segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Este ataque a Rui Vitória é a justificação final para unidos, lutarmos juntos de Braga a Alvalade.

O meu ultimo texto foi escrito ainda em 2017, antes do jogo Benfica  vs Sporting e antes dos novos casos deste nosso futebol como os  jogadores do Rio Ave receberem dinheiro para perder com o Benfica e Carlos Janela oferecer dinheiro a vários jornalistas para escreverem um blog afecto ao Benfica. 

O caso dos jogadores do Rio Ave é a coisa mais vergonhosa que vi nos últimos meses e o objectivo não é apenas e só afectar o árbitro e o ambiente do jogo contra o Sporting, mas sim pressionar todos os jogadores de todos os jogos contra o Benfica. 

Agora todos os jogadores contra o Benfica vão ter que jogar a 200%, não falhar um único passe, não ter um único erro pois caso contrário o seu bom nome pode ficar manchado pela odiosa campanha anti Benfica nos media e nas redes sociais. 

Na mesma hora que saiu a noticia dos jogadores do Rio Ave recebi vídeos feitos por adeptos de Porto ou Sporting a serem divulgados nas redes sociais e que mostravam jogos em que vários jogadores falharam passes contra o Benfica, dando já a entender que esses jogadores poderiam também ter recebido dinheiro de alguém próximo do Benfica. 

Isto é o futebol português hoje e na minha opinião é tudo inadmissível. 

Dias depois soube-se que Carlos Janela enviou alguns emails a Luís Filipe Vieira sobre a criação dum blog de nome "Verdade Desportiva" e num dos emails, existe um anexo com uma lista de jornalistas de vários media - ou pelo menos as iniciais desses jornalistas - que seriam contratados para esse blog

Ora, eu ouvi Carlos Janela a dizer em directo na televisão que esses emails existem, mas esse anexo é falso, que nunca enviou nenhum anexo e não contactou nenhum jornalista

Também ouvi Rui Santos dizer que alguns jornalistas visados já o contactaram a dizer que é tudo mentira e que nunca receberam nenhuma mensagem ou email acerca desse blog. 

Ou seja, o Benfica nega qualquer ligação aos jogadores do Rio Ave, Carlos Janela nega que o anexo seja verdadeiro cara a cara com o jornalista que deu a noticia ao Correio da Manhã e os jornalistas negam que foram contactados, mas o mau nome de todos está já na lama. Eis o modus operandi do nosso futebolzinho em 2017/2018.

É isto o nosso futebol... Aparentemente é tudo mentira e ainda se fala disto em todo lado. 

Falando de futebol, o Benfica ficou mais longe do Penta, depois do resultado contra o Sporting, como todos percebemos na quarta feira. 

Se uns dias antes do jogo contra Sporting, eu escrevo que o Benfica para sonhar com o Penta teria de fazer 9 pontos até ao dia 13 de Janeiro - 3 contra Sporting na quarta, 3 contra Moreirense ontem e 3 em Braga -  é óbvio que o Penta está mais longe depois do empate com Sporting.

Mais longe o Penta fica depois de saber que passadas 17 jornadas o FCPorto apenas perdeu 6 pontos - 4 deles contra Sporting e Benfica - o Sporting apenas perdeu 8 pontos - 4 pontos contra Benfica e FC Porto - e o Benfica já vai com 11 pontos perdidos e os mesmos 4 pontos perdidos contra os outros 2 grandes do nosso futebol.

Isto explica que as 3 equipas apenas perderam 25 pontos em toda a primeira volta o que dá a entender que o campeão será alguém com pontuação muito alta, uma vez mais.

Mas a pergunta é :

- Estamos mesmo fora do Penta?

Aos 87 minutos do jogo com o Sporting estávamos fora, porque tínhamos de recuperar 12 pontos aos dois adversários e agora temos de recuperar "apenas" 8 pontos o que faz uma grande diferença...

Assim mesmo o Benfica está hoje mais longe do Penta do que antes de começar o jogo de quarta feira e isso é matematicamente factual, mas tem uma esperança que será, obviamente, a última a morrer.

Eu não vou falar dos penáltis de quarta-feira porque a lei é clara, o VAR tem protocolos muito definidos e da mesma maneira que o VAR não podia fazer nada no golo anulado do FC Porto contra o Benfica no Dragão porque o fiscal de linha já tinha levantado a "bandeirola", na quarta-feira passada apenas um penálti do tamanho do mundo e com "todos os espectadores do estádio a não terem dúvidas" é que o VAR alteraria a decisão do árbitro.

