quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Foco em Salonica, poupando-se fisicamente este sábado, quem mais necessitar.

Tenho notado uma clara bipolaridade nos adeptos do Benfica desde que há exactamente 12 horas, empatámos em casa um jogo que tínhamos obrigação de ganhar. 

Uns acreditam mesmo (?) que o jogo em Salonica será igual a este de ontem e que o Benfica irá criar as mesmas 7 oportunidades de golo, mas na quarta feira irá concretizar todas. 

Outros acreditam que o Benfica com este Rui Vitória não consegue ganhar a ninguém e consequentemente não irá ser apurado para a fase de grupos da Champions. 

Uns são arrogantes na análise e outros colocam toda a sua raiva no técnico Rui Vitória

Lembro que ontem jogámos sem Jonas, Castillo e Salvio o que fez com que tivesse que ser Pizzi, Gedson  ou João Félix a tentar marcar o que o avançado Ferreyra também não conseguiu marcar. 

Eu estou claramente no meio destas duas opiniões mas tenho clara noção que neste momento as possibilidades de passar à fase de grupos da Champions são muito menores do que eram ontem e isso é algo bastante triste de aceitar. 

Estamos a jogar contra o PAOK em casa, não conseguimos marcar sem ser de penálti e não conseguimos acabar o jogo sem sofrer golos.

Pior que tudo isto é ver um estádio com 44 000 pessoas - a mim pareceram-me muito menos in loco - o que não deixa de ser a pior assistência da época - quando comparado com Guimarães ou Fenerbache - mas também uma das piores assistências quando comparado com a época passada.

E isto preocupa-me porque parece que os benfiquistas estão divorciados da champions há muito tempo.

Senão vejamos, o ano passado o Benfica teve 38 000 espectadores contra o Spartak Moscovo, contra o Manchester United tivemos 57 000 espectadores e contra o Basel tivemos 22 000 espectadores, numa média abaixo de 40 000 espectadores que era o esperado para ontem no Estádio da Luz.

Os adeptos do Benfica compram o Red Pass normal e vão sempre mais de 50 000 espectadores a qualquer jogo da Liga ao fim de semana, mas não compraram o bilhete para ir ver um jogo fundamental para o futuro do Benfica.

E isto prova muita coisa.

Se contra o Fenerbache o Benfica deu uma benesse aos sócios e permitiu-lhes a entrada gratuita a todos os detentores de Red Pass, ontem esses mesmos detentores de Red Pass tiveram que comprar o bilhete de quinta até domingo nas casas do Benfica com bilhética autorizada ou no Estádio da Luz, desde que apresentassem o cartão de sócio e o respectivo cartão de Red Pass.

Normalmente estes bilhetes são comprados com uma referencia multibanco e nesta semana isso foi impossível devido à proximidade entre o anuncio da data de jogo - na quarta feira - e a data efectiva do jogo - esta terça feira - o que fez com que muita gente não tenha comprado esse bilhete.

Existiram promoções que deram 2 bilhetes para ver o PAOK a quem comprou 30€ de merchadising do Benfica e eu pergunto, tendo em conta a importância desta final, sabendo que calha numa semana em que há o Benfica vs Sporting porque o Benfica não repetiu a fórmula de Fenerbache, oferecendo bilhetes para quem tem Red Pass? 

Parece que exigimos aos jogadores do Benfica e a toda a estrutura que trate o PAOK como um adversário de Champions, mas os adeptos divorciam-se da equipa quando mais precisam para depois ir encher o estádio num jogo de importância zero como o do próximo sábado. 

Não entendo!

Eu sei que Rui Vitória irá jogar com a mesma equipa de sempre este sábado e irá priorizar a vitória ao Sporting como o próximo grande objectivo do ano - e faz bem - mas eu tenho clara noção que este jogo de sábado é apenas mais um jogo de campeonato enquanto o jogo na Grécia é um jogo que decide muito da História do Clube nos próximos 2/3 anos. 

O Benfica ganhava 12 milhões de euros por cada entrada na Champions + 700 mil euros por cada ponto conquistado enquanto este ano o prémio será de 43 milhões de euros + 1 milhão de euros por cada ponto conquistado. 

Entrando este ano na Champions temos o mesmo valor em caixa que tivemos nos três anos anteriores. 

Entrando este ano na Champions teremos a Youth League para fazer crescer os meninos que queremos que cheguem à equipa principal o mais rápido possível. 

