Do jogo contra o Estoril em Maio até ao jogo contra o Estoril em Outubro, passam exactamente 5 meses.
Nesse período o Benfica fez 5 jogos da época passada e 11 jogos oficiais esta época - conto aqui a Eusébio Cup - fora uma pré época que não vou contabilizar, mas que todos sabemos que foi a pior de há muitos anos a esta parte.
O Benfica no total jogou 16 jogos divididos em :
Liga (9)
Liga Europa (1)
Taça de Portugal (1)
Champions League (2)
Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa (2)
Eusébio Cup (1)
Para a Liga - 4 vitórias, 3 empates e 2 derrotas.
Para a Liga Europa - 1 derrota
Para a Taça de Portugal - 1 derrota
Para a Eusébio Cup - 1 derrota
Para a Taça de Honra da AF Lisboa - 1 derrota e 1 empate
Para a Champions League - 1 vitória e 1 derrota.
No total jogámos 16 jogos desde esse fatídico jogo do Estoril no Estádio da Luz e temos:
5 Vitórias , 4 Empates e 7 Derrotas.
Não sei se será a pior série de sempre do Benfica em 16 jogos, mas se não é deve estar perto e há que tirar conclusões.
A primeira conclusão é que infelizmente a crise ainda não passou.
Desde esse empate no Estádio da Luz contra Estoril que a crise se instalou tanto em resultados como em exibições e eu penso que as causas são tantas que neste momento não vale a pena enumerá-las.
Temos de fazer ver a toda a estrutura que está na hora de mudar o ciclo.
Ponto final.
O Benfica não se pode permitir continuar este ciclo e quem gosta de energias, quem gosta de superstições e quem gosta de coincidencias tem aqui uma óptima oportunidade para acreditar que o ciclo se iniciou com Estoril e terminará contra Estoril.
Quem como eu, joga no lado racional, tem que acreditar que alguém na estrutura do Benfica dará nestes dias o murro na mesa que é necessário dar para que TUDO MUDE a partir já do jogo contra o Estoril.
Esta estatística estava feita antes do jogo contra o PSG e não foi o resultado ou a exibição que alteraram os números. Aliás eu escrevi há umas semanas no blog que o "sorteio tinha sido simpático para o Benfica e que nos bastava fazer 4 pontos contra Anderlecht, 4 pontos contra Olympiakos e ganhar ao PSG no Estádio da Luz, para seguir em frente."
Nunca contei sequer com um ponto em Paris e mesmo que se perca o jogo em casa contra PSG, então teremos que ganhar em Bruxelas, o que não me parece impossível...
Isto apenas para concluir que não estou desesperado com a "humilhação" que o Benfica passou ontem em Paris, mas apenas estou envergonhado pela exibição (esperada aliás) e partilho a decepção de muitos milhares de adeptos que apenas puderam fazer a festa antes do jogo.
Quando aos 30 minutos o Benfica está a perder 3-0, o jogo fica decidido...
Voltando ao que é importante no dia de hoje, alguém tem realmente de analisar friamente se querem fazer deste jogo contra Estoril um ponto de viragem ou se querem por e simplesmente assobiar para o lado e fingir que não vêm o que se está a passar.
A estrutura do Benfica não é nem pode ser apenas o Presidente.
Sim, o presidente está com o treinador 100% e apoia o cegamente.
Só espero que não esteja cego de todo e consiga ver os sinais que aparecem de todo o lado.
Não quero nem defendo uma chicotada psicológica neste momento, porque isso não seria positivo.
No entanto, quero e exijo como sócio e accionista que o toda a estrutura do Benfica esteja unida agora, que se entendam os sinais que vêm do plantel e que se aumente as responsabilidades de cada peça dessa estrutura - directores, técnicos, jogadores, preparadores físicos, etc...
Têm todos que ser chamados á razão e têm todos que dar uma resposta 100% efectiva nos próximos meses, o que significa trabalharem todos o dobro, o triplo para se cerrarem fileiras e conseguir vitórias.
Só isso...
Fazer ver a todos que estes números não mentem e que o jogo com o Estoril tem de marcar a reviravolta na época que todos queremos e desejamos.
A hora é agora!
Vem uma pausa de selecções que será boa para redefinir tudo, colocar tudo em causa, alterar metodologias e partir para uma nova série que terá que ser iniciada com uma vitória no Estoril.
Hoje ninguém pode mandar responsabilidades para o vizinho do lado em qualquer departamento do Benfica porque em 16 jogos ter 7 derrotas e 4 empates é MUITO MAU e só juntos e unidos, podem alterar este estado de coisas.
Também não é altura de falar em árbitros, porque como tambem disse no post de ontem, resolvendo os nossos problemas, jogando bem, com determinação, dificultamos (e muito) o sistema que nos quer prejudicar.
Eu acho que o empate contra Belenenses, esta derrota com PSG por estes números e com esta exibição foram muito importantes para o resto da época porque o presidente vai ter que entender se quem está no clube tem capacidade para dar a volta ou se o ciclo de algumas pessoas chegou mesmo ao fim.
É assim que se gere uma organização...
Nos momentos difíceis vendo quem trabalha mais, quem está mais tempo focado nos objectivos, quem prioriza o trabalho, quem dá tudo o que tem para inverter a situação!
Pois muito bem, sem mais demoras e sem querer meter-me na estrutura do Benfica, que se inicie a época, que se trabalhe o triplo e que se chegue ao natal com uma série de 16 jogos e 14 vitórias e 2 empates, que podem ser contra Olympiakos na Grécia e contra PSG em Lisboa.
Tudo o que não seja ganhar, ganhar e ganhar daqui até ao natal é deitar a época para o lixo e eu que sou optimista e sei encarar os problemas sem drama, apenas vejo esta solução para todos os problemas que afligem a equipa.
Os adeptos?
Os adeptos estão contra tudo o que a equipa, presidente e treinador pensam e isso é perfeitamente normal.
Isto é futebol e vivemos todos de paixões.
Ganhando domingo e iniciando novo ciclo, já veremos os adeptos a apoiar, mesmo os que hoje não podem ver Jorge Jesus á frente.
Esse problema do ódio que grande parte dos adeptos sente por Jorge Jesus não se vai resolver com vitórias. Há quem não o possa ver á frente e isso não será alterado.
A entrevista de Jorge Jesus ao "L´ Equipe" e a sua atitude no final do jogo ontem são apenas mais uma demonstração que o homem não tem remédio...
A sua cagança, o seu auto convencimento, a sua bazófia e mais 1001 adjectivos negativos não vão ser alterados, mas por favor alguém que ponha o homem apenas a treinar, a liderar os jogadores e a fazer qualquer milagre para que eles voltem a acreditar nele.
Agora, mesmo com este ódio enorme para com Jorge Jesus quem manda no Benfica tem que ser calmo, não ligar ao que se diz na rua e estar 24 horas a pensar e focar no Benfica.
Nos próximos 3 meses a nossa estrutura tem que trabalhar muito, muito, muito para recuperar o tempo e os pontos perdidos.
O Estoril iniciou e pode encerrar um ciclo, não deixando de ser irónico que "no entretanto" só se fale em Marco Silva para novo treinador do Benfica.
Ele poderá ser o novo treinador do Benfica depois de Jesus, mas o que eu desejo é que isso só aconteça daqui a 2 anos porque significaria que esta época pelo menos o Benfica ainda foi a tempo de fazer bem o seu trabalho!
Força Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário