALMENTE substituir o Fejsa, e sem ninguém que renda alguma coisa no lugar do Pizzi, só podia dar mesmo no que estamos a ver.
Enfim, espero que não acabemos por oferecer o que já seriam 3 títulos a treinadores de 5ª categoria do Porto...