quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Uma desgraça nunca vem só.

Eu não quero escrever coisas óbvias e dizer mal de tudo o que mexe no Benfica, mas o momento é delicado. 

Muito delicado.

Todos sabemos que temos muitas coisas más, mas quero olhar para toda esta "fase" como parte dum processo que tínhamos de passar para chegar a qualquer lado, apesar de não saber bem onde tudo isto nos leva. 

Tenho um amigo meu que quando o Benfica começa a perder por alguns golos, sempre me diz que deveríamos ser goleados para que existisse um safanão nisto tudo. 

Vejo com ele todos os jogos do Benfica no Estádio da Luz, muitos fora e alguns na TV. 

Ontem vimos o jogo num destes bares com televisões e ele dizia isso desde o 3-0 e eu pela primeira vez em muitos anos, concordei com ele. 

Ontem entre perder 1-0 ou perder por 5-0, faz-nos melhor levar mesmo 5 porque algo de muito grave se passa e tem de ser feito algo no imediato. 

Os últimos jogos miseráveis não tiveram esse efeito ainda. 

A desgraça não foi (só) ontem... 

A desgraça nunca vem só e esta desgraça já começou há várias semanas e não tem hora para acabar, como diz "Gabriel o Pensador" numa das suas canções. 

São sete jogos seguidos a jogar mal - ok, retiramos o jogo do Paços onde jogámos bem e com vontade - e seis jogos seguidos onde não há Benfica. 

Não existe Benfica nesta equipa e isso preocupa-me...

Tem de haver psicologia nestes jogadores, tem de haver alguém que os leve ao museu, tem de haver alguém que lhes ensine que isto não é o Benfica e que reverta tudo no imediato.

Eu sei que palestras não fazem campeões nem palavras bonitas trazem bom futebol, mas o que se passa com esta equipa passou em muito a "normalidade".

Rio Ave, Portimonense, CSKA, Boavista, Braga e Basel são equipas que temos obrigação de fazer muito mais. 

Quando se fala da imagem Sport  Lisboa e Benfica no caso dos emails, dos vouchers e de tantos outros casos que abalaram o nosso clube nacional e internacionalmente é algo grave, mas não tão grave como levar cinco golos do Basel. 

Eu recebi mensagens de todo mundo a perguntar "o que é isto?" 

Eu sei lá o que é isto!!! 

Não sei, mas sei que não é o nosso Benfica!

Vários amigos de vários cantos do mundo a opinar sobre Luisão, Jonas e Julio Cesar e a perguntar como é possível que a melhor academia do mundo tenha estes jogadores de terceira idade a jogar na champions?

Eles tem razão!

Algo de profundamente grave e errado se passa com este Benfica. 

Nós todos sabemos dos erros que existiram com a não contratação dum bom guarda redes, dum Garay que garantisse a defesa porque era "muito caro" - desta vou me rir todo o ano -  dum bom defesa direito para o lugar de André Almeida, dum bom trinco para o lugar de Fejsa, dum bom médio para o lugar de Pizzi. 

Todos sabemos isso. 

Também sabemos que quando se contratou um médio regular e com potencial para o lugar de Pizzi - Krovinovic - não se inscreve na champions porque se quer dar oportunidade a Gabigol ou a Svilar...

São erros de palmatória que não se podem ter. 

São erros graves. Muito graves

Rui Vitória no sábado passado a seguir ao jogo contra o Paços de Ferreira deu uma entrevista a Hélder Conduto na BTV e ao falar de Ruben Dias disse algo tão ridículo que nem ele se apercebeu. 

Comunicou-nos que falou com Ruben Dias pessoalmente e disse-lhe que ao contrário do que ele fez em toda a sua formação que foi jogar do lado direito da defesa central - acho que foi direita que ele disse, mas isso é irrelevante - agora "tem de se habituar a jogar no lado contrário da defesa."

E porquê?

Porque "obviamente do outro lado está Luisão" e sorriu...

Rui Vitória sorria e eu quase que chorava. 

Então mas Luisão não pode sair da equipa porquê?

Luisão vai fazer jogos á quarta e domingo todo o ano?

É isso que Rui Vitória quis dizer?

Depois quero aplaudir os adeptos do Benfica que estiveram em Basel que eram os únicos que não mereciam aquele resultado, mas criticar todos aqueles que ainda não acordaram. 

Há muitos benfiquistas que acham que a História se repete, porque sim... 

Ou seja, se há dois anos Rui Vitória começou mal - mal perder com Arouca, Porto e Sporting indo ganhar ao Atlético de Madrid? - acham que este ano vamos ser campeões e passar aos oitavos da champions, porque sim...

Porque sim?

Eu não sou desses. 

E se o ano passado fomos campeões também, este ano seremos igual?

Sim. Porque sim?

Luisão está dois anos mais velho, Julio Cesar está dois anos mais velho, Jardel está dois anos mais velho, Jonas está dois anos mais velho, não temos Lindelof, Ederson, Semedo, Renato, Gaitan e Mitroglou e esta gente acredita no Pai Natal?

Que arrogância é esta que acha que os nossos adversários não estão assim tão fortes e que vão ser goleados por Monaco e Barcelona?

E nós, pergunto eu? E nós???

"Nós? Nós vamos arrancar para uma época maravilhosa ganhando já ao Basel na quarta feira, á vontade" diziam os optimistas mais optimistas do mundo encarnado.

Eu escrevi no anterior post que todos os adeptos que disseram que Barcelona e Monaco iam golear estavam a ter uma atitude ridícula, mesquinha e provinciana mas acrescento agora que só podem estar cegos de Amor pelo Benfica, o que num estado extremo é muito mau. 

O Benfica está muito mais fraco e os nossos rivais estão muito mais fortes. 

Não há como não ver isso. 

E esta arrogância que tenho lido, ouvido e visto dos nossos adeptos - ou de grande maioria - tira-me do sério porque é um prolongamento do que se vive neste momento na nossa estrutura. 

Por isso e voltando ao inicio do texto era importante levar 5 do Basel. 

Estava a tornar-se insuportável tantos erros, tantas más exibições, tantos problemas sem que ninguém achasse que tudo tem de mudar. 

Não são 7 minutos dum jogo mau. 

São 7 jogos muito maus. Todos seguidos. 

O Benfica tem uma oportunidade de ouro de se levantar, mesmo que eu tenha dito há varias semanas que tínhamos de ganhar ao Boavista, Braga, Paços, Basel e Maritimo para irmos descansados para a pausa de selecções. 

Só ganhámos um desses jogos e a crise hoje é uma realidade. 

A oportunidade de ouro é o nosso calendário. 

Temos Marítimo a 1 de Outubro e depois temos duas semanas de pausa de selecções!

Temos um jogo da Taça de Portugal a 14 de Outubro, temos um jogo contra o Manchester em casa a 18 de Outubro, temos um jogo contra o Desportivo das Aves no dia 22 de Outubro, temos um jogo em casa no dia 25 de Outubro contra Portimonense para a Taça da Liga e no dia 27 de Outubro, jogamos em casa contra o Feirense antes de irmos a Manchester cumprir calendário a 31 de Outubro. 

Temos um mês para recuperar esta equipa antes doutro jogo do título em Guimarães a 6 de Novembro.

É isto que o Benfica tem de focar e tirando o Manchester, o calendário é a nosso favor. 

Estamos a poucos dias dum virar de página obrigatório e palavras já não fazem nada. 

Agora precisamos de acção. 

Eu já escrevi e repeti que tem de ser Rui Vitória a liderar este processo de mudança profunda na cabeça, no corpo e nos pés dos nossos jogadores. 

Não poderá ser mas ninguém. 

Pela primeira vez Rui Vitória tem todo o plantel disponível e levamos 5 -0.

Ou seja, nem todos os nossos problemas são de ordem física. Há muitos problemas de ordem mental e de ordem táctica

Há que orientar as peças e fazer de todo este plantel um todo coeso, forte e há que voltar a ser MUITO HUMILDE...

Não podem achar que vão ganhar ao Marítimo porque sim, porque achavam que iam ganhar ao Rio Ave porque sim e porque são Tetra, ao CSKA, ao Basel, ao Boavista, ou ao Braga na nossa taça fetiche...

Tudo palhaçadas do tamanho do mundo. Há que voltar a ter respeito pelos adeptos, pelo clube, pela Instituição, pelos adversários e virar já este mau momento. 

Como?

Já disse e repito... eu não sei, mas Rui Vitória tem de saber. 

Se for necessário colocar Varela, Ruben Dias, Kalaica, Diogo Gonçalves, João Carvalho ou qualquer outro novo Renato Sanches que o faça sem medo. 

Como está, não pode continuar. 

Ontem bateu no fundo e também bateu no fundo a atitude passiva do nosso treinador com um discurso totalmente gasto, sem dinâmica, sem garra, sem vontade de mudar e totalmente desgastado com o que tinha acabado de presenciar. 

Ontem o Benfica não rematou á baliza uma única vez e eu não me lembro de isso ter acontecido em algum jogo recente, pelo menos nos últimos anos. 

Se alguém tem dados que confirmem que o Benfica teve jogos onde não acertou uma única vez entre os postes que me envie, porque eu não me lembro e continuamos a falar nos acasos, nos penáltis, nas expulsões...

O Benfica assim não vira a página. 

Dizia-me um médico um dia que o principal remédio para a cura é assumir a doença e se os técnicos, jogadores, dirigentes e alguns adeptos do Benfica acham que está tudo normal, então serei eu o doente.  

Está quase tudo mal, para ser simpático mas temos um mês para uma nova pré época. 

Nada está perdido na liga, nada está perdido na Taça da Liga, nada está perdido na Taça de Portugal e na champions temos de fazer 7 pontos em 4 jogos e esperar que o United vença todos os outros jogos.

Assim mesmo, a questão é o que vamos fazer com esta equipazinha para os oitavos? O que vamos fazer com esta equipazinha para a Liga Europa?

Melhor focar no que podemos controlar e recuperar a equipa nesta pré época de Outubro para o que ainda falta jogar e esquecer as Europas para outros que se prepararam melhor.

Vamos levantar a cabeça todos, assumir as nossas fraquezas, reforçar as nossas forças e ver este calendário no mês de Outubro como uma grande oportunidade para re-lançar todas as nossas aspirações aos títulos que ainda queremos ganhar. 

Se não invertermos nada disto, até o terceiro lugar na Liga estará em perigo

Força Benfica


13 comentários:

Anónimo disse...

Excelente, excelente análise esta .Muito bem.
O Benfica precisa de uma reestruturação a começar pela equipa técnica. RV decididamente não tem estaleca para agarrar uma equipa destas com todas as fraquezas que existem no plantel.E Vieira que se cuide. Gerir um clube com enorme sentimento nos adeptos não é gerir uma empresa de construção civil ou qualquer outra actividade, é muito mais que isso, é preciso sensibilidade de afectos e Vieira esta a desprezar esta componente com alguma sobranceria.É um ano perdido desportivamente.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro anónimo

Obrigado pelo comentário.

Eu acho que está em vias de ser um ano perdido na Europa e o quarto lugar ate será uma hipótese o que é uma vergonha grande para quem estava no pote 1.

Em relação as três competições nacionais o Benfica tem ainda todas as aspirações intactas.

Como digo, este mês de Outubro será decisivo para sabermos o que os técnicos e jogadores vão fazer para lutar por essas aspirações ou resolver ficar de férias em Dezembro !

Apareça sempre!

Força Benfica


Anónimo disse...

o óbvio neste post sintetiza tudo o que eu penso desde o principio de época !
infelizmente e a verdade nua e crua,de que o Presidente tem responsabilidades ,só na contratação de Rui Vitoria mas o mais grave e a renovação do contrato com o treinador,a equipa
nao pratica um bom futebol,e uma equipa desajustada que nao demonstra trabalho táctico dentro
do campo,e repetitiva e sem criatividade e sem linhas de passe enfim espero que me engane,desejo
isso profundamente,porque eu sofro pelo Benfica estou aqui com uma hora de sono após aquela
miserável exibição.

Helena Almeida disse...

O Pizzi para estar no meio campo tem de ter à sua volta jogadores possantes com muito poder de choque e que tenham capacidade de recuperarem todas as bolas que por falta de força o pizzi acaba por perder, ter só o Servio não chega. O Grimaldo pode ser muito talentoso mas com o fisico que tem só serve para jogar no escalão jovem,

Anónimo disse...

O que me mais aflige desde que o RV PEGOU NA EQUIPA é que ele não tem estratégia, um plano B para alterar em função do adversário e o desenrolar do jogo.

Anónimo disse...

ahhaahahahahahahaahaha cinco a zero hahaahahahahahahahaahah mais um penta ja ca canta hahahahahahaha mas nada disso interessa so interessa e o dinheiro ta tudo rico a custa do benfica isso e que interessa haahahahahahahahahahahahahahah o resto e merda

O Benfica Sou Eu disse...

Caro anónimo das 1158pm

O Benfica não pratica um bom futebol há 7 jogos mas contra Guimaraes na super taça, contra o Braga para campeonato e contra o Belenenses não fomos tão fracos assim. So acho que temos que afinar o que está errado, fazer ver a todos que é possível dar a volta e esperar que os nossos jogadores comecem a jogar o dobro!

Cara Helena Almeida

Ontem o Pizz teve Fejsa ao lado e foi pouco mas para ter alguém possante só mesmo Samaris ou Augusto e mudar o sistema.

Caro Anónimo das 13:21

O Rui Vitória não tem Plano B mas terá que o inventar pois é isso mesmo que esperamos para domingo. Um qualquer plano B que mude tudo isto e nos traga de volta as vitórias .

Caro Anónimo das 13:33

Não sei de que clube será mas ou é do clube que está em Branco há 4 anos ou é do clube que não ganha campeonatos há muitos mais e nestes últimos quatro ganhou um taça de Portugal e uma SuperTaça para amostra. Isso foi o que o meu clube ganhou em Maio e em Agosto. Seja dum clube ou de outro, tenha calma, ria-se á vontade, aproveite este dia de felicidade porque ganhando ou perdendo o seu clube ou ganhando ou perdendo o meu, há sempre gente a ficar rica á conta dos nossos clubes. Sejam eles quais sejam!

Apareça sempre !

Abraços

frank disse...

Eu sempre concordo e gosto muito de ler os textos do Benfica sou eu,hoje estou so um bocadinho de desacordo com o que disse dos nossos rivais que estao mais fortes especialmente o Porto,que eu saiba o FCP pouco comprou ou nem sequer chegou a comprar fazendo regressar alguns jogadores que estavam emprestados,se esta mais forte isto quer dizer que o Porto comete erros tambem emprestou jogadores com potencial enorme e andou a perder campeonatos a mingua,do Porto tenho lido por ai que esta numa fase boa mas que o plantel e curto e la mais para diante claudicara, do Sporting sim comprou bem e por muito bom que seja o Jesus as equipas deste sempre rebentam no fim,quanto ao Benfica estou completamente com tudo aquilo que escreveu e nada esta perdido mas a que fazer muita coisa urgentemente para inverter a serie de 7 jogos seguidos mauzinhos.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Frank

Nos podemos discordar e concordar em muitas coisas mas não acredito que possamos estar em desacordo nesta ponto essencial.

Nós estamos mais fracos e o FCPorto está mais forte. Estar mais forte ou mais fraco não tem só a ver com contratações mas sim com a dinâmica de vitória, do treinador, de energia da própria equipa, etc..

