quarta-feira, 16 de maio de 2018

"O Benfica Sou Eu" fez 10 anos na semana passada e o Sporting estragou a festa esta semana !

No dia 11 de Maio de 2018 este pequeno humilde cantinho da blogosfera encarnada fez 10 anos. Exactamente 10 anos desde que decidi começar a escrever sobre o Benfica e até hoje escrevi exactamente 550 longos posts com este que escrevo agora.

Números redondos para iniciar um texto que se quer alegre pela celebração deste aniversário, mas muito triste porque o que se passa em Alvalade não pode deixar ninguém indiferente. 

Sobre o nosso eterno rival e os muitos amigos que tenho no Sporting apenas tenho a dizer três coisas:


1. O que Bruno de Carvalho trouxe de bom para o Sporting - e deve ter sido muito a julgar pelas eleições e assembleias gerais recentes - é algo que eu não consigo descortinar, mas calculo que existam muitas coisas, muito positivas para a maioria dos seus sócios. 

Para mim que vejo de fora, o que vejo é que Bruno de Carvalho trouxe um clima de ódio que mesmo nos tempos áureos de Pinto de Costa não existia. 

Se o FC Porto atacou e ataca o Benfica diariamente com Francisco J Marques, o tom de ataque de Bruno de Carvalho é de guerrilha constante e  trouxe ao futebol algo que não é necessário

O que eu acredito e sempre vou acreditar é que o presidente do Benfica, do Sporting e do FCPorto podem e devem ser genuinamente próximos

Não tem de ser melhores amigos, nem jantar todas as semanas, mas na minha opinião tem de ser pessoas com relações cordiais, de respeito, com elevação e dignidade. 

Há uma história que sempre me recordo quando se fala de guerras entre presidentes. 

Há muitos anos atrás, num encontro da UEFA com vários presidentes de vários clubes europeus, chegou a hora de almoço e na escolha dos restaurantes ou onde comer não se viam clubes do mesmo país a comer juntos. 

Os do Sporting não comiam com os do Benfica, os do Inter não comiam com os da Juventus, os do Olympiakos não comiam com o Panathinaikos e por aí adiante, mas todos os clubes espanhóis - Atlético de Madrid, Barcelona, Real Madrid e Valência - comeram todos juntos e estavam os quatro numa mesa a almoçar, a rir, a contar histórias e num ambiente que nenhum dos outros entendia. 

Falou-se em tom de brincadeira que eles estavam juntos "porque ninguém falava inglês" mas o que é importante referir é que estavam quatro presidentes espanhóis no estrangeiro e estavam felizes todos juntos. 

Este é o meu sonho para o futebol português e sempre achei que com a morte de Pinto da Costa e com uma nova geração de dirigentes isso seria possível, mas o que todos constatamos?

- Que o dirigente mais novo - Bruno de Carvalho - é o mais incendiário e isso significa que não é a idade que determina , mas sim o espírito bélico que tem de terminar. 

O importante é termos presidentes no futuro que se sentem na mesma mesa a jantar ou almoçar ou a ver jogos lado a lado sem incendiar nada !

Perder e ganhar faz parte do desporto e não há dramas em perder, como não há euforias nas vitórias. 

É isto que eu defendo. 


2. Não acredito que os jogadores do Sporting rescindam contratos com o clube e sabendo que todos vão jogar a final da Taça de Portugal no domingo com 99% de hipótese de ganhar, depois tudo vai acalmar na próxima semana. 

O que também acho é que o Sporting ficou fragilizado para negociar os passes dos jogadores e que muitos acabarão por sair por preços abaixo das clausulas. 

Nunca o Benfica deverá ir buscar nenhum jogador do Sporting porque os clubes são instituições de bem e se eles se aproveitaram no passado das nossas fragilidades para vir buscar jogadores, nós deveremos sempre manter o nível e nunca fazer isso. 

Que o Sporting passe rapidamente desta crise e que seja o que sempre foi - um grande clube e que merece apenas e só Respeito. 


3. Apesar de exigir Respeito ao Sporting também exijo justiça - como o faço no Benfica - mas a verdade é que os nossos emails trazem uma mão cheia de nada no que á corrupção diz respeito e o CM ontem mostra com provas irrefutáveis que o que aconteceu no andebol é algo que não pode acontecer em nenhum desporto, nem nos infantis!

Cá estaremos para esperar o veredicto e vermos se aquilo que vem nos jornais é verdade ou tudo uma grande invenção dos jornalistas mas não deixa de ser interessante ver que  andebol pode ser apenas a ponta do iceberg e já hoje aparecem escutas relacionadas com a compra de jogadores também no futebol. 

Cá estaremos para analisar todos os próximos capítulos desta novela que não pode ter distrações. 

Sem misericórdia para gente que corrompe no desporto e esta dupla Geraldes & Carvalho promete...

Esta é a única novela do Sporting que interessa e muito, nestes próximos meses. 

Voltando ao Benfica, há quem diga que estes 10 anos foram os mais pródigos da nossa História em títulos, muito por culpa da Taça da Liga mas a verdade é que ganhámos "apenas" cinco títulos de campeão, "apenas" duas Taças de Portugal, "apenas" três SuperTaças e na tal famosa Taça da Liga ganhámos sete edições, num total de 17 títulos em 10 anos.

O FCPorto ganhou "cinco" títulos" de campeão, "três" Taças de Portugal, "cinco" SuperTaças e nenhuma Taça da Liga num total de 13 títulos em 10 anos !

O Sporting ganhou duas Taças de Portugal, "duas" Supertaças, "uma" Taça da Liga e nenhum campeonato num total de 5 títulos em 10 anos.

Nestes 10 anos mudámos muita coisa mas temos o mesmo Presidente - Luís Filipe Vieira - o mesmo director desportivo - Rui Costa - temos o mesmo CEO - Domingos Soares Oliveira - temos o mesmo assessor jurídico - Paulo Gonçalves - temos também o nosso director técnico Sheu Han e tivemos três treinadores, sendo que dois deles tiveram um total de nove anos no clube. 

Ou seja há uma estabilidade fundamental para se ganhar. 


Diz-se que equipa que ganha não se mexe e ganhando o maior numero de títulos nestes 10 anos é natural que a estrutura se mantenha, tendo saído Lourenço Coelho o ano passado e saiu também o nosso director de comunicação João Gabriel dando lugar a Luís Bernardo há dois anos.


- Volta João Gabriel, estás perdoado! 

Luís Bernardo pode ter muito valor, mas sabendo que trabalhou para a figura inenarrável de José Socrates, depois para a figura ainda mais inenarrável de Bruno de Carvalho, a pergunta que faço é:

- Mas alguém viu o curriculum deste senhor?

Bastava ter visto o curriculum para dizer, "gosto muito de si, parece-me excelente pessoa" - e a verdade é que me parece boa gente, especialmente quando comparado com os seus anteriores patrões - "mas não serve para o trabalho !"


Eu não sei se Luís Bernardo é o responsável por tudo o que se tem dito nos últimos tempos, mas imagino que seja.


Independentemente da equipa e da construção do plantel, independentemente das opções de Rui Vitória, independentemente do ataque sem precedentes que tivemos este ano, sinto que este senhor Luís Bernardo e a sua equipa devem ser os elos mais fracos desta estrutura 2018. 

Minha modesta opinião...

Então estas ultimas noticias plantadas e não desmentidas a semana passada onde se lia que Benfica pode impugnar o campeonato são de bradar aos céus e roçam o ridículo.

Lembro para os nossos gestores de comunicação que perdemos com FCPorto em casa, perdemos com Tondela em casa e empatámos com Sporting em Alvalade e o FC Porto foi campeão no sofá com dois jogos por disputar.

Só isto seria razão suficiente para meter a guitarrinha na sacola, calar e até para o ano!

Assim de simples!

Mas não! O que querem é deixar passar esta imagem horrível de campeonato sujo, quando sujo foi a nossa performance nestes últimos jogos.

Mais que sujo, fomos imundos nestes três jogos, para não falar de Setúbal e Estoril que ganhámos como todos vimos!

Portanto, o meu desejo, do alto dos meus 10 anos de escrita, de mais décadas de sócio, de muitas batalhas em dezenas de assembleias gerais ao longo dos últimos 25 anos é que tenhamos juízo e por favor revejam toda esta comunicação, toda esta maneira de fazer as coisas a copiar esse monstros da comunicação de nome Francisco J Marques e Nuno Saraiva e sejamos novamente o Benfica de sempre.

Aquele Benfica que perde e ganha com a mesma naturalidade desportiva porque mesmo que se ganhe mais do que se perca, saber perder é uma virtude.

Este ano perdemos, como perdemos há exactamente 10 anos e soubemos fazer muitas coisas bem para termos 17 títulos neste espaço de tempo contra 13 títulos de FC Porto e 5 títulos de Sporting.

Vamos corrigir o que está errado, despedir quem tem que ir embora, contratar quem tem que ser contratado e chegar muito mais fortes no próximo ano.

Enfim, celebro 10 anos deste blog com um final de época em branco, segundo lugar no campeonato e apenas uma Super Taça para celebrar.

Poderia ter sido pior?

Não creio, mas quando em Outubro fomos á assembleia geral do Benfica e se disse ao Luís Filipe Vieira que o plantel não tinha qualidade para atacar todas as frentes, pediram-nos calma e todos tivemos calma.

Agora queremos responsabilidades e acção para o futuro. 

