sexta-feira, 1 de setembro de 2017

É triste, mas estamos mais fracos e eles mais fortes!

Essa é a verdade. Acabou o mercado e o Benfica ficou com uma equipa mais fraca que o ano passado e o Sporting e FCPorto estão com equipas muito mais fortes.

Começamos pelos adversários para ser rápido.

Sporting contrata Fábio Coentrão, traz de regresso Jonathan Silva, contrata Mathieu, André Pinto, Piccini e Ristovski. Mantém Coates que era o único defesa bom e Rui Patrício ficando com uma defesa muito melhor que na época passada.

Sporting perde Adrien mas traz Bataglia, Rúben Fernandes e Matheus Oliveira. Alem disso recupera Petrovic que esteve lesionado o ano passado e fica com um meio campo mais equilibrado.

Na frente traz Acuna, Doumbia e mantem Gelson e Bas Dost, ficando muito mais forte que no ano passado.

Se o Sporting tiver 8 lesionados como o Benfica a cada semana fica mais fraco, mas sem essas lesões é uma equipa hoje muito mais forte que há um ano.

O FCPorto recupera Ricardo Pereira, Sérgio Oliveira, Aboubakar, Marega e Sérgio Conceição mete os outros jogadores a jogar o dobro do ano passado.

Só isto chega para dizer que o FCPorto está mais forte mesmo perdendo André Silva.

Em relação ao Benfica e a Douglas eu escrevo o que li há alguns anos quando Douglas saiu do São Paulo para o Barcelona:

"Ele é um dos jogadores mais perseguidos pela torcida do São Paulo, mas tudo indica que sairá do Tricolor paulista por cima. De acordo com informações do jornal espanhol “Marca”, o lateral-direito Douglas acertou sua transferência para o Barcelona por cerca de R$ 24 milhões.

No entanto, para alegria (ou tristeza?) dos são-paulinos, o jogador só irá para o mesmo clube de Lionel Messi e Neymar na próxima temporada europeia, ou seja, daqui a um ano. A única possibilidade de isso acontecer antes é se o clube espanhol conseguir vender Daniel Alves na atual janela de transferências, o que parece improvável no momento.

(...) A negociação de Douglas com um dos principais times do mundo é tão inesperada que pegou até mesmo a diretoria do São Paulo de surpresa. Embora o acordo ainda não seja oficial, o "Marca" assegura que o compromisso entre as partes é total.


Por trás do feito de levar Douglas ao Barcelona está a empresa de marketing esportivo Traffic, mas é bom que o lateral fique esperto. Isso porque outros dois atletas que a empresa negociou com os catalães no passado foram emprestados para outras equipes europeias e sequer vestiram a camisa azulgrana: o zagueiro Henrique e o atacante Keirrison."

É engraçado tudo isto... Primeiro a alegria dos adeptos do São Paulo pela venda de Douglas, pois este jogador era um mal amado no Brasil.

Depois as coincidências da Traffic, proprietária do Estoril e dona de passes de muitos jogadores brasileirosser a empresa por trás do negócio.

Também é interessante a visão do jornalista a avisar que os últimos jogadores negociados pela Traffic com Barcelona acabaram por não jogar na equipa de Messi e para nós benfiquistas há ainda outra coincidência entre Traffic / Barcelona e Benfica -  Keirrison também assinou pelo Barcelona mas acabou emprestado ao Benfica onde jogou 7 jogos e marcou zero golos.

Esta contratação de Douglas como eu disse antes, era obrigatória? Não sei se era. O que eu disse há uns dias é que precisamos dum defesa direito e queria que o Benfica me dissesse qual seria esse defesa direito e eu apoiaria a escolha. Escrevi:

"Se a defesa direita está apenas com André Almeida a 28 de Agosto, não posso apoiar nem aceitar. É Buta a aposta ou afinal é para emprestar para um clube Polaco? É este Matos Milos que foi apresentado muitos dias depois de ter chegado? É um qualquer Douglas da vida que vem ainda? Seja quem for que se assuma e se aposte nesse jogador e depois cá estamos nós para apoiar mas parece que só André Almeida é manifestamente muito pouco."

