sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

"Quando a esmola é muita, o cego desconfia."

Passam mais de três meses desde o meu último post e isto significa que o tempo e a motivação para escrever sobre o Benfica, são hoje bem menores do que eram há 12 anos quando comecei a escrever com regularidade neste pequeno cantinho da blogosfera encarnada.


Hoje é dia do aniversário do Benfica e há que celebrar e dar os Parabens ao nosso clube. São 116 anos de História que a cada 28 de Fevereiro há que assinalar e celebrar. 


Antes de falar sobre a actualidade do Benfica vou apenas e só criticar todas as pessoas que nesta últimas duas semanas colocaram "reticências", "mas..." e outras "clubites agudas" porque lhes custa ser solidários com um jogador do FCPorto alvo de acto racista.

Toda esta azafama mediática só teria significado se fosse com um Florentino da vida, por exemplo... Aí sim já teríamos todos os partidos juntos - mesmo o Chega - e seria um país perfeito, excepto para os estúpidos do FCPorto que vêem teorias da conspiração em todo o lado.

Do lado do Benfica, também há esses estúpidos que em vez de denunciarem o acto de racismo em Guimarães e ponto final, andam à procura de outros casos semelhantes que não tiveram a mesma dimensão mediática. 

Podem encontrar 16435 casos semelhantes, mas todos esses significarão zero, porque o importante é alterar o futuro e não desenterrar o passado.

Aliás o que importa mesmo é "rasgar o passado", construir um novo presente e futuro que pode partir do "acto racista" para chegar a mais respeito entre todos, a começar pelos energúmenos que lideram os departamentos de comunicação dos dois maiores clubes nacionais.


Finalizado o assunto dos últimos dias, vamos então falar do que espera o Benfica até final de Maio.

Segunda-feira iniciamos um caminho longo de 12 semanas até esse ultimo jogo no Jamor. Pelo meio temos 12 jogos na Liga.

Depois de termos já conquistado a Supertaça este ano, esta presença na final da Taça de Portugal depois de eliminar o Rio Ave (5º classificado da Liga), Braga (3º classificado da Liga) e Famalicão (6º classificado da Liga) é algo que todos nos devemos orgulhar, mas não é nem o primeiro objectivo da época - Liga - nem o segundo - já perdido o acesso aos quartos da champions - nem o terceiro que foi obviamente perdido ontem na Liga Europa.

Em relação à Liga, o Benfica tem 1 ponto de avanço e já jogou no Dragão.

Falta-nos ir a Setúbal, a Portimão, a Vila do Conde, ao Funchal, a Famalicão e ir a Aves. Falta nos receber o Moreirense, o Tondela, o Santa Clara, o Boavista, o Guimarães e o Sporting. 

O FCPorto tem de ir aos Açores, a Famalicão, a Paços de Ferreira, a Tondela e a Braga no ultimo jogo enquanto no Dragão recebe o Rio Ave, o Marítimo, o Boavista, o Belenenses, o Sporting e o Moreirense

Eu acho que o FCPorto tem a vida mais facilitada e o Benfica tem vários problemas que não parecem ter grande solução à vista...

Quem achava que isto seria um passeio para o título, não conhece o Benfica, não conhece o FCPorto e não conhece a nossa Liga

O Benfica não tem passeios para títulos. 

Isso não existe nem nunca existirá no nosso clube. Como digo no título "quando a esmola é muita, o cego desconfia" e eu desconfiei de alguns Benfiquistas que sonhando com o título no bolso, apontavam baterias para a Liga Europa, até que um soco de realidade nos trouxe a todos para uma grande depressão neste mês de Fevereiro. 

"Quando a esmola é muita o cego desconfia" e neste caso foi o próprio Benfica que desconfiando da "esmola" dos 120M de João Felix não quis reforçar-se para pela primeira vez na nossa História recente ter o que o FCPorto de Mourinho e de Villas Boas tiveram para ter sucesso na Europa - um campeonato ganho em Fevereiro. 

Não é admissível que depois dos erros do mercado do verão e com algumas correções em Janeiro, o Benfica esteja hoje mais fraco que no mercado anterior. 

O adepto grita que não há opções para o centro da defesa:

- "Temos dois centrais que não tem suplentes"


Lage e a "estrutura" riem e respondem que :

- "Weigl e Samaris fazem de central, alem de Kalaica e Morato"

O adepto resppnde e diz que "Weigl e Samaris não são suplentes, mas sim opções para quando Ferro e Ruben estiverem castigados ou lesionados". 

Não são os suplentes que tanto precisávamos e que "Lage pediu nas conferências de imprensa" para dar competitividade aos titulares


Se Ferro é um grande jogador que precisou de banco, esse banco não pode ser "dado" porque não há por e simplesmente jogadores suplentes para esse lugar.

O adepto grita que :

- "Gedson nunca poderia ter saído e agora sem Gabriel faz tanta falta..."

Lage responde que :

- "para a posição 8 tenho Taarabt, Samaris, David Tavares e até Weigl

Aqui são os adeptos que riem... 

- "Taarabt a 8? Oh meu amigo Lage estás a brincar com a nossa cara?

Os nossas adeptos não entendem que Lage considere Taarabt um 8 porque aos 60 minutos de todos os jogos, rebenta deixando a equipa sem meio campo. 

Como os entendo... 

Mas dizem mais.... 

Dizem que as opções em Janeiro "foram muito fracas para quem tinha três títulos para ganhar até Maio". 

Mais, perguntam "porque não se investiu em Bruno Guimarães que jogou tão bem contra a Juventus na Champions esta semana?

Tendo Gabriel um problema no olho que o afastará dos relvados por algum tempo, quem seria o  numero 8 substituto nos quase 20 jogos que queríamos jogar em 12 semanas

Resolveu-se o problema saindo da Liga Europa... Ah ok... 

Os adeptos perguntam "quem será o substituto de Cervi ou Pizzi nos extremos"? Com Rafa subido para segundo avançado, só temos Jota no banco para dois lugares de extremos!

Lage responde que:

- "Chiquinho e Jota podem fazer os lugares e em ultimo caso até os laterais Grimaldo e Tomas Tavares podem subir a extremo ficando Nuno Tavares e André Almeida atrás". 

Os adeptos perguntam :

- "Quem será o substituto de Rafa a segundo avançado?


Lage responde que :

- "Temos o "craque" Chiquinho - e os adeptos fazem uma cara de poucos amigos - temos Taarabt, temos Jota e obviamente temos Dyego Sousa e Seferovic num esquema com dois pontas de lança (ou três como nas derrotas contra FCPorto e SCBraga)

Os adeptos perguntam :

- "Mas quem raio irá substituir o único ponta de lança decente que temos?

Lage responde que:

- "O substituto de Vinicius é obviamente o melhor marcador do Benfica da época passada - Seferovic - e um dos melhores avançados a jogar em Portugal nos últimos anos - Dyego Sousa."

Aqui o adepto é obrigado a rir porque se Lage dizia que Dyego Sousa teria que decidir se "quer correr por nós", já se percebeu que "Seferovic não corre por ninguém...

Para o final os adeptos perguntam:

- "Mas quem substituirá o novo Oblak, o novo Ederson, o novo Preud´Homme?"

Lage responde que:

- "Odysseyas é bom, mas Zlobin e Svilar estão prontos"

Tudo isto para dizer na óptica dos adeptos e da maioria dos comentadores ter um "11 titular forte" e "não tendo substitutos à altura em nenhuma posição", especialmente do meio campo para a frente era meio caminho andado para o fracasso que se viu ontem no Estádio da Luz. 

Se para a posição 6 temos Weigl, Samaris e Florentino, as duvidas para a posição 8, para os extremos, para o segundo avançado e para o ponta de lança são tantas que os adeptos nem dormiram estas semanas, sofrendo por antecipação na Liga Europa. 

Ontem com Taarabt a 8, Chiquinho a segundo avançado e Dyego Sousa a ponta de lança era já um cenário caótico no início... 

Com a entrada de Seferovic ficou morto o jogo. 

Com a entrada de Jota em vez de Cervi ficou claro o que Lage e a sua direcção queriam para este jogo

Os adeptos gritavam histéricos no estádio ontem :

"Depois da derrota do FCPorto, há que ficar para trás também não é Lage? Não é LFV?"

Entretanto, neste diálogo civilizado entre adeptos e Lage, há os menos pacientes que pedem "a cabeça de Lage", há os tristes que "sonham com JJ dia e noite" - eu prefiro sonhar com Bernardo Silva, ao menos este nunca nos tratou mal - e há aqueles que desistiram de apoiar "porque o Benfica já perdeu tudo", tendo em conta estas lacunas no plantel...

Eu estou no meio de todos estes pensamentos e sou muito crítico da direcção em não ter feito um "all in" em Janeiro, para matar a concorrência interna que já tinha dados tiros nos pés ao longo destes dois anos. 

O FCPorto estava financeiramente morto na tarde do jogo contra o Benfica. Sem as receitas da champions este ano, com um título português longe, com jogadores a não renovarem, com a sua capacidade negocial reduzida, as possibilidades de fazerem os 80M que necessitam fazer no defeso eram uma miragem

Hoje o FCPorto sonha com os 50M da champions de forma directa, pois pode ser campeão, pode ter a sua posição reforçada na capacidade negocial com os possíveis compradores das "jóias da coroa" e veja-se lá até poderá renovar com os jogadores que se mostravam indisponíveis. 

Ou seja, o Benfica sozinho ressuscitou um rival que acabou de roubar toda a correspondência do Benfica há dois anos... 

Isto faz sentido onde? 


Mais uma vez os adeptos gritam :

- "Na cabeça de LFV..."


E em que mundo vive o nosso presidente? 


No mesmo mundo que vivia aquando do ano do Penta, onde decide por e simplesmente oferecer o campeonato e tudo o resto aos seus adversários internos e de Champions. 


Sabem aquele truque de circo que alguém manda tirar a rede?

LFV achou que queria testar ser campeão sem equipa e se não fosse aquele remate de Herrera teria conseguido... 

Este ano é pior porque ao não investir para matar o adversário, ganhar pontos na Liga Europa para subir no ranking e tentar ganhar um titulo europeu, o Benfica está a dizer que "para vender os jogadores por muito dinheiro" isto aqui em Portugal tem de ser competitivo... 

Se "não for competitivo", os "compradores não dão todo o dinheiro que queremos pelas jóias da nossa formação..." 

Se o "Benfica ganhar 10 campeonatos" seguidos, por muitos pontos de avanço, "não se vende ninguém por 100M ou sequer por 50M"

Aparentemente e mesmo parecendo ficção, é esta a lógica empresarial que está por trás do não investimento este ano

É esta a lógica que permite ao Benfica dar vida a um adversário que estava morto para uma década. 

- "Um clube dominador durante 10 anos internamente, não interessa ao Benfica nem à industria do futebol" pensa LFV ou Domingos Soares Oliveira. 

Pois... como os entendo... 

O que interessa à industria do futebol é ter departamentos de comunicação a falar de árbitros todas as semanas, a dizer que precisamos de árbitros estrangeiros, em vez de ser forte onde tem de ser - dentro das estruturas e não nos departamentos de comunicação miseráveis. 

Repito. 

Departamentos de comunicação miseráveis de Benfica e FCPorto. 

Pois eu penso de forma diferente. Ou seja eles podem ter razão que um futebol competitivo favorece todos e eu sou o primeiro a concordar, mas o que eu espero dum presidente do Benfica é que só pense no melhor para o Benfica, para o sucesso desportivo do Benfica e tudo o que tenha a ver com "lucros financeiros" tem sempre que estar associado à ideia de que "esses lucros servem apenas e só para ajudar o tal sucesso desportivo que o clube deseja ter." 

Eu defendo que ser forte na Europa é a primeira razão de ser do Benfica porque sendo forte na Europa é sempre forte cá dentro

O que se viu ontem no Estádio da Luz foi uma vergonha porque perder e ganhar é desporto mas perder sem os melhores em campo, como perdemos na Champions sem os melhores em campo, é outra coisa !

Aquilo é algo que eu não me reconheço e portanto há que mudar a casa de cima a baixo. 

O Benfica resolveu os casos de Conti, Fejsa, Caio Lucas e Raul de Tomas. 

Parabéns! 


Mas o que é que o Gedson tem a ver com isto? Depois da Covilhã, Gedson e Florentino juntaram-se a Samaris num pequeno grupo de "renegados do Seixal".

Nunca mais jogaram e se Samaris já tinha jogado pouco este ano, Gedson e Florentino desapareceram... 

Depois há o caso Zivcovic que vai ficar no Benfica a receber o seu dinheiro até ao final do contrato e depois outro "Benfica" irá contratar o jogador a custo zero com "comissões de 4M" e com ordenados durante 5 anos crescentes para ele poder "chular" mais um clube, como Taarabt "chulou" o Benfica até ao limite do aceitável...

Esse não posso dizer mal, porque me parece que LFV tem feito todos os possíveis e impossíveis para despacha-lo mas sem sucesso. 

Então e com tudo isto que escrevi qual é a conclusão ?

A conclusão é que qualquer pessoa de bem e com bom senso sabe que com este plantel seria impossível pensar em ser campeão e lutar pela final da Liga Europa

Era impossível ir a Setúbal, a Portimão, a Vila do Conde, ao Funchal, a Famalicão, a Aves, recebendo o Guimarães e Sporting com mais sete jogos de Liga Europa com viagens e adversários que exigem o máximo, lutando pelos dois títulos.

Mas nós já fizemos isto por duas vezes com JJ... 

E agora dizem me alguns adeptos que o plano de LFV é exactamente esse... 

- "Dar a Lage o que deu a Vitória - uma mão cheia de nada - para depois aparecer o salvador de LFV - Jorge Jesus - com uma mão cheia de dinheiro e outra mão cheia de reforços!"

O Benfica poderia ter lutado por Liga Europa e por campeonato estando sete pontos à frente e poderia construir, planear e preparar essa  realidade  no mercado de Janeiro. 

Era possível sim! Houvesse ambição para investir e teríamos neste momento a falar destas 12 semanas doutra maneira. 

Em Fevereiro, no final do mercado a possibilidade de ser campeão estava intimamente ligada ao insucesso da Liga Europa e eu não aceito isso. 

Não só "não aceito" como luto com quem o defende. 

O Benfica tem de lutar por todos os jogos e todas as competições com a ambição do grande clube que é

Dizem me os tolos da cartilha que afirmam que a Europa não é para o Benfica:


- "Ah mas LFV quer garantir os 44M da entrada directa na Champions!"

Então vença a Liga Europa e entre directamente na Champions e ainda vai jogar a Supertaça europeia. 

Neste caso, ainda ajuda os seus amigos do FCPorto dando-lhes a possibilidade de ganhar a Liga portuguesa, com os 50M com a entrada directa na Champions 


Caro presidente, entre todas as ironias e algumas piadas que se foram escrevendo neste texto, deixe de renegar totalmente a Europa com a obsessão do Marquês e dos 44M de entrada directa na Champions


Também me dizem esses "amigos Benfiquistas" que o plano de trazer Jorge Jesus para o Benfica é antigo e que mesmo tendo aqui um percalço de nome Bruno Lage, é para ir para a frente... 

Mais... Dizem me esses "amigos Benfiquistas" que na próxima época os dois primeiros classificados do Campeonato tem entrada directa na Champions e aí sim vale a pena investir a sério na equipa.

Ou seja, a teoria desta gente é que o Benfica em Julho vai investir muito para que LFV seja eleito em Outubro e para que finalmente se aposte na Europa sem a obsessão da Liga, porque ser segundo também nos dá os 44M da Champions. 

Mas o Benfica é a assembleia da republica? Andamos a ver jogos de política em séries famosas? 

Isto é o Benfica !!!

Hoje temos adeptos do Benfica que "são da Liga Portuguesa contra a Liga Europa" como se pudessem existir adeptos do Benfica que renegam algo na Europa. 

Mas o que é isto ? 

O que é isto que o Benfica de LFV criou na cabeça das pessoas?

Esses adeptos perguntam-me:

- "Com que jogadores iríamos lutar pela Liga Europa à quinta-feira e pela Liga Portuguesa à segunda feira?"

Esse é um problema que eu como adepto , sócio e accionista não quero ter e seria exactamente esta a questão que Lage deveria fazer a LFV em Janeiro...

- "Caro Luis Filipe Vieira, com que jogadores vamos lutar pela Liga Europa à quinta-feira e pela Liga Portuguesa à segunda feira?"


Mas para que Lage tivesse a coragem de fazer essa questão em Janeiro, tinha que além de ser um bom treinador, ser também um bom politico ou alguém que fosse no mínimo, crítico desta postura de tentar sempre ganhar com o menos possível, que teve o seu apogeu no ano do Penta. 

E aqui é a minha grande crítica a Lage. 

A juventude traz associada a cada personalidade duas características que muitos jovens têm... 

Por um lado a irreverência, o "desassossego" que Fernando Pessoa falava e a crítica construtiva

Por outro lado há jovens que se acomodam, que não criticam o poder e preferem garantir o seu "status quo".

Bruno Lage não está a conseguir ser junto da estrutura o "irreverente" que eu esperava que fosse e não está a usar o potencial e a vantagem política que ganhou depois de ter conseguido conquistar o título de forma milagrosa, em Maio passado. 

E não utilizando todo o capital politico que ganhou em Maio, está também a fazer mal ao Benfica e isso eu já não posso admitir. 


Sabendo que Lage acha que Grimaldo, Nuno Tavares, André Almeida e Tomas Tavares podem ser laterais;


Sabendo que Lage acha que Ferro, Ruben, Weigl, Samaris, Morato e Kalaica podem ser centrais


Sabendo que Lage acha que Samaris, Florentino e Weigl podem ocupar a posição 6;


Sabendo que Lage acha que Samaris, Taarabt, David Tavares e Weigl podem ocupar a posição 8;


Sabendo que Lage acha que Pizzi, Cervi, Rafa, Jota, Chiquinho, Grimaldo e Tomas Tavares podem ser extremos


Sabendo que Lage acha que Taarabt, Rafa, Chiquinho, Jota, Seferovic e Dyego Sousa podem ser segundos avançados;


Sabendo que Lage acha que Vinicius, Dyego Sousa e Seferovic podem ser pontas de lança, então Lage tinha que lutar pela Liga Europa como o único objectivo do ano e não ter desistido de lutar com o onze inicial e com as substituições que fez ontem. 


Se Lage acreditava assim tanto neste plantel que lutasse para ganhar tudo o que tínhamos que ganhar, sem desculpas de cansaço, sem desculpas de fadiga, castigos ou lesões, lutando pela Liga Europa, pela Liga e pela Taça de Portugal como se cada jogo dependesse a vida destes jogadores!


Sem formação a trazer os melhores para o Benfica e a fazer deles, nossos jogadores e não jogadores de outros clubes, sem prospecção a trazer os novos jogadores estrangeiros que nos darão muitos anos de águia ao peito e sem a estratégia de trazer craques feitos como soubemos trazer no passado com curriculum, o Benfica nunca será nada na Europa

Acabo o texto que já vai longo exactamente como acabei o anterior em Novembro 2019. 


O Benfica precisa de mudar rapidamente. 

"Mudança de paradigma agora é vender tudo o que não serve para o Benfica europeu, manter as nossas jóias da coroa da formação e contratar 4 ou 5 jogadores de 25/26/27 anos com muita  qualidade e experiência europeia, alguma margem para valorização em contratos de 5 anos e talvez alguém nos 28/29 anos que venha para cá acabar a carreira como Aimar, Saviola, Jonas e que nos dê a categoria, experiência e maturidade que nenhuma das ultimas contratações nos dão na Europa.

Sem esta mudança de paradigma, o "Marquês de Pombal" continuará a ser o ponto mais alto dum clube que não é nem nunca foi apenas para consumo interno.

Há que mudar dramaticamente a estratégia para voltarmos a ser grandes na Europa."


Que o Benfica consiga encontrar soluções para para ganhar todos os jogos até final de Maio



Agora exigimos 13 vitórias nos próximos 13 jogos !

Segunda feira começa a nova batalha interna com o FCPorto. 

Força Benfica 

6 comentários:

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Subscrevo o texto integralmente, um abraço.

lawrence disse...

Depois de parar um bocadinho para respirar, sou mais um a subscrever todas as verdades e respectivas conclusões!
PARABÉNS SPORT LISBOA E BENFICA DE COSME DAMIÃO E TODOS OS GLORIOSOS QUE O SERVIRAM CONDIGNAMENTE!

Anónimo disse...

São os ventos da modernidade, no futebol hoje em dia são os gestores, principalmente os financeiros que ditam as regras. A emoção é connosco que estamos por fora, eles fazem as continhas, é só racionalidade o coração esse só importa se for vendável. Grande negócio é o futebol, mas se os homens das gestões não se preocuparem com a essência do espectáculo, então devemos estar a assistir ao início do fim desse espetáculo cuja pujança levou a loucuras, a todos os níveis, loucuras essas que irão provocar aquilo que vaticino, o futuro o dirá, mas penso que não estou longe da verdade, basta seguir os sinais.

Nhaga da Costa disse...

Comecei a ler mas não tive pachorra. Já não tenho paciência nem idade para ler baboseiras e disparates que não me ensinam nada e que são apenas o que os brasileiros chamam, "chover no molhado".
Não passa de um texto que são apenas repetições com pequenas divagações daquilo que os talibans, os antis e os haters escrevem em blogues assim como aquilo que os cartilheiros do exército inimigo escrevem infiltrados em blogues passando por benfiquistas.
Um não assunto sem interesse.
Provavelmente o seu ego sentir-se-á melhor, mais nada.

Por isso, desejo-lhe muita sorte na sua actividade profissional, porque no futebol deixo-lhe o conselho de deixar o assunto para quem percebe mesmo de futebol.
Obrigado.

Frank disse...

Muito bom. Infelizmente agora o Marquês também já foi à vida.

Apostas Combinadas disse...

Como te compreendo. E agora com tudo que se passa na sociedade e no mundo, que falta me fazem uns bons jogos à Benfica. Que venham de novo as alegrias, que tudo passe. Que o Benfica recupere a hegemonia, mas acima de tudo, que haja saúde.