Entrando este ano na Champions temos a hipótese de valorizar todo o nosso plantel e reforçar esse mesmo plantel sem vender ninguém. Isto terá obviamente repercussão na época interna do Benfica em Portugal.

Perder o acesso à Champions é meio caminho andado para vender Rúben Dias e mais um qualquer jogador à pressa no ultimo dia de mercado. 

Perder o acesso à Champions é meio caminho andado para não investir nem mais um euro em contratações para o meio campo. 

Perder o acesso à Champions com PAOK depois dos zero pontos o ano passado é mais uma machadada muito grande na imagem do Benfica Europeu que tanto nos querem fazer acreditar. 

O Benfica não foi eliminado da Champions, dependemos ainda de nós para poder alcançar esse objectivo, mas só com uma superação e união muito grande poderemos ganhar na Grécia. 

Eu bem sei que o PAOK não é o Manchester City mas tem um colectivo que impressiona e depois de eliminar Basel e Spartak de Moscovo sabem que em casa, apenas precisam de 90 minutos para carimbar a primeira entrada na fase de grupos da Champions. 

Isso não pode acontecer e muito menos à conta do Benfica. 

Isso não pode acontecer. 

Estrategicamente, até mais que financeiramente talvez, isso não pode acontecer e ser eliminado por uma equipa grande da Europa até se poderia aceitar, mas ser eliminado por PAOK será uma nova vergonha europeia que deixará marcas durante toda a época. 

Ninguém sabe o que vai acontecer fisicamente a Castillo, Jonas ou Salvio na próxima semana ou se teremos mais algum lesionado no jogo do próximo sábado, mas por isso reafirmo que teremos que ter a coragem de poupar os jogadores mais cansados ou fisicamente mais delimitados neste arranque muito forte e poupa-los para o jogo de quarta feira onde teremos de aguentar 90 ou 120 minutos num pequeno inferno grego. 

Foco absoluto no jogo mais importante da nossa vida e esse não é o próximo como sempre dizemos. 

Não, não é o próximo mas sim o de quarta feira na Grécia. 

Para terminar lembrar uma vez mais que os pontos para Portugal estão cada vez mais escassos e corremos sérios riscos do nosso campeão ter que ir a este playoff nos próximos anos. 

Sabendo do modelo milionário que neste momento existe na Champions e sabendo que não seremos campeões todos os anos na próxima década, não podemos desperdiçar esta oportunidade na quarta feira. 

Não podemos!

O futuro próximo do Benfica, da permanência dos nossos jogadores jovens na equipa A em vez de serem vendidos ao fim de 6 meses e de todo um projecto financeiro depende deste jogo na Grécia

Dizem que "há vida para alem da Champions" e eu digo que "há sempre vida no Benfica para alem de qualquer derrota", mas não a podemos vivenciar nos dias que correm

Quanto mais foco se colocar no jogo de quarta feira, retirando esse foco do jogo de sábado que é apenas mais um jogo de Liga, "mais hipóteses temos de ser felizes na Grécia", como disse Rui Vitória ontem. 

Força Benfica 



14 comentários:

Anónimo disse...

Muito boa análise.

Eu só acrescentaria que parece que alguém no Benfica está muito interessado em vender jogadores e para justificar as vendas é necessário não ir à Champions.

O Benfica anda a dormir com o inimigo.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro anónimo

Obrigado pelo comentário, mas não posso acreditar no que escreve.

Não posso nem quero acreditar no que escreve.

Ir à champions este ano é o mais importante que o clube tem pela frente nesta altura e com ou sem vendas planeadas, entrar na fase de grupos é objectivo para todos os jogadores, técnicos, directores, funcionários e adeptos.

Apareça Sempre

Força Benfica

Miguel Burguette disse...

Concordo consigo, mas será que a direcção ou mesmo a equipa técnica concorda? A análise que faço do jogo, bem como do 11 que entrou no Bessa não me parece essa, aliás, o que parece é que o Sr. Prof. Rui Vitória só tem um 11 e o altera por lesão.
Se a prioridade fosse a Champions League, já tinha rodado jogadores no Bessa, na zona central, nas alas, etc, até para dar rotatividade e estarem todos mais sintonizados.

Infelizmente, o meu intelecto não prevê nada de bom, mas a minha fé e alma Benfiquista não desiste, é uma luta grande que todos nós estamos a ter neste momento, entre a razão e a paixão.

Para acrescentar um pouco mais de esperança, que Deus nos ajude, porque necessitamos muito da estrelinha...

Saudações Benfiquistas.

Anónimo disse...

Como i) sou Benfiquista; ii) não falo mal do Benfica (para os blogers profissionais que o fazem sistematicamente, há formas bem mais honradas de ganhar a vida); iii) não faço o jogo dos que, por vocação, ocupação ou mesmo profissão, teimam em botar figura e faladura quando o assunto é deitar abaixo o Benfica; iv) tenho a vida resolvida e não faço dos desaires do Benfica mote para frustações; continuo a apoiar o Benfica na Grécia.
Se falharmos a entrada na champions, será por circunstâncias próprias do jogo. A minha vida não vai sofrer abalo algum. Continuarei a ir para o Estádio da Luz e a apoiar o Benfica, porque a minha religião é o Sport Lisboa e Benfica. Pena haver gente cujo benfiquismo é digno mais um... ser rastejante (pode ser lagarto o dragão de Komodo - afinal os únicos que são reais).
SLB4EVER
Assinado: Bernardo Salvador

Vicente Guedes disse...

É deprimente e irritante ver este Benfica jogar. Dizer que tivemos muitas oportunidades e que não ganhámos porque tivemos azar é um disparate. O Benfica não joga nada. Tem um conjunto de bons jogadores que têm muita vontade e conseguem improvisar coisas interessantes, mas coletivamente não há nada estruturado e por isso é que se perdem as oportunidades. Elas surgem de improviso e o próprio jogador que tem de finalizar ou não está nas melhores condições para o fazer ou não estava a contar com aquela situação. Mais, não sabemos defender, não sabemos ter posse, as bolas paradas são do pior que há numa equipa profissional. As nossas melhores jogadas ou golos têm surgido de repelões, iniciativas individuais, roubos de bola ao adversário (aqui mérito na pressão alta) mas qualidade de jogo é zero. O Benfica não se impõem ao PAOK, não se impõem a um Fenerbahçe horrível... a qualidade dos nosso jogadores continua a chegar para ganhar jogos neste campeonato de vão de escada mas qualquer equipa minimamente organizada nos bate o pé. É revoltante assistir a isto e por isso é que as pessoas se divorciam da equipa. Se houvesse uma lógica que se compreendesse... se houvesse uma gestão que o comum adepto pudesse pensar "sim senhor, este ano podemos não ganhar mas fizemos quase tudo o que era preciso", mas infelizmente isso nunca acontece. Depois de um ano em que fazemos a mais vergonhosa campanha europeia do clube, em que perdemos o campeonato para o Porto do Marega, em que ficamos fora das taças antes do fim do ano civil alguém pensou: "que se lixe, compramos um GR e arrumamos o melhor jogador dos últimos 30 anos e está resolvido". Isto é revoltante. Podemos ganhar ao Sporting e na Grécia, até podemos ser campeões, mas ver este desleixo deixa-me doente. Uma vitória nos últimos 10 jogos na Europa, que incluem adversários como o Basel, CSKA e PAOK... até me apetece chorar.

Manuel disse...

Em 1º lugar assino por baixo o comentário do Bernardo Salvador. Estou na mesma situação e é essa a minha mentalidade.

Também odeio seres rastejantes, mesmo que se digam benfiquistas. Que no fundo, não são. O anónimo das 11:02 é aquilo a quem eu chamo o típico idiota inútil, que vive das teorias da conspiração, que vive em blogues e se diz benfiquista. Não é. Pertence à estirpe dos doentes mentais, devem ser ignorados e rechaçados!!

Reparem que aparecem sempre que o Benfica tem um resultado negativo e desaparecem quando tem resultados positivos.
Há mesmo blogues que andaram desaparecidos enquanto o Benfica ganhou o tetra mas que já apareceram outra vez para dizer mal. É gente cobarde, sem espinha dorsal, que estão abaixo dos dragartos.

Agora vamos a factos.

1. O Benfica já recebeu 8M. Por isso, faltam apenas 35M se entrarmos na Champions.
2. Na Youth League já entrámos, mesmo que não entremos na Champions. Julgo não estar errado.

3. Em relação às assistências. Quando dizem que não percebem, deviam abster-se de falar. Porque razão falam sobre algo que não percebem? É o que eu faria.
Estamos em Agosto, o jogo foi num dia de semana e os adeptos que não trabalham foram de férias para o Algarve. Alguns dos ausentes foram substituídos por emigrantes.
Quando ainda por cima temos O derby dentro de 4 dias em casa e o dinheiro não estica!! Quando sabemos que no verão a prioridade do dinheiro é para as férias.
Eu acho que 44.000 em Agosto, no meio das férias, com um clube pouco mais que desconhecido é fantástico.

4. Tivemos 4 titulares lesionados, Jonas, Salvio, Castillo e Krovi. Quem acha que isto não tem influência, devia abster-se de escrever sobre futebol.

5. Demos um banho de bola ao PAOK, equipa bem dirigida que nos estudou muito bem, algo que não conseguimos fazer ao Fener. Falhámos 5 ou 6 golos. Devido a cansaço mental? É possível.

6. Estou optimista para o jogo na Grécia. Temos é de ser inteligentes na estratégia, levando em linha de conta o cansaço mental, até mais que o físico. Voltar a estudar o adversário, que eu acredito não irá repetir a exibição.

7. Não vivo do futebol nem para o futebol, consigo manter alguma distância e se perdermos ou formos eliminados não faço disso uma tragédia. Há muita vida para além do futebol assim como para a equipa.
O MU, o clube maior e mais rico do mundo, ainda o ano passado andou pela Liga Europa e não lhe cariam os parentes na lama por isso.

Importante para mim é olhar para a frente e verificar que a estratégia da direcção está mais que correcta, estamos a ter resultados fantásticos com os novos jogadores que começam a aparecer. alguns fora de série, e isso para mim, hoje e aqui, é o mais importante.

Viva o Benfica.

antonioSLB disse...

"Entrando este ano na Champions teremos a Youth League para fazer crescer os meninos que queremos que cheguem à equipa principal o mais rápido possível. " - se o impensável acontecer e não passarmos à fase de grupos, os nosso meninos vão na mesma á Youth League, já que são Campeões Nacionais e por isso iriam sempre.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Miguel Burguette

No texto escrevo que :

"Eu sei que Rui Vitória irá jogar com a mesma equipa de sempre este sábado e irá priorizar a vitória ao Sporting como o próximo grande objectivo do ano"

Portanto todos sabemos que a equipa que Rui Vitória escolheu há umas semanas é a que vai jogar, mas eu acho que ele deveria ter em atenção apenas os aspectos físicos.

Se Salvio precisar de descanso, que descanse... Se Cervi precisar de descanso, que descanse... Se Fejsa precisar de descanso, que descanse... Se Pizzi precisar de descanso, que descanse...

Se precisarem de descanso, que descansem, mas se fisicamente estiverem a 100% ele que coloque quem achar melhor. Teremos um dia a mais de descanso para o jogo da Grécia o que pode fazer diferença nesta altura.

Ao Anónimo das 11:58, caro Bernardo Salvador

Digo lhe que eu tambem sou benfiquista, não falo mal do Benfica, apesar de criticar o que acho que devo criticar como bom Benfiquista que sou, não tenho um blog profissional, nao tenho um unico anuncio neste espaço que está online há mais de 10 anos. Para mim o Benfica é sempre para dar e nunca para receber, não tenho prazer em deitar abaixo o nosso clube e como o senhor, tenho a minha vida muito bem resolvida.

Ganhar ou perder na Grecia não afectará a minha vida, a minha paixão pelo Benfica, a minha presença assídua em todos os jogos do Benfica em casa e fora - no futebol e modalidades - e a minha crença em que poderemos ganhar títulos internamente.

No entanto se o resultado for negativo será um terramoto com epicentro em Salonica que afectará o nosso clube durante toda esta época e nas próximas. Isso não tenha a menor dúvida, como a displicência com que a nossa direcção encarou a ultima época teve efeitos desastrosos na não conquista do Penta, nas derrotas nas Taças internas, nos zero pontos da Champions e já para esta época porque com o devido investimento e profissionalismo o ano passado podíamos estar com o Penta no museu e os 43 milhões já no bolso.

No futebol as coisas estão mais ligadas do que se pensa e espero mesmo que na Grécia o Benfica ganhe porque caso contrário, os nossos problemas serão muitos - não os nossos problemas, os meus e ou seus, mas do clube que amamos.

Nós continuaremos a apoiar sempre que a equipa precisar, mas mudará muita coisa planeada que não poderá ser efectivada.

Apareça sempre

Força Benfica

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Vicente Guedes

Não acho que o Benfica está tão mau quanto diz, como não acharia que está tão bem se tivéssemos ganho 2-0 (resultado perfeitamente justo perante o que se viu ontem)

Acho que o Benfica pode melhorar, há lacunas evidentes mas que espero que possam ser melhoradas.

Caro Manuel e Antonio SLB

Em relação à Youth League tinha ideia que só entraríamos com a presença da nossa equipa na fase de grupos mas confirmei agora que alem das 32 equipas que entram directamente com a presença da equipa senior na fase de grupos há mais 32 equipas que entram numa fase distinta.

Ou seja, em caso de derrota na Grecia, a nossa equipa não fará parte do grupo de champions que se jogará de 18 de Setembro a 12 de Dezembro, mas fará parte do que eles denominam como "campeões domésticos" que terá 2 eliminatórias (outubro e novembro 2018) e um playoff a disputar em Fevereiro. Se conseguirmos eliminar estas 2 equipas que vem do grupo dos "campeões domesticos" (4 jogos, 2 eliminatórias) entraremos directamente num playoff onde iremos encontrar uma das oito segundas classificadas dos grupos de fase de champions.

Se ganharmos esse playoff iremos disputar os oitavos de final em Março 2019.

Estava certo que não jogaríamos a fase de grupos, mas estava errado porque ainda temos hipótese de chegar aos oitavos por outra via.

Em relação à assistência de 44 000 pessoas contra os quase 60 000 que estiveram há duas semanas contra o Fenerbache a diferença de 15 000 pessoas está na oferta que o Benfica fez a quem tinha Red Pass. A minha pergunta no texto foi:

- "(...) porque o Benfica não repetiu a fórmula de Fenerbache, oferecendo bilhetes para quem tem Red Pass? "

Em relação a tudo o resto eu digo o que acho e sei que ser eliminado pelo PAOK sera um terramoto que terá replicas durante toda esta época e a próxima.

Tenho esperança de passar? Obviamente! Tenho eu e temos todos os benfiquistas, mas tambem nao metemos a cabeça na areia e sei tão bem como todos que o jogo lá não será igual ao de Lisboa. Que tenhamos menos oportunidades e que possamos marcar mais golos é o que todos desejamos.

Força Benfica

Anónimo disse...

O Benfica continue a jogar o que joga e o Vieira a achar que comprou o Messi com o preço dos bilhetes…Os Benfiquistas não abandonaram a champions, o Benfica é que está a correr com eles, para o meu lugar 25 paus para ver o PAOK? na fase de grupos vão voltar a por a 50 e 60 Euros.

antonioSLB disse...

Em relacao a diferenca de assistencia o fator fundamental foi a transmissao em canl aberto na tvi para todos verem, em vez da Btv que e paga. E ainda haver na mesma semana um jogo Benfica-sporting. Quem nao e rico ou nao tem redpass e tem de ptar e facil, compra bilhete para o jogo com os lagartos e ve com os gregos na tv a borla.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Takuara

Tudo na vida é um xadrez e sabendo que jogando as peças certas o ano passado, reforçando a equipa e ganhando o Penta, estávamos nós apurados para a Champions e o Porto na pre eliminatória com problemas graves de tesouraria.

Isso não aconteceu e parece-me que não é desejável estar sempre a falar disso a cada segundo.

Tivemos 12 meses e duas assembleias gerais onde isso foi muito falado e agora é altura de focar no jogo do ano, porque a eliminatória ainda não acabou apesar do balde de água gelada que todos vivemos no Estádio esta ultima terça feira.

Há um jogo para jogar e por mais que me falem do inferno grego, o Benfica tem de empatar por mais de 1 golo (2-2, 3-3) ou ganhar e isso é muito difícil, mas possível.

E enquanto for possível, temos que acreditar.

Força Benfica

Fung disse...

Concordo com o post, a prioridade tem de ser objectivo Champions. Ponto de vista bem explicado pelo Bernardo Salvador e Manuel e como vivo o meu Benfiquismo. Saudações SLB.

Marcio4 disse...

Olá boa noite!

Podes adicionar o meu novo blog ( galaxiabenfica.com ) à tua lista de blogs ? Farei o mesmo por ti.. Um abraço