E a verdade é que era manifestamente muito pouco. Infelizmente não sei se o Benfica fez a melhor opção contratando um jogador que jogou nos últimos anos no São Paulo e no Sporting Gijon onde "ajudou" esta equipa a descer de divisão.

Sabe Deus como e porquê o Barcelona investiu 4 milhões de euros num jogador, pagou 3 milhões de euros por ano de ordenados durante dois anos - vai para o terceiro ano a pagar esses ordenados agora com o Benfica a ajudar - por alguém que era obviamente muito fraco e que nunca seria opção para a sua equipa principal como se confirmou.

Pior... Sabe Deus o que o Benfica, os nossos olheiros e Rui Vitória viram neste jogador...

Eu tenho muitas, muitas, muitas, muitas dúvidas mas também as tinha com Seferovic e tenho ainda, porque o que vi dele é bom mas é uma amostra de 5 jogos e não de 50.

Em relação ao negócio de Mitroglou eu acho que foi uma machadada forte nas nossas aspirações ao Penta. 

Mitroglou foi um dos obreiros da conquista do Tri e do Tetra e era o único avançado com características de área. 

Raul, Jonas e Seferovic não têm as características que Mitrogou tem e acho que o Benfica que tinha um ataque perfeito, perde uma das suas pedras principais. 

Falando do negócio financeiro isso então é, para mim, uma ruína completa. 

Receber 15 milhões de euros pelo melhor avançado centro é desastroso. Camuflar esse numero com uma hipotética futura venda e com outros 50% é "mandar-nos areia para os olhos" especialmente porque Mitroglou foi para uma equipa de nome Marselha e porque os 29 anos do grego não vão dar muito mais dinheiro nos próximos anos. 

Mitroglou teve dois anos no Benfica e teve um primeiro ano de empréstimo onde pagámos ao Fullham uns benditos 1,4 milhões de euros mais o pagamento dos ordenados e prémios de Mitroglou. No segundo ano o Benfica pagou outros benditos 7 milhões de euros mais ordenados  e prémios numa operação total que rondou aproximadamente os 13 milhões de euros

Ora sabendo como o mercado está, sabendo como Mitroglou foi importante nos últimos dois anos, sabendo da dificuldade em encontrar avançados que marcam 52 golos em dois anos o Benfica vende por 15 míseros milhões este jogador fazendo o pior negócio que me lembro de venda de titulares na era Luís Filipe Vieira. 

Sérgio Conceição e Jorge Jesus respiraram de alívio ontem á tarde !

A contratação de Gabigol que eu já tinha criticado antes é mais areia para os nossos olhos. 

Eu conheço bem Gabigol. Acho que é um jogador talentoso, mas não é um Mitroglou. 

Gabigol é mais um Gonçalo Guedes que um Mitroglou e acho que o que nós precisamos para substituir o grego não o fazemos com este brasileiro. 

É toda uma desilusão até porque eu não acredito em Seferovic para todo o ano. Acho que o Suíço vai ter altos e baixos e nesses momentos baixos não temos ninguém no banco para o substituir. 

Tiros muito fortes nas ambições do Penta e o aburguesamento que eu falava há uns dias confirmou-se. 

Há um ano tínhamos no plantel Ederson, Nelson Semedo, Lindelof, Horta, Carillo, Gonçalo Guedes e Mitroglou. 

Por estes 7 jogadores o Benfica recebeu no ano de 2017 aproximadamente 130 milhões de euros e ainda tem Horta e Carrillo ligados ao Benfica. 

Neste momento substituímos estes 7 jogadores com a entrada no plantel do Benfica de 14 novos jogadores em relação ao que tínhamos a 31 de Agosto de 2016. 

São eles :

- Varela e  Svilar para o lugar de Ederson

- Douglas e Pedro Pereira para o lugar e Nelson Semedo

- Kalaica e Ruben Dias para o lugar de Lindelof 

- Hermes para reforçar o lado esquerdo da defesa e juntar-se ao lesionado Grimaldo e ao criticado Eliseu.