O planeamento da época foi apresentado e começamos a época daqui a exactamente 6 semanas e na minha opinião há muito para despachar e bastante para comprar. 

Aqui deixo as minhas modestas opiniões para memória futura, sabendo que de 28 de Junho a 28 de Julho temos exactamente um mês de pré época com jogos na Europa  e Estados Unidos:

10 de Julho contra Leeds United no Estádio do Bonfim

13 de Julho contra Vitória de Setúbal no Estádio do Bonfim

21 de Julho contra Sevilha em Zurique

25 de Julho contra Borussia Dortmund em Pittsburg

28 de Julho contra Juventus em New York 

Uma semana depois iniciarmos um ciclo de jogos oficiais que determinará todo o futuro da nossa época. 

7/8 de Agosto a primeira pré eliminatória da champions

11 de Agosto a primeira jornada do campeonato

14/15 de Agosto a segunda mão da pré eliminatória da champions

18 de Agosto a segunda jornada do campeonato 

21/22 de Agosto a primeira mão do playoff  da champions

25 de Agosto a terceira jornada do campeonato

28/29 de Agosto a segunda mão do playoff da champions

O Benfica pode encaixar muito dinheiro com os emprestados, nomeadamente com Talisca (20M) Cristante (7M) Jovic (12M) Carrillo (7,5M) Lisandro Lopez (5M) e André Horta (6,5M) o que dá algo próximo dos 60 milhões de euros. 

Com os jogadores do nosso plantel poderemos encaixar algo com André Almeida (10M) com Samaris (10M) com Seferovic (7M), com Pizzi (15M) ou com Salvio (20M). Sou contra vender Grimaldo mas se aparecerem os 25M que se fala, já sabemos que Luís Filipe Vieira nem hesitará... 

Aqui pelas contas de merceeiro estamos a falar de perto de 150 milhões com transferências de jogadores. 

Ora quem vende 150 milhões e dá comissões de 10% terá em caixa algo próximo dos 125M para poder investir no mínimo 40% desse valor em novas contratações.

E esse é o numero mágico de 50 milhões de euros que o Benfica tem de disponibilizar para contratações cirúrgicas. 

Não precisamos de 17 contratações, mas sim de menos de metade e todos para ficar no plantel, não para emprestar a outras 17 equipas da primeira liga. 

Precisamos dum maravilhoso guarda redes para lutar com Vlachidomos pela titularidade. 

Precisamos dum óptimo defesa direito, para o lugar de André Almeida e para fazer sombra a Ebuehi. 

Precisamos dum defesa esquerdo para o lugar de Eliseu e aparentemente Iuri Ribeiro pode ser esse jogador.  

Se vendermos Grimaldo que venha um novo Grimaldo mas mais alto e melhor a defender. Fala-se deste Aaron do Espanhol e vão-se falar de mais 32 outros nomes até ser apresentado o nosso futuro defesa esquerdo, caso Grimaldo seja vendido. 

Precisamos dum trinco para o lugar de Samaris e Pelé é na minha opinião a opção certa, porque fez uma época incrível no Rio Ave e e porque o Benfica tem um titular de nome Fejsa e vários miúdos quase a chegar na equipa A. 

Precisamos dum número 8 para o lugar de Pizzi, porque Pizzi fez uma época abaixo do que se pretendia e porque talvez seja a ultima opção para fazer um bom encaixe financeiro. 

Precisamos dum grande extremo para o lugar de Salvio e não sei se Willock ou Diogo Gonçalves são esse jogador. 

Precisamos dum grande avançado para o lugar de Seferovic, mesmo que Raul e Jonas fiquem. Ferreyra foi desmentido mas existirão por aí bons avançados entre 10 e 15 milhões de euros. 

Tudo isto para dizer que podemos ter um plantel mais pequeno mas com muito bons jogadores e com suplentes de luxo que podem ir entrando alem dos jogadores da equipa B ou dos Sub 23 como  Alex Pinto,  Ferro, Kalaica, Keaton Parks, Gedson Fernandes, Florentino Luis, João Felix, Heriberto Tavares, David Tavares, João Filipe (Jota), Zé Gomes que serão o nosso futuro mas não numa época tão importante quanto esta de 2018/2019. 

Depois de perder tudo, eliminados por Rio Ave na Taça de Portugal, eliminados por Setúbal na Taça da Liga, zero pontos na Champions sendo cabeças de série, o grau de exigência é total e ganhar tudo em Portugal com oitavos de champions é o mínimo exigido e para isso não sei se será bom arriscar tudo nestes jovens jogadores. 

Terão alguns jogos para ir provando o que valem, mas não me parece época para o "all in" na formação!

Agora, tudo a descansar que precisa de descansar, foco nas boas contratações e começar a preparar as malas para a Rússia!

Parabéns ao blog pelo décimo aniversário.

Força Benfica !


Sem comentários: