quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Sem dramas, é com esta gente que vamos á luta!

Já passámos 13 dias a dizer mal de tudo o que tem a ver com a preparação do nosso plantel. 

Todos estamos de acordo - mesmo os mais optimistas - que o Benfica está mais fraco, especialmente numa zona especifica do plantel e depois de três jogos muito decepcionantes, também já todos entendemos que "criticar por criticar" não nos traz um grande guarda redes, um grande defesa direito, um grande central e um grande trinco. 

Com sorte, lá para Janeiro chegam reforços e nessa altura não queremos estar fora de todas as competições. 

Primeiro quero aplaudir a maneira viva como o Benfica e a família benfiquista viveu estes dias iniciais de Setembro. 

Vimos milhares e milhares de comentários em blogs, sites, páginas de Facebook, Twitter e para mim tudo isto é sinónimo de clube Grande, democrático e vivo!

Depois aplaudir as várias teorias que se foram desenvolvendo. 

A teoria numero 1 de que a equipa está muito mais fraca, a teoria que Luís Filipe Vieira é ate agora o grande culpado e a teoria de que Rui Vitória, sem pedras nucleares de muita qualidade, mostra grandes lacunas tácticas. 

A teoria numero 2 diz que em Maio vamos estar no Marquês e que estas vozes críticas estão afinadas com os nossos opositores, que a equipa vai recuperar já nos próximos jogos, que se não fosse o árbitro já tínhamos 3 pontos na Champions e que Rui Vitória vai tirar vários coelhos da cartola e colocar o Benfica na rota do Penta e dos oitavos da Champions. 

Eu acho sinceramente que ambas as teorias têm méritos e são justificadas. 

Eu que me revejo obviamente no papel dos críticos - muito críticos - a toda a arrogância da direcção, da equipa técnica e dos jogadores neste inicio de época vou ter umas palavras simpáticas e não irónicas, para com os Benfiquistas que realmente acham que isto tudo vai passar em duas semaninhas...

Esses Benfiquistas são tão Benfiquistas como eu e querem tanto que o Benfica ganhe, quanto eu. Todos queremos o mesmo. 

Esses Benfiquistas não são Vieiristas, nem fãs do Rui Vitória ou de André Almeida. 

São apenas pessoas que sofrem tanto como eu, que ficaram tristes com o resultado na terça, tristes com a exibição na sexta, tristes com os pontos perdidos em Vila do Conde e tristes com as contratações, porque também eles queriam mais equilíbrio no plantel. 

O que separa esses Benfiquistas que defendem a Teoria 2 dos que defendem a Teoria 1 é apenas uma Paixão mais Cega, tão justificada quanto as Paixões mais Criticas

A nossa Paixão pelo Benfica não é racional e por mais horas de psicanálise que todos possamos fazer, não vamos nunca conseguir explicar esta Paixão. 

A Paixão vem dum local que ninguém explica e é avassaladora. 

O que faz com que eu pare as minhas férias num sitio paradisíaco para ir meter-me numa internet manhosa pela enésima vez para ver um jogo contra o CSKA ?

Paixão Pura

E pior, estraga-me as férias porque nada é mais importante naquelas horas que ganhar a essa equipa russa e o mesmo para um qualquer optimista Benfiquista que está do outro lado do mundo a sofrer tal como eu ou no estádio e a ir opinar depois do jogo para esses blogs, sites ou redes sociais a dizer mal do árbitro. 

Somos todos iguais e todos diferentes e é nestas diferenças que existe o Benfica. 

É verdade que em Maio todos queremos ir ao Marquês mas há uns que não vêem isso acontecer em Maio de 2018 e outros que acreditam piamente nesse desfecho

Vamos por favor, acalmar a guerra entre os optimistas e os pessimistas. 

Vamos omitir os realistas porque não há realistas no futebol. 

O realismo é perder contra o CSKA e ganhar contra o Portimonense jogando o mesmo - ou seja nada!

