quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

" (...) Falem agora, ou calem-se até Maio!"

"Quem se opõem a este matrimónio, fale agora ou cale-se para sempre!"

Nos casamentos esta frase é por vezes utilizada mas no momento em que o Benfica está, também faz algum sentido. Aliás a frase em si não faz nenhum sentido, mas adaptada ao título do post já faz mais...

Eu estou farto de ver os benfiquistas constantemente a gozarem com o Benfica.

Acho sinceramente que alguns desses benfiquistas querem ter piada, querem ser engraçadinhos, querem ser "diferentes" e "evoluídos" gozando constantemente com o nosso treinador, logo consequentemente com a equipa e com o clube que "amam".

Eu não entendo e não entenderei.

Eu posso criticar Rui Vitória aqui ou ali, mas não serve de nada passar a minha vida a tentar encontrar o momento do “único chute para a frente” que um nosso jogador faz num jogo e fazer um gif dessa jogada até ao próximo gif que faço na próxima semana, duma qualquer outra jogada semelhante, para provar que não jogamos nada.

Não me serve de nada fazer textos intermináveis a vangloriar Abel e depois ver o mesmo Abel a levar seis do pior treinador do mundo.

Obviamente que esses seis foram marcados pelos incríveis jogadores que o Benfica tem, mas a péssima exibição em Montalegre, em Setúbal, no Marítimo - todos 1-0 - foram obviamente obra do péssimo treinador que temos.

Estou farto!

Sinceramente não suporto mais esta campanha contra o professor de ginástica como apelidam o nosso treinador, que já começou na época passada e "não tem hora para acabar" - como diz a canção do Gabriel o Pensador...

Antigamente, com Jorge Jesus era sempre ele que ganhava e os jogadores que perdiam.

Com Rui Vitória é o contrário...

Primeiro campeonato de Rui Vitória? Foi obviamente Jorge Jesus que o ganhou...

Mas o Jorge Jesus não o perdeu, sendo treinador do Sporting? Não, claro que não... Jorge Jesus ganhou porque conseguiu fazer 86 pontos com Sporting e deixar as bases para o Rui Vitória só aproveitar e fazer 88 pontos. Na prática, Jorge Jesus fez 174 pontos só num ano.

Segundo ano de Rui Vitória? Obviamente foi Jorge Jesus que ganhou!

A derrota do Penta ? Foi culpa do Rui Vitória. Não admira que Jorge Jesus diga que sem ele por cá é mais fácil Sérgio Conceição ganhar porque mesmo quando Rui Vitória ganhou, era na verdade Jorge Jesus que ganhava.

Esta época ano o Benfica perdeu com Moreirense no dia 2 de Novembro em casa por 3-1. Depois desse jogo o Benfica jogou nove jogos em Portugal, contra equipas portuguesas, em três competições distintas - Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga.

Sabem quantos jogos o Benfica ganhou em nove jogos que disputou?

Isso mesmo... Ganhou nove jogos, empatou zero e perdeu zero.

Marcámos 21 golos e sofremos 4.

Ah e tal mas isso que importa se estamos a quatro pontos do FCPorto?

Sim estamos a quatro pontos do FCPorto mas somos a melhor equipa do campeonato...

Temos mais posse de bola, temos mais passes, temos mais golos marcados, temos mais ataques, temos mais remates, temos a maior goleada em casa - 6-2 contra SCBraga - temos a maior goleada fora de casa - 0-4 na Madeira contra Nacional - só não temos mais roubalheira que FCPorto, pois neste item já eles levam avanço de sobra até Maio.

Estou farto que as pessoas só vejam qualidade no péssimo futebol do FCPorto e só tristeza no nosso futebol.

Estou farto que todos vejam qualidades em todas as decisões de Sérgio Conceição, Kaiser e de Abel e só vejam erros, erros e erros nas decisões de Rui Vitória.

Eu quero ser campeão e que eu saiba ainda posso ser campeão.

Eu quero ganhar a final four da Taça da Liga e até ver, que eu saiba, ainda podemos ser apurados se empatarmos ou ganharmos amanhã em Aves.

Eu quero ganhar a Taça de Portugal no Jamor e que eu saiba, se ultrapassar o dificílimo jogo em Guimarães, ficamos mais perto.

Eu quero ganhar a Liga Europa mas neste caso especifico se passar uma ou duas eliminatórias com pontos para o nosso ranking - do Benfica e de Portugal - já me darei por satisfeito...

Então de que forma é que eu posso ajudar a conquistar tudo isto sabendo que não jogo, não treino, não dirijo o clube? 
 
- Já sei... Dizer todos os dias mal de Rui Vitória, fazer grupos no Whatsapp só a dizer mal de Rui Vitória, encher os meus Facebooks e Instagrams a dizer mal de Rui Vitória, passar o dia no café a levantar a voz e a dizer que "todos os benfiquistas que não falam mal de Rui Vitória não são do Benfica..."

Por favor...

Eu poderia continuar "over and over" com exemplos de pessoas que só fazem isto há meses, nas redes sociais, nos comentários dos jornais online, nalguns blogs vizinhos, nalguns comentários de muitos blogs do Benfica, etc...

Sinceramente o que ganhamos em fazer isto?

O que o Benfica, os nossos jogadores e o nosso clube, ganha com isto?

O nosso treinador esteve despedido e foi novamente admitido pelo nosso presidente e agora querem que eu faça o quê?

Diga mal de Rui Vitória pelo péssimo treinador que é, diga mal de Luís Filipe Vieira pela péssima decisão de ter re-admitido o nosso treinador, diga mal de Domingos Soares de Oliveira pelo dinheiro do casamento da filha, diga mal do Paulo Gonçalves por ir a julgamento, diga mal do Rui Costa porque está sempre calado, diga mal do Tiago Pinto porque está sempre a falar demais nos jogos ?

Por favor...

Eu quero ganhar e para ganhar eu só tenho de apoiar a equipa até Maio e aí voltamos a conversar, a pedir cabeças se for caso disso ou a celebrar no Marquês todos juntos...

Hoje o Benfica joga com o mesmo plantel que no ano passado + Odisseyas + Gedson.

Tudo o resto ainda não conta para a equipa do Benfica.

Conti e Lema ainda não contam, Corchia ainda não conta, Alfa e Gabriel ainda não contam, Ferreyra e Castilo ainda não contam, Iuri e João Felix ainda não contam...

Ou seja, contam para encher/compor plantel e jogar quando os outros não podem, por sinal de forma bastante limitada...

Sendo assim e sabendo que se o Benfica ganhar amanhã em Aves, se ganharmos a meia final da Final Four da Taça da Liga, se ganharmos ao Guimarães para a Taça de Portugal em Fevereiro, o Benfica joga de 1 de Dezembro 2018 até 2 de Março 2019 exactamente 24 jogos e eu fico assustado se estes jogadores que escrevi atrás não subirem todos de rendimento.

Eu repito o que disse... O Benfica fará amanhã em Aves o oitavo jogo em Dezembro.

Em Janeiro e Fevereiro pode jogar 16 jogos que somados aos 8 jogos em Dezembro dão o numero mágico de 24 jogos em 3 meses.

Eu pergunto se estes 14 jogadores - Odisseyas, André Almeida, Ruben, Jardel, Grimaldo, Fejsa, Gedson, Pizzi, Cervi, Rafa, Salvio, Zivcovic, Jonas e Seferovic - podem jogar todos estes jogos?

Isto sim preocupa-me sabendo que podemos jogar 3 vezes com Sporting - Liga, Taça de Portugal e Final Four - vamos jogar 2 vezes em Guimarães - Taça de Portugal e Liga - podemos jogar 2 vezes com FCPorto - Final Four e Liga - ainda vamos viajar à Turquia e Açores, alem de em todos estes jogos apenas jogarmos em casa 6 vezes - 4 para a Liga, um para Liga Europa e um para o "eventual" primeiro jogo da meia final da Taça de Portugal - contra 10 jogos fora do Estádio da Luz.

