terça-feira, 22 de agosto de 2017

Precisamos de Carácter dentro e fora das quatro linhas!

Finalmente começou o novo campeonato e que bom iniciar com 3 vitórias e já com uma Super Taça conquistada.

Sei que as pessoas no futebol apenas se lembram do ultimo resultado e a "euforia" duma conquista recente e de três bons resultados ofusca os muitos problemas que o Benfica tem neste inicio de época, especialmente os recorrentes problemas físicos.

Se perder Lindelof, Semedo e Ederson é algo muito perigoso para uma defesa, mais perigoso se torna quando não houve nenhuma compra para essas posições e temos já nas primeiras jornadas quase meio plantel lesionado - Júlio César, Grimaldo, Zivcovic, André Horta, Fejsa, Carrillo, Krovinovic, Salvio, Mitroglou e André Almeida a juntar aos quatro jogos de castigo para Samaris.

Ou seja, neste momento não há nada de muito diferente do que aconteceu no ano passado e porque provavelmente isto vai-nos acontecer muitas vezes durante a época, é bom ter várias opções para todas as posições, o que na verdade existe.

O que não existe - segundo alguns - é a "qualidade" que a maioria dos adeptos exige, quando comparado com o que existia o ano passado - na defesa essencialmente - ou quando comparado com os reforços do Sporting e com o total refresh que Conceição preconizou no FCPorto.

Eu sou de opinião contrária.

Acho que temos o possível e esse possível agrada-me.

Se não contratarmos mais ninguém - mesmo para a posição de guarda redes ou lateral direito ou central - significaria que a tal mudança de paradigma anunciada por todos há dois anos, começa agora a ter efeitos práticos.

Apostar na prata da casa (Buta, Varela, Rúben Dias, Diogo Gonçalves, André Horta, João Carvalho) e numa prospeção muito eficaz (Willock, Krovinovic, Chrien, Seferovic) juntando a experiência que dá títulos (Júlio César, Luisão, Jardel, Fejsa, André Almeida, Pizzi, Jonas).

Se me perguntarem se isto chega para ser campeão? Não sei, nem ninguém sabe, mas é o que temos e a mim agrada-me

Aliás pensar que temos quatro avançados que nos permitirão jogar sempre com dois deles e ir rodando os outros dois em momentos de lesões, castigos ou cansaço acumulado, faz-me acreditar que chegaremos aos meses das decisões com poder de fogo na frente. 

Vender bem, gastar pouco e aproveitar uma boa prospecção interna e externa para contratar jovens com talento e  com margem de progressão parece ser afinal algo que passou finalmente do papel para a realidade.

Se o Benfica contratar um bom guarda redes e passar Paulo Lopes para a estrutura como se tem falado, fico ainda mais feliz, mas repito, para mim o plantel está fechado desde que não se venda mais ninguém e agrada-me. Muito!

Sei que André Horta pode ser emprestado, sei que Rúben Dias e Kalaica podem estar entre o plantel principal e os B, sei que Willock, Chrien, João Carvalho e Diogo Gonçalves podem ser emprestados ou ficarem entre a B e o plantel principal, sei que Carrillo pode ser emprestado e também sei que Jimenez ou Mitroglou podem ser vendidos até dia 31 de Agosto, mas prefiro que nada mude e daqui a uma semana estejamos a celebrar um plantel sem saídas. 

Será suficiente para uma boa champions?

Mas o que é uma boa champions? Para mim bom é passar aos oitavos, muito bom ir aos quartos e maravilhoso é fazer o que  Mónaco fez no ano passado e intrometer-se nos quatro melhores da Europa, mas com os investimentos que se fazem em Inglaterra, França, Alemanha e Espanha não acredito que isso seja possível nos próximos anos.

Então vamos focar em Portugal e tentar fazer uma dobradinha que é o objectivo maior da nossa época.

Depois de falar do plantel e na confiança que tenho nestes jogadores - falaremos depois a 1 de Setembro - está chegada a hora de falar de tudo o resto.

