segunda-feira, 2 de outubro de 2017

"Com esta estrutura, qualquer treinador é campeão no Benfica!"

Escrevi ontem que o jogo na Madeira era o Dia D do nosso campeonato. 

Comparei-o inclusivamente a um célebre jogo a 30 de Novembro de 2015 que o Benfica tinha de ganhar sob pena de ficar fora de qualquer luta pelo título do tri em Braga e que soubemos ganhar por 0-2. 

Mas não era só o Dia D porque necessitávamos muito daqueles 3 pontos, mas porque dois dias antes estive numa assembleia geral onde se criticou como nunca tinha visto antes, muitos dos Tetra campeões, pelo nome

Isto é muito importante que se diga. 

Independentemente das criticas a Luís Filipe Vieira, á direcção, ao aburguesamento de toda a estrutura e ás contratações falhadas o que mais me impressionou foi mesmo a forma como os nossos consócios rebentaram com muitos dos que nos deram o Tetra campeonato em Maio, a Taça de Portugal também em Maio e a Super Taça em Agosto. 

A Super Taça foi ganha há menos de dois meses !!!

Então o jogo do Marítimo depois de termos levado 5 do Basel, depois de terem sido arrasados (pelo nome) grande parte dos nossos titulares, teria mesmo de ser um Antes e Depois

E foi realmente um Antes e Depois...

Um Antes do golo de Jonas e um Depois do golo de Jonas, como tinha sido um Antes e Depois do golo de Jonas no Bessa, um Antes e Depois do golo do Seferovic contra o CSKA ou um Antes e Depois do golo de Raul contra o Braga na Taça da Liga. 

O Benfica deixa de jogar quando marca pensando que o jogo acaba ali. 

Só que ontem o golo foi aos 2 minutos e o Benfica tinha OBRIGAÇÃO de fazer a melhor exibição do ano, ou comparável com a primeira parte do Paços de Ferreira uma semana antes. 

O que se viu ontem foi uma das muitas "piores exibições do Benfica esta época" e ninguém daquela gente que esteve nos Barreiros tem Amor Próprio ou Vergonha depois do que fizeram em Basel e depois de saberem o que se disse deles na Assembleia Geral do Benfica. 

Ontem para mim foi um ponto final no carácter desta gente. 

Eu sei que esta gente são só os melhores jogadores do mundo para todos nós, mas não estes...

Estes ontem demonstraram que estão literalmente a brincar com a tropa

Eu sou uma pessoa calma e de análise ponderada, mas não admito aquela atitude e pergunto aqui no blog o que perguntei a vários amigos no final do jogo:

Acham mesmo que se o Raul ou Salvio tivessem marcado um golo no ultimo minuto, esta equipa poderia ser campeã nacional depois do que (não) fez nos Barreiros?

O Benfica está morto e precisa de ressuscitar. 

Não serei eu que o vai ressuscitar, nem fui eu que contribuiu para a sua morte mas sabendo que o FCPorto já foi a Vila do Conde, Braga e Alvalade, tem 5 pontos de avanço e uma estabilidade física, exibicional e emocional impressionantes não sei onde o Benfica pode ressuscitar para o Penta. 

Ontem era o dia de ressuscitar, espantar velhos fantasmas e partir da Madeira para um campeonato forte onde a matemática tivesse a nosso favor. 

Assim, a 5 pontos do primeiro, a 3 pontos do segundo - depois de terem jogado entre si - e com Marítimo e Braga atrás de nós só nos resta mesmo defender o terceiro lugar e lutar por uma Taça que por milagre e sorte no sorteio pode aparecer. 

Não vale a pena termos ilusões. 

Este plantel ontem deu nos um sinal claro que não tem emoção, nem Amor ao Benfica. 

Depois de perder 5-0 em Basel, ter visto aquela assembleia assassina-los pelos nomes, saber que FCPorto e Sporting empataram, estar a ganhar 1-0 nos Barreiros aos 2 minutos e sabendo que o Marítimo tinha 5 baixas - umas mais importantes que outras - o Benfica tinha de morrer em campo para mostrar ao que vinha...

Tínhamos de morrer em campo, mostrando o mesmo futebol que mostrámos uma semana antes contra o Paços de Ferreira. 

Não havia outra opção.  

Tínhamos que jogar a nossa única final que interessava este ano, com alma, com paixão e com espírito de campeão

E não foi isso que aconteceu e eu não culpo o treinador pelo que aconteceu ontem. 

Culpo o treinador pelo momento péssimo da equipa, pelo futebol praticado desde o dia 27 de Agosto em Vila do Conde até a este fatídico dia 1 de Outubro e pelas ideias que incutiu nesta equipa que são muito próximas do Zero.