 - Krovinovic,  Chrien e João Carvalho  para o lugar de André Horta emprestado

- Diogo Gonçalves  e Willock para o lugar de Carrillo

- Gabigol para o lugar de Gonçalo Guedes 

- Seferovic para o lugar de Mitroglou. 

O que eu vejo aqui é que há vários jogadores que estão no plantel a aquecer para depois irem ser emprestados em Janeiro como o caso de Hermes e Pedro Pereira que surpreendentemente não conseguiram ser colocados neste final de mercado. Ambos estes jogadores já vão para o segundo semestre parados pois chegaram em Janeiro o que é claramente um erro na política desportiva do Benfica.   

Ruben Dias, Kalaica e Willock irão estar entre a rodar na equipa B e algum jogo no banco da equipa A.

Substituímos qualidade por quantidade o que tendo em conta as lesões e mais lesões e mais lesões até se compreende - "Gato escaldado de água fria tem medo

No entanto, sinto que não estando muito mais fracos, estamos mais fracos e os outros bem mais fortes. 

Tecnicamente e já com dois pontos atrás o Benfica ficou a perder neste defeso, mas também ficou quando saiu Gaitan e Sanches e no fim fomos campeões. 

Por falar em Gaitan o Benfica colocou a rodar nos jornais hoje a noticia que  os "argentinos Gaitan e Garay foram oferecidos ao Benfica" mas que isso "correspondia a avultado investimento e que o clube achou que este plantel é suficiente para os desafios que temos pela frente". 

Se com Gaitan o Benfica decidiu bem, a ser verdade esta noticia, o Benfica cometeu o maior erro da sua política desportiva recente não fazendo um esforço por Garay. 

Garay é exactamente o que precisamos para esta época e os próximos anos. 

Com Luisão a fazer uma ultima época este ano, Garay poderia ser o novo Luisão e assim ir apadrinhando as subidas de Kalaica ou Ruben Dias durante os próximos anos, sendo já esta época o equilíbrio que nem Jardel - com as lesões - ou Lisandro - com tudo o resto - conseguem dar. 

Precisamos de muita sorte para sermos Penta e de um trabalho árduo de todos os técnicos e jogadores, porque a direcção não fez um bom trabalho nestes dias e ficou aquém do exigido nas ultimas horas do mercado. 

Força Benfica



3 comentários:

Anónimo disse...

No negócio do Mitro falta um pormenor, se o Marselha não o vender até 2019 tem de pagar 19M de €. Além de que o jogador queria sair. Eu estou cheio do Vieira é um autêntico merceeiro mas também nem tudo é assim tão mau. É só mau.

Anónimo disse...

Keirrison 0 golos? Lembro-me de numa prova europeia termos eliminado o Marselha com um golo decisivo dele já nos últimos minutos do segundo jogo e no campo do adversário.
Neste momento temos 2 pontos de atraso em relação ao topo da classificação? Sim, mas estarmos atrás à 4ª jornada tem sido normal nas épocas anteriores. Perder só 2 pontos nas primeiras 4 jornadas é o melhor que temos feito há várias épocas. Os rivais estão mais fortes? Sim, agora talvez estejam, mas vamos ver o que acontece até ao Natal. Quando começar a faltar dinheiro para se pagarem ordenados e prémios de jogo vamos ver o que vai acontecer. Formar uma boa equipa não é só juntar um conjunto de bons jogadores.

Sérgio.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Anonimo

Nao faço a menor ideia do que esta a falar - 19 milhões de euros se o Marselha não vender até 2019? Mas isso vem escrito onde?

Sinceramente e como digo no texto, parece mais uma manobra para dar a entender que o Mitroglou foi um ótimo negócio.

Sergio

Acho que estas a fazer confusão com o Kardec porque infelizmente para nós o Keirrison não marcou nenhum golo.

Em relação á distancia de 2 pontos não significa nada e até é o que temos feito nos ultimos anos.

O que me preocupa é que a equipa tem fragilidades, especialmente na defesa e ficámos mais fracos, quando os outros ficaram mais fortes. Só isso!

Força Benfica