Nesses “eventuais16 jogos que vamos jogar em Janeiro e Fevereiro o Benfica joga 10 jogos fora de casa e 6 jogos em casa e querem que eu me preocupe com Rui Vitória?

Mas está outra vez tudo maluco?

O Benfica está uma vez mais a jogar com os mesmos jogadores da pior época das últimas décadas - todos um ano mais velhos - com que foi eliminado o ano passado da Taça de Portugal em Novembro, da Taça da Liga em Dezembro, da Champions e Liga Europa em Novembro e querem que eu continue a dizer mal de Rui Vitória todos os dias?

Neste momento perdemos a Champions, garantimos a Liga Europa, mas mantivemos a esperança em todos os outros troféus, com a mesma "equipa do ano passado" - com Gedson e Odisseyas mas sem Raul - e querem que eu passe os dias a dizer mal do Rui Vitória?

Há pessoas que querem mandar embora quem não serve e que se contrate quem possa reforçar a equipa em Janeiro.

Andamos a contratar jogadores para crescerem no Benfica mas depois queremos que vão embora na primeira abertura de mercado depois de serem contratados.

Se tivéssemos feito isso com Taarabt pouparíamos muito dinheiro, mas a verdade é que ele ainda aqui anda e neste momento não sei quem vai embora do plantel em Janeiro, nem quem vamos buscar, mas talvez se precise de afinar algo para que estes próximos 16 primeiros jogos de 2019 não se tornem num pesadelo e não, não tem nada a ver com Rui Vitória. 
 
O paradigma que mudou não foi só investir na formação mas a própria prospecção mudou. Agora compramos jogadores não para entrarem de caras na equipa, mas para crescerem no clube para depois entrar na equipa.  

Rui Vitória confirmou isso mesmo com Conti e Lema - para ele os titulares desde o primeiro dia são Jardel e Rúben Dias - presumo que com Ebuehi seria a mesma ideia - crescer no Benfica para ser uma alternativa séria a André Almeida -  o mesmo com Castillo e Ferreyra e o mesmo com Gabriel e Alfa que quando chegaram já Gedson, Pizzi e Fejsa eram na cabeça do treinador os titulares.  
 
Há jogadores que entram de caras como Ruben, Renato, Gedson, Lindelof, Semedo, Ederson, Odisseyas, Krovinovic e outros que têm de ser no início suplentes para depois serem alternativas
 
O que eu quero agora? Que estes suplentes subam de qualidade para que possam ser alternativas sérias quando forem chamados ou que sejam trocados por quem possa fazer esse trabalho no imediato. 

Ou estes jogadores suplentes começam a ser realmente opção para fazer descansar as primeiras linhas sem que se perca qualidade ou os “14 jogadores titulares” que falei atrás não aguentam 16 jogos em 2 meses...

E isto sim preocupa-me bastante, como deveria preocupar os adeptos, técnicos e dirigentes do Benfica. 
 
Preocupa-me que as opções de contratação que deram a Vitória nos últimos anos foram ou emprestados com opção - Mitroglou, Douglas - ou jogadores a custo zero - Zivcovic, Seferovic,  Ferreyra - ou jogadores muito baratos, alem de Rafa e Raul que foram investimentos de peso. 

Isto é que me preocupa porque acreditamos que a formação resolve tudo e deixámos de contratar jogadores caros para entrar de caras na equipa. O próprio Gabriel ou Castillo eram os jogadores "possíveis" por 8 milhões de euros e com ordenado compatível com a nossa folha salarial. Não eram os jogadores mais desejados obviamente. Eram os mais desejados por aquele preço!

A exibição contra o Braga mostrou que a equipa jogou bem, pressionou, teve atitude defensiva e ofensiva muito forte, dinâmicas colectivas irrepreensíveis, movimentos tácticos fantásticos e querem que eu acredite que tudo isto foi obra e graça dos jogadores, apenas e só dos jogadores?

Por isso eu digo no título do post, para falarem tudo agora, nesta semana, destilem o ódio contra Rui Vitória hoje mas calem-se o resto da época, porque nós vamos ganhar muitos jogos, perder alguns e empatar outros e não é possível estar a dizer mal de Rui Vitória até Maio... 
 
