quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

"De derrota em derrota até á derrota final" ou de "derrota em derrota até á vitoria final?" (No campo e no tribunal?)

O Benfica fez já 15 jogos para o campeonato, 6 jogos para a liga dos campeões, 3 para a Taça de Portugal e 2 para a Taça da Liga. 

São 26 jogos oficiais e metade desses jogos - 13 jogos - o Benfica não ganhou num score negativo de 8 derrotas contra CSKA (2 vezes) Basel (2 vezes) Manchester United (2 vezes) Boavista (Campeonato), Rio Ave (Taça de Portugal) e 5 empates contra Rio Ave, Marítimo, FCPorto (campeonato) Braga e Portimonense (Taça da Liga)

Com estes 13 maus resultados estamos fora da champions, estamos fora da Liga Europa, estamos fora da Taça de Portugal e estamos fora da Taça da Liga.

Ou seja de Agosto até meio de Dezembro estamos já fora de todas as Taças europeias/nacionais e a 3 pontos do primeiro lugar do campeonato. 

Vendo estes números, o que surpreende é saber como estamos a 3 pontos do primeiro lugar, mas a verdade é que depois de termos já ido jogar ao Dragão, a Guimarães, ao Bessa, a Chaves, aos Barreiros, a Aves, a Tondela, a Vila do Conde, mantemos a equipa a depender apenas e só dela própria para conquistar o Penta. 

Eu sei que parece mentira, mas é verdade !

Mais, sabendo que o Benfica tem o pior treinador do mundo - na boca da maioria dos adeptos benfiquistas, sportinguistas, portistas e media especializados - e o pior futebol da Liga como é possível o Benfica:

  • Ter o melhor marcador da Liga  com 18 golos de Jonas, contra 13 de Bas Dost e 12 de Marega

  • Ter 37 golos marcados contra 39 de FC Porto e 32 de Sporting

  • Ter 24 assistências contra 25 de FC Porto e 17 de Sporting  

  • Ter 11 golos sofridos contra 6 de FC Porto e 9 de Sporting 

  • Ser a equipa com mais posse de bola com 57,6% contra 57,2% de FC Porto e 56,4% de Sporting

  • Ter 233 remates à baliza contrária contra 251 do FC Porto e 168 do Sporting 

  • Ter 68 remates na direcção do guarda redes contra 66 de FC Porto e 41 do Sporting

  • Ter 765 bolas ganhas contra 755 do FC Porto e 704 do Sporting 

  • Ter 612 bolas perdidas contra 558 do FC Porto e 551 do Sporting 

  • Ter 51 remates interceptados contra 53 do Porto e 39 de Sporting 

  • Ter 27 cartões amarelos contra 30 de FC Porto e 29 de Sporting 


Ou seja, analisando estes números o Benfica até justifica estar colado a FC Porto no topo da Liga, pois tem números semelhantes á equipa de Sérgio Conceição, na maioria muito superiores a Sporting mas a justiça popular há muito que condenou este Benfica a um ano em branco e o Sporting a super equipa internacional. 

Lembro que em branco ficou o FC Porto nos últimos 4 anos e ficou também o Sporting muitos, muitos anos excepto o interregno de dois meses onde Marco Silva conquistou uma Taça de Portugal e onde a equipa preparada pelo mesmo Marco Silva conquistou ao Benfica uma Supertaça - para usar o mesmo argumento ridículo que é agora usado para justificar que os 6 títulos conquistados por Rui Vitoria em 2 anos são fruto do que restou de Jorge Jesus! 

"Deixem me rir..." como diria o grande Jorge Palma!

Ou seja, se o Benfica passar um ano em branco como se anuncia, isso significa apenas 25% do calvário de FC Porto nos últimos 4 anos e uns 11% do calvário de Sporting na última década e meia o que obviamente não fará nenhum mal ao nosso mundo encarnado, seguramente! 

Temos crédito suficiente para poder perder sem muita dor

Outra coisa que muito me anima neste final de ano é constatar que finalmente a Taça da Liga vai ser uma competição importante. Agora sim, com FC Porto ou Sporting na final da competição e com 99% de hipóteses de um dos dois a ganhar ao fim de 11 edições, esta Taça da Liga ganha finalmente o estatuto que merece

Também me alegro de saber que a final da Taça de Portugal terá ou FC Porto ou Sporting e se for o Sporting terei de aplaudir de pé o percurso deste grande do nosso futebol porque eliminar Oleiros, Famalicão, Vilaverdense e Cova da Piedade até á meia final com FC Porto é algo só ao alcance de poucos...