Portanto, nem vale a pena estarmos a falar disso.

O que vale a pena falarmos é do golo do Sporting porque o VAR existe para anular golos iguais ao que o Sporting marcou no Estádio da Luz.

Exactamente assim...

O VAR existe para anular golos que tenham fora de jogo no ultimo remate ou em qualquer momento que anteceda esse remate, desde que seja na mesma jogada e foras de jogo de 1 cm ou de 1 metro. 

Então com o fora de jogo claro de Acuna, o que o VAR deveria ter feito era ver a jogada toda e pedido ao árbitro Hugo Miguel para ir ver essa mesma jogada no relvado e anular o golo.

Agora avisam-nos que não há linhas de fora de jogo na cidade do futebol, mas não há linhas hoje como não havia linhas no dia 8 de Setembro, quando o Portimonense marca um golo aos 88 minutos, celebra o golo em pleno relvado do Estádio da Luz e depois o VAR anula mais de dois minutos depois.

Serve este exemplo do jogo do Portimonense para provar que em situações exactamente iguais - foras de jogo tirados com milímetros - no mesmo estádio, com as mesmas câmaras e sem as linhas, um VAR decide uma coisa e outro VAR decide outra coisa.

Aliás o VAR do jogo do Benfica vs Portimonense não só decidiu, como todos ouvimos como decidiu, porque acharam por bem dar este exemplo para explicar a todos nós e de forma pedagógica, como deveria funcionar o VAR.

Eu entendi bastante bem a explicação e obviamente que respirei de alívio porque apesar do Portimonense merecer esse golo, pelo que jogou, pela atitude que teve e por ter acreditado até ao fim que poderia sair do Estádio da Luz com um ponto, a verdade é que prevaleceu a verdade desportiva que Bruno de Carvalho, Rui Santos e tantos outros tem apregoado aos sete ventos.

Numa jogada muito semelhante, o jogador do Sporting recebe a bola e está fora de jogo numa jogada que dará golo uns segundos depois.

Das duas uma...

Ou o Portimonense foi escandalosamente roubado e merecia o ponto que o VAR lhe roubou ou o Sporting foi escandalosamente beneficiado e merecia que aos 20 minutos o resultado ficasse em 0-0.

Depois do jogo contra o Portimonense não houve um comentador que não tenha aplaudido a decisão do VAR contra o Portimonense e Vítor Oliveira nesse caso especifico também o aceitou, com pena obviamente porque daria o empate no final do jogo. 

No jogo Benfica vs Sporting há um sem numero de comentadores que aceitam a decisão do árbitro. 

Ou aceitam para os dois jogos ou criticam para os dois jogos. 

Ou o Portimonense merecia o ponto pelo empate ou o Sporting merecia que o jogo ficasse 0-0 aos 20 minutos e atenção que ao contrario da maioria das pessoas eu não faço contabilidade de erros no final. 

Se o VAR tivesse anulado o golo o jogo teria sido outro. Teríamos mais Sporting e ate poderíamos ter perdido o jogo. 

Essa não é a questão. 

A questão é que o VAR teria que anular o golo. 

No entanto o que aconteceria se o jogo tivesse sido em Alvalade, se o Benfica tivesse marcado um golo precedido de fora de jogo aos 20 minutos, se o Sporting tivesse dominado o Benfica, se o Grimaldo tivesse derrubado Coates, como alias um jogador do Setubal derrubou Bas Dost e o arbitro marcou penalti, se o Grimaldo tivesse uma bola na cara e que tivesse batido depois no braço estendido que não poderia estar ali porque está a aumentar volumetria do corpo, se André Almeida tivesse desviado uma bola com o braço, mesmo estando a retirar esse mesmo braço, se Fejsa tivesse tocado com a bola em plena grande área do Benfica como o Wiliam Carvalho o fez?

O que teria sido de Bruno de Carvalho? De Nuno Saraiva? De Francisco J Marques? De todos os comentadores isentos deste país?

Pois, peço-vos que quase uma semana depois, pensem todos nesta hipótese e me digam o que seria deste nosso futebol!

O que Rui Vitória pede no final do jogo é algo que qualquer treinador, jogador, adepto de qualquer clube tem de concordar:

- Em caso de dúvida entre árbitro e VAR o árbitro pode e deve usar o ecran que tem no relvado para ir ver as jogadas. 

Foi isto que Rui Vitória disse. 

Pois por causa desta frase, Sérgio Conceição diz que "Rui Vitória não é coerente", Rui Vitória responde a dizer que o que tinha dito e volta a dizer é que os "árbitros devem usar mais vezes o ecran junto ao relvado para decidirem em consciência" e depois assistimos á frase mais ridícula de Sérgio Conceição esta época...

Então Sérgio Conceição resolve atacar Rui Vitória ontem dizendo que "parece um boneco igual ao do seu filho que quando carrega um botão é agressivo e quando carrega noutro botão faz o gesto com as mãos de Padre." 

Num momento onde os treinadores tem de dar o exemplo, Sérgio Conceição esteve infeliz e mais infeliz teve quando minutos depois diz que "quer deixar claro que concorda com Rui Vitória e acha que os árbitros devem usar mais vezes o ecran junto ao relvado"

Tudo isto mostra que o nosso futebol está tão de guerrilha que Sérgio Conceição teria evitado todo este ruído dizendo no sábado á tarde o que disse domingo á noite no final da sua conferencia de imprensa:

- Quero deixar claro que concordo com Rui Vitória e acho que os árbitros devem usar mais vezes o ecran junto ao relvado

No meio de tudo isto Jorge Jesus obviamente está sempre a favor do seu amigo Sérgio Conceição e concorda com ele no sábado, ainda perguntando pelos árbitros do Benfica vs Portimonense, Benfica vs Braga, Aves vs Benfica - em relação ao Portimonense já respondi - e no domingo ainda diz , com razão, que este ano é tudo para decidir entre Sporting e FC Porto. 

Sim é verdade, até ver é para decidir entre Sporting e FC Porto, mas apenas e só por uma única razão...

Porque na Taça de Portugal Sporting jogou contra o Oleiros, Famalicão, Vilaverdense e agora Cova da Piedade e porque na Taça da Liga o Sporting ganhou 6-0 ao União da Madeira, mas nao conseguiu ganhar ao Marítimo ou ao Belenenses

Ou seja a magnifica época de Sporting nas taças é só porque ganhou a equipas da segunda e terceira divisão e com as duas equipas que jogou da primeira divisão não ganhou a uma única!

As guerras no futebol estão a tomar proporções que afastarão as pessoas dos jogos, afastarão as pessoas das televisões, afastarão as pessoas de tudo o que tem a ver com o jogo, excepto os 90 minutos da nossa equipa do coração. 

Eu vejo apenas e só os 90 minutos do Benfica - apesar de ter visto todos os jogos ontem por facilidade de horários - e é assim que me manterei até ao final da época. 

Faltam me ver 17 jogos até ao final do campeonato, verei seguramente minutos entre zapping de alguns outros jogos da Liga e das competições europeias mas todo este clima de guerrilha, da mentira reproduzida 100 vezes até que seja verdade, de treinadores que até concordam entre si, mas que depois tem de atacar publicamente o outro treinador valendo-se das suas posições independentes está a tomar proporções que acho demasiado perigosas. 

Rui Vitória fala pela sua cabeça, como falam Jorge Jesus e Sérgio Conceição e eu posso criticar o Rui Vitória mas ninguém de fora ouse falar contra o nosso treinador. 

No livro do Keith Richards "Life" há várias partes em que o próprio Keith Richards arrasa o seu colega dos "The Rolling Stones" Mick Jagger, mas há uma altura em que deixa claro, que o "facto dele dizer mal do seu colega, não significa que alguém o possa fazer"

Só ele o pode fazer e se alguém disser mal do seu colega e irmão Mick Jagger, terá problemas sérios com o próprio Keith Richards. 

É isso mesmo que se passa com Rui Vitória. 

Nós podemos dizer mal do Rui Vitória quando e como quisermos, mas se alguém ousa criticar o nosso treinador - especialmente como Sérgio Conceição o fez ontem - vai ter que se haver com todos nós. 

Espero que os jogadores, os adeptos, a estrutura veja neste ataque a Rui Vitória a justificação final para um cerrar fileiras junto do nosso treinador e duma união que se quer desde Braga até Alvalade. 

Rui Vitória que tem sido criticado por todos os quadrantes benfiquistas, sportinguistas, portistas e de todo tipo de media, apenas deu uma opinião depois dum jogo onde houve erros de arbitragem por culpa do VAR e não por culpa da BTV.

A BTV é controlada pela NOS e os realizadores ou operadores de câmara são exactamente os mesmos que operam os jogos no Estádio de Alvalade ou Estádio do Porto

Enerva-me que pessoas do meio audiovisual oiçam alarvidades em directo contra a BTV ou contra os realizadores da BTV e não informem o publico em geral que as pessoas que estão nos camiões de realização e na operação das câmaras são profissionais free lance que trabalham para todos os jogos. 

Rui Vitória tem um investimento nulo quando comparado com os 57 milhões de euros investidos pelo Sporting e ainda assim mesmo está na luta pelo título e só sairá da luta pelo título se perder pontos em Braga. 

O próximo jogo é decisivo para nos mantermos na luta ou para sairmos de cena e deixarmos o campeonato entregue aos mesmos que lutam pela Taça da Liga e pela Taça de Portugal. 

Se tivermos categoria para ganhar em Braga, tudo é possível, mas se perdermos pontos poderemos começar a pensar na próxima época. 

Mesmo ganhando, apenas estamos na luta e não vamos ganhar nada, porque os favoritos infelizmente estão no primeiro e segundo lugar do campeonato. 

Jogo a jogo, final a final vamos jogando com ataques no campo de jogadores muito bons de todas as equipas adversárias, ataques dos árbitros que não vão ver coisas óbvias, ataques do VAR que vai deixar jogar quando terá de decidir a nossa favor, ataques de FC Porto e Sporting fora das quatro linhas ao coração do Benfica e ataques diários com mentiras que vêm de media, de redes sociais e de anónimos mais interessados em criar confusão e manter este ambiente de guerrilha. 

O Benfica só terá de estar focado nos 17 jogos que faltam e se ganhar os próximos 16 jogos, até pode perder o ultimo contra o Moreirense! 

Se perder a primeira destas finais, pode começar a pensar em defender o terceiro lugar dum SC Braga que virá com tudo, ficando as comadres de Sporting a FC Porto a decidir quem ganha o quê este ano...

Força Benfica






4 comentários:

F.L. disse...

Vai ser uma guerra em Braga. Espero que os responsáveis do Benfica estejam cientes disso. O Benfica NÃO PODE GANHAR EM BRAGA, é isto que dizem os dragartos. Porque ganhando sabem que o Benfica será imparável rumo ao Penta. E o Braga é uzeiro e vezeiro em urdir esquemas contra o Benfica. O Jogo é ás 20:30. Espero que desta vez não falte a luz...

O Benfica Sou Eu disse...

Caro FL

Obrigado pelo comentario.

É obvio que a derrota ou empate do Benfica em Braga, deixa a Liga entregue ao FC Porto e Sporting. Isso ninguém tem duvidas.

Agora a nossa vitória deixa tudo igual e tudo igual significa ficar a 5 pontos do FC Porto e 3 pontos do Sporting.

Não acredito na teoria de ganhar em Braga e somos Penta. Ganhar em Braga deixa-nos vivos, como o golo contra o Sporting nos deixou vivos e como esta vitória em Moreira de Cónegos nos deixou vivos.

Eu estive em Braga no dia em que a luz falhou - empatámos 1-1 - e sei de tudo o que acontece de cada vez que o Benfica aí joga. Vai ser muito, muito difícil mas neste momento é a final de todas as finais. Eles querem matar o Benfica e o Benfica joga para sobreviver.

Apareça sempre !

Força Benfica

Anónimo disse...

Penso que o clima de guerra que o Braga impunha sempre que lá jogava o Benfica já passou à história. Pelo menos na sua versão mais agressiva.

Acho que actualmente o Braga não tem tantos jogadores que se prestem a esse papel.
E a própria direcção do Braga, sempre alinhada com os interesses dos corruptos, já se está a desviar dessa ligação.

A contratação do Rafa deixou marcas.

Mas que vai ser um jogo muito difícil, disso não tenho dúvidas.
Saudações,
MS

The Saint disse...

Eu acredito piamente no NOSSO GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA: ACREDITEMOS e Lutemos, todos nós (fora mas, sobretudo dentro das "muralhas do Seixal"). E Seremos Penta-Campeões. CARREGA BENFICA