quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

"O que fazer com João Félix?"

Ontem quando acabou o jogo ouvi vários comentadores na rádio quando saí do estádio e na televisão quando cheguei a casa a falar sobre João Félix. 

Não foi só por causa do  seu grande golo, mas também porque foi considerado o "Homem do Jogo", teve um destaque especial e várias foram as pessoas a falar sobre "o que fazer com João Félix?", no modelo táctico do actual Benfica.

Quando se fala sobre "o que fazer com João Félix?" estamos a falar de onde colocar este brilhante jovem jogador e em que posição ele pode render mais. 

Alguns comentadores diziam que "no dia em que João Félix for defensivamente agressivo, tem o mundo a seus pés", outros diziam que "João Félix tem de jogar atrás do ponta de lança", outros defendiam que "tinha ainda de crescer para ser uma aposta forte de Rui Vitória" e outros diziam que "não sabem se João Félix deveria jogar tão encostado na linha"

"Cada cabeça, sua sentença", mas a verdade é que os números de João Félix não enganam

Em 2016/2017, com 17 anos, entre os jogos da Youth League, os jogos de Juniores e os jogos da equipa B, João Félix fez 38 jogos, jogou 2567 minutos, marcou 18 golos, e precisou apenas de 142 minutos para marcar cada um dos seus 18 golos.

Em 2017/2018, com 18 anos  entre os jogos da Youth League, os jogos da Premier League International Cup, os jogos do campeonato de Juniores e os jogos da equipa B, João Félix fez 35 jogos,  jogou 2548 minutos, marcou 22 golos (não contando com os 2 golos que fez na selecção sub-21) e precisou de apenas 115 minutos para marcar cada um dos seus 22 golos.

Em 2018/ 2019, com 19 anos no plantel principal do Benfica, João Félix fez até agora 10 jogos, jogou apenas 288 minutos, marcou 3 golos (não contando com os 2 golos que também já fez esta época no apuramento dos sub 21) o que significa que precisou apenas de  96 minutos para fazer cada um dos seus 3 golos. 

Isto tudo para dizer que estamos perante um jogador que em duas épocas e meia, em vários ambientes competitivos fez 43 golos com a camisola do Benfica. 

Não há nenhum outro jogador do Benfica que tenha marcado tanto em tão pouco tempo - só Gonçalo Guedes se aproximou nos últimos 2 anos e meio antes de sair com 22 golos  - e nenhum outro jogador mais novo dos que vem na fornada a seguir se aproxima :

- Saponjic da equipa B marcou 12 golos nos últimos 2 anos e meio

- Zé Gomes, marcou 14 golos nos últimos 2 anos e meio

- Umaro Embalo marcou 40 golos nos últimos 2 anos e meio (tem apenas 17 anos) mas noutros ambientes competitivos completamente diferentes, obviamente.

João Félix é o melhor marcador jovem do Benfica dos últimos anos.

Também é importante falar dos seus colegas este ano no plantel principal do Benfica.

sete jogadores do Benfica que com João Félix marcaram 38 golos dos 44 que o Benfica já marcou esta época. Estes 38 golos representam 86,6% do total dos golos do Benfica e são assim divididos:

- Jonas  tem 616 minutos6 golos marcados e precisou apenas de 102 minutos para fazer cada um dos seus 6 golos

- Rafa  tem 1186 minutos, 8 golos marcados e precisou apenas de 148 minutos para fazer cada um dos seus 8 golos

- Seferovic tem 1175 minutos6 golos marcados e precisou de 195 minutos para fazer  cada um dos seus 6 golos

- Salvio tem 1031 minutos, 4 golos marcados e precisou de 257 minutos para fazer cada um dos seus 4 golos

- Pizzi tem 1566 minutos6 golos marcados e precisou de 261 minutos para fazer cada um dos seus 6 golos 

- Gedson tem 1628 minutos, 3 golos marcados e precisou de 542 minutos para fazer cada um dos seus 3 golos

- Cervi tem 1182 minutos, 2 golos marcados e precisou de 591 minutos para fazer cada um dos seus 2 golos

Estes são os jogadores que marcam golos no Benfica e se analisarmos bem são todos os avançados - Jonas, Seferovic, João Félix, Rafa, Salvio, Cervi - mais os dois médios que mais chegam na área - Pizzi e Gedson. O outro avançado que tem jogado mais recentemente é Zivcovic a aparecer apenas nestes últimos jogos. 

Mas a questão do post é sobre João Félix e sobre "o que fazer a João Félix"?


No site transfermarkt quando se vai tentar perceber a sua posição, aparece como atacking midfiled, com a sua posição do terreno bem definida, mas também aparece como extremo esquerdo.

Se com Gedson, todos sabemos que vai jogar numa das duas posições mais avançadas do terreno, com João Félix as dúvidas são muitas, mas não serei eu que vou sugerir ao nosso treinador Rui Vitória onde deve jogar João Félix nesta equipa do Benfica.

E isto não é o mais importante. 

Presumo que cada um terá uma opinião e a caixa de comentários está aberta para todas as opiniões, mas para mim o mais importante é que João Félix possa crescer e jogar de forma mais regular nos próximos meses, pois seria muito mau que um jogador com esta qualidade não fosse aproveitado para jogar na equipa do Benfica ao mais alto nível. 

Onde e quando vai jogar?

Eu sempre achei que João Félix seria um novo Jonas especialmente quando Jonas jogava com outro atacante na sua frente. 

Sabendo que Rui Vitória não abdica dos seu 4x3x3, sabendo que temos Krovinovic, Gedson, Pizzi e Gabriel no centro mais atacante, sabendo que temos Jonas e Seferovic a disputar uma posição no ataque e Rafa, Zivcovic, Cervi e Salvio nos extremos a vida de João Félix parece aparentemente complicada neste plantel. 

Neste mês de Dezembro há três jogos para três competições diferentes a meio da semana - AEK Atenas para Champions e sem contar para nada que não sejam os 2,7 milhões de euros a 12 de Dezembro, Montalegre para Taça de Portugal a 19 de Dezembro e Desportivo de Aves para a Taça da Liga no dia 28 de Dezembro - onde João Félix pode ter mais minutos e quem sabe mais golos...

Esta época talvez seja um período de transição para poder explodir na próxima época, mas os números não enganam e ninguém marcou tanto como João Félix em tão pouco tempo nas equipas B e Juniores das ultimas épocas, como ninguém marca tanto em tão pouco tempo na equipa principal do Benfica esta época. 

Dizem que "contra Factos não há Argumentos", mas precisamos de perceber onde encaixar este maravilhoso jogador. 

Também dizem no futebol que "há sempre lugar para os bons jogadores" e para mim depois de toda esta análise finalizo como no início, dizendo que João Félix precisa de defender melhor, precisa de ser mais colectivo, precisa de aprender conceitos tácticos mais evoluídos, precisa de sempre ser humilde sabendo que tem uma técnica acima da maioria dos demais, precisa de ser versátil em várias posições no ataque, entre muitas outras características que Rui Vitória saberá desenvolver.

A última palavra tem Rui Vitória para que nos próximos meses possamos assistir ao crescimento do maior talento e melhor marcador da formação do Benfica nos últimos anos!
 
Força Benfica


4 comentários:

Mais que fodido disse...

Os adeptos dão o lamiré e aposto que amanhã os fdp dos lagartos do Record e do CM começam a colocar pressão sobre o Félix e o RV, aproveitando o facto para criticar o treinador pelas suas opções tácticas. Que os adeptos está muito preocupados porque não estarão a retirar o melhor rendimento do miúdo. A putaria de serviço, o vultos, já começou.

É hábito a cartilha dragarta aproveitar-se de especulações sem sentido para criarem a própria cartilha que irá ser espalhada aos animais que têm espalhados pelos programas de TV. Não aprenderam ainda?

O que me interessa a mim o que o João Félix faz? Nada!
Deixem o rapaz a fazer a sua carreira, a treinar e a crescer em paz. Sem pressões!!
Só para darem aparência que estão muito preocupados e sabem muito de bola e de estatísticas que qualquer puto de 8 anos sabe fazer...
Cagando de alto!

Anónimo disse...

Vejo o João Félix como o João Vieira Pinto.
Têm várias coisas em comum. São do Norte, relativamente frágeis e não têm uma posição definida na equipa. Também o João Pinto quando chegou ao Benfica o treinador pouco o usava.

Acho que é daqueles jogadores que têm de jogar com liberdade, em toda a largura do campo, até para serem mais difíceis de marcar e contrariar.
Também o Rui Costa, quando começou a jogar na equipa do Benfica, jogava numa ala e só depois é que foi para a sua posição natural.

Mas para que o João Félix possa jogar, o 11 não pode estar cheio de pesos pluma, como o Grimaldo, o Pizzi, o Rafa, o Zivkovic e o próprio Jonas.

Porque isso é meio caminho para o desastre (como se viu em Munique e como qualquer pessoa com 2 dedos de testa vê) e é queimar jogadores.

JVP

Anónimo disse...

O João Félix vai ser vendido precisamente por causa disso...o treinador actual não sabe onde o colocar em campo. Gosto da comparação com JVP, mas duvido que com este treinador fosse titular do Benfica.

Anónimo disse...

Um polícia do regime não quer que se fale, nem bem dos jogadores!
Que triste razão dá o "mais que parvo" para tal opinião!
Esse é dos que fechava todos os blogues só por causa do ruído que o pensamento produz!
Bela cópia do que puxava da pistola cada vez que se falava em cultura!