Também fico feliz de saber que finalmente Jorge Jesus terá hipótese de levar o Sporting a mais uma final da Liga Europa, depois de ter conseguido esse feito com o Benfica por duas vezes.

Aliás em 9 épocas a treinar o Benfica e Sporting, com investimentos recordes nos dois clubes - média acima de 20M por época - este "melhor treinador português" tem no seu currículo a incrível marca de uma única vez passar aos oitavos de final da champions e as pessoas estão chocadas porque Rui Vitoria com um investimento de 5M de euros em Svilar, Douglas, Gabigol, Seferovic, Krovinovic - apenas 25% da média com que Jorge Jesus trabalha anualmente e Krovinovic nem foi inscrito na liga milionária - ter ficado pela primeira vez em último lugar do grupo, depois de dois apuramentos aos oitavos e uma vez aos quartos.

Com este último lugar no grupo da champions, Rui Vitoria está a apenas um último lugar para igualar o "melhor treinador português" nesse incrível score. 

Recordo que Jorge Jesus já ficou em último lugar no grupo da champions uma vez pelo Benfica e uma vez pelo Sporting

Resumindo, é uma vergonha ser último do grupo com 0 pontos, ser eliminado pelo Rio Ave num prolongamento a jogar com 10 jogadores, em Vila do Conde por 3-2 e ser eliminado da Taça da Liga por dois empates caseiros de 1-1 contra Braga e 2-2 contra Portimonense? 

  • Sim, é uma grande vergonha ! 

Mas é uma vergonha semelhante ao que o Sporting de Jorge Jesus passou por exemplo há 2 anos na Taça de Portugal perdendo no prolongamento pelos mesmos 3-2 em Braga ou  outras vergonhas passaram Sporting e FC Porto várias vezes na Taça da Liga com as suas eliminações precoces na fase de grupos, sem que daí viesse mal ao mundo.

Ou seja, Jorge Jesus já fez em 2 anos e meio no Sporting tudo o que Rui Vitoria fez nestes últimos 6 meses - eliminado da Champions em último lugar, eliminado da Taça de Portugal por 3-2 jogando fora após prolongamento em Dezembro, eliminado da Taça da Liga na fase de grupos - e mesmo assim há pessoas que suspiram por Jorge Jesus no universo encarnado.

Os números, esses fatídicos números da Liga que coloquei acima, mostram que a pior equipa do Benfica dos últimos 10 anos é  superior á melhor equipa do Sporting dos últimos 25 anos e ainda continuam a haver caros consócios a sonhar com Jorge Jesus e a rebentar todos os dias, a toda a hora em sites, blogs e redes sociais com tudo o que tem a ver com Rui Vitória. 

Tudo o que de mal acontece ao Benfica é amplificado por todos os benfiquistas, sportinguistas, portistas, media e tudo o que de bom nos acontece - 16 títulos nos últimos 4 anos por exemplo - é menosprezado pelos mesmos benfiquistas, sportinguistas, portistas e media em geral.

Mas não vamos deixar que isto nos retire o foco do que é importante este ano e temos dois títulos para conquistar - um no campo e outro bem mais importante no tribunal desportivo/civil !

Para mim se tenho que ganhar um desses títulos, deixo o Penta de lado, para que todos fiquem já cientes do que para mim é importante este ano.

Alguém ouviu algum adepto do Benfica pedir o 27? 

Alguém ouviu algum adepto do Benfica pedir o oitavo ?

Alguém ouviu algum adepto do Benfica pedir o tri

Eu não ouvi ninguém pedir a vigésima sétima Taça de Portugal, não ouvi ninguém pedir a oitava Taça da Liga e não ouvi ninguém pedir a terceira Taça dos Campeões Europeus

Se alguém ouviu adeptos do Benfica a pedir estes títulos em uníssono nos últimos meses, que me escreva aí nos comentários.

O que eu ouvi milhares de vezes em vários jogos e em vários "ajuntamentos de adeptos" a caminho dos jogos foi o mesmo pedido, vezes sem conta:

- Benfica, dá-me o 37 ! 

Infelizmente, o mais provável é não conquistarmos o 37 e mesmo perdendo o Penta, passarmos automaticamente para o 39 pois está-se a preparar o terreno para dar 4 títulos fantasma ao Sporting e consequentemente dar-nos 3 títulos fantasma a nós também ! 

Tudo isto para que o Sporting de Bruno de Carvalho não tenha metade dos títulos do Benfica no campeonato! Que tristeza ! Não esperará muito até que volte a ter metade dos títulos do Benfica no campeonato outra vez... 

Escrevia eu no título do texto que de "derrota em derrota até a derrota final" e é muito provável que assim seja.

Este Benfica não apresenta até agora estofo de campeão porque é um Benfica absolutamente frágil futebolisticamente - mesmo que os números provem o contrário - é um Benfica psicologicamente morto pelos resultados recentes e é um Benfica ferido de morte de todos os ataques feitos por media, comentadores, rivais, adeptos e anónimos nos blogs e redes sociais.

É isto que todos têm de entender. Se o cansaço psicológico de ganhar quatro anos seguidos é imenso e complicadíssimo de manter, ter um plantel com lacunas gritantes, ter ataques constantes de todos lados, mesmo de benfiquistas que diariamente mandam tiros fortíssimos a jogadores, equipa técnica e dirigentes e ter uma luta comunicacional todos os dias de FC Porto e Sporting desgasta muito e a equipa não é imune a tudo isto. 

Quem não entende isto, não entende nada de futebol. 

Estes ataques não são próprios de desporto mas sim da política mais rasca...

Começou nos vouchers, continuou nas claques, seguiu para os e-mails e continuará até que o Benfica perca este Penta.

Depois da derrota do Benfica no Penta e da vitória do Sporting ou FC Porto na liga, de Sporting ou FC Porto na Taça de Portugal e de Sporting ou FC Porto na Taça da Liga, teremos finalmente Paz.

E é aí nesse mês de Julho de 2018 que o Benfica terá de preparar os seus próximos 3 anos com investimentos muito fortes no plantel e com eventual nova liderança da equipa técnica.

Até lá, o Benfica vai continuar a ser atacado de todos os modos e feitios e eu que tenho muitos títulos de campeão nacional no museu - tantos que Sporting e FC Porto nunca terão mais que nós - não me importaria de trocar um Penta pela Paz no meu Benfica, mesmo que isso desse títulos a FC Porto ou Sporting. 

Aliás, pelos vistos a FPF até se prepara para lhes dar esses títulos na secretaria portanto não deverá vir mal ao mundo dar um título mais a um desses clubes que tão necessitados estão de algo... 

O que se tem visto é de tal forma grave que não vamos conseguir sobreviver com tantos ataques mesmo que muitos sejam de pólvora seca.

Ataques que ainda por cima, têm a conivência da Federação e da Liga o que é inacreditável.

Se por um lado Liga e FPF dão ao Sporting os títulos que lhes permitem dar volta á matemática e ao trauma de ter metade dos títulos do Benfica, por outro lado permitem que Sporting e FC Porto vivam numa alegre convivência de guerrilha e em ataque constante ao Benfica, sem que ninguém diga nada. 

João Correia, advogado do Benfica explicou numa entrevista à SIC Notícias de forma muito calma e tranquila o que nenhum dirigente/adepto cego e surdo adversário queria ouvir... 

Explicou que o essencial é saber se o Benfica alguma vez efectuou corrupção activa para ganhar jogos - vulgo influenciar arbitragens - ou se no limite, alguém efectuou tráfico de influências e com que resultados.

E é isto que realmente interessa.

Ele deu como exemplo a Paulo Garcia um exemplo muito claro:

- Se eu enviar um e-mail a dizer que vou matar 12 pessoas amanhã e se nunca o fizer, faz de mim apenas um pateta, um atrasado mental, mas não um criminoso.

Aliás parece que a frase era directamente para Pedro Guerra... Sim essa figura que anda na televisão do clube e na TVI24 a justificar porque razão é mais odiado por benfiquistas do que pelos adversários. 

Desenganem-se aqueles que acham que os benfiquistas gostam deste infeliz personagem. Eu que não o conhecia de nenhum lado, conheci-o no momento em que alguém me enviou um email para este blog com um vídeo onde este Pedro Guerra fingia ser outra pessoa e entrava em directo via telefone na BTV. 

Interessante que fui ver esse vídeo e reler um texto dum blog vizinho  - Ontem vi-te no Estádio da Luz - que fala desse triste episódio de há exactamente 4 anos (Dezembro de 2013) e o link com o vídeo já não existe, mas também não importa.  

O que importa é que fui apresentado a esse senhor Pedro Guerra da melhor maneira possível pois fiquei a saber que representava o que de pior o Benfica tem e como somos muitos milhões, também temos de ter gente má, mesquinha e do piorio

O que me pergunto é como gente desta entra no universo da BTV porque ao contrário do que muita gente diz, este senhor não faz parte de nenhum órgão social do Benfica e até desconfio muito, mas muito mesmo, que o seu cartão de sócio tenha menos de 6 dígitos... Cá para mim deve ter o numero acima de 100 000...

Não confundam senhores adeptos portistas e sportinguistas um empregado da BTV - mesmo com importância dentro do canal - e comentador da CMTV e TVI24 com alguém da direcção do Benfica ou da SAD. 


Sobre Paulo Gonçalves, admito que nunca simpatizei com ele, mas por detestar profissionais de futebol que saltitam de clube em clube como quem saltita de empresa em empresa e não me custa reconhecer que tem feito um trabalho no Benfica que na verdade poderia ser feito por 15342 outros juristas portugueses. Mais, se vamos entrar no campo de juristas profissionais há muitos e muito bons até em clubes pequenos que poderiam perfeitamente fazer o papel de Paulo Gonçalves no Benfica. 

Paulo Gonçalves não é alguém que tem o condão de insubstituível, bem pelo contrário.

Mas João Correia disse mais na entrevista á SIC Noticias... 

Disse que muitas das pessoas que descarregaram os gigabytes com todas as passwords e e-mails do Benfica foram avisadas que estavam a cometer um crime, como se isso fosse uma grande novidade.

Então eu tenho uma empresa e um funcionário meu acha normal descarregar esses emails, essas passwords e ter acesso a toda a informação do Benfica desde patrocinadores, jogadores, prospecção, parte financeira, todos os contratos, bases de dados e em última análise e-mails de filhos para pais, de maridos para mulheres ou vice-versa mas já não acha normal que o Benfica me comunique ou a minha empresa, avisando-me que um funcionário meu anda a piratear todos os e-mails do Benfica !

Eu não abri os e-mails do Benfica nem quero! 

Eu não abri ou abrirei e-mails do Porto ou Sporting, nem quero!

O que quero é saber se algum destes clubes comprou árbitros e influenciou resultados.

Aliás, eu já sei que um desses clubes comprou viagens e prostitutas para os árbitros e também sei que o outro clube teve um vice presidente que colocou 2000 euros na conta dum árbitro, - repito vice presidente do clube, não comentador ou director da Sporting TV - mas está por provar se o Benfica corrompeu algum árbitro porque até agora os e-mails que conhecemos provam que Pedro Guerra é um menino a brincar jogos de grandes, sem que nada do que escreve ou diz tem alguma influência em nenhum resultado desportivo, sabemos que Paulo Gonçalves escreveu que "tínhamos de dar bilhetes a alguém que ajudou esse mesmo Paulo Gonçalves e Nuno Gomes a terem um castigo menor" e  sabemos que o nosso presidente escreveu a Paulo Gonçalves "temos de dar cabo da nota" a um árbitro que teve 11 erros graves contra o Benfica e numa altura onde era permitido que os clubes reclamassem das notas dos árbitros.

Ou seja tudo o resto é "peanuts" como diz o caro amigo Jorge Jesus, mas quando o Benfica sabe quem fez download dos seus e-mails por um sistema automático que detecta quem está a cometer um crime informático em tempo real e avisa essas pessoas - sejam através de empresas ou pessoas particulares - isso já é caso de Ministério Publico

Foi isto que o Sporting fez a semana passada... 

"Sporting fez uma participação ao Ministério Público no sentido de apurar se houve matéria criminal, designadamente se o Benfica acedeu de forma ilegítima a dados pessoais e a informação privada de cidadãos portugueses." "A Bola"

A sério que isto aconteceu ?

Estamos todos a ficar malucos e cegos com esta guerra ou e só mesmo a gente afectada como Bruno de Carvalho e sus muchachos ?

Então o meu funcionário descarrega e abre com uma conta de e-mail da minha empresa toda a correspondência e passwords de todos os funcionários do Benfica e quando o Benfica me avisa que o funcionário x cometeu esse crime, o melhor que o Sporting tem a fazer é pedir esclarecimentos ao Ministério Publico ?

Eu não me importo de perder os próximos 4 campeonatos se alguém for atrás de todas as pessoas que estão a meter o nome do Benfica na lama !

Paulo Garcia que muito respeito como pessoa e profissional perguntou a João Correia :

- Então mas se eu descarregar e abrir os e-mails do Benfica para o meu trabalho jornalístico estou a cometer um crime ?

João Correia disse que "sim, obviamente que está" mas faltou explicar a Paulo Garcia que o seu trabalho jornalístico poderá ser feito com base no que Francisco J Marques diz todas as semanas e com isso terá mais que conteúdo para informar os seus espectadores sobre a actualidade dos emails, sem cometer nenhum crime porque está apenas a dar informações que outro meio já deu - neste caso o Porto Canal.

Este conceito de ter todos os e-mails e todas as palavras passes de todos os funcionários do Benfica é algo de interesse jornalístico tem em si algo de profundamente errado e Paulo Garcia nem se apercebeu do que perguntou...

Parece que estamos a falar de algo normal.

Não é algo normal ter todos os e-mails e passwords de todos os funcionários do SLBenfica e quem roubou, divulgou e descarregou essa informação, tem de ser julgado. 

Se vamos de "derrota em derrota no campo, na opinião pública e nos media com o caso dos emails", este 2018 tem de reverter este cenário e se poderemos ter uma derrota estrondosa no campo não podemos nunca ter uma derrota no tribunal.

Terá que ser lá que vamos mostrar a nossa força e se em Maio o Penta aparecer como por acaso, tanto melhor, mas o foco nem sequer é o Penta!

O foco é prender quem lançou todas estas calúnias e quem anda a cometer ilegalidades atrás de ilegalidades, semana após semana.

Repito o que tenho dito várias vezes...

Desenganem-se aqueles que pensam que o Penta é mais importante que julgar estas pessoas. 

O mais importante é limpar o bom nome do Benfica, separar o trigo do joio - quem é Pedro Guerra, por favor !!! - e saber se houve corrupção, se algum daqueles emails teve influência nos resultados e se algum daquele tráfico de influência deu vitórias ou títulos ao Benfica. 

Tão simples quanto isto. 

Se um vice presidente do Sporting meteu 2000 euros na conta dum árbitro e o Sporting não desceu de divisão, não será seguramente uns emails ridículos de Pedro Guerra - a sério, Pedro Guerra??? - ou de Paulo Gonçalves, ou de Rui Gomes da Silva a ir á Guiné pagar a um bruxo ou de Luís Filipe Vieira a pedir para legalmente descer a nota dum árbitro ou de alguém a pedir para os adeptos do FC Porto entrarem mais tarde no estádio que irão colocar o Benfica na segunda divisão.


Para terminar a falar de futebol e lembrando a assembleia geral do Benfica em Outubro passado, vi o presidente a justificar as contratações que todos sabíamos terem sido erros colossais.

Agora, na primeira semana de Janeiro temos de corrigir os erros de Julho/Agosto e acertar finalmente com a questão do defesa direito - vergonhosos os episódios Pedro Pereira, Matos Milo e Douglas - acertar a questão do guarda redes - parece que vem mais um que ninguém sabe se é bom ou mau - acertar a questão de defesa esquerdo - vergonhoso o episódio Hermes, como é vergonhoso mandar embora Eliseu - acertar a questão do defesa central substituindo Lisandro por um qualquer "Garay" da vida, duma vez por todas entender o que fazer no meio campo, como entender que Zivcovic ou Diogo Gonçalves são parte integrante deste plantel.

Se querem colocar o João Carvalho, Filipe Augusto ou Rafa no Braga, no Besiktas ou sabe se lá onde, eu não discuto, mas tudo o resto é intocável. 

Se ganharmos ao Sporting, ao Moreirense e ao SC Braga é tudo possível mas caso contrário mais vale lutar pelo caso no tribunal e esquecer contratações e campeonato até Julho!  

Sporting e FC Porto lutarão pelos títulos no campo e nós lutaremos pela nossa dignidade nos locais apropriados. 

Eles esquecem que com 16 títulos conquistados nos últimos 4 anos estamos de barriga cheia e mais título, menos título, não fará grande diferença.

Agora, se por milagre fizermos os 9 pontos que referi antes nos próximos 3 jogos, mesmo que por milagre, porque talento, capacidade de trabalho, organização táctica, melhores treinadores e jogadores tem os outros, contem com o Benfica até Maio!

Não esquecer que fazer 9 pontos não é ganhar ao Sporting. Ganhar ao Sporting são 3 pontos, ganhar em Moreira de Cónegos são outros 3 pontos e ganhar em Braga são outros 3 pontos!

Muito difícil, mas para quem sonha com o Penta pelo menos até dia 3 de Janeiro, pode sonhar!

Força Benfica 


10 comentários:

Anónimo disse...

Belo Texto.
Parabéns

Viva o BENFICA

nunomaf disse...

Obrigado. Acho que estavamos todos a precisar disto. Eu ando sem chama para chamar o pessoal à realidade. Mea culpa... Mas os erros são tantos e tão espantosos... Enfim... Esperemos por 3 de Janeiro.

Frank disse...

Mas que texo soberbo,pouco ou nada vou acrescentar somente dizendo que o Benfica sou eu,tu e os demais benfiquistas, todos juntos cada vez seremos maiores acabo de ler um texto que me encheu a alma e me emocionou.

Manuel disse...

Tenho de aplaudir um texto que eu não escrevi mas gostaria de ter feito. É muito longo (ahahah!). Mas é isso tudo que eu penso.

O que me dana são os benfiquistas burros, acéfalos com défice de inteligência que não percebem o que se passa, que se deixam envolver na propaganda insultuosa e difamatória, mas pior são aqueles benfiquistas traidores da causa benfiquista, os Migueis de Vasconcelos (tivemos alguns na nossa História) que fazem o trabalho e o servicinho dos nossos inimigos, porque são inimigos, não são rivais!
Para esses o nosso desprezo e o degredo!!

artnis disse...

Nada disto teria avançado se o grande-líder como anunciou aos 7 ventos, tivesse processado o Brunalgas, como cidadão e presimente do S@póide do Lumiar e também o PRÓPRIO clube, e levado a sentar as ditas em Tribunal a fazer prova dos trampolinice dos valores que zurrou na TVI !...


O resto é música !...Até deixarmos de nos lembrar !!!

Jaime disse...

Excelente texto.
Cumps.

O Benfica Sou Eu disse...

Caros Anónimo, NunMaf, Frank, Manuel, Artnis e Jaime, Muito obrigado pelos comentários

Manuel os meus textos são muito menos que a maioria da blogosfera encarnada, mas quando escrevo, não os limito e ficam na sua maioria textos longos! Se tivesse um editor num jornal ele diria para dizer tudo num quarto das palavras, mas como eu sou o escritor e editor, os textos acabam um pouco maiores que deveriam!

Apareçam sempre !

Força Benfica

João André yyy disse...

É sempre um gosto ler os teus textos, pena escreveres poucas vezes eheh

Neste momento precisamos mesmo de limpar o nome do Benfica. Todos os dias somos atacados das mais diversas maneiras e isso acaba por afectar a equipa. Estamos na luta do campeonato, mas deixa-me preocupado a falta de qualidade de jogo(que já apresentamos com RV), o insistir em jogadores em sub-rendimento constante e a incapacidade de extrair o melhor dos jogadores. O plantel tem algumas lacunas, mas não justifica o fracasso da CL e das taças internas.

Fico a sonhar com o penta, mas acima de tudo quero que haja paz neste futebol nojento e que o Benfica seja tratado com o respeito que merece.

Um bom ano para ti,
João Carvalho

Nau disse...

Um grande texto, pleno de lucidez e fiel a factos, um verdadeiro documento. Criticar o que se faz de mal feito no clube, é benfiquismo. O bota-abaixo contínuo dos disparos para dentro, esquecendo a guerra que nos fazem os arqui-inimigos, já não é benfiquismo, que me perdoem.
O momento é de exigência, mas também tem de ser de união, para nos defendermos dos ataques cerrados que diariamente nos fazem. Se não nos unirmos, não iremos lá, ao penta.
Obrigado por este texto, consócio.
Viva o Benfica!

O Benfica Sou Eu disse...

Caros Joao Carvalho e Nau

Muito Obrigado pelos comentários.

A preocupação com o futebol do Benfica não nasceu em Setembro de 2017, pois já havia vozes preocupadas com o futebol do Benfica desde Janeiro deste ano. O que nos importa neste momento é saber se a equipa tem a capacidade de responder com os 9 pontos obrigatórios para sermos Penta nestes três jogos de início do ano. Se a equipa ganhar estes três jogos - jogando bem ou jogando mal - vai partir para uma segunda volta boa e vamos ser candidatos com Sporting e FC Porto. Se a equipa perder pontos nestes jogos - cenário perfeitamente possível - temos que focar na guerra fora do relvado e tentar aproveitar alguns deslizes dos nossos adversários, mas o Penta ficará bastante longe.

Em relação á lucidez do texto agradeço, pois é algo fundamental na analise do futebol actual onde a falta de lucidez é o sentimento dominante e mais comum em todo o lado.

Força Benfica