sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O Porto, ai o Porto...


Estamos finalmente a 2 dias do jogo por que todos os adeptos benfiquistas esperam durante uma época.

Este tornou-se no grande clássico nacional por excelência, de há muitos anos a esta parte e este ano tem um sabor especial porque ambas as equipas chegam ao Estádio da Luz com apenas quatro pontos perdidos - o FCPorto tem menos um jogo - mostrando que provavelmente os embates entre estes candidatos nesta época serão mesmo decisivos na atribuição do título.

O Benfica chega a 13 de Janeiro de 2013 com o magnifico score de não ter perdido qualquer jogo nas três competições nacionais - 13 jogos para campeonato, 3 jogos para Taça da Liga, 3 jogos para Taça de Portugal só com vitórias, apenas empatando por três vezes - e o FCPorto apresenta números muito semelhantes, excepto a derrota contra SCBraga que o afastou da Taça de Portugal. 

Perdendo Javi Garcia e Witsel, não devidamente substituídos por novas contratações em Agosto, perdendo Luisão por um castigo estúpido e infantil num jogo amigável em Agosto, perdendo Carlos Martins e Aimar com arreliadoras e consecutivas lesões, perdendo Gaitan por lesões e por um abaixamento de forma inacreditável, sem defesa esquerdo de raiz e de nível, o Benfica chega assim mesmo a este clássico com números que não deixam de surpreender pela positiva. 

A equipa parece que encontrou soluções para estas ausências, com André Gomes, Matic, Olá John, Salvio, Melgarejo, André Almeida, Jardel a juntar à contratação de Lima no "ultimo minuto" fizeram que pelo menos no campo interno a equipa apresente resultados e exibições que nos fazem antever um clássico equilibrado e onde cada um tem hipóteses de ganhar.

Eu não vejo jogos do FCPorto mas sei que tem um plantel equilibrado, com muitas soluções, com contratações caras e sonantes, com estrelas a despontar - como Jackson - e apesar de ter andado em mínimos dos mínimos nestas ultimas semanas, aparecerá como um touro enjaulado que lhe abrem a porta da arena em pleno Estádio da Luz porque este é o espírito do FCPorto.

É uma equipa e um clube com complexos mas que transformam esses complexos a seu favor e que nestes jogos aparecem na máxima força,  catapultando-os normalmente para jogos extraordinários, tecnicamente fortes, tacticamente concentrados e com uma força anormal.

Ás vezes penso que o FCPorto aparece no Estádio da Luz como se tivesse tomado uma "droga perfeita" pois ao mesmo tempo que lhes dá a tal força do Touro, também lhes apura a técnica e a concentração táctica.

Além disso, todos sabemos que a facilidade com que o FCPorto se vê beneficiado no Estádio da Luz é já algo que vem da História e está também no ADN deste novo FCPorto, dando sempre a tranquilidade necessária em momentos de maior aperto. 

Todos sabemos que marcar um penalti a favor do Benfica no Estádio das Antas/Dragão foi algo possível em 35 anos por uma só vez (e quando o Benfica já perdia confortavelmente) todos sabemos que marcar um golo como aquele que Maicon marcou nos últimos minutos a favor do Benfica no Estádio do Dragão é algo impossível, impossível, impossível, mas a verdade é que do outro lado o FCPorto criou nestas ultimas décadas uma fortaleza de espírito, que tudo se torna possível nestes clássicos no Estádio da Luz. 

Aliás, o calendário de Taça da Liga em semanas que antecedem o clássico não poderia ter vindo na melhor altura para a agenda do FCPorto. 

Diz-se por aí nas hostes portistas que o Benfica anda a ser levado ao colo na Taça da Liga só porque se marcou um penalti no ultimo minuto contra o Moreirense, num jogo que o Benfica até merecia perder. 

Dizendo isto, tenta-se mandar areia para os olhos de quem vê futebol e fazer nos esquecer que os quatro únicos pontos que perdemos esta época na Liga foram por erros de arbitragem quando não se marca um golo limpo a Cardozo contra SCBraga (noutro jogo que nada tínhamos feito para justificar a vantagem, mas que legalmente seria justa) e no escândalo que pelo segundo ano vivemos em Coimbra, quando somos roubadíssimos no famoso 2-2.

Esta famosa jogada de dar brindes ao Benfica em jogos que nada contam - perdendo em Moreira de Cónegos estaríamos na mesma apurados para as meias finais da Taça da Liga - bate certo com a máfia clássica de adiar o joguinho de Setúbal para 23 de Janeiro, quando os regulamentos prevêem que esse jogo seja jogado nas 30 horas seguintes, como bem explica José Manuel Meirim no seu artigo publicado no Jornal Publico e que podem ler na íntegra aqui

Diz ele duas coisas importantes :

1. (...) Com efeito, resulta "clarinho" que os jogos adiados no decurso da primeira volta têm de ser realizados obrigatoriamente no decurso das quatro semanas que se seguirem à data inicialmente fixada para o jogo, salvo casos de força maior devidamente comprovados e reconhecidos por deliberação da Comissão Executiva (artigo 19.º, n.º 2 do RCLPFP). Ora, não se vislumbra nenhum "caso de força maior", nem ele é invocado na decisão da Liga. O leitor chegará à conclusão de que a data de 23 de Janeiro excede o prazo referido.

2.  (...) No RCLPFP, quando ocorra uma situação como a do dia 14, existe uma regra clara: o jogo realiza-se, no mesmo estádio, dentro das 30 horas seguintes (artigo 22.º, n.º 1). Esta regra comporta duas excepções. Uma, a da realização de um jogo das competições da UEFA na semana seguinte, que não tem aplicação no caso concreto. A outra exige que os delegados dos clubes declarem, no Boletim do Encontro, o seu acordo para a realização em outra data. Isto é, naquele momento, naquele documento oficial, tem que constar, desde logo, a data concreta, não sendo regulamentarmente possível deixar a marcação dessa data para momento posterior. Partindo do pressuposto de que, nesse boletim, não existe nenhuma data estabelecida, a regra adquire a sua força natural. Ou seja, abreviando, o jogo em causa deveria ter sido realizado nas 30 horas seguintes.


Quando as histórias são mal contadas, tudo dá razão às desconfianças, mas eu que este ano já vi o Real Madrid jogar um jogo 24 horas depois porque houve boicote na iluminação do Estádio do Rayo Vallecano, nunca entendi a razão pela qual o jogo não se efectuou no dia seguinte no Estádio do Bonfim. 

Dizem que foi pela chuva, dizem que foi pelo estado do terreno, dizem que foi por problemas de iluminação, dizem que assim já Pedro Proença pode ser nomeado para apitar o clássico - era só o que faltava -  dizem-se 1001 coisas mas o que salta á vista é a palavra manhosice que ainda se vê muito por este futebol nacional e pródiga para os lados do Dragão.

E por falar em manhosice e com ligações claras ao FCPorto, um desejo antigo de Pinto da Costa pode ser este ano concretizado.


Numa altura em que FCPorto está afastado da Taça de Portugal, o presidente da Federação e ex vice-presidente do FCPorto durante anos e anos e anos, vem esta semana dizer que a opção de não fazer o jogo da final da Taça no Jamor é uma hipótese real.

Ou seja, no ano em que todos nós queremos estar no Jamor - e não esquecer que sem ganhar aos de Coimbra onde somos roubados escandalosamente nas nossas ultimas deslocações não chegaremos lá nunca - o presidente da Federação acha por bem lançar esta "bomba" em semana de clássico. 

Dizem-nos que não tem condições para receber a final mas eu fui a vários estádios onde se jogam muitas partidas da Liga Sagres que tem muito menos condições que o Estádio do Jamor.

Para mim, hoje e sempre, a final será no Jamor e aceito que se façam obras no estádio para melhorar algo na segurança, mas também aceito que não as fazendo, o estádio cumpre todos os requisitos básicos para um jogo de futebol.

Se na Marinha Grande - contra Leiria o ano passado - e na Figueira da Foz - contra Naval - ou no Estoril se reúnem condições para jogar partidas da Liga Sagres porque no Jamor não se pode jogar uma final da Taça de Portugal?

Já que se pode falar do FCPorto esta semana, tenho que aplaudir a maneira solidária como o FCPorto está a apoiar o Sporting, um amigo de longa data a passar dificuldades.

Há quem diga que já lhes adiantou uns milhões para eles poderem pagar os salários a 31 de Dezembro, também há quem diga que o foi o BES, mas o que é certo e de sublinhar é a maneira cordial como o clube se tem mostrado disponível a ficar com as poucas pérolas que por ali se passeiam. 

Veremos o que nos revelam os próximos episódios desta novela que tem Jesualdo, Pinto da Costa e Godinho Lopes como principais actores... Todos eles de grande craveira e de grande qualidade...

Para terminar, falar do publico que ainda não esgotou o Estádio da Luz para receber com fato de gala o FCPorto. 


Isto diz muito da crise que está a viver em Portugal, que é real e preocupante. 

Não é possível que um jogo como este, com o Benfica em primeiro contra o grande rival ainda não tenha lotação esgotada.

Espero que o jogo seja uma grande festa, espero que nas bancadas se faça essa festa acompanhada por todos e que o Benfica mostre porque razão acha que pode voltar a ser campeão.

Se o ano passado em três semanas ficávamos fora do título - em Guimarães por culpas próprias, em Coimbra e na Luz contra FCPorto por outras culpas - este ano temos que provar que somos fortes e competetentes até Maio.

Se não ganharmos no domingo tudo ficará mais complicado, mas sem as manhosices clássicas tudo teremos para mostrar o nosso bom momento, com ou sem Cardozo, com ou sem Rodrigo, com ou sem Luisão, com ou sem Aimar, com ou sem Carlos Martins!

Que dêem tudo, tudo, tudo em campo e que consigam os três pontos!!!

Força Benfica





6 comentários:

Anónimo disse...

A treta do costume dos encarneirados ja a preparem-se para uma nova derrota em casa.
Depois destes ultimos jogos (ja levam 300 e tal minutos a jogar contra dez e nove penaltis.Ate ja houve um golo com a mao).
Mas os encarneirados conseguem mentir e fazer uma cara seria ao mesmo tempo tipo aquele benfiquista VIP, um tal de socrates.Uma qualidade essencial de um encarneirado.
Exemplo de dois penaltis artisticos:
nota 9,5

nota 10


Este jogo e importantissimo para o benfica pois marca a preparacao para o lancamento da emissao 100 Milhoes de euros em obrigacoes que o benfica vai fazer daqui a uns meses.
Por isso e quase certo que vamos ter uma arbitragem tipo:
nota 11

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Anónimo

Eu até te tenho dado algum crédito porque algumas vezes pareces ser uma pessoa digna e gosto de te ler pelo blog, mas sinceramente admiro te a coragem de vires colocar links de 99, 95 e dum penalti do Aimar contra o Leiria em 2009.

Sinceramente, nem mereces resposta.

Em relação ás tuas certezas em "relação a nova derrota em casa", eu no teu lugar e com este historial teria exactamente a mesma confiança.

Abraços

Força Benfica

Anónimo disse...

Tu e que vieste com a estoria dos 35 anos.Os videos servem para tu veres como e facil (nos ultimos 60 anos) marcar penaltis a favor do benfica e expulsar um jogador do porto aos 20 min na Luz.Podia ter escolhido penaltis desta esta epoca (que ja sao 9)mas optei pela qualidade artistica.

Mas para ti so interessa o que as tuas palas deixam ver, quando poem em evidencia a incongruencia do que escreves vens logo com o "nem mereces resposta".

Manuel disse...

Concordo com o post.
Em relação ao Sporting não foi o Porto que lhes adiantou o dinheiro pois os andrades não têm dinheiro nem para mandar cantar um cego.

É mesmo por isso que têm vindo a diminuir o número de jogadores - um perfeito "downsizing" - para diminuirem os custos com pessoa para poderem cumprir com as regras do fairplay financeiro que a UEFA vai exigir. Por isso, estão à rasca.

Já têm o melhor jogador lesionado e arriscam-se a ficar com mais um ou dois nas mesmas condições. E depois metem os putos da B que não jogam nada.

E ainda há benfiquistas imbecis que criticam a direcção e o clube por erro no planeamento da época.

Este anónimo é o protótipo típico andrade, bronco, aziado e borrado. Anda por blogues benfiquistas com extractos de notícias antigas e falsas para tentar convencer-se que, afinal, é o Benfica é que tem sido o beneficiado todos estes anos.

A lavagem cerebral tem dado resultado. E dá muito melhor resultado quando o receptor tem as capacidades intelectuais de um bronco azul.

Anónimo disse...

O Manuel o que nao falta sao encarneirados como tu, sao produzidos em serie e em grande quantidade.Juntam se la na tasca e debitam imbecilidades o dia todo. Quando sao confrontado com as contradicoes dos seus preconceitos e fabulacoes vem logo com o insulto sem o minimo argumento sustentavel . Tudo baseado numa superioridade moral concedida uma qualquer entidade divina .
Por exemplo podia falar do arbitro escolhido para o jogo da luz, o arbitro do tunel e das escutas em que o vieira foi apanhado, apesar de nao ter o telefone sob escuta. E depois esperar pela ginastica da chico esperteza a fazer piruetas de logica para manter a sua superioridade moral.

Viva o querido lider...sera querido para sempre? Hummm....

Anónimo disse...

Todos sabemos que expulsar um jogador do Benfica no Estádio da Luz/Luz foi algo possível em 35 anos por uma só vez.
E ja levam 300 mintutos a jogar contra 10.