terça-feira, 30 de junho de 2020

Revolução no plantel, na equipa técnica e na direcção !

Já não escrevia neste blog há muito tempo e apenas o faço agora para memória futura...

Não quero ficar em silêncio nesta altura e mesmo que o futebol já tenha morrido para mim aquando da pandemia, o Benfica não morre e há que escrever o que nos vai na alma no timing certo.

Primeiro dizer que tudo o que deveria escrever sobre os erros de composição do plantel em Junho e em Janeiro foram escritos no post anterior e sobre esses erros que estavam na cara de todos, nem uma palavra a dizer.

Segundo dizer a Bruno Lage que é um bom treinador e que este desfecho poderia ter sido evitado se na mesma medida em que sabe treinar e muito bem, terá de aprender a ser "arrogante" na sua relação com futuros presidentes.

Não pode ser o "milagreiro" que sonha em ser novamente campeão com meninos.

Não pode ser o "milagreiro" que recupera velhos, chulos, gordos marroquinos.

Não pode ser o "milagreiro" que acha que avançados suíços que nunca jogaram nada em lado nenhum agora vão começar a jogar sem um Felix ao lado.

Não pode ser o "milagreiro" que acha que um mau avançado parado na China serve para um clube seu.

Não pode ser o "milagreiro" que acha que um clube com apenas dois defesas centrais no plantel - tendo um reformado como suplente - pode ganhar títulos.

Não pode ser o "milagreiro" que acha que uma defesa direita com um titular limitadíssimo, pode ter um menino a suplente.

Não  pode ser o "milagreiro" que acha que um qualquer jogador da Académica e do Moreirense vai ser mesmo o craque nos jogos que ele vê nos treinos durante a semana.

Mas também não pode ser o "parvo" que aceita emprestar bons jogadores a equipas da Premier League em Janeiro.

Não pode ser o "parvo" que aceita meter no banco um dos melhores médios defensivos do plantel porque esse jogador tem de parecer descartável para empréstimos no próximo mercado.

Não pode ser o "parvo" que aceita meter na equipa sérvios que fazem ginástica em casa para parecerem mais magros, mas não jogam um minuto há meses e que só fazem asneiras no campo.

Não pode ser o "parvo" que aceita ter na equipa brasileiros metidos em negociatas que vieram da Arábia e foram para a Arábia sem mostrar absolutamente "nada" a não ser encher os bolsos dos agentes.

Não pode ser o "parvo" que aceita planteis sem suplentes bons em todas as posições.

Não pode ser o "parvo" que aceita jogadores vulgares que vieram do Getafe só porque faz 3 passes mágicos por cada 20 passes errados.

Não pode ser o "parvo" que aceita ter um plantel sem guarda redes suplentes.

Não pode ser o "parvo" que aceita negociatas de jogadores, comissões para agentes e quiçá dirigentes na frente dos seus olhos. 

Ou seja, e para terminar o capitulo Lage, será tão melhor treinador quanto melhor defenda as suas ideias fora do campo de treino. 

Depois há que pensar no futuro do Benfica. 

O Benfica precisa duma Revolução

E essa revolução iniciou-se na passada sexta feira quando o Benfica decidiu fazer uma sondagem em "urna" com votos eletrônicos a todos os seus sócios e essa sondagem em urna mostrou que na sexta feira passada 52,25% estão contra Luis Filipe Vieira e 47.75% estão ainda com Luis Filipe Vieira. Ao dia de hoje a diferença será ainda mais acentuada.

Esta é a única conclusão que se pode tirar duma votação que teve 1505 sócios a votar. 

Lembro a todos que há sondagens com margem de erro de 5% com 1000 entrevistas para um universo de 10 milhões de pessoas e até há sondagens com 1000 entrevistas para universos bem maiores. 

Mas uma sondagem em urna com 1500 votos divididos em categorias de votos de 1, 5, 20, 50 votos para um universo de algo entre 20 000 e 25 000 votantes - que serão os sócios que irão votar nas eleições - nunca ninguém tinha feito.

Sendo assim, tendo em conta a sondagem em urna feita pela própria assembleia geral, tendo em conta que o Benfica tem 2 vitórias - uma contra 9 jogadores - em 13 jogos, tendo em conta a demissão de Bruno Lage - o mesmo que o presidente garantiu há quatro semanas que ganhando ou perdendo a Liga seria o seu treinador - tendo em conta o plantel paupérrimo que o Benfica tem neste momento, a única coisa que a família de Luis Filipe Vieira lhe pode dizer hoje durante o dia é que convoque de imediato eleições antecipadas e que vá a votos... 

A convocação de eleições antecipadas é óbvia porque se os sócios estão neste momento em maioria contra a sua gestão - como já disse se a sondagem em urna fosse hoje teria ainda mais rejeição - não cabe na cabeça de ninguém manter as eleições para Outubro e oferecer de bandeja um plantel e um treinador definido por si antes das eleições que podem ser ganhas por outra pessoa com outras ideias de plantel, de estratégia, de treinador... Isso seria um crime de lesa pátria feito no Benfica.

Se teve a coragem de antecipar as eleições para Julho de 2009, agora é a hora de fazer novamente o que tem de ser feito. 

Anunciar eleições antecipadas para final de Julho ou inicio de Agosto e deixar o novo presidente trabalhar descansadamente. 

A arrogância que nos fez perder o Penta foi a mesma arrogância que nos fez perder a Liga o ano passado e perder a Liga este ano. 

Felizmente o ano passado com a Liga perdida apareceu um salvador em forma de Felix que a direcção acabou logo por vender para esbanjar esse dinheiro na comissão milionária de Mendes, em Raul de Tomas, Weigl, Vinicius, Pedrinho, Chiquinho, Cadiz, Yony Gonzalez, Caio Lucas, Morato, Dyego Sousa e renovações de Adel Taarabt e Samaris. 

Foi isto que a direcção do Benfica fez este ano, sabotando uma vez mais de forma clara o plantel, como o tinha feito no ano do Penta e no ano passado... 

A mesma direcção que acaba com as modalidades amadoras na Europa, mas sonha em fazer o centro de estagio para estas amadoras em Oeiras. 

A mesma direcção que investe mal - muito mal - no plantel e quer gastar dinheiro numa OPA a comprar acções aos amigos do presidente. 

A mesma direcção que apregoa a Europa e não consegue eliminar o Shaktar Donetsk dos dezasseis avos da liga Europa. 

A mesma direcção que há 2 anos é envergonhada constantemente por casos inacreditáveis. 

Desde que saiu Jorge Jesus que a direcção do Benfica anda a brincar com coisas sérias e se num ano tivemos a felicidade de descobrir Renato Sanches - logo vendido - se noutro ano tivemos a felicidade de descobrir Felix - logo vendido - tudo o resto tem sido um mar de equívocos. 

Para mim, o melhor presidente que o Benfica teve em toda a sua História está perdido e depois duma derrota humilhante na Madeira nunca poderia ter vindo fazer campanha em pleno estádio dos Barreiros. 

Os meus 50 votos irão para qualquer outro candidato, da mesma maneira que na sexta feira foram para votar um orçamento que não tem culpa nenhuma de estar a ser usado para um aviso claro à direcção. 

Chegou o fim da linha para Luis Filipe Vieira e a única saída é apresentar-se aos sócios com eleições antecipadas - ou em Outubro se não tiverem nível e sentido cívico - com debates democráticos para discutir a sério o futuro do Benfica. 

Tudo o que não seja discutir o Benfica em debates com outros candidatos, mostra que este candidato alem de perdido, tornou-se ditador e se Luis Filipe Vieira conhece a História do nosso clube, sabe que não se dão tréguas a ditaduras no Benfica. 

Força Benfica  


14 comentários:

PAULO A SANTOS disse...

Se pudesse assinava por baixo. Parabéns.
Os adjectivos ao Prof. Lage caem que nem uma luva. Realmente sempre pareceu um "SANTINHO DE PAU OCO E PARVO "

Nau disse...

Também assino! Estou farto de tanto equívoco, de tanta mentira, de tanto desgosto. Tenho as quotas em dia (sempre as tive), continuarei a tê-las, mas exijo outro rumo e outro tipo de gente (BENFIQUISTAS VERDADEIROS) à frente do meu clube.

francisco disse...

Antes de dizer que assino por baixo quero dizer ao Benfica sou eu que é uma pena estar tanto tempo sem escrever porque textos deste calibre devíamos ter todos os dias para ler bravo Benfica sou eu assino por baixo brilhante parabéns.

F.L. disse...

É isso, sem tirar nem pôr.
É mesmo uma revolução que o Benfica precisa para o tirar deste marasmo.
Mas gostaria que um Benfiquista de "peso" se chegasse à frente e se candidatasse.
Não vou votar Vieira (nunca votei),se se candidatar, mas dos candidatos já assumidos nenhum ainda me convenceu.
Jaime Antunes...avance !

Mário Rui disse...

O melhor presidente do Benfica em toda a sua Historia ? A sério ? Acredita mesmo ? Então não conheceu todos os outros presidentes do Benfica desde os anos 50 certamente. Concordo com o teor do muito que escreveu no texto, mas chamar a LFV o melhor presidente da Historia do Benfica, não bate a bota com a perdigota.

Nau disse...

O Benfica dos últimos anos está repleto de mentiras, de promessas não cumpridas, de arrogâncias e tiques de ditadura, de desrespeitos indizíveis pelos sócios e adeptos, de atentados à liberdade que é e exigimos que continue a ser matriz do clube, de desleixos (ou desprezos?) e bagunçadas (ou crimes?) na constituição dos plantéis, de casos que nos revoltam e envergonham, de nebulosidades que nos confrangem e desgostam, de derivas inacreditáveis. Vieira já deu (há uns anos) o que tinha a dar. Não soube afastar-se quando o deveria ter feito - sairia prestigiado e amado. Já não dá para continuar a apoiá-lo, sequer para acreditar nele e no seu palavrório presumido e de pretensa vítima - vai sair desacreditado, desamado, detestado, por culpa própria.
Vamos eleger um presidente à Benfica, benfiquista a toda a prova, sério, que garanta uma direção (de verdadeiros benfiquistas) e um projeto que nos empolgue, uma limpeza do lixo que nos aflige e uma auditoria que esclareça muita coisa que não podemos entender e queremos ver esclarecida.

Anónimo disse...

Concordo na integra com o post, mas dado o perfil psicológico deste presidente e na alta conta que se tem a si próprio, será impensável não se candidatar nem tão pouco antecipar as eleições, porquê? porque o momento lhe é absolutamente desfavorável, porque precisa de contratar bem e começar a ganhar jogos para enganar de novo os tolos com os bolos.

temos por isso pela frente um resto de campeonato sofrido, vergonhoso e duro de suportar para nós benfiquistas, um projeto desportivo que é um verdadeiro equivoco, que não atrai um qualquer treinador de topo, mesmo estando desempregado, ou seja tudo o que LFV não quer a coincidir com eleições.

à imagem do que aconteceu com a entrega premeditada (ninguém me convence do contrário) do penta, este ano houve novo conluio com os fruteiros, o Porto tinha/tem de ganhar este campeonato para garantir o valor da Champions em Julho, a pré-eliminatória deixaria o Porto em agudizante desespero pelos 40M€ até Setembro e as suas finanças não aguentam essa incerteza por 3 meses.

rendemo-nos às evidencias de que não existe hegemonia alguma, na melhor das hipóteses temos alternância de títulos(eventualmente discutidas entre presidentes e distribuídas conforme o calendário pessoal e de conveniência de cada um) e vamos ver por este andar onde vamos parar, mais uma mentira desmontada pela evidencia dura, exposta pelos títulos ganhos por um clube tecnicamente falido, contra o Benfica financeiramente mais robusto de sempre.

Não sei quem será o melhor candidato, se a candidatura forte que diz-se vai aparecer, mas não aparece, se RGS, uma coisa eu sei, muitos candidatos potenciam a dispersão de votos dos insatisfeitos, e num cenário desses os arregimentados a LFV vão conseguir elegê-lo, esperemos que os candidatos se unam num projeto sólido para o Benfica, única forma de agregar vontades e sensibilidades que permitam expurgar de vez esta estratégia de empobrecimento desportivo do nosso clube.

finalmente, teremos de ser nós, os que ainda desejam ver o Benfica com os valores de Cosme Damião, a passar palavra, a influenciar uns e outros, a promover o diálogo e debate de ideias entre sócios, já que o presidente se nega a fazê-lo e convencer aqueles que teimam em não ver as evidencias do abismo desportivo por onde se encaminha a atual governação do nosso Benfica.

Saudações Benfiquistas.

Rui dos Santos disse...

O Lage durante a pandemia(2 meses) e tendo em conta o abaixamento de forma no processo defensivo e os erros do Ferro devia ter mudado p/ uma defesa com 3 centrais p/ fechar o jogo e deixar de sofrer tantos golos.

lawrence disse...

Na expectativa, sentado, à espera de perceber se quem se vai apresentar a votos são mesmo Benfiquistas ou pessoas à procura de mediatismo, inchaço de ego e outras (ricas) benesses que a Presidência do Glorioso pode proporcionar!
Benfiquistas, serão aqueles que saberão abrir mão de votos insuficientes, em favor duma candidatura forte, e mas só passível de ganhar se conseguir aglutinar todos os votos possíveis!
Também, só uma candidatura forte, reconhecida como séria e Benfiquista conseguirá "destravar" os votos daqueles que com medo dos fantasmas do passado, preferem voltar a votar nesse artista.

Anónimo disse...

Não há qualquer duvida que Vieira é de longe o melhor presidente que o Benfica teve. Nem há comparação, seja de que maneira o fizerem. Mas não é o fim da linha, irá concorrer e ganhar com grande margem. Eu e restante família iremos todos votar nele.
Culpar o Vieira pela pouca sorte, falhanços de jogadores sozinhos em frente à baliza não pode ser arcada nem ao treinador muito menos à direcção.
Uma derrota ou a perda de um campeonato não é razão para colocar tudo em causa e essa é opinião da grande maioria dos sócios que não andam há dois dis no futebol sabem ver futebol e percebem o que está em jogo. Por iso, talibans, iterem o cavalinho da chuva. E escusam de vir com mações ex-traficantes de marfim e ex-políticos medíocres que daqui não levam nada.
Para grande desilusão dos adeptos/abutres que não sendo sócios continuam à espera de uma oportunidade para assaltarem o poder.
Todos a puxar para o mesmo lado para ganharmos a Taça. Força Vieira!!! Força Benfica!!

Anónimo disse...

Em matéria de "ex" está o Vieira bem servido!

Ex-sócio (quase dragão de ouro dos corruptos)!
Ex-sócio do lagartedo!
Ex-presidente do falido Alverca!
Ex-patrão dum traficante!
Ex-dono duma série de empresas falidas, cá e em Angola!

e, dentro de pouco tempo:

Ex-presidente do SLB!

O Benfica Sou Eu disse...

Caros Paulo Santos, Nau, Francisco e FL muito Obrigado pelos comentários.

Caro Mario Rui eu conheço muito bem a História de todos os presidentes do Benfica, sei que grande maioria teve 6 anos na presidência, sei que 2 dos nossos presidentes tiveram 8 anos - Bento Mantua e Borges Coutinho - e tendo em conta que LFV ja esta no Benfica há 17 anos, não é difícil concluir que é o melhor presidente do Benfica porque fez muito em muito tempo e não se pode comparar com nenhum outro que apenas fizeram "muito em pouco tempo."

Tendo em conta que o Benfica passou do amadorismo para um profissionalismo que todos reconhecemos, não me custa nada reconhecer que Luis Filipe Vieira criou as condições perfeitas para fazer do Benfica um grande na Europa neste século e sabendo donde viemos, isso terá de ser reconhecido por todos.

Se com as condições que ele criou, falha redondamente na parte desportiva, então não serve para nosso presidente, mas não lhe tiro nenhum dos méritos na construção do "Universo Benfica" como lhe gostam de chamar.

Isto para mim é claro e com todo o respeito pela sua opinião, eu considero o hoje o melhor presidente do Benfica, mesmo criticando o várias vezes neste blog desde 2008.

Em relação ao comentário de Anónimo das 16:24 e de Lawrence a verdade é que Vale e Azevedo perdeu contra Vilarinho numa lista única e era bom que por mais campanha que vários candidatos façam até ao dia de eleições, a maneira mais provável de ganhar a LFV será numa lista única. Disso ninguém tenha a menor dúvida e terá de ser uma lista consensual... Tenho dúvidas que Rui Gomes da Silva seja esse nome consensual, mesmo que eu não tenha problemas em votar nele.

Aliás eu no texto falo que a "sondagem em urna" mostra que a maioria dos sócios do Benfica está contra LFV mas não digo que essa maioria decidiu um candidato. Se o candidato não for alguém que o universo benfiquista goste e aprove, muitos dos que votaram contra o orçamento votarão em branco ou em LFV.

Para o comentário do Anónimo das 19:27 continue com a cegueira total em relação ao LFV. A diferença de opiniões é uma virtude no nosso clube.

Apareçam sempre e do meu lado tentarei estar muito atento a tudo o que se passará na vida no nosso clube nos próximos meses.

Força Benfica



Anónimo disse...

https://24.sapo.pt/opiniao/artigos/o-benfica-sem-o-vieira-ja-era-a-maior-instituicao-portuguesa-no-mundo

PJ disse...

Boa noite. Concordo em toda a linha. Não se coiba de escrever. O Benfica precisa e será preciso convencer muitos sócios. O que sabe sobre a "3a via"?