Tudo o resto é nojento.

A palavra lama é branda para definir o estado em que o futebol anda nos dias que correm.

Eu já disse que deixei de escrever aqui neste humilde cantinho com a mesma periodicidade que o fazia há uns anos e a verdade é que ninguém se importa com isso.

Também sei que com os 12 títulos conquistados nas ultimas 16 competições, até deveria ser ao contrário e poderia e deveria escrever mais,  mas tudo me enoja neste futebol fora das quatro linhas.

Independentemente dos gostos que cada adepto ou sócio tenha sobre cada um dos funcionários ou membros da direção da SAD / clube a verdade é que Luís Filipe Vieira, José Eduardo Moniz, Domingos Soares Oliveira, Paulo Gonçalves, Nuno Gaioso, João Varanda Fernandes, Fernando Tavares, Sílvio Cervan, Rui Costa, Sheu Han, Luís Bernardo, Ricardo Lemos, Ricardo Maia, Miguel Bento são talvez os rostos mais visíveis da tal estrutura que tanto se fala por aí...

Estas pessoas têm sido de um total low profile em todos os assuntos relacionados com o Benfica.

Esta é a verdade factual do que tem acontecido no futebol nacional há vários meses.

O Benfica anda calado, a trabalhar no seu registo e a ser exposto na praça publica duma maneira criminosa.

Tudo a que estamos a assistir no nosso futebol é algo que não tem resposta.

Não pode ser "olho por olho, dente por dente" como defende Rui Gomes da Silva e também não devemos exigir á estrutura que apareça e que dê a cara - como também Rui Gomes da Silva defende -  porque dar a cara significará muitas vezes jogar um jogo fora das quatro linhas que não queremos jogar e porque as peças desta estrutura não tem este perfil bélico

Eu entendo quando Rui Gomes da Silva exige respostas á altura e que Luís Filipe Vieira esteja mais acompanhado, mas a pessoa que o poderia acompanhar era exactamente Rui Gomes da Silva - pelo estilo - e já não está na estrutura, podendo obviamente opinar e "lutar" no Dia Seguinte ou no blog vizinho "Novo Geração Benfica"

Se vamos pelo caminho da resposta na mesma moeda, é entrarmos num terreno onde nós não sabemos e merecemos andar.

Tudo, tudo vai valer para o que o Benfica não seja campeão e o Benfica terá de estar preparado para ir respondendo a cada tiro ou cada bomba com resultados.

Estamos na mão de jogadores e técnicos e não na boca ou no teclado de bloggers, comentadores ou dirigentes.

A única resposta que queremos é o Carácter dos nossos jogadores e a sua qualidade para ir calando tudo e todos com resultados.

O desgaste de quatro épocas com Bruno de Carvalho no nosso futebol é imenso.

Há um antes e depois do presidente do Sporting e infelizmente a sua postura fez escola pois Francisco J Marques já lhe segue as pisadas...

Se em 4 épocas a lama deste futebol tem crescido a olhos vistos, essa lama é proporcional aos títulos conquistados pelo Benfica. Como já disse atrás são 12 títulos em 16 competições mas não chegam e necessitamos do Penta em Maio de 2018. 

Agora já não há Octávio mas há Bruno de Carvalho, Jorge Jesus, Nuno Saraiva, Pinto da Costa, Sérgio Conceição, Francisco J Marques, Miguel Guedes, Pina, Inácio, Carlos Dolbert, Pedro Baptista, Fernando Mendes, Octávio Lopes, Rui Cerqueira  e tantos outros peões concertados para atacar tudo o que mexer do lado do Benfica.

Há quem defenda que do lado do Benfica temos a famosa cartilha, os nossos peões organizados e eu acredito que isso exista, mas não me vão ouvir defender Pedro Guerra ou André Ventura pelo espectaculo deprimente que fazem regularmente nas televisões e que pelo estilo poderiam perfeitamente estar do outro lado da barricada.

Se é necessário Carácter aos nossos jogadores dentro de campo, é importante mostrar Carácter fora de campo e Rui Vitória, terá de ser o nosso timoneiro nesta área.

Rui Vitória que continua a ser criticado por alguns sectores benfiquistas que acham que os seis títulos não são suficientes para ainda desconfiar das suas decisões tácticas, tem por outro lado um apoio unânime e inequívoco na postura com que tem encarado esta guerra e é assim que todos queremos que se mantenha. 

Por falar em guerra eu não aceito :

- os ataques constantes de todos sobre uns emails que sendo verdadeiros nada dizem, apesar de todos verem 1001 causas de descida de divisão e de prisões para todos os envolvidos do lado do Benfica.

- os ataques dizendo que o Benfica empresta jogadores para ter favores desses clubes, quando todos os clubes o fazem da mesma maneira

- os ataques ao vídeo árbitro dando a entender que só o Benfica é beneficiado.

- as centenas de frases feitas nas redes sociais de todos os dragartos dizendo que o Benfica só ganha porque tem todos os árbitros comprados

- a lenga-lenga de que a BTV prejudica as transmissões e omite imagens beneficiando o Benfica - quando todos sabemos que as transmissões são independentes e que o Benfica já vendeu os direitos á NOS / Sport Tv que apenas decidiu manter os jogos na BTV porque saca mais dinheiro dos benfiquistas.

- a falsa questão das claques ilegais para servir de arma de arremesso contra o Benfica, quando todos sabemos que elas existem - obviamente - como também sabemos que a nossa constituição (infelizmente) não obriga nenhum destes grupos a estarem legalizados. 

Tudo isto e muito mais são razões suficientes para irmos ficando cada vez mais calados e cada vez mais interessados apenas nos 90 minutos do que realmente importa. 

Eu escrevo desde Maio de 2008 e tenho mais de 500 longos textos publicados neste cantinho, mas neste 2017 apenas escrevi 6 vezes e provavelmente escreverei menos e menos porque não quero ser um peão nesta guerra de palavras lamacentas que se tornou o futebol português.

Acho que o Benfica tem de utilizar o humor inteligente e não provocatório, para ir respondendo a todas estas alarvidades e sinto que as campanhas do "colinho", do "não sejas Inácio", dos "emails associados ao Red Pass" ou até uma ou outra troca de mimos entre Twitters rivais são coisas que considero normais e simpáticas.

Tudo o que seja fora disto, será assunto de tribunal e exijo que o Benfica vá até ás ultimas consequências para processar quem mente, quem coloca o mau nome do Benfica nesta lama comunicacional que passa fronteiras, como o caso dos vouchers ou destes emails que chegaram a vários países.

Desejo sorte ao Sporting em Bucareste e que passe ao grupo da Champions - porque independentemente de Bruno de Carvalho, Jorge Jesus ou os Nuno Saraivas da vida nada tenho contra o Sporting Clube de Portugal e até acredito que isso será melhor para o Benfica ser campeão - desejo sorte a Marítimo, Braga e espero que no sábado se repita o resultado de Maio passado em Vila do Conde quando nas bancadas do Estádio dos Arcos senti-me finalmente Tetra.

Será dos jogos mais difíceis do ano porque se é sempre tradicionalmente complicado jogar neste estádio, esta semana será ainda pior, pois a equipa do Rio Ave está em primeiro lugar e quer manter esse lugar e nós vamos aumentando os lesionados a cada dia que passa. 

Vai ser uma guerra longa mas estamos nas mãos dos jogadores das três grandes equipas e não nas palavras, nos lobbies, nos apitos dos árbitros ou nos écrans dos vídeo árbitros

Que ganhe o melhor e que o melhor seja o mesmo dos últimos quatro anos! 

Força Benfica


2 comentários:

José disse...

Subscrevo a sua excelente postura. Parabéns!

Telmo Luz disse...

Excelente texto e subscrevo na integra... Eu a cada dia, mais acompanho os blogues e menos as TVS/JORNAIS, limitando a ver os meus jogos ao fds e torcendo pelo meu Benfica..