O importante agora é sabermos que o Varela, Almeida, Lisandro, Augusto, Gabriel, Rafa e todos os outros que estão a ser dizimados na internet, são nossos jogadores e serão eles que terão de ir buscar os pontos para irmos aos oitavos da Champions, serão eles que tem que ganhar os jogos para nos meter na final four da Taça da Liga, serão estes e outros jogadores que passarão o ano a poucos pontos dos primeiros ou em primeiro no campeonato e serão estes que nos levarão a passar algumas eliminatórias da Taça de Portugal. 

Escusamos de sonhar com Mitroglou, com um Garay que "era caro para o Benfica", com um guarda redes titularíssimo, com um defesa direito maravilhoso ou com o novo Fejsa tão bom quanto ele, mas que não se lesionasse nunca. 

Isso são sonhos que não vamos ver cumpridos nos próximos meses, portanto temos que ir á luta com os que temos. 

Com a direcção que temos, com a equipa técnica que temos, com o departamento médico que temos, com os preparadores físicos que temos e last but not least, com os melhores jogadores do mundo - os do Benfica. 

Não vale a pena estar a gozar todos os dias com o Augusto ou com o Almeida ou com o Varela, com o Eliseu, com o Lisandro, com o Seferovic que agora ja nao presta, com o Jonas que não joga na Europa, com o Pizzi que está de férias ainda, com o Luisão que devia estar num lar de terceira idade, com o Julio Cesar que levou 7 da Alemanha, com o Gabriel que entra com aquele cabelo, com o Rafa que parece o pior jogador do ultimo classificado da terceira divisão ou com mais não sei quantos jogadores do Glorioso. 

Chega !

Eles fazem o seu melhor. 

Eu se fosse obrigado a jogar no Bessa a defesa direito seria 100 vezes pior que o André Almeida e sou um grande Benfiquista. 

Eles tem se ser apoiados por todos nós. Todos eles

E quando digo "Todos" falo de Ruben Dias, Kalaica, Krovinovic, Diogo Gonçalves, Joao Carvalho ou até miúdos que hoje estão na B, em Novembro podem ser titulares da A e em Junho estão num Bayern de vida. 

Rui Vitória vai ter que trabalhar muito mais do que trabalhou de Julho até agora e encontrar soluções que ainda não mostrou. 

Ele vai ter que fazer esta equipa sonhar outra vez com a certeza que desta vez as criticas vão estar sempre atrás da porta, prontas a serem atiradas de novo. 

Eu já disse e escrevi tudo. A equipa esta mais fraca? 
- Sim está, mas que se lixe.

Vamos á luta assim e pode ser que no final exista um milagre. 

O que quero é trabalho, aplicação, determinação, profissionalismo, entrega total em cada treino e jogo e começo por Rui Vitória. Tem de ser ele a dar o exemplo. 

Eu não gostei de nenhuma conferencia de imprensa do nosso treinador depois do jogo de Portimonense e CSKA porque viu jogos que não foram reais. 

O Benfica está a anos-luz duma equipa coesa, com processos - como ele disse - e com soluções. 

Isso é mentira caro amigo Rui Vitória. 

Veja os vídeos e concordará comigo. 

Equipa coesa, com processos e a jogar no limite é que o vamos ter nos próximos jogos quando todos estes jogadores jogarem o dobro parafraseando "outro senhor" e quando tu meu caro Rui Vitória, mostrares trabalho a dobrar

Ás vezes precisamos de dar o máximo quando pensávamos que estávamos a ir tão bem. 

Não estás a ir bem e tens que inverter essa situação. 

És tu, meu caro Rui Vitória que tens que dar o exemplo. Como?

Não sei, por isso não sou treinador, mas tu sabes seguramente. 

Eu disse e escrevi já várias vezes que estatisticamente a equipa que ganha o primeiro jogo na Champions, passa aos oitavos ao contrário de quem perde o primeiro jogo que fica pelo caminho, numa percentagem muito alta de casos. 

Pois eu acho sinceramente que nós podemos inverter essa estatística - como infelizmente o Sporting também a pode inverter - e não depende só de nós. 

Depende do Manchester United e especialmente dos resultados dos jogos entre Basel e CSKA. 

Se eles empatarem os dois jogos, ou se CSKA fizer apenas um ponto, estamos na luta.

Se o CSKA fizer 4 ou 6 pontos contra o Basel, temos problemas

Portanto não vale a pena estarmos a sonhar que vamos ganhar os dois jogos contra Basel e em Moscovo porque isso é dificílimo e até pode não chegar. 

Agora vamos parar a champions e pensar no jogo contra o Boavista, depois no jogo contra o Braga da Taça de Liga, no jogo em casa contra Paços de Ferreira antes de irmos a Basel e antes de irmos á Madeira jogar contra Marítimo.

Estas são as cinco finais que temos que ganhar com humildade e com todos - os pessimistas e os optimistas - a desejarem o mesmo que são as cinco vitórias que nos colocarão de novo no trilho do "bom caminho". 

Se eu posso dar um conselho a todos que trabalham no Benfica é tentarem passar para o lado dos pessimistas e com isso trabalhem todos a dobrar. 

Se a estrutura directiva, técnica, médica e se o plantel estão no lado dos optimistas e acham que sem trabalho e sacrifício o Benfica é campeão e consegue os seus objectivos, então a coisa torna-se ainda mais complicada. 

Vamos deixar que os adeptos optimistas sejam optimistas e vamos exigir a todos que trabalham no Benfica que tenham duvidas sobre o seu real valor e que queiram mostrar a todos nós - os críticos - que afinal têm lugar no plantel, na estrutura técnica, estrutura médica ou na direcção.

Sejam cépticos com o vosso trabalho e trabalhem todos mais, sem arrogância, sem achar que ganham  os jogos na mesma, mesmo que trabalhem menos...

Temos até á paragem para seleções - depois de irmos á Madeira jogar um jogo dificílimo contra Marítimo  no dia 1 de Outubro - para inverter todo um ano. 

São exactamente 17 dias e 5 jogos para que tudo se altere. 

É nesta dicotomia entre Optimismo e Pessimismo que se jogarão os próximos 5 jogos. 

Se tivermos 5 vitórias aparecem os realistas e os resultadistas que são aqueles que nunca falham e aparecerei eu - um pessimista e muito critico - a aplaudir todos aqueles que provaram em campo que eu e muitos milhões estávamos errados. 

Força Benfica





4 comentários:

lawrence disse...

Tudo isso e mais!
Algo que qualquer que seja a pessoa que "mande" no Glorioso nunca deve esquecer é que há muita gente que ainda pensa por si e olha para as coisas boas e más com realismo e reage em conformidade!

The Saint disse...

Excelente artigo, no qual revejo a minha percepção do Sport Lisboa e Benfica actual.
CARREGA BENFICA

J.P. Gonçalves disse...

Excelente como de costume.
Para mim, acima das carências que o plantel apresenta, existe neste momento um bloqueio psicológico na equipa, um desacreditar nela mesma.
Esta é a mesma equipa que ganhou a Supertaça, ganhou 3-1 ao Braga e 5-0 ao Belenenses.
Está muito longe de ser perfeita mas vale muito mais do que o que mostrou nos últimos 3 jogos.
E ainda vai bem a tempo de ser aquilo que todos queremos que seja.

BragattiSLB disse...

Boas,

Excelente post.

Infelizmente parece-me que a narrativa criada pelos adversários tem atingido os objetivos pretendidos.
- Os Benfiquistas apresentam um constrangimento inexplicável em reclamar das arbitragens. Não vamos ser calimeros (esta palavra dá erro ortográfico, cliquei com o botão direito do rato e a sugestão é "Calheiros". Vade retro Satanás), mas há alturas em que tem que se pôr os pontos nos is.
- Muitos outros Benfiquistas parece que também interiorizaram que o tetra caiu de pára-quedas, fruto de padres e cartilhas.
Eu como Benfiquista, falo dos árbitros quando quiser, tenho muito orgulho na forma como conquistamos o Tetra e ando na rua de cabeça bem levantada.
Toca a olhar para o futuro e atacar esse Penta com trabalho, humildade e competência.

Abraço