sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

30 horas para muito mais que 3 pontos!

Estamos a 30 horas do grande jogo em Braga e o Benfica optou por não entrar no confronto directo, na guerra de palavras e no frente a frente com aquela gente lá de cima.

Eu discordo, mas até posso entender a estratégia do Benfica.

Pelo que já se começa a sentir, há qualquer coisa a acontecer na Liga e na comissão de arbitragem diferente este ano.

A nomeação de Bruno Esteves para o jogo do SC Braga - Benfica revela alguma surpresa, porque confirma que algo se está a passar...

A não nomeação dum árbitro do "regime pró Porto", é só por si um sinal inequívoco que algo está realmente diferente.

Leio que Bruno Esteves apitou o Benfica contra Nacional em casa e o Rio Ave - Benfica em Vila do Conde, sendo então o terceiro jogo do Benfica que este árbitro de Setúbal apitará esta época.

Em ano de "sistema em alta" esta nomeação era impossível e tal como eu venho escrevendo, parece que algo se passa no reino do "sistema" com provocações dum lado e provocações do outro, mesmo que algumas dessas provocações, recados e sinais, venham em forma de "nomeações".

Eu este ano quer ser campeão.

Pinto da Costa também.

Aliás Pinto da Costa quer mais, porque carimbar um tri campeonato este ano seria uma machadada fortíssima no projecto desportivo do Benfica e ele não vai vacilar.

Ele realmente sente que algo lhe está a dificultar o caminho, mas também o ano passado ele deixou a caravana passar e quando foi necessário ele ladrar - nomeadamente em Coimbra, na Luz, em Olhão e até em Alvalade - ele ladrou mais alto.

Sabendo-se que a Liga se resolve taco a taco e no final é que se fazem as contas, sabendo que o FC Porto recebe o Benfica na penúltima jornada e que já foi jogar a Braga, Pinto da Costa ainda joga com o tempo e com os pontos a seu favor, até porque ele tem trunfos - vários árbitros - que mais cedo ou mais tarde terão de apitar jogos do Benfica.

Até aqui, tudo calmo...

O que começa a deixar antever alguns problemas é a própria estrutura de futebol do clube...

É óbvio que este caso do jogo do FC Porto com Setúbal referente à Taça da Liga é um não caso. Nunca o Setúbal terá coragem de pedir o que quer que seja, sob pena de ver escancarada a porta da segunda divisão.

Por isso, escusamos de estar a pensar "isto ou aquilo" porque obviamente não há pernas para andar neste "caso" como não houve pernas para andar no caso do jogo adiado para esta quarta feira - e parece mesmo que esse adiamento foi feito de forma ilegal - com o mesmo Setúbal. 

Isto é areia para o ar, mas que deixa antever distracções duma estrutura "altamente profissional e cuidadosa" que não nos tem habituado a estas situações.

O FC Porto está realmente a mudar... Se investiu forte no seu futuro com Alex Sandro, Mangala, Danilo agora parece que está a investir em jogadores velhos, "não acabados", que possam ter uma palavra a dizer nesta guerra de Taça da Liga que eles querem ganhar este ano, na Liga e até na champions onde se pensa que eliminar o Málaga é mesmo possível.

Por isso a contratação de Liedson, de Izmailov e até se fala de Riquelme.

Ou seja, querem compor o plantel com opções que não enganam, por um período curto de tempo e que de forma cirúrgica possam ganhar títulos.

É uma opção que não resultará se não estiver do outro lado da estrutura o apoio dos árbitros que sempre têm tido.

Uma das características das escutas de Pinto da Costa no apito dourado é a sua constante preocupação em não deixar nada ao acaso nos seus jogos, até mesmo nos jogos em casa contra equipas de fundo de tabela (tal é a sua necessidade de controlo) mas também é obcecado em minar, em condicionar e em controlar as arbitragens que possam afectar o Benfica.

Este jogo em Braga é decisivo nesta guerra de poder que se tem visto nos últimos dias.

O Benfica tem de ganhar em Braga. 

Eu digo-o repetidamente e apesar de não se estar a falar tanto deste jogo como do clássico contra FC Porto há duas semanas, a verdade é que o Benfica está a jogar o jogo também fora das quatro linhas numa estratégia de contenção, de não resposta, de calma e tranquilidade e até ver está a ganhar porque a nomeação de Bruno Esteves parece confirmar isso.

Como parece confirmar a frase de homem que sabe muito de tudo no nosso futebol que disse no ultimo programa Dia Seguinte que o Benfica "está a trabalhar bem". Guilherme Aguiar não concluí a sua ideia mas deixa antever pela sua expressão uma admissão de que o adversário este ano vai perder, mas vai dar luta.

Eu tenho duvidas porque conheço bem os meandros e sei que a contagem de espingardas ainda está favorável aos do norte e quando se começarem a definir as classificações finais e as notas dos observadores, outro galo cantará... 

Já disse e repito, que só seremos campeões se chegarmos ao Dragão com quatro pontos de avanço e Rui Gomes da Silva não acha o mesmo. 

Disse esta semana nesse mesmo programa que o Benfica "não tem medo de Pedro Proença, que pode ser Proença a apitar no Dragão porque mesmo assim o Benfica vai lá ganhar e sagrar se campeão..."

É nestas alturas que Rui Gomes da Silva deixa que o seu lado infantil de adepto de 6 anos fale e é nessas alturas que mais enfraquecido fica...

Enfim, amanhã joga se o jogo do ano e temos que estar preparados para sofrer e para sermos uma verdadeira equipa para poder ganhar lá na pedreira.

Jorge Jesus saberá o que tem de fazer, mas só um jogo perfeito poderá dar-nos a vitória, não porque o Braga seja melhor que nós futebolisticamente - acho que esta época já jogou melhor que nós, mas não agora - mas porque a energia que ali se vive é algo de difícil resolução.

Noutro dia disse que o Benfica precisava de contratar um novo jogador. Escrevi:

Imaginemos um Bruno Cesar com Nolito mas em bom, de preferência barato e não gordo."

Ora bem eu estava a pensar em Miguel Rosa, mas não quis dizer o nome.

No entanto eu não acredito que Miguel Rosa chegue ao nosso plantel, porque Jesus é de teimosias e quanto mais falarmos neste nome e quanto mais pedirmos o Miguel Rosa na equipa A, menos ele terá vontade de puxar Miguel Rosa para o plantel principal.

Ele tem ideias muito claras e um feitio tão fácil de decifrar, que até impressiona.

A escolha de Miguel Rosa para a nossa equipa é algo que dificilmente acontecerá, pelo menos enquanto esta vaga de fundo se generalizar.

Ele gosta da surpresa, do "fui eu que descobri" qual critico frustrado de musica quando descobre ou populariza aqui no burgo aquilo que qualquer blog de New York vem falando há 6 meses...

Quanto mais silêncio fizermos á volta de Miguel Rosa mais hipótese temos de o ver a jogar na equipa principal do Sport Lisboa e Benfica.

E que bom seria enganar-me, mesmo sabendo que o homem não é aquilo que se pinta. 

Mas é português, tem garra, tem espirito e se Nolito e Bruno Cesar jogaram, ele tem que ter uma oportunidade. 

Faltam 30 horas para o inicio do jogo que nos pode dar muito mais que 3 pontos.

Vamos lá matar o borrego e ganhar na pedreira. 

Força Benfica




1 comentário:

Manuel disse...

Bom post.
Na minha humilde opinião não acho que Miguel Rosa seja melhor do que Nolito, por exemplo.

Se JJ é teimoso, ainda bem! Os líderes devem ser teimosos e acreditar naquilo em que acreditam e pensam. Mal de nós se não fosse assim.

Se Miguel Rosa fosse espanhol ou italiano ninguém falava nele! Será que ser português lhe dá algum direito de preferência?