quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

União União União!

Começo este post exactamente da mesma maneira como comecei o anterior. Tem-me faltado vontade de escrever. Cada vez mais penso que o nosso futebol é realmente a "palhaçada-mor", mas é neste futebol que temos a nossa grande Paixão e não podemos mudar este contexto.

Apesar de não ter escrito, tenho visto e lido o que se passa neste cantinho à beira mar plantado. Gostei de saber que o Benfica teve uma óptima performance em todas as modalidades ditas amadoras neste último fim de semana, gostei de ver o Mantorras a decidir o que parecia muito complicado de resolver e não gostei obviamente da passividade incrível do Belenenses contra o FCPorto - sobre este tópico e outros relacionados, o Vedeta da Bola escreve um texto magistral que penso que todos deverão ler - e da confusão total nesta Taça da Liga. Quando finalmente se consegue ter ao segundo ano de Taça de Liga umas meias finais com os primeiros 4 classificados da época transacta, a própria Liga consegue rebentar com toda a credibilidade da competição. Uma autêntica Vergonha.

Por falar em Vergonha, acabo de ler noutro blog vizinho um texto que vale o que vale, sobre o interesse do FCPorto em comprar Cardozo - tendo mesmo já acertado algo com o seu agente - e a intenção de comprar Katsouranis. Podemos ler tudo aqui e aqui.

No entanto, quer se queira ou não queira, chegámos ao momento da época em que tudo se vai decidir. Eu disse repetidamente aqui neste espaço que o Benfica deveria chegar a este ciclo perto do primeiro lugar. Pois bem, entre críticas e palavras de apoio, chegou o momento de se falar em UNIÃO. Não há outra forma de abordar estes próximo mês de competição. Agora, não há que pensar nas crises, nos pontos perdidos, nos equívocos ou acertos de Quique. Agora há que olhar para a frente e pensar que chegámos aqui com uma boa performance e queremos melhorá-la a partir de agora. Creio que a equipa está preparada fisicamente para estes desafios - pelo que se viu no último sábado na Luz - e teremos neste momento os principais problemas técnicos e tácticos a serem resolvidos internamente. Não há lesionados e temos finalmente o plantel com os tais 24 jogadores que Quique sempre desejou.

Não podemos duvidar do bom trabalho feito até aqui. Eu critiquei e disse bem, critiquei e voltei a dizer bem. Por isso digo no título deste blog que "O Benfica Sou Eu". Se o Benfica Sou Eu então eu sou solidário, crítico, apaixonado, fiel, dedicado, infantil exactamente como é o nosso Terceiro Anel - único lugar do Estádio que ainda respira a Mística de outros tempos.

Voltando aos adjectivos que utilizei antes, todos sabemos em que alturas temos que ser críticos e em que alturas temos que ser solidários e fieis. Como Quique também saberá. Nesta fase, todos seremos poucos para apagar os fogos que aparecerão neste mês.

Sei que a guerra do Porto este ano é contra Rui Costa. Pinto da Costa sabe que se Rui Costa tem sucesso neste seu primeiro ano, pode criar uma aura de vencedor que aliada à paixão e respeito que todos os Benfiquistas têm por ele pode ser perigosa nos próximos anos. Sabendo isso, aponta baterias subtis ao Benfica - como apontou no inicio desta época querendo contratar Carlos Martins, Suazo ou Aimar - cria alianças estratégicas com as restantes equipas da Liga e tenta minar o nosso caminho com a tal influência na arbitragem e nas restantes manhosices associadas ao futebol nacional. Até aqui não se saiu bem, porque mesmo com arbitragens escandalosas, o Benfica chega ao Dragão a um ponto do FCPorto quando o ano passado por esta altura já levava quase 10 de atraso.

No entanto, a partir de agora a defesa do nosso clube será feita pelos nossos jogadores. Nós sabemos que este mês é decisivo e eles também. Acredito em cada um dos 24 jogadores; acredito em cada um dos técnicos que diariamente lidam com eles; sei que a UNIÃO que falo no tópico deste post está na cabeça de todos os Benfiquistas.

Nenhum de nós entrará no Estádio do Dragão - onde obviamente estarei - a pensar no que correu mal este ano, nas polémicas de Quique, nas boas e más opções técnicas. Cada um de nós - os que estarão no tal cantinho do Estádio, os que acompanharão na TV, os que ouvem na rádio, os que estão no estrangeiro desesperados para encontrar um local para vê-lo - só têm um pensamento. União, apoio e crença total na equipa. Obviamente...

E é nisto que eu quero focar neste texto. Se cada um dos jogadores que pertencem ao nosso plantel pudessem sentir a força que estes adeptos têm e a fé - sim não fica mal esta palavra neste texto - que temos, dariam TUDO para desempenhar bem o seu trabalho. No futebol dar TUDO é meio caminho andado para ganhar. O outro meio caminho depende da sorte e do TUDO que dá o adversário.

Desde o inicio da época que acredito que este ano o campeonato será nosso. Estive muito longe desta equipa durante largas e longas semanas e muitas outras ao lado deles em vários estádios. Em cada uma das semanas acreditei que o campeonato será nosso.

A resposta será dada pelos nossos jogadores. Se forem Unidos, este sonho será realidade em Maio, mas é importante que sintam que neste mês decisivo não se pode falhar sob pena de o sonho não passar disso mesmo.

Em cada canto do Planeta onde há Benfiquistas, este domingo haverá paixão, sofrimento e esperança. Essa esperança tão humilde que se cimentou nos anos 60 e que sempre acompanha os verdadeiros Benfiquistas. Se O Benfica Sou Eu, digo-vos que se tudo for bem feito sairemos do Dragão a rir de alegria, com satisfação e um orgulho imenso nos nossos meninos.

Neste espírito espero que o Benfica alcance a sua primeira final da Taça da Liga hoje, pois perder este jogo seria uma má preparação psicológica para o jogo do Dragão e seria falhar o outro objectivo que temos neste momento para além do campeonato.

Força Força Força Benfica

Sem comentários: