terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Estoril - Porto, o jogo do título !


O que aconteceu esta semana foi o tónico que a equipa, adeptos, estrutura e treinadores necessitavam para acreditar que o Penta ainda é possível, apesar de improvável.


E eu digo "improvável" porque há uma equipa que em 17 jogos e meio perdeu 6 pontos, outra que em 18 jogos perdeu 8 pontos e nós nesses mesmo 18 jogos já perdemos 11 pontos... Esquecendo os pontos perdidos e baseando a análise apenas em futebol jogado recentemente, o Benfica tem tudo para acreditar!


Eu achei que os 45 minutos do Benfica no jogo contra o Rio Ave na Taça de Portugal, foram o melhor futebol do Benfica em todo o ano civil de 2017.

Quem viu esses 45 minutos com olho e espírito aberto como eu, não podia deixar de concluir que se jogarmos sempre assim até Maio, o Benfica arrisca-se a ganhar todos os jogos.

Pois bem, depois do "céu" da primeira parte de Vila do Conde veio o "inferno" com a segunda parte nesse mesmo jogo e um prolongamento que deitaram por terra tudo de bom feito nessa primeira parte.

Ninguém escreveu o que eu agora escrevi, ninguém ousou dizer o que eu agora disse e ninguém decidiu dar uma palavra positiva ás ideias que se viram nesses primeiros 45 minutos.

Pelo contrário, amplificou-se a crise benfiquista, agudizada depois pelos dois maus resultados contra Portimonense e Setúbal para a Taça da Liga e foi assim que chegamos ao jogo contra o Sporting - futebolisticamente mortos, atacados publicamente por todo o lado e sem ninguém realmente a acreditar no Penta nas vésperas de receber a "super poderosa equipa de Jorge Jesus", ir ao difícil e arreliante campo do Moreirense e deslocar-nos ao complicadíssimo estádio do SCBraga!

Eu escrevi que se o Benfica quisesse lutar para ser campeão teria de fazer 9 pontos nesses 3 jogos e hoje, com 7 pontos feitos nesses 9 possíveis, digo que não serão estes 2 pontos perdidos nesse jogo contra Sporting a deitar por terra essa esperança, mas não alimento ilusões - como Rui Gomes da Silva escreveu - que “ganhando em Moreira de Cónegos e em Braga, o Penta é nosso

Não, não é, mas nem perto.

O Penta será nosso se ganharmos todos os 8 jogos que temos no Estádio da Luz e se ganharmos os 6 jogos que ainda temos de jogar fora do Estádio da Luz.

Aí sim teremos todas as hipóteses e até digo que podemos empatar um ou outro jogo, se ganharmos a FCPorto no Estádio da Luz a 14 de Abril e a Sporting no Estádio de Alvalade a 6 de Maio


São estas as nossas contas, sempre no fio da navalha.



Mas porque de repente a nação benfiquista se animou tanto com este resultado em Braga?

Porque todos vimos a primeira parte do Benfica, períodos da segunda e percebemos o que eu percebi em Vila do Conde - a jogar assim podemos mesmo ganhar todos os 16 jogos que falta.

Fomos capazes de fazer 88 pontos no primeiro ano de Rui Vitoria e podemos fazer 87 pontos este ano e não sermos campeões, bastando para isso que esses 4 pontos perdidos na segunda volta, sejam contra os nossos mais directos adversários, Sporting e FC Porto. 


Ou seja, esta primeira parte do texto serve para meter água na fervura da euforia encarnada, porque para o Benfica poder ter reais esperanças de ser campeão é preciso trabalhar muito, muito, muito, ultrapassar imensas dificuldades em cada um dos jogos e ter a sorte de campeão - a tal famosa "estrela" - que até ver ainda não apareceu e que pelos vistos apareceu ontem no Estoril em forma de fenda numa bancada, mas sobe isso já falarei... 

Não apareceu a estrela de campeão para o Benfica, nem apareceram reforços, depois dum desastre de defeso em Julho de 2017. 

Estamos a 16 de Janeiro e não há neste momento ninguém para reforçar a nossa equipa

Lembro que o reforço da equipa, ou os ajustes como agora se diz, deveriam ser feitos a pensar no imediato, no que falta de campeonato e eventualmente já a preparar o futuro

Pois parece que contratámos um defesa direito ao Den Haag de nome Ebuehi e contratamos um médio sueco de nome Rakip ao Malmo mas nenhum deles será jogador do Benfica esta época. 

Ou seja a primeira parte da equação - reforçar no imediato - ainda não foi concretizada e a segunda parte da equação - preparar o futuro - está a ser priorizada. 

Sporting teve já com o campeonato a decorrer os reforços de Brian Ruiz, de Wendel, de Ruben Ribeiro e de Misic enquanto Benfica e FC Porto ainda esperam as melhores oportunidades para reforçar o que tem que ser reforçado. 

Esta semana falou-se muito dos jogos que faltam jogar até ao fim da época e que eu saiba, neste momento FCPorto e Sporting jogarão a mais que Benfica um jogo na Taça da Liga - veremos quem passa á final dessa competição - dois jogos na Taça de Portugal - veremos quem passa á final dessa competição - e dois jogos para a Liga dos Campeões e Liga Europa, respectivamente. 

Ou seja, estas duas equipas jogarão seguramente mais cinco jogos que poderão ser seis - se Sporting for a uma final e FC Porto a outra final - ou poderão ser sete - se um dos dois for a duas finais - ficando o adversário derrotado nas duas meias-finais com os cinco jogos até final do ano. 

Caso passem estas eliminatórias europeias poderão ter mais dois ou mais quatro jogos cada um, mas isso é já futurologia que não vou promover. 

Neste momento marcados, agendados e confirmados são apenas cinco jogos para cada um dos nossos adversários directos - o FCPorto terá que jogar (ou não) mais 45 minutos - mas esta semana pareceu ser encomendada na opinião publica uma ideia que cada um dos nossos adversários vão jogar mais 20 jogos que Benfica. 

Calma minha gente...

Eu sei que todos querem mandar o Benfica para baixo, agora que a equipa dá mostras de poder ser competitiva - finalmente - mas não é caso para tanto

Eu acho piada quando as pessoas destacam a enormidade de jogos de Sporting e esquecem-se de lembrar que os adversários na Taça de Portugal foram Oleiros, Famalicão, Vilaverdense e Cova da Piedade, alem do União da Madeira na Taça da Liga e o Steaua de Bucareste na pré eliminatóriada champions.  Nem sempre jogaram com Juventus e Barcelona, mas parece que todos os comentadores querem fazer-nos acreditar que a equipa está muito cansada por uma época muito desgastante de jogos de altíssimo ritmo. 

O Benfica na Taça de Portugal jogou contra Olhanense, Setúbal, Rio Ave, na Taça da Liga contra Setúbal, Portimonense, Braga e na SuperTaça contra Guimarães

Hoje o Benfica tem 31 jogos oficiais e o Sporting tem 33 jogos mas já todos vimos com quem jogou 7 desses 33 jogos, sabendo que pode jogar mais cinco não vejo assim razão para tanta polémica com os jogos a mais em relação ao Benfica. 

Do lado do FCPorto vejo Sérgio Conceição dizer que "uns vão jogar 16 jogos até final do ano enquanto o FCPorto tem 24 jogos em 3 meses..."

Esse comentário é infeliz porque obviamente o Benfica vai jogar 16 jogos porque já tinha jogado em Braga no sábado e também já vimos que o FCPorto pode fazer apenas mais cinco jogos e meio que Benfica, como pode fazer mais sete,  mais nove ou até mais dez se for á final de Taça de Portugal, Taça da Liga e Champions. 

Mesmo assim, com tantos jogos por jogar, o FCPorto não hesitou em decidir unilateralmente que nunca jogaria os restantes 45 minutos do jogo contra o Estoril hoje porque tem jogo contra o Tondela na próxima sexta feira.

Ora, jogar 45 minutos por exemplo ás 16h de terça feira, 16 de Janeiro é exactamente 77 horas antes do jogo contra o Tondela que se disputará na sexta feira 19 de Janeiro ás 21h. 

Além disso, o jogo hoje teria apenas 45 minutos e seria muito fácil jogar hoje, mas isso seria "impossível" para o FCPorto. 

E seria impossível porque todos vimos uma imagem da SportTv onde alguém dita a Pinto da Costa um texto que presumimos ser ou o famoso artigo 94º que prevê a "perca do jogo pela equipa da casa e ainda o pagamento duma multa" ou o não menos famoso artigo 41º onde refere que "a ficha técnica pode ser alterada para incluir qualquer jogador que, encontrando-se regulamentarmente inscrito á data do jogo interrompido, dela não constasse inicialmente"

E é com base nestes dois artigos que o FC Porto decidiu criar ums ameaça a que é alheio - um problema na bancada norte do Estádio do Estoril - numa enormíssima oportunidade que é ganhar um jogo que perdia ao intervalo por 1-0 na secretaria ou ganhar um jogo que perdia ao intervalo por 1-0 metendo todos os seus melhores jogadores - aqui claramente transformar um ponto fraco em ponto forte -  toda a carne no assador em 45 minutos que podem ser decisivos na luta pelo título. 

Lembro que o Estoril ocupa o ultimo lugar do campeonato e o FC Porto ocupa o primeiro lugar na tabela. 

Lembro que a melhor equipa do FC Porto pode destruir a melhor equipa do Estoril, numa final a 45 minutos apenas e só porque é muito superior e porque sabe que estes 45 minutos são decisivos nas contas do título. 

Este "mindset" que o FC Porto parecia não estar a entender associado á falta de sorte tradicional num campo onde o FC Porto tem quase sempre dificuldades, associado á falta de jogadores importantes na equipa - Brahimi estava fora, Layun jogou a titular, entre outros erros de Conceição - levou a que Pinto da Costa tenha intervindo na sua área de actuação e decidiu adiar tudo, para poder vencer o jogo na secretaria ou no campo com melhores jogadores.

Quem ouviu as escutas do Apito Dourado conhece este "modus operandi manhoso" que facilita o que parece complicado. 

Repito, que apenas e só estamos perante um cenário de transformar pontos fracos em pontos fortes na equipa, transformar ameaças em oportunidades no meio, como bem mandam as regras mais básicas de gestão. 

Nada de errado, mas moralmente muito discutível. 

Nada de errado, mas eticamente muito discutível. 

Nada de errado, mas com a verdade desportiva - tão apregoada por Sergio Conceição e amplificada por Francisco J Marques esta semana - a ser colocada em segundo plano.

Como escrevi no início do texto, os pontos que se perdem neste campeonato pelas equipas grandes são muito poucos e este jogo tinha toda a cara que poderia ser um deles. 

São 10h50 de terça feira dia 16 de Janeiro e ainda não sei o que a Liga decidirá sobre este assunto - ou dar a vitória ao FCPorto na secretaria ou dar a hipótese de se jogar mais 45 minutos onde FC Porto será ainda mais superior ao Estoril, mas uma coisa eu sei...

Este será o jogo do título e se FCPorto ganhar na secretaria ou no campo, serão estes 3 pontos que lhes darão a vitória na Liga. 

Este será o jogo do título e se FCPorto perder ou empatar no campo, já com os seus melhores jogadores na equipa, serão estes pontos perdidos que lhe retirarão a vitória na Liga

Força Benfica

5 comentários:

Manuel disse...

Homens de pouca fé. Enfim, nem digo mais nada!
Se tivéssemos um presidente com a falta de visão de muitos dos adeptos, estávamos tramados! As pessoas sem visão têm o hábito de olhar e discutir as árvores, esquecendo que as árvores fazem parte de um todo, de uma floresta e que esta é mais importante.

Eu desde Outubro que digo que o Benfica vai ganhar o campeonato e a Supertaça, o Braga fica em 2º lugar, o Porto em 3º e a lagartada em 4º.

Os dois estarolas corruptos e intervencionados que andaram a fazer uma "Guerra Suja", inadmissível e inédita no mundo do desporto - o Karma é tramado e não perdoa -, não irão à Champions, com as consequências financeiras gravíssimas que lhes irá causar, continuando o crescimento do Braga que os irá ultrapassar a curto médio prazo.
Que lhes sirva de lição, a eles e aos cúmplices que têm dentro da CS miserável que se tem em Portugal. E que também está pelas ruas da amargura.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Manuel

Obrigado pelo comentário, mas penso que não entendeu parte das minhas palavras.

Eu acredito no Penta, como todos acreditamos, mas sei que não é por ganhar em Braga que o conseguiremos ganhar.

Eu tenho a minha fé e pelos vistos, o Manuel tem outra fé mais optimista e elas coincidem no primeiro lugar.

Não quero saber em que lugar fica o SCBraga, nem quero saber em que lugar fica o Sporting ou o FCPorto.

O que sei é que estes possíveis 3 pontos conquistados pelo FCPorto na secretaria ou no campo do Estoril com toda a equipa disponível - coisa que não teriam se jogassem hoje - será decisivo para a conquista do título, da mesma maneira que será decisivo se FCPorto perder o jogo. Para a possível vitória do FCPorto na Liga ou para perder o campeonato estes pontos perdidos ou ganhos serão decisivos. Foi isto que eu disse, mas agrada-me essa sua certeza.

Ja conheço duas pessoas que acham que ganhando em Braga o Benfica é campeão de certeza - o Manuel e o Rui Gomes da Silva. Eu como sou da escola humilde, trabalhadora e sabendo o que falta jogar, acho que só seremos campeões se ganharmos quase todos os 16 jogos ate Maio!

Apareça sempre, que gosto muito de o ler!

Força Benfica

Tim disse...

"Pinto da Costa tenha intervido" deve ser escrito intervindo.

J.P. Gonçalves disse...

Boa tarde.

Estes possíveis 3 pontos (a mais, a menos ou até transformados apenas em um caso de empate), terão importância na atribuição do título mas não concordo que sejam decisivos.
Acredito que tanto FCP como SCP entrarão em breve numa fase complicada em termos de competição, com muitos jogos em espaço de pouco tempo, e que a qualidade do seu futebol não se manterá sempre ao nível que tem estado. Todas as equipas passam por uma fase menos boa ao longo da época e a deles também chegará. E muito em breve. Ontem foi um claro sinal disso.

Sobre o Benfica, eu também vi muito de positivo em Vila do Conde, primeiro no futebol jogado e depois, quando este começou a ter menos brilho, na atitude dos jogadores. Acho que foi aí o momento do volte-face que se viria a concretizar no jogo em casa com o Sporting. Cabe-nos jogar todos os jogos para ganhar embora o histórico de Rui Vitória nos jogos com os outros dois grandes não seja nada brilhante...

Em relação a contratações, a coisa não está fácil. O plantel é demasiado extenso e está a ser encurtado embora haja jogadores que ninguém quererá como o Douglas ou o Gabigol. Por outro lado, a situação financeira é para mim duvidosa e só se se vender alguém por bom dinheiro, haverá alguma compra a sério. Fala-se hoje na venda do Samaris por 20 Milhões para a China...

Cumprimentos.
Escreva mais vezes!

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Tim

Obrigado pelo comentário e é óbvio que é "intervindo" a palavra certa! Alterado!

Caro J.P. Gonçalves

Vamos ver como correm as crises dos adversários e se existem crises ou apenas um ou outro mal resultado.

Em relação aos reforços de Janeiro, parece-me óbvio que não irão aparecer!

Força Benfica