No entanto, quando Rui Vitória decide entrar com a equipa que se descarrilou em Basel na segunda parte - a mesma equipa -  e com a mesma equipa que foi morta na assembleia geral com nomes próprios, tinha como objectivo que os jogadores mostrassem do que são feitos e mostrassem que iam morrer em campo para dar uma nova imagem de si mesmos

O que os nossos jogadores fizeram foi o oposto... Eles pensaram:

"Quanto mais depressa tivermos fora de todas as competições, mais depressa podemos descansar e passar um ano sabático fora de toda a pressão desta competição feroz..."

Foi isto que eu vi na Madeira. 

Uma equipa e uns jogadores que por sua vontade perderiam sempre, iam agradecer aos adeptos no final - agora que estão obrigados a fazê-lo por ordem presidencial depois da falta de respeito no Bessa  - e voltariam a suas casas descansados porque durante a semana todos os benfiquistas, media, comentadores, bloggers e anónimos vão criticar e arrasar a estrutura, o presidente, o treinador e eles coitadinhos são apenas vítimas de tudo isto porque veja-se só, venderam todos os bons jogadores e não contrataram ninguém para "nos ajudar a sermos Penta"

Isto não está certo minha gente. 

Temos que responsabilizar a atitude de todos os jogadores. 

Temos de responsabilizar o plantel e mostrar que se o Rui Vitória conseguiu matar tudo num mês, se a direcção resolveu abdicar de investir no plantel, se a a estrutura se aburguesou, o Rio Ave, Portimonense, CSKA, Boavista, Braga, Basel e Marítimo são equipas muito inferiores a este Benfica, com este plantel.

Eu estou a escrever isto há semanas. 

Temos de mostrar a todos estes jogadores que eles não perderam contra Porto, Sporting, Manchester, Barcelona, Real Madrid e PSG. 

Eles pensam que sim...

Eles pensam que estão a jogar contra as maiores potências mundiais, mas as equipas que eles perderam são infinitamente inferiores ao Benfica.

O Benfica neste momento tem de golear Portimonense e Setúbal para poder ir á final four da Taça da Liga em Braga porque o SCBraga vai querer ganhar a estas equipas para poder lutar por este título no seu estádio. 

O Benfica neste momento tem de ganhar 3 jogos dos 4 que falta realizar para poder ir aos oitavos da champions e mesmo assim tem de esperar que Manchester ganhe os outros jogos. 

O Benfica neste momento tem de fazer 4 pontos contra Sporting e 6 pontos contra o FCPorto para poder sonhar ser campeão, sendo óbvio que iremos perder muitos mais pontos contra equipas mais fracas. 

O Benfica vai jogar contra o Olhanense no dia 14 de Outubro com o coração nas mãos, porque temos de ganhar para passar á próxima fase da Taça de Portugal que é neste momento o nosso objectivo mais possível...

É neste cenário que estamos a 2 de Outubro !!!!

Não é a a 2 de Dezembro mas sim a 2 de Outubro !!!!

Eu disse esta semana que o nosso calendário é o nosso melhor amigo e que esta paragem poderia ter um efeito de pré-época mas passar duas semanas com estes últimos resultados e exibições vai ser penoso e não fará efeito psicológico positivo.

Seria completamente diferente estar a 1 ponto de Sporting e a 3 pontos de FCPorto. 

Temos que assumir que estas ultimas cinco semanas mataram o Benfica desta época, abriram brechas e divisões difíceis de sarar e que para sermos Penta temos de ir buscar futebol, energia, força, coragem e muitos pontos onde o Benfica não tem sequer carácter para assustar...

Culpo os jogadores pela exibição de ontem. 

Culpo Rui Vitória pela falta de ideia colectiva para este Benfica.

Culpo o aburguesamento da estrutura 

Culpo Luís Filipe Vieira porque viu tudo isto á sua frente durante as ultimas semanas e só falou na assembleia para dizer que foi Rui Vitória que escolheu o plantel...

Há uma frase que ninguém falou nos media e que eu ouvi na assembleia a muitos poucos metros de quem a proferiu...

Um sócio foi falar na assembleia e exaltado disse na cara de Luís Filipe Vieira que o tinha avisado do descalabro que iria acontecer se não contratássemos jogadores...

Disse ele que Luís Filipe Vieira lhe telefonou em Junho e lhe disse:

"Com esta estrutura qualquer treinador é campeão no Benfica."

Eu não sei se é verdade ou mentira, mas o sócio que o disse estava a um metro de Luís Filipe Vieira e não tenho razões para desconfiar da sua veracidade...

Esta frase descreve tão bem tudo o que se passou nestes últimos meses e antecipa o que se irá passar nos próximos.

Rui Vitória acabará despedido em Junho e a estrutura culpará as opções de Rui Vitória, de tudo o que de mal nos acontecer. 

