quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Paris !

Hoje é dia de champions league e um dia importante para aquilo que é o novo Benfica e a nova ordem do futebol europeu.

O novo Benfica volta a estar nos grandes palcos europeus de forma constante e com um plantel caro, com muitas soluções, estrelas em ascensão e outras já confirmadas deste nosso futebol europeu.

A nova ordem do futebol europeu é aquela que há uns anos a esta parte, pega no dinheiro de vários sheiks ou milionários doutras paragens que vêm no futebol europeu uma oportunidade de negócio e de se promoverem mundialmente. 

Este Paris Saint Germain de "Cavani & Ibrahimovic" é um novo colosso europeu, mas tal como o velho colosso europeu de nome Benfica, tem um grande plantel, mas teima em não afirmar-se como uma grande equipa. 

Aqui ambos os clubes se podem equiparar. 

No final de Setembro ambas as equipas estão á procura do seu melhor futebol e vamos ver o que  reserva este Outubro para o nosso Benfica, que tão depressivo anda desde Maio.

Por mais que eu diga e repita que temos que afastar os velhos fantasmas do final da época passada, eles parece que vieram para ficar, pelo menos em termos de apaziguamento entre os adeptos.

Desde a atribulada assembleia geral na passada semana, aos episódios de Jesus, Luisão e Cardozo, passando pelas más exibições e pelos erros sistemáticos dos árbitros contra o Benfica, tudo está de "mal a pior" e a dividir de forma inacreditável os adeptos do Benfica.

E a verdade é que eu sou o mais optimista de todos os benfiquistas, porque vejo sempre o lado meio cheio do copo...

No dia 31 de Agosto estava a cinco pontos do FCPorto e havia alguma felicidade em termos empatado em Alvalade um jogo onde não fomos muito superiores.

Hoje passadas quatro jornadas, estamos exactamente a cinco pontos de distância do FCPorto e já fomos a Guimarães e Marítimo. O próximo jogo do Benfica será no Estoril e aqui encerramos o terrível ciclo de quatro jogos fora, preparado especialmente para matar o Benfica à sétima jornada.

Marítimo, Sporting, Guimarães e Estoril é ciclo de morte e se ganharmos no domingo ainda estamos vivos.

O que está para trás não conta e o que está  para a frente depende de nós.

A célebre frase "o que não nos mata, torna-nos mais fortes" deve ser o mote para podermos finalmente arrancar para um campeonato onde todos os jogos em casa são para ganhar, para ganhar desde o primeiro minuto até ao ultimo e onde todos os jogos fora são para jogar com atitude e determinação ao máximo.

Para isso é que o plantel é o melhor dos últimos 30 anos. Para se poder fazer descansar alguns jogadores e manter essa atitude, essa garra e essa vontade de ganhar, com a mesma qualidade.

É óbvio que empatar em casa é sempre um mau resultado seja com quem for e se for contra uma equipa do fundo da tabela, ainda pior. 

No entanto não podemos fazer nada para mudar o passado e o que temos que aprender com esta jornada  (pelos vistos não foi aprendido contra o Gil Vicente) é que os jogos em casa tem de ser encarados com profissionalismo desde o primeiro ao ultimo minuto. 

O que a todos nos preocupa é que tirando o Cardozo que está a fazer um bom trabalho neste ínicio de época, todos os outros jogadores estão muitos furos abaixo do que nos habituaram.

Não sei se é por questões físicas, se é por modelo de jogo, ou se é por isto ou por aquilo, mas sei que estão muito fracos e se continuam assim, é melhor desistirmos de tudo.

Há que levantar esses índices individuais e obviamente aumentar os níveis de jogo colectivo que até ao dia de hoje não apareceram em nenhum jogo.

Não fizemos nenhum jogo bom esta época. Nem um joguinho bom que se possa dizer que a equipa está no bom caminho. 

A equipa está desconectada, sem alma e sem as mesmas capacidades doutros tempos.