O FCPorto tem Soares, Marega e Aboubakar, tem Ricardo Pereira, perdeu Andre Silva mas tem um muito melhor treinador que vai fazer tudo para que a equipa não se vá abaixo no final.

Sporting é só olhar para o plantel e o Benfica também.

Concluir que estamos mais fracos e os adversários mais fortes é para mim uma verdade de La Palisse - ou Palice para colocar o nome do senhor...

Inquestionável e sem a menor dúvida.

Agora depende de nós dar a volta ao texto ja no domingo!

Força Benfica



Anónimo disse...

O RV não tem plano A quanto mais plano B...
Achas mesmo que a inversão de rumo se faz pela aposta em Varela, R Dias, Kalaica, D. Gonçalves ou J. Carvalho?!
Isto não chega a ser plano B, é (seria) puro desespero...
Assuma-se de uma vez por todas: Este equipa (A ou B) não tem qualidade suficiente, a qualidade que existia foi vendida, TODA ela!
Hoje não tens UM jogador que possas dizer "este não vai ficar cá muito tempo".
A questão que se coloca é saber quem foi responsável pela constituição do plantel. A mudança de paradigma diluiu (e muito) a responsabilidade do treinador na escolha dos jogadores mas nem o treinador do porto (intervencionado pela UEFA) nem o do sporting (intervencionado pela banca) vieram, publicamente, dizer que estavam satisfeitos com o plantel como o fez RV!
Das duas uma: ou RV só se fez ouvir internamente ou (mais grave) acha mesmo que esta equipa é (era) suficiente.
Em suma, continuo a achar que RV é o menos culpado no meio "disto" mas menos culpado não significa...inocente ou isento de responsabilidade.
A constituição da equipa ontem e (sobretudo) as substituições deixam MUITO a desejar...
SC jogou com dois médios centros e dois avançados contra o Besiktas e levou 3...em casa.
Aprendeu a lição e jogou com três médios centro e ... deu 3 ao Mónaco.
Adoro o Jonas mas o homem não pode utilizado em jogos "a doer", não consegue ser o suposto "10" a meio campo nem o suposto segundo avançado.
RV tem que perceber que somos, neste momento, uma equipa "pequena", pelo que só tem que se comportar (taticamente) como treinador de equipa pequena.
Nestes jogos, que saiba baixar as linhas, que povoe o meio campo e ponha o Rafa e o Jimenez lá na frente a correr como uns desalmados. Eu estou pronto para assistir a este "retrocesso" futebolístico, porque nada me preparou ou preparará para mais humilhações destas.

PM disse...

Tudo tão triste... Tudo absolutamente verídico.
Preocupado, muito preocudo. Humilhado.
Obrigado pelo texto, com o qual me identifico 100%.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Anonimo das 15:04

Eu não disse que os meninos do plantel são a solução.

Disse que :

"eu não sei, mas Rui Vitória tem de saber.

Se for necessário colocar Varela, Ruben Dias, Kalaica, Diogo Gonçalves, João Carvalho ou qualquer outro novo Renato Sanches que o faça sem medo.

Como está, não pode continuar. "

"Se for necessário" foi o que eu disse e a tónica não está nos miúdos mas sim no que Rui Vitória acha que deve ser a solução, qualquer ela que seja...

Eu estou disposto a ganhar por "meio zero" e a jogar menos bonito porque só com resultados recuperamos o que temos de recuperar e depois logo jogaremos melhor.

Caro PM

Nós estamos todos tristes mas domingo há outro jogo e o Benfica tem de saber dar a volta a esta situação.

Força Benfica

J.P. Gonçalves disse...

Não há mal que sempre dure... A equipa vai dar a volta a esta situação. Não espero grandes feitos mas, atendendo aos próximos jogos, vai conseguir manter-se na luta pelo campeonato. É apostar nisso e na Taça de Portugal. No resto é melhor não gastar muitas energias...