Enquanto isso os jogadores, "coitadinhos" estão de férias em Outubro, a rirem na cara de todos nós com um Tetra no bolso que é deles, mas que não justifica tudo

Parabéns pelo Tetra mas há muita vida e muitos títulos para conquistar para lá do Tetra, mas não será com este jogadores que jogaram em Basel e nos Barreiros... 

Para terminar dizer que as contas foram aprovadas e foram bem justificadas, mas na próxima época sem bilhética, sem receitas adicionais de vendas e com uma equipa desvalorizada voltaremos a ter problemas. 

Na próxima época, estando fora da champions e com um plantel altamente desvalorizado temo que tenhamos assistido ao fim duma era de vacas gordas. 

O investimento em betão no Seixal, na escola para os nossos atletas e o centro de estágio para as modalidades em Carnaxide são investimentos de 30 milhões de euros e são boas ideias. 

O problema é que o dinheiro para esses investimentos vem dum único lugar - do futebol, dos resultados do futebol, dos bilhetes do futebol, das vendas milionárias do futebol e dos patrocinadores do futebol. 

Muita atenção ao que se está a passar no futebol do Benfica porque o nosso futuro imediato - também a nível financeiro - depende do que estes meninos quiserem (ou não) fazer!

Força Benfica




10 comentários:

Luis disse...

Concordo com o texto ,excepto numa coisa ,a culpa nao e dos jogadores e do Rui Vitoria para tal e treinador ,os jogadores que entram no relvado o X;Y ou Z porque o treinador os manda entrar , e ele quem faz a escolha e tem de assumir os erros cometidos ,trabalha com eles diariamente ,nao sou treinador mas basta ter olhos ,a equipa esta desligada,desiquilibrada
jogadores fora de forma e fisicamente débeis ,já nao há volta a dar, jogadores nao acreditam
e quando isso acontece acabou ,o unico que acredita no treinador e o Presidente.

O Benfica Sou Eu disse...

Luis.Garcia Garcia

Eu concordo que parte da culpa é do treinador mas não admito que os jogadores façam o que fizeram ontem.

Arruinados em Basel, arruinados na assembleia do Benfica e a ganhar aos 2 minutos mostram aquela atitude, aquele pontapé para a frente, aqueles erros atrás de erros como se nada dependesse deles, acho inadmissível.

Desculpar os jogadores e não exigir muito mais deles, é estar a ver apenas parte do problema.

Todos são culpados nesta crise e no final faremos as contas aos culpados e infelizmente também ao relatório de contas, mas ontem nos Barreiros grande parte da culpa foi mesmo e apenas dos jogadores.

Não tenha a minima dúvida!

Apareça sempre!

Força Benfica

Anónimo disse...

Nesta altura do campeonato, outro diagnóstico que não seja apontar o concurso de responsabilidades de todos (presidente, "estrutura", jogadores, treinador) para o desastre a que assistimos será pura demagogia.
Dito isto, não concordo quanto referes que os jogadores estão "aburguesados". Antes estivessem! Basta ver a forma como celebram os golos para se perceber que querem ...mas não podem/conseguem.
Volto aqui a repetir: há (gritante) falta de qualidade e/ou capacidade (sobretudo física). Se a isto juntares a falta de capacidade anímica fica difícil ganhar, mesmo contra 10 voluntariosos jogadores do Portimonense.
RV fez, neste jogo, aquilo que tinha que fazer: colocar o "onze" de Basileia, pois era a este "onze" que competia provar que o treinador estava certo e que "aquilo" não era o Benfica.
Não o provaram, pelo que, a partir de hoje, ou RV muda ou é, ele próprio, parte ainda mais substancial do problema.
Posto isto, custa acreditar em muito do que leio na blogosfera sobre RV: "chouriço", "banana", "medíocre", "professor de ginástica", entre outros.
Presumo que, para aqueles que centram o problema em torno do treinador tenham idêntica opinião em relação a Leonardo Jardim e ao (de momento) banalíssimo Mónaco.
Também LJ sofreu uma razia (Mendy, B Silva, Bakayoko, Germain, Mbappé) e teve nos últimos (2) jogos exibições sofríveis.
A diferença em relação a RV, como fez questão de notar Sérgio Conceição, é que LJ teve reforços no valor € 100 milhões... mas mesmo assim o "chouriço" do LJ não está a ter as (fulgurantes) exibições da época passada.
Em relação a LFV, pensei (sinceramente) que o betão fosse já coisa do passado. Pelos vistos não... LFV arrisca-se a ficar conhecido pelo "Cavaco Silva" do Benfica, com tamanho seguidismo pela política do betão (que, acrescente-se, tem custos futuros elevados).
Sendo indiscutível que o Benfica precisava de algumas infraestruturas, tenho fundadas reservas quanto à necessidade de outras (universidade?!).
Para te ser franco - e porque o futebol é quem paga a factura de tudo isto - preferia um central de alto rendimento a um centro de alto rendimento.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Anónimo das 2pm

Muito Obrigado pelo texto e pelas ideias bem escritas e bem defendidas.

Eu acho que os jogadores querem mais e quando celebram os golos mostram isso mesmo, mas depois não sai nada durante o jogo...Quando Rui Vitória aposta nos mesmos jogadores da segunda parte e os que na prática foram responsáveis pelo descalabro em Basel está lhes a dar uma oportunidade magnifica de se redimirem e darem tudo pelos 3 pontos e por uma mudança de imagem que não se verificou. Mas nem perto...

Em relação á culpa de todos, eu também concordo e escrevi-o no texto mas volto a repetir que tinham de ser os jogadores a tomar conta do jogo, do resultado e da sua (nossa) sorte nos Barreiros e todos se desligaram desse objectivo logo aos 2 minutos.

Obviamente que um central de alto rendimento hoje era fundamental até para ajudar a pagar os investimentos nos centros de alto rendimento que estão projectados para os próximos meses.

Apareça Sempre

Força Benfica

Anónimo disse...

Não podia estar mais de acordo, não percebo é como ainda vejo quem desculpe estas pseudo vedetas!
Os jogadores são tão culpados como a estrutura e treinador, não os desculpabilizo, estão feitos princesinhas sem vontade nem empenho. Correr, ir ao choque e lidar com as contrariedades está quieto!
Desculpa o portugues mas que merda é esta? É bom que atinem assim como treinador e estrutura, o passado já lá vai é não cabeças que estejam livres de rolar!

SLB4EVER

Anónimo disse...

...há o plantel é mais fraco, ...as contratações foram desastrosas, ... são fases, vai passar, ... e.t.c
Caramba! este plantel do SLB não chega para ganhar o Marítimo, Rio Ave, ... Boavista, Fonix!
Inventam outra pah! O RUI VITORIA NÃO VALE NADA. RUA o mais rápido possível. Vêm aí Porto, Sporting e M.United e aí eu quero ver quem vai dar a carra para o humilhação que será...

José Rama disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Rama disse...

É ver como os jogadores se portaram no lance do golo do Marítimo. O cruzamento é feito sem qualquer oposição e o tempo que a bola leva a percorrer a área é mais que suficiente para que os dois jogadores mais próximos corressem a disputar a bola com o avançado. Mas ficam parados na atitude agora muito comum de defender com os olhos.
Ou o treinador não lhes puxa as orelhas ou eles fazem orelhas moucas. Estas atitudes repetem-se na maior das calmas.
Com este treinador sem ideias e depois sem qualquer autoridade, nao se vê como a denominada "fase" se altere antes de tudo estar perdido.
É fazer como o Bayern, que ao contrário do Benfica, é gerido por quem percebe de futebol.

Anónimo disse...

Os jogadores terão a sua responsabilidade, mas a principal, pertence ao treinador.

Há jogadores que não dão mais porque não podem.
O Luisão por muito que queira não consegue outra velocidade que andar a passo. O problema não é do Luisão (a não ser que seja ele que manda na equipa), é do Rui Vitória que mantem um jogador sem velocidade e que cai ao chão cada vez que corta uma bola (daquelas que vão direitas a ele).

Depois a responsabilidade também é de quem dá como alternativa ao Fejsa (que passa metade da época lesionado) o Filipe Augusto.
O Pizzi mesmo de gatas teria sempre lugar na equipa...
O Sálvio a mesma coisa, não foi o caso de ontem mas mesmo jogando mal e porcamente é sempre titular.

Enfim, o desconchavo é tão grande que nem apetece dizer mais nada.

Esta equipa lembra-me aquela de 94/95 que depois de termos sido campeões o senhor Damásio e o senhor Artur Jorge decidiram destruir.

Nessa altura ficámos 10 anos sem ganhar o campeonato.
Que sirva de exemplo.

António

nunomaf disse...

Puta que pariu o betão, os canudos é o raio que o parta. O jogador de futebol joga futebol. Está pouco preocupado com as raízes quadradas das somas subtraídas. Resto zero é que temos este ano.
Dividimos tudo pelos outros e para nós sócios e adeptos sobram as preocupações é o Benfica das não vitórias.
Este já mamámos 3 vezes 5 golos num jogo. Temos um PL a jogar a totular que em 180m de jogo a unica coisa que fez foi desmarcações à linha para centrar para a sombra do Mitroglou.
ZERO REMATES PORRA! ZERO!

E já nem falo do Luisão porque não quero. Não vale a pena.

Aposta no Seixal? Os tomates do Padre Inácio. Tretas. Bullshit. Mentiras.

Coxos, inválidos e caçadores de recompensas. E nós a pagar para a NOS. IRRA.