Se a juntarmos a estas evidências exibicionais, todas as evidências arbitrais, com todos os erros dos árbitros contra nós, então está obviamente encontrada a resposta que coloca o Benfica a 5 pontos do FCPorto...

No entanto, volto a repetir, que estes 5 pontos são recuperáveis por inúmeras razões.

Em relação a esta discussão incrível de que o "Benfica foi prejudicado, mas também não jogou nada" que muitos portistas, sportinguistas e especialmente benfiquistas promovem para criticar o Benfica, eu discordo em absoluto.

Aliás as palavras de Luís Filipe Vieira que muitos adversários criticam, são totalmente assertivas.

Primeiro temos que fazer a nossa auto análise e dizer que fomos incompetentes, que não jogámos bem e que não fizemos o suficiente para ganhar.  Luís Filipe Vieira fê-la minutos depois do jogo contra Belenenses e fê-la antes de qualquer outra análise. 

Muito bem, todos concordamos, mas não podemos deixar de concordar que o FCPorto não jogou nada, não merecia ganhar e apenas ganhou com ajuda do árbitro e que o Benfica não jogando nada, não merecendo ganhar, apenas não ganhou por causa do árbitro. 

Isto é factual e qualquer pessoa de boa educação e bom senso tem de concordar. 

Perante isto e sabendo nós que apenas podemos controlar o que depende de nós próprios, não vale a pena estar a reclamar com os árbitros porque eles vão continuar a roubar até ao fim do campeonato. 

Temos que reclamar positivamente com o Jesus, com os jogadores e com toda a estrutura do Benfica para se prepararem convenientemente para o que aí vem.

Parece que as palavras de Jesus, de Luís Filipe Vieira e de Rui Costa, todas concertadas num ataque aos árbitros, mas assumindo as nossas culpas é o principio para algo que pode ser alterado.

Dizia-me um médico um dia "que assumir a doença é o primeiro passo para a cura".

Neste caso a doença divide se em duas partes... Uma delas é o nosso problema exibicional e a outra é o problema dos roubos dos árbitros.

Resolvendo a primeira com competência, dificultamos (e muito) a segunda...

O que me parece óbvio é que por muito que a ideia do "sistema" seja retirar o Benfica da corrida para o título aquando do jogo com o Estoril - como fizeram no ano do Villas Boas por altura do terceiro jogo em Guimarães - depende de nós responder a essa "vontade" com uma vitória incontestável contra a equipa sensação do nosso campeonato. 

Depende de nós acabar o jogo domingo com os três pontos e entrar definitivamente na corrida para o título, mesmo que a cinco pontos. 

Aumentar a distância para FCPorto de cinco para oito pontos será o balde de água fria definitivo nas hostes benfiquistas e mesmo que o árbitro venha encomendado, temos que responder com a melhor exibição da época, para que as hipóteses de roubo sejam reduzidas ao mínimo.

Para que tudo corra bem no Estoril, nada como um bom treino hoje em Paris. 

Hoje no entanto, mais que a exibição, temos que focar no resultado. 

E cada vez que penso em Paris, penso na sua beleza indescritível e na paixão dos benfiquistas parisienses pela nossa equipa.

Hoje seremos mais de 22 000 nas bancadas e no dia em que algum clube europeu coloque 22 000 adeptos nas bancadas dum clube adversário à segunda jornada da champions league eu assumirei que esse clube é maior que o Benfica. 

Hoje, não há sequer segundo clube na Europa que faça mexer tantos adeptos como o nosso. 

Se isso acontece no meio duma crise fortíssima desde Maio, imaginemos por um minuto apenas o que o Benfica pode fazer se num futuro próximo se transformar nesse clube ganhador que todos ambicionamos.

Vamos tentar trazer pontos do "Parque dos Príncipes" porque na champions league é fundamental pontuar fora e aproveitar o facto de que o melhor plantel de sempre do PSG, ainda não se tornou numa boa equipa.

Onde é que eu já ouvi isto?

Força Benfica


Sem comentários: