terça-feira, 3 de abril de 2018

Obrigatório vencer o Vitória de Setúbal assumindo que todos - agora com SC Braga incluído - podemos ser campeões, segundos ou terceiros na Liga!

A semana passada dizia de forma muito clara que o foco teria que ser total nos nossos jogos e que nem ia ver os jogos do Porto em Belém e do Sporting em Braga porque estava totalmente focado no jogo difícil contra o Guimarães. 

Pois bem, eu lá estive no Estádio da Luz contra o Guimarães e a verdade é que achei o jogo lento, sem chama, mas espero que essa razão tenha apenas e só a ver com a paragem do campeonato que ao contrário do que a maioria dos entendidos diz, eu acho que até prejudica, especialmente se a  nossa equipa vai com 7 vitórias seguidas. 

No entanto de que importa a lentidão do jogo se todos vimos in loco a beleza do segundo golo e um goleador com 33 golos que neste momento é o melhor marcador europeu?

Hoje acordamos todos a pensar no Penta e a acreditar mais no Penta só porque estamos em primeiro lugar?

Errado!!!!

Eu não acordei nem melhor nem pior do que no sábado passado porque sei o que é necessário para ser campeão e isso ainda não foi feito

Esta semana vamos ser invadidos - já começou ontem nos programas de debate clubístico - pela ideia ridícula de que o jogo do título é o Benfica vs Porto. 

E ontem Rui Gomes da Silva teve brilhante a dar o mote para a semana que aí vem:

- O jogo do título é em Setúbal. Mas já o era antes da derrota do FC Porto em Belém. 

- O jogo do título é em Setúbal porque é um adversário que o ano passado nos tirou 5 pontos.

- O jogo do título é em Setúbal porque no Bonfim não ganhamos nenhum jogo ao Vitória nos últimos dois encontros.

- O jogo do título é em Setúbal porque é um campo onde o Benfica teve a única derrota da segunda volta na época passada.

- O jogo do título é em Setúbal  porque os nossos jogadores Fejsa e Jardel vão entrar condicionados a pensar que não podem levar amarelo 

- O jogo do título é em Setúbal  porque o árbitro vai ser nomeado cirurgicamente para dar esse amarelo a Fejsa e Jardel 

- O jogo do título é em Setúbal porque esta época o Benfica já perdeu pontos na Taça da Liga no Bonfim e fomos eliminados desse troféu nesse jogo. 

- O jogo do título é em Setúbal porque José Couceiro é um bom técnico e um dos anti Benfica - antigo treinador do FC Porto e antigo candidato a presidente do Sporting - que já roubou pontos ao Sporting, que foi á final da Taça da Liga e só perdeu nos penáltis 

- O jogo do título é em Setúbal porque há estádios em que o Benfica tem "energias negativas" que não consegue ultrapassar e este ano avisado que estava para a dificuldade do Estádio dos Arcos, perdeu lá duas vezes e no Bonfim perdemos em Janeiro na ultima época e esta época em Dezembro empatámos no ultimo minuto para a Taça da Liga. 

- O jogo do título é em Setúbal porque se ganharmos em Setúbal damos um passo de gigante para podermos ser campeões e mostramos que o Benfica não treme nos momentos decisivos. 

Não vale a pena olhar para as redes sociais portuguesas vestidas de encarnado, para os cafés nestes dias onde se vê os benfiquistas a aparecerem finalmente convictos que já somos Penta, para a inteligentsia encarnada exaltando as derrotas do Sporting e FCPorto porque nas redes sociais, nos cafés encarnados e na nossa inteligentsia benfiquista não há inteligência para saber ser humilde, entender que tudo muda em duas semanas - como se viu em Paços e em Belém - e principalmente perceber que nada mudou de sexta para segunda feira :

- Temos 6 finais pela frente que temos de ganhar 

O que o universo benfiquista está a fazer nestas ultimas 48 horas é algo contrário ao caminho de humildade que nos levou ao tri e ao tetra. 

Rui Vitória foi gozado por Jorge Jesus que considerou de "não treinador" e foi gozado por Sérgio Conceição que considerou de "boneco sem expressão" e neste momento no seu caminho de trabalho e humildade está a levar o nosso clube ao Penta, mas sabendo e com consciência que dos 6 jogos que nos faltam jogar :

- um dos jogos é contra uma equipa que está mais que apresentada neste texto e onde para o campeonato ganhamos um jogo dos últimos quatro e no Bonfim não ganhámos nenhum dos últimos dois jogos.

- outro jogo é contra a única equipa que Rui Vitória não ganhou um joguinho desde que chegou ao Benfica 

- outro jogo é em Alvalade contra a equipa que mesmo perdendo o título, mesmo perdendo eventualmente contra Atlético de Madrid, mesmo perdendo eventualmente contra FC Porto para a Taça de Portugal  será só alegria e objectivo cumprido se conseguir ajudar o FC Porto a ser campeão com uma vitória sobre o Tetra Campeão Benfica

- outro jogo é no Estoril contra uma equipa aflita que já ganhou ao Sporting e que apenas perdeu contra o FC Porto a duas mãos, porque num jogo só já se entendeu que nunca perderia aquele jogo. 

- dois jogos em casa contra equipas muito bem treinadas por treinadores que podem complicar-nos a vida e que precisam de pontos para ficar na primeira divisão - uma delas precisa dramaticamente de pontos...

Esta análise realista faz-me ter menos esperança no Penta?

Claro que não!

A semana passada a 2 pontos do primeiro achava que podíamos ser Penta. 

Há quatro semanas a 5 pontos do primeiro achava que podíamos ser Penta

Hoje em primeiro, 1 ponto á frente do FC Porto acho que podemos ser Penta mas a premissa para essa conquista é a mesma que Rui Vitória tem enfatizado até á exaustão :

- Temos de ganhar os nossos jogos, não nos preocuparmos com os outros e a final mais importante é sempre a próxima. 

Muito, muito, muito cuidado com a arrogância por parte dalguns adeptos mais entusiasmados que tenho visto nas ultimas 48 horas e muito muito muito cuidado com o jogo da equipa a quem não ganhamos nos últimos 2 jogos no Bonfim. 

Para terminar dizer que afinal as piadas que diziam que Jesus ressuscitava depois do jogo de Braga, devido á Pascoa foram reais. 

Neste momento, no limite o que esta semana provou é que somos 4 candidatos aos dois lugares cimeiros do pódio. 

Benfica, FC Porto, Sporting e SC Braga podem ser todos campeões, podem ser todos segundos e podem ser todos terceiros e isso é algo que a seis jornadas do fim do campeonato nunca tinha acontecido. 

Como eu não vejo jogos dos adversários, as minhas contas são simples de fazer e tão difíceis de concretizar:

- Ganhar jogo a jogofinal a final e a próxima é contra o Barcelona em Nou Camp mas o jogo é no Bonfim contra o Vitória de Setúbal!

Força Benfica 




10 comentários:

Pedro Vale disse...

O Benfica sou eu, a colocar agua na fervura..... excelente post!

Anónimo disse...

Sou da mesma opinião sem tirar nem pôr e como tanto Fedja e Jardel são muito importantes e podem estar condicionados nesse jogo eu preferia jogar com Luisão e Samaris.

Primeiro o avançado do Setúbal é o Edinho e a idade já pesa e nada como um general a marcar um jogador rato, jogar com Luisão frente ao FC Porto pode ser fatal com Maregas e outros jogadores muito rápidos num relvado tão grande como o da Luz.

O próximo jogo é crucial para o Benfica chegar ao seu objectivo, mas a que saber gerir o plantel face as contrariadades que se apresentam caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém!!

Ganhar ao Setúbal e se possível ao FCP não representa 4 pontos de avanço mas sim 5 porque em igualdade pontual o Benfica ficaria em vantagem no confronto directo.

Cuidado com o Braga que pela calada vêm aí em velocidade cruzeiro e têm um calendário bastante acessível.

Ass: Madskinn

Anónimo disse...

Aprende mas é a escrever os acentos nos aa e quando deves colocar antes h!

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Pedro Vale

Eu estou a meter água na fervura porque é fácil de entender que os resultados do Porto e Sporting em nada influenciam o que nós temos que fazer para ser Penta, que é ganhar os nossos jogos, especialmente em Setubal que é o próximo.

Obrigado pelo comentário!

Caro Madskin

Alguem aqui há uns tempos - largas, largas semanas - comentava na caixa de comentários deste blog, dizendo que o Benfica ia ser Penta, o FC Porto ia ser segundo e o SC Braga ia ser terceiro.

Neste momento esse cenario é tao possivel como qualquer outro que envolva os quatro primeiros classificados noutro lugar da classificação.

A importância do jogo de Setúbal é maior do que a maior parte das pessoas pensa.

No entanto, presumo que treinador, jogadores e dirigentes estarão avisados para todos os riscos. Eles passaram por tudo e pior para nos levar ao "Tetra, ao "Tri" e saberão o que é necessário fazer para ganhar em Setúbal.

Para a "Edite Estrela dos acentos", espero que vá continuando a aparecer neste humilde cantinho.


Força Benfica

Telmo Luz disse...

Nós adeptos podemos até estar todos EUFÓRICOS já e cada dia mais acreditando. Mas sabe o q nos permite fazer isso? Ouvir o discurso do RV. Perceber em cada intervenção dele(DESDE O PRIMEIRO DIA DA ÉPOCA), que na frente, atrás ou ao lado, ele nunca muda o discurso. Respeita todos e todos os adversarios. VER EXEMPLO, qd perguntaram acerca dos amarelos do Fejsa e do Jardel? Não importa pensar se vai perde-los para o Porto SE NÃO GANHAR AO SETUBAL. Ele tá 100% focado no Setubal e vai passar isso aos jogadores.
Nós? Só temos de apoiar o JOGO todo mm qd parece q as coisas estão complicadas.

Eu percebo a agua na fervura, mas "HOJE" estou mais feliz que "ONTEM" porque prefiro estar em primeiro que em segundo. Mas nunca pq acho q "está ganho" este campeonato.

É até ao fim. Dificil mas se fosse facil não era para nós.

Pedro Vale disse...

Caro O Benfica Sou Eu, esse "alguem" é um grande Benfiquista.... o enorme Manuel.
Eu tambem considerava essa sua ideia deveras dificil de concretização mas, a verdade e como ele tem constantemente repetido "os astros começam a alinhar-se"!!!
Ganhar em Setubal sem os cartões amarelos mais que provaveis e encher a Luz no jogo seguinte. 6 pontos nos proximos 2 jogos = penta!!!

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Telmo

Concordo 100% com o que diz e acho que se há timoneiro que pensa como eu - ou eu como ele - é Rui Vitória porque sei que para ele os outros não importam, desde que vá ganhando os seus jogos e as suas finais.

A prõxima final é sábado e é o mais importante, porque ganhando as 6 finais somos campeões "hoje" como éramos campeoes "ontem".

O que "hoje" pode acontecer diferente de ontem é que a matemática diz-nos que se ganharmos as próximas 4 finais podemos perder a quinta e mesmo assim sermos campeões ganhando o ultimo jogo.

E apenas uma questão matemática, porque o foco tem de estar na vitória este sábado.

Obrigado pelo comentário!

Caro Pedro Vale

Esse "alguem" é realmente o Manuel, um grande benfiquista que merecerá uma menção muto especial caso se concretize o que ele defendeu há muito tempo.

Neste momento e se ele acertar no primeiro lugar, já fico imensamente feliz !

Força Benfica

Frank disse...

Primeiro provavelmente irei levar um aviso porque tambem nao coloco acentos nos as e por ai fora mas como vivo num Pais de lingua Inglesa o meu teclado nao da para essas coisas quem me ler faça um esforcosinho e que ponha os acentos mentalmente onde deveria ser posto,aqui o que importa e mesmo o Benfica eu diria que a euforia dos adeptos nao importa nem deve afectar os jogadores porque estes sabem ou compreendem a alegria que nos vai na alma mas contudo eu tambem nao sou dado a euforias sou como o nosso Rui Vitoria prefiro cada jogo como uma final concentraçao total,mas Benfica sou eu,e bem melhor ir um ponto a frente que 5 atraz e mesmo com esses cinco de atrazo acreditamos porque nao vamos acreditar com um a frente eu acredito força Benfica,mais um excelente post parabens.

fvbd disse...

Fui censurado no blogue NGB. Deixaram de publicatr os meus comentários.
UMA VERGONHA

Nau disse...

O jogo em Setúbal é importantíssimo. E complicado. Porque é tradicionalmente difícil lá jogarmos. Porque os adeptos vitorianos detestam, muitos odeiam o Benfica, e dão um apoio extraordinário à sua equipa nos jogos contra nós. Porque o treinador sabe da poda, é sportinguista e esteve no porco. Porque o Vitória precisa de pontos. Porque há uma coligação muito alargada de interesses contra o Glorioso.
Temos de entrar no Bonfim muito concentrados e a mandar no jogo, a pôr o Vitória em sentido. Os nossos jogadores têm de dar tudo em campo, se quiserem presentear-nos com os três pontos.
Nós, os adeptos e sócios, temos de encher o Bonfim (que está sempre às moscas), conseguir bilhete não deverá ser problema, e até não chegam aos preços proibitivos de outros campos.
Vamos lá encher o Bonfim!