sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Enterrar de vez os ultimos dois meses!

Na quarta feira o Benfica faz um jogo em que mais uma vez não remata á baliza, tal como fez em Basel.

O Benfica teve uma percentagem de posse de bola que deveria envergonhar qualquer benfiquista porque uma equipa Tetra Campeã não pode ter esta posse de bola em casa, seja contra que equipa for a não ser que esteja a ganhar 2-0 aos 10 minutos e aí a coisa mudaria de figura!

O Benfica "quase" confirmou que não vai aos oitavos de final da champions, por culpa duma vitória de Basel em Moscovo e ainda estamos em Outubro - a não ser que CSKA vença em Basel e aí voltaríamos á luta de pontos e golos, mesmo com outra previsível derrota em Manchester.

O Benfica sai do Estádio da Luz com pessoas - muitas - a pensar que se o Svilar não tivesse aquele erro, o resultado seria 0-0.

Mas o futebol é uma ciência?

Então mas alguém consegue prever o que aconteceria no jogo se Svilar defendesse a bola na pequena área, em vez de a defender dentro da baliza?

Não confundir um erro aos 93 minutos, com um erro a meio da segunda parte.

Para mim estava claro que na segunda parte o Manchester United ia apertar mais um pouco e só um milagre nos iria segurar no 0-0, mas isto sou eu que sei que o jogo foi diferente a partir dali e que o United a ganhar 1-0 foi controlando tudo o que o Benfica fazia.

E o experiente capitão Luisão que aos 92 minutos e a perdermos 1-0 já com um amarelo faz aquela falta a pedir o vermelho?

Tudo isto são crónicas duma equipa que teve dois meses horribilis. Desde o dia 20 de Agosto quando jogámos com Belenenses até ao dia 18 de Outubro o Benfica não existiu.

Na terça feira eu escrevia que o "Benfica hoje é um clube morto, sem ideias, sem alma, sem chama. Em lado nenhum do clube se encontra mística, dinamismo, um acreditar" e alguém que respeito criticava veementemente na caixa de comentários.

Meus caros amigos, o Benfica não existiu nestes dois meses.

Não sabemos o que vaio acontecer em Aves, mas temos que assumir que nestes dois meses nós não existimos. Fomos um clube medíocre em todas as áreas...

Fomos medíocres no campo e no futebol praticado.

Fomos medíocres na parte física.

Fomos medíocres na comunicação.

Fomos medíocres numa assembleia geral que eu estive e que teve cenas que não se podem repetir num clube civilizado e evoluído.

Fomos medíocres a tentar defender nos cafés, nos blogs, nas conversas por aí, uma equipa Tetra Campeã que não existe já ou no mínimo é uma sombra total do que foi em Maio!

Isto são factos.

Como também é factual que hoje com ou sem corrupção no caso dos emails estamos  a ser condenados na praça publica porque a PJ fez buscas normais, desejáveis e que só pecam por tardias. 

Não há nenhum problema em assumir isto.

Agora o Benfica tem futuro?

Muito! Muito futuro á nossa frente e até já esta época.

O Benfica tem jovens que podem dar muito ao Benfica desde que se assuma que aqui vão ficar muitos e muitos anos e não sejam apenas e só uma passagem para outra qualquer margem europeia.

O Benfica tem hipóteses de voltar a ganhar já no domingo contra Aves, na quarta contra o Portimonense para a Taça da Liga e contra o Feirense na próxima sexta feira dia 27 de Outubro.

Estes três jogos são importantes porque nos dão tempo para tentar melhorar algo porque pior é impossível.

Agora que temos a certeza que todos os jogadores do plantel contam e estão disponíveis para jogar, temos de começar a acordar e temos que começar a época finalmente.

Aparentemente já perdemos o apuramento para a champions, já perdemos 2 pontos na Taça da Liga, já perdemos 5 pontos para o primeiro e 3 para o segundo classificado, já ganhámos 1-0 contra uma equipa da terceira divisão na Taça de Portugal, logo temos ainda aspirações intactas nas competições nacionais e agora é o momento de recuperar a equipa fisicamente, pois parece morta de cansaço, recuperar os índices de confiança de vários jogadores - Pizzi, Seferovic, Jonas, Samaris Lisandro, Gabigol, Rafa, Varela - porque vamos precisar de todos para o que ainda falta jogar.

Na quarta feira houve algo muito bom porque Rúben Dias tirou as dúvidas a quem as tinha. Temos central para presente e para o nosso futuro.

Temos futuro também nos jogadores que jogaram na Youth League que tive oportunidade de ver, apesar de termos permitido o empate nos últimos minutos, mas agora o importante é dar um pontapé na crise e estamos a tentar dar pontapés na crise há 2 meses.

Todas as semanas tentamos dar pontapés numa crise que não pára de crescer.

Agora a nossa crise mostra uns maravilhosos zero pontos num grupo de champions contra CSKA, Basel e United, mas mostra muitas outras fragilidades futebolísticas que só não vê quem quer.

Não há mais volta a dar e a única maneira de recuperar o nosso futebol, os nossos jogadores - todos ou quase todos - e a esperança dos adeptos é começarmos a ganhar.

Até ao dia 3 de Janeiro as injecções de moral têm de vir de dentro para fora porque de fora para dentro não aguentamos já tantas e tantas derrotas, tantas e tantas vergonhosas exibições, tantos e tantos desacertos pessoais em quase todos os jogadores no plano técnico, táctico e disciplinar como se viu com Samaris e Luisão.

Estes são os 12 jogos que temos de ganhar nos próximos 3 meses (retirei o jogo em Manchester da equação) para duma vez por todas entendermos se esta época é de total pré época para 2018/2019 como se viu nos últimos jogos ou se ainda contamos para alguma coisinha nesta época!
 

Liga - 9.ª Jornada, Domingo 22 de Outubro
Desportivo das Aves - Benfica

Taça da Liga, Quarta 25 de Outubro
Benfica - Portimonense 

Liga - 10.ª Jornada, Sexta 27 Outubro :
Benfica - Feirense

Champions - Terça, 31 de Outubro 
Manchester United  vs Benfica 

Liga - 11.ª Jornada, Domingo 05 Novembro:
Vitória de Guimarães - Benfica

Taça de Portugal, Sábado, 18 de Novembro 
Benfica - Vitória de Setubal

Champions - Quarta, 22 de Novembro 
CSKA - Benfica 

Liga - 12.ª Jornada, 26 de Novembro 
Benfica - Vitória de Setúbal

Liga - 13.ª Jornada, Domingo, 1 de Dezembro
FC Porto - Benfica

Champions - 5 de Dezembro 
Benfica Basel 

Liga - 14.ª Jornada, 10 Dezembro:
Benfica - Estoril-Praia

Liga - 15.ª Jornada, 17 Dezembro:
Tondela - Benfica

Liga - 16.ª Jornada, 3 de Janeiro 
Benfica - Sporting CP


Força Benfica 





Sem comentários: