terça-feira, 13 de maio de 2014

Estou preparado para perder e ganhar mas a equipa só pode estar preparada e focada para Ganhar!


1. Começo por dizer que não gostei do que vi nos últimos jogos...

Gostei do resultado em Turim e no Dragão para Taça da Liga, detestei as exibições contra Setúbal e FC Porto para a Liga e não simpatizei com a exibição contra o  Rio Ave na  final da Taça da Liga.

Tudo isto é passado e o que agora importa é o futuro que se escreve amanha em Turim e no Jamor no domingo.

Estou como muitos milhares de benfiquistas "em transito" para Turim e vejo uma euforia desmedida á volta da nossa equipa que percebendo-a, não me agrada.

Como não me agrada as novelas "Jesus no Mónaco", "Jesus no Milan" ou qualquer outra novela que tenha como título "Jesus no..." pela simples razão que retira foco do essencial que é ganhar amanha e ganhar domingo!

Para terminar com as críticas e pontos negativos, tenho a dizer que não entendi a razão de colocar André Almeida e André Gomes a jogar 90 minutos no Dragão, quando um deles irá acompanhar Amorim no meio campo amanhã e o outro será o natural substituto.

Dizem os entendidos que Jesus quis dar ritmo aos dois e que lhe saiu bem a aposta pois nenhum saiu lesionado!

Eu como não sou entendido, apenas acho que foi escusado!

Como escusadas são as euforias desmedidas que só colocam mais pressão na nossa equipa.

O melhor plantel dos últimos 30 anos, está cansado e com vários tiros na sua composição!+

Se no inicio da época - Agosto 2013 - nos dissessem que íamos jogar a final da Liga Europa sem Silvio, Matic, Fejsa, Enzo, Markovic e Salvio todos nos assustaríamos, especialmente olhando para a importante área do meio campo.

Pois hoje, fruto de grandes resultados contra FCPorto na Taça de Portugal, na Taça da Liga e na Liga Europa contra Juventus - todos jogados com 10 jogadores na maior parte do tempo - há essa euforia desmedida que não olha nem a ausências, nem ao adversário!

E é pena porque deveríamos focar um pouco nestas duas questões.

- Jogar com Amorim e André Gomes no meio dá me totais garantias, mas não é o mesmo que ter Enzo Perez.

- Jogar com Sulejmani ou Ivan Cavaleiro não é o mesmo que jogar com Markovic, sendo que no banco teremos André Almeida, Ivan ou Sulejmani e Cardozo.

- André Almeida será médio ou defesa  caso a equipa precise dum ou doutro.

- Sulejmani ou Ivan serão o suplente dum ou outro

- Cardozo será a opção para o lugar de Rodrigo ou Lima.

É isto a nossa equipa para amanha.

Apenas isto! Não há mais opções. 





2. Dizia um adepto do FC Porto esta semana, e com alguma piada,  que está tudo a ser como o ano passado.

O Benfica perde 2-1 com FCPorto no sábado, perderá 2-1 com Sevilla e no domingo perde pelo mesmo resultado com Rio Ave copiando exactamente o "desastre" do ano passado!

É uma possibilidade como é  uma possibilidade ganhar tudo esta época e é exactamente isso que todos sonhamos!

Sonhamos com o "quadraplete" que a confirmar-se nos colocaria na galeria mais alta da História do futebol nacional e nos abriria a porta da Super Taça Europeia que com a Super Taça Nacional nos iria animar a silly season de Agosto. Assim esperamos. 

Mas agora falamos de amanhã.

Ontem em Madrid um bem informado adepto do Atlético de Bilbao falava-me na maldição de Bela Gutman, que pelos vistos teve esta semana eco no país vizinho.

Primeiro, não estou certo que a maldição inclua Liga Europa, mas há quem diga que esse senhor nos amaldiçoou com a frase "nem nos próximos 100 anos serão campeões europeus" e há quem diga que a frase foi "nem nos próximos 100 anos ganharão algum título europeu".

Segundo, e por mais que a superstição faça parte do jogo, esta foi uma maldição que eu sempre dei pouca importância.

Se amanha o Sevilha ganhar não creio que será pela maldição de Bela Gutman mas por algum erro do árbitro, por um claro merecimento de sua parte ou por alguma incompetência do Benfica.

A verdade nua e crua é que das nossas 9 finais apenas ganhámos 2 e amanha estaremos presente na nossa décima final.

Num ano em que se esperava que o Real Madrid igualasse o Benfica como o clube europeu com mais títulos - já sabemos que não irá conquistar o trigésimo terceiro campeonato - fala-se na hipótese de conquistarem a décima Taça dos campeões para o clube castelhano e da décima final europeia para o Benfica.

O que não disseram em Espanha é que as nossas duas conquistas europeias foram exactamente contra equipas espanholas e isso dá uma certa esperança para a nossa conquista da Liga Europa.

Também no mesmo tópico, as eliminações europeias contra Celta de Vigo, Espanhol, Getafe e  as derrotas contra Barcelona na champions mostram que o nosso passado recente contra equipas espanholas não é de todo o melhor. 

Ou seja, o que eu quero dizer é que para cada coisa má existe uma coisa boa e para cada coisa boa existe uma coisa má!

Melhor mesmo é apenas acreditar na equipa!




3. Eu fui durante todos este ano um crítico da Liga Europa e continuo a achar uma taça menor no panorama futebolístico internacional.

É uma taça que não tem um acompanhamento mundial forte e há vários países que nem sequer compraram os seus direitos televisivos, é uma taça que financeiramente divide um quinto do que a champions atribui aos clubes que aí jogam, qualquer equipa troca facilmente a conquista duma liga Europa pelo campeonato nacional de cada um dos seus países e é claramente uma taça para a segunda divisão europeia e para clubes que não conseguem ir longe na champions!

Por isto e talvez por muito mais eu e o mundo futebolístico consideramo-la uma Taça menor, mas isso não significa que não seja importante para o Benfica!

Pelo contrário!

É muito, muito importante, exactamente porque há 52 anos que não conquistamos nada na Europa, é muito importante porque 14 anos depois de Vale e Azevedo só agora o clube esta forte e organizado para poder começar a competir com os grandes europeus e porque depois do que se passou o ano passado, o Benfica merece mais do que ninguém esta conquista!

Hoje á noite e amanha durante o dia, Turim será encarnada, porque o vermelho do Sevilha não será capaz de ofuscar as diferenças abismais que há entre um clube e outro, entre a história dum e doutro.

No entanto, o passado recente mostra que a equipa Andaluza já ganhou duas vezes a Taça UEFA e este ano acabou nos primeiros lugares da Liga espanhola, tem um treinador muito bom e tem SORTE.

E é aqui que residirá o busílis desta final.

Ambas as equipas estão na final porque tiveram sorte nas meias finais. Muita sorte!

Ambas as equipas sabem que uma final se ganha com sorte.

Sorte no canto, sorte naquele ressalto que meteu a bola no pé do atacante, sorte porque o arbitro errou naquela expulsão ou pénalti, sorte porque um detalhe ditou o resultado do jogo.

Sorte e azar é o que decide uma final, como a decidiu o ano passado para o Chelsea num mísero canto. 

O mesmo canto que nos deu a vitória na final da Taça da Liga ou que nos deu o golo de Garay contra a Juventus em casa.

Na minha opinião, alem da sorte, a final joga se muito nos nervos que cada equipa colocará em campo. 

Quem for mais adulto e mais forte psicologicamente pode ter vantagem, mas para todos nós, só uma esperança imensa nos enche o coração.

Depois de Amesterdão, estaremos em Turim e o que a vitória ou a derrota não nos tiram são estes dois dias de Festa em Itália.

Que comece então a Festa sem esquecermos todos nós - adeptos, plantel e equipa técnica - o que se passou em Amesterdão o ano passado.

Na foto aí em cima estamos todos ainda em momento de alegria e Festa, duas horas antes da desilusão que foi ter perdido aquela final. 

Agora, temos que a ganhar. 

"Por nós e por todos vós, lembrem-se toda a tristeza que sentiram e façam tudo para não a sentir novamente."

Nós, adeptos, estamos preparados para perder e ganhar mas a equipa só pode estar preparada e focada para Ganhar!

Vamos a eles!

Força Benfica

2 comentários:

Frank disse...

Calma! Eu percebo perfeitamente todos os alertas e a ansiedade natural. Mas não há euforia nenhuma, toda a gente está bem consciente das dificuldades. Em relação à equipa, é como é. Os que entrarem terão que fazer esquecer os ausentes e vencer por eles, que deram um contributo essencial para chegar à final. O Sulejmani e o Ivan jogaram contra a Juventus e deram o seu contributo. Não foi por aí que alguma coisa correu mal. Esse jogo aliás foi metade da qualificação. E recordo que o Gaitán não jogou.
Vamos ter esperança e algum optimismo.
Que os que estiverem em Turim a apoiar sejam a voz dos que não puderam fazer a viagem. A força dos adeptos tem feito uma grande diferença esta época e acredito que amanhã voltará a ser muito importante.
Viva o Benfica, vamos fazer história!

Manuel disse...

Vamos ganhar! Sem euforias! Apenas com a cabeça fria!