Já percebemos que até Maio, Rui Vitória é o nosso treinador!

Por favor...

Poupem-nos esta triste figura de estar a lutar por títulos em guerra civil no Benfica por causa do treinador.

Como os NN escreveram na tarja de apoio ao Benfica no último jogo, "eu também não gosto especificamente de ninguém, mas sou do Benfica".

Eu não sou do grupo “pro Rui Vitória” ou “contra Rui Vitória” e sei que nas últimas semanas quem não dizia mal de Rui Vitória era mal visto por alguns no seio benfiquista. Quão ridículo é isto ?

Quão ridículo é isto ?

O Benfica pode perder tudo este ano com Rui Vitória? Sim pode e com este plantel cheio de contratações que até hoje são mais flops que reforços, com este calendário que desejavelmente nos levará aos 24 jogos em apenas 3 meses, até pode estar mais perto de acontecer.

Mas por favor, unidos estamos sempre mais próximos de ganhar !

O próximo é amanhã em Aves e uma vitória garante-nos a final four da Taça da Liga !

Força Benfica




12 comentários:

Anónimo disse...

Amanhã basta o empate.

Anónimo disse...

Isto é feito em alguns blogues entre os quais o NGB e o SerBenfiquita que estão tomados por infiltrados de outros clubes, que lançam a campanha e a cartilha há anos para dividir o Benfica. Este ano estão mais desesperados e agressivos.
Depois os benfiquistas seguem a cartilha e espalham-na noutros blogues como por exemplo no dragarto Visão de mercado em que todos os benfiquistas que lá escrevem frequentam o SerBenfiquista. São todos críticos para além dos infiltrados que são muitos passarem-se por benfiquistas, mas que são facilmente detectáveis..

Isto espalha~se como uma doença altamente contagiosa, faz tudo parte da mesma estratégia congeminada pela comunicação dos dragartos para dividir o Benfica.
Os benfiquistas idiotas vão todos atrás. Por sorte são uma minoria.
Os benfiquistas lúcidos só têm de se manter unidos, alerta e denunciar sempre.

Anónimo disse...

Brilhante, totalmente de acordo. Saudações gloriosas. Viva o BENFICA

fvbd disse...

O lápis azul da censura funciona á força toda no blogue NGB. Uma vergonha.

moreira disse...

.......sou sócio desde 1959, e ficarei feliz se o Benfica for campeão, mas pelo que vejo na gestão do Futebol do Clube nos últimos 2 anos, não acredito, e não é só culpa exclusiva do treinador, que penso não ter qualidade suficiente para treinar o Glorioso. Quero ir ao Marquês, e não me importo de pedir desculpa a todos.............

Maximus Vermillus disse...

https://1comando1904.blogspot.com/2018/12/a-rataria-geracional.html

Anónimo disse...

Essa teoria de deixar arder primeiro e apagar o fogo depois tem imensa piada, meu caro...
Já todos percebemos - até tu! - que Rui Vitória não consegue pôr a equipa a jogar futebol, que já não tem mão nos jogadores - e que estes só se aplicam quando querem... ou quando há prémios de jogo! - bem como não é capaz de integrar, nem aproveitar, os recursos humanos que temos, nem os reforços da equipa, a maioria dos quais, como todos muito bem sabemos, contaram com a sua concordância.
Já todos percebemos - até tu! - que não jogamos um chavo, desde há muito, muito, muito tempo, e que a situação se agravou nos últimos (largos, larguíssimos..) meses.
Todos vimos - até tu! - que empatámos ontem com o Aves sem o merecer, e que não escandalizaria ninguém se tivéssemos perdido por uma diferença de dois ou três golos, porque a equipa - jogadores à cabeça! - desrespeitou o clube e os benfiquistas, com uma inaceitável falta de atitude e com uma qualidade de processos inconcebível, mesmo se de um jogo de solteiros e casados, depois de uma bruta almoçarada, se tratasse! E, anota aí, para grande tristeza minha, vamos à final-four da Taça da Liga para sermos enxovalhados... porque não somos capazes de jogar mais do que aquilo que temos jogado, quer isso seja por acção de um treinador fraquíssimo, comprovadamente, quer de um grupo de atletas pouco profissional e muito pouco dado a dar o corpo ao trabalho.
E, já agora, anota também aí, que se nada for feito para inverter a situação actual - e isso tem que ser feito é já, e não depois de se ter perdido tudo!... - vamos ficar de fora da Taça de Portugal já em Guimarães, e de fora das competições europeias já nesta eliminatória - mesmo com um adversário relativamente fraco, como é o Galatasaray...
Quanto ao campeonato, onde seria preciso vencer jogos e somar pontos, sejamos sinceros: a jogar ao nível que temos vindo a jogar, e com a consistência e qualidade que temos apresentado, não vamos perder apenas com as equipas mais fortes; qualquer Chaves, Belenenses ou Moreirense - isto para não ir mais longe... - é bem capaz de discutir connosco os jogos, olhos nos olhos, reduzindo-nos à sua pequena dimensão! Se nada for realmente feito, vamos acabar o campeonato a lutar pelo apuramento para as provas da UEFA... com o Guimarães, o Rio Ave e o Santa Clara!
Há uma coisa em que estou de acordo contigo: Rui Vitória não é o único culpado! Mais culpa do que ele tem Luís Filipe Vieira e a SAD - que o contratou... e tarda em dispensá-lo! - e os jogadores (ou, sendo mais justo, a maioria deles...) que, independentemente de estarem mal orientados - e também eles já o perceberam!... - não se empenham como deviam, e talvez não só nos jogos...
E a propósito do "(...) Falem agora, ou calem-se até Maio!", deixa-me dizer-te que já não faltava mais nada do que isso mesmo! Depois de Luís Filipe Vieira ter enchido o Benfica de gente oriunda das mais diversas latitudes clubísticas e das mais variadas índoles morais e intelectuais, e de ter armadilhado os estatutos para se perpetuar no poder ad eternum, já só faltava mesmo impor a lei da rolha! Não te conheço o suficiente para saber se viveste a longa noite do fascismo e da censura; mas posso garantir-te que, no Benfica, mesmo nesse tempo, sempre houve democracia e se ouviram, com respeito, os sócios. E apesar de hoje as coisas estarem a tender para dar a volta - "Vão levar comigo por muitos anos!", LFV, em plena AG... - terão sempre a minha oposição! Sou benfiquista desde que nasci, sócio desde que o pude ser, e democrata por forte convicção. E assim continuarei a ser! Até à morte!
Viva o Benfica!
(Zé do Telhado)

O Benfica Sou Eu disse...

Obrigado a todos pelos comentários

Quero começar por dizer aos anónimos que criticaram alguns blogs, que tenho todos os blogs que escrevem sobre o Benfica como livres e cada um dos escritores seguramente que quer o melhor para o Benfica.

Falaram nos comentários em Blogs "pró isto" e "pró aquilo" mas há muitos blogs com muitos escritores e não vejo em nenhum deles uma tendência, mas uma abertura de opiniões muito diversificada em muitos assuntos.

O que escrevi está escrito e acho que há muita gente em campanha desenfreada contra o Rui Vitória e a favor da sua saída "imediata" mas nenhum clube aguenta a cada má exibição ou a cada mau resultado que se peça a cabeça do treinador.

Nenhum clube aguenta.

Força Benfica

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Ze do Telhado

Obviamente que em nenhum momento há lei da rolha no Benfica nem nunca existiu. Se no Benfica havia democracia ainda antes de haver no país não é em 2018 que essa democracia e liberdade vão ser postos em causa.

Isso é óbvio e em nenhum momento eu disse que é proibido dizer mal de Vitória ou dos jogadores ou do que acharmos por bem dizer, hoje e sempre. Era só o que faltava.

O que o texto diz é que nós não vamos aguentar estar a "pedir a cabeça de Rui Vitória de forma constante a cada semana de Janeiro até Maio".

Eu posso dizer mal do jogo do Benfica em Aves como os sportinguistas dirão mal do jogo em Guimarães e exigir mais do nosso clube, mas não acho inteligente a cada jogo menos conseguido estar a "pedir a cabeça do treinador", quando todos sabemos que LFV não o despedindo naquela altura em que deveria despedir, afirmou que até Maio este seria o nosso treinador.

Eu posso dizer que as frases de Rui Vitória a seguir à péssima exibição de Aves não são infelizes mas sim inadmissíveis e inaceitáveis.

E isso o que faz de mim?

Um benfiquista sério, atento e livre.

Agora pedir que se despeça Rui Vitória por uma frase inaceitável do treinador, faria com que eu criasse um precendente para o novo treinador que venha - JJ por exemplo - muito difícil de aguentar. Eu ate já vi JJ agredir Sheu Han num estádio e ninguém o despediu portanto não posso exigir a demissão de Vitória por uma frase inaceitável e não é por isso que não o critico e muito. Aliás como criticarei cada vez que o Benfica entrar num estádio para fazer a figura que fez em Aves. Mas "criticar não é exigir a sua demissão" que todos sabemos só vai acontecer em Maio, com ou sem títulos.


Aliás, eu penso que estamos mais perto de perder títulos, perder tudo, pedindo a cabeça de Rui Vitória de forma massiva a cada semana, do que estamos perto de ganhar.

O pedir a cabeça de Rui Vitória a cada dia, tem como consequência exactamente o relaxamento dos jogadores, uma perca de responsabilidade do grupo e uma menor capacidade de exigência do treinador perante o grupo.

Mas seja de Rui Vitória ou de qualquer um.

O texto tinha como objectivo dizer que há coisas que mais me preocupam do que pedir a cabeça do Rui Vitória a cada dia... Já não é a cada semana, mas sim a cada dia...

(continua)


O Benfica Sou Eu disse...


Preocupa-me os flops de todos os "ditos reforços"...

Preocupa-me como Salvio, Krovinovic e Rafa serão realmente reforços de 2019 depois das suas lesões.

Preocupa-me que a equipa não jogue sem Jonas.

Preocupa-me que o meio campo esteja refém de 3 jogadores porque Gabriel e Alfa em 6 meses não se assumem como alternativas reais.

Preocupa-me que André Almeida não tenha uma alternativa óbvia no banco sabendo que ele não é propriamente um Cancelo...

Preocupa-me que Conti ainda não seja uma alternativa séria a qualquer um dos defesas.

Preocupa-me que Seferovic, Castillo e Ferreyra não sejam nem metade do que é Raul emprestado.

Preocupa-me os 16 jogos que vamos desejavelmente jogar em 2 meses com 3 possíveis jogos contra Sporting, 2 jogos contra FCPorto, 2 jogos em Guimarães, viagens a Grécia e Açores e apenas 6 jogos em casa contra 10 fora...

E isto faremos com Rui Vitória como faríamos com outro treinador que entre agora. Não me parece que LFV não despedindo Rui Vitória na altura que devia, o vá fazer agora com este ciclo terrível de jogos.

Também me preocupa saber que depois do nosso presidente ter dito que Rui Vitória era o nosso treinador ate Maio e sabendo que ele decidiu de forma individual, ele tenha dúvidas da sua decisão depois de 7 vitórias e um empate que mesmo sendo injusto, por acaso nos deu o apuramento para a Final Four que o ano passado não conseguimos.

Não vejo hoje razões para mudar, estamos em segundo na Liga quando estávamos em quarto, temos a Final Four em Janeiro contra equipas com quem ainda não perdemos esta época - Porto, Braga e Sporting - temos uma eliminatória de Taça de Portugal contra um super Guimarães, com um grande treinador, mas é uma equipa com quem Rui Vitória em quatro anos ainda não perdeu e em relação à possível humilhação europeia, só saberemos em Fevereiro.

Isto para dizer que é possível perder tudo, como ganhar algo ou ganhar tudo. É possível ser absolutamente pessimista e pensar que vamos lutar pelos quinto lugar como disse ou ser optimista e pensar que vamos lutar pelo primeiro lugar.

Mas não vale a pena eu despedir Rui Vitória sonhando com Guardiola ou Klopp porque o substituto não sendo um destes dois, também não fará nenhum milagre até Maio com este plantel "aparentemente" desequilibrado.

Apareça sempre, é um prazer lê-lo!

Força Benfica

Anónimo disse...

Caro O Benfica sou eu,
Agradeço o cuidado a que se deu, prestando os esclarecimentos que julgou oportunos, na sequência do comentário que aqui deixei.
E registo, com agrado, a real diferença desse comportamento do moderador, por comparação com a maioria dos blogs que tenho visitado. Deve ser-se justo, não apenas a criticar, mas também a elogiar, quando manda a verdade e a honestidade que isso seja feito. E eu tento, sempre, pautar-me por esse princípio.
Quanto ao que escreveu, percebo os pontos de vista que defende, os quais têm uma linha de coerência que os liga, sem qualquer dúvida. Contudo, não concordo com essa gestão mais conservadora da situação e, pelo contrário, acho imprescindível uma acção mais pro-activa, e imediata, para resolver efectivamente uma conjuntura que já provou não conter em si mesma a solução necessária.
É verdade, como diz, que ainda podemos ganhar todas as competições em que estamos envolvidos. Mas, honestamente, temos de admitir que isso será muito mais improvável de acontecer do que o seu contrário. Porque é nesse sentido que apontam as coisas. Ou seja, porque jogamos mau futebol, lento, ineficaz e inconsistente, e porque os resultados, e sobretudo as exibições, o comprovam. Gostaria imenso de estar equivocado, mas creio, sinceramente, que não estou...
O futebol do Benfica - e, num parêntesis, dizer que também as modalidades... ou, pelo menos, algumas delas - precisa de ser escrutinado com rigor, de cima a baixo, nomeadamente na sua filosofia, nos seus propósitos e objectivos, nos métodos e processos que privilegia, nas suas políticas de contratação e dispensas, nos seus intervenientes e nas respostas que estes retornam, bem como, a outro nível, nos relacionamentos que mantém e na forma como os gere, designadamente com as entidades gestoras do fenómeno futebolístico e com os seus pares, com a finalidade de apurar como se deve estar e com que clubes se deve ter manter preferenciais relações.
É claro que essa empreitada não pode ser levada a cabo a meio de uma época desportiva. Mas importa não perder de vista esse propósito.
Outra coisa é pôr a mão no desenrolar continuo da nossa prestação desportiva, fazendo os ajustes - que, na minha opinião, são indispensáveis e urgentes... - para tentar salvar o que se puder da época. Nem sempre funciona bem, mas não resisto a usar o dito que ficou célebre num passado recente, no Brasil, quando Tiririca se candidatou à presidência do país: "Vota Tirirca! Pior não fica!". E até nem precisamos de ir muito longe para colher um exemplo. Basta olharmos para o outro lado da Segunda Circular, e ver como um fulano, até sem currículo relevante, pegou numa equipa (essa sim!) desequilibrada, saída de um recente filme de terror, formada por jogadores engajados à pressa, de muito menor valia que os do Benfica, e, pela mudança clara de paradigma, pôs a equipa a jogar futebol eficaz, a vencer e, quase, a convencer...
Peço desculpa pelo alongar do comentário. Como bem sabemos, as palavras são como as cerejas. E, parafraseando Alberto Miguéns, isto de falar do Benfica é como fazer poemas à namorada. Julgo que é mais ou menos assim...
E estar entre benfiquistas, é sempre um prazer.
Cumprimentos.
Viva o Benfica!
(Zé do Telhado)

Jorge Silva disse...

Caro "O Benfica Sou Eu", espero que não tenha desistido de escrever, de uma forma muito transparente defendia o Benfica sem ofender ninguem e sem tendencias pro LFV ou pro RGS.

Aguardamos a sua visão à troca de treinador e à forma como a equipa se comporta agora em campo.

Um abraço