domingo, 22 de março de 2009

A vitória do FCPorto

Há uns dias dizia que o Benfica devia iniciar a nova época este fim de semana com o jogo da Taça da Liga - numa espécie de Torneio Guadiana de Março - e deveria utilizar o resto da época para tentar organizar a equipa e definir um modelo de jogo que lhe desse resultados já no inicio da nova temporada em Julho.

A ideia era clara. Já que não ganharemos o campeonato, deveríamos lutar para ganhar a Taça da Liga e com essa moral de vitória poder ter mais calma para pensar no modelo de jogo, nos vários mecanismos que têm faltado, ver quem estará disponível para a próxima época, lançar jovens menos utilizados para arrancarmos a nova temporada em fase muito mais adiantada que os adversários directos que mudarão obviamente de treinadores.

Sendo assim, este jogo da Taça da Liga tinha a importância relativa que cada um de nós lhe quereria dar. Para mim era muito importante ganhá-la neste quadro de futuro a curto prazo.

Quando me dirigia para o estádio sentia que o nervoso miudinho de outros derbies tinha dado lugar a uma descontracção estranha de um qualquer jogo de pré-temporada. Perder ou ganhar nesses jogos apenas serve para ficarmos contentes ou tristes durante 10 minutos.

No decorrer do jogo o coração nem bateu, tal a mediocridade geral da partida. Ao intervalo eu pensei em culpar o relvado - já em desespero racional - mas percebi que o meu subconsciente considerava este, um jogo de pré-época, sendo essa era a razão óbvia para performance tão má de todas as equipas em jogo.

Quando acontece o tal lance de "pseudo" penalti senti uma sensação muito boa comigo mesmo. Não me levantei nas confusões geradas antes da sua marcação e disse que tinha a certeza que não era penalti. Passados 10 segundos, já toda a bancada tinha a resposta em forma de sms em cada telefone. "Não era penalti". Ainda o árbitro estava a discutir com fiscal de linha e com jogadores se "era ou não era" penalti e já todo o estádio sabia por fontes fidedignas via sms que não era penalti. Exactamente o mesmo que passou no Estádio do Dragão, só que com a diferença que no Estádio do Dragão muitos dos que receberam os sms a dizer "não era penalti" ainda estavam fechados num portão frio, a serem obrigados a tirar os sapatos, colocar as suas meias em poças de água, antes de poderem entrar dentro do estádio já com o marcador em 1-1.

Não me esqueço da cara dos adeptos do FCPorto a comemorar de forma "normalíssima" o penalti e a gozar com os poucos adeptos do Benfica, apesar de nos seus telefones também terem mensagens de familiares e amigos a dizer que o tal lance do Yebda e Lisandro "não era penalti".

Se em 2009, em menos de 15 segundos todos os adeptos são informados "se é ou não é penalti", "se é ou não era fora de jogo no golo assinalado", "se era ou não era razão para expulsão", porque é que não se decide duma vez por todas a utilização do "vídeo-árbitro" que em menos de 30 segundos informa o árbitro da razão "subjectiva" mas fundamentada da sua decisão? Se alguém me pode explicar porque se discute colocar mais dois árbitros - ficarão 5 mais o sexto árbitro - quando se pode colocar um monitor no relvado com a emissão televisiva e dar mais verdade desportiva a este desporto, eu ficaria muito contente com essa explicação.

A segunda coisa que concluí no estádio do Algarve é que minha paixão pelo Benfica não me ofusca os valores de educação e moral que familiarmente me foram transmitidos de pequeno. Aliás, pela primeira vez na vida senti-me deslocado num estádio de futebol. Sentado, vi o penalti de Reyes, queria que a bola entrasse (há coisas que não podemos mudar) mas não o comemorei. Sentei-me e se estava triste pela exibição fraca do Benfica, pela exibição paupérrima do Sporting e pela exibição inqualificável do árbitro que entre erros disciplinares, várias expulsões perdoadas e penaltis inventados estava a ser o verdadeiro protagonista do jogo.

Nos penaltis, enervei-me e obviamente comemorei efusivamente cada penalti defendido por Quim e marcado por cada um dos nossos jogadores. Nos penaltis, era outro jogo... E isso é algo que eu entendi, mas parece que nem toda a gente entendeu. O jogo de futebol mal jogado, num relvado mau, com equipas más (as três) tinha terminado. Agora era "outro filme" e o Benfica ganhou e bem. Quando um guarda redes defende 3 penaltis em 5, merece ganhar o jogo das grandes penalidades e esse foi obviamente ganho por Quim e consequentemente pelo Benfica.

No fim do jogo, entende-se tudo de forma clara. Afinal isto não era o torneio do Guadiana, nem as migalhas que o FCPorto dá aos seus mais directos adversários. Afinal o erro do árbitro - numa jogada muito parecida com a que expulsou o defesa do Rio Ave e deu o golo do Rochemback na passada semana - foi um erro grave e com influência no resultado. O Sporting através de Pedro Silva prova que afinal era um torneio importante, Paulo Bento na conferência de imprensa, dá uma importância a este taça que não deu a alguns outros roubos do campeonato e Miguel Telles/Soares Franco gritam como nunca haviam gritado antes. Neste futebol nacional de incompetência, calha a todos, menos aos de azul...

A cara de Pinto da Costa e da sua entourage no final do jogo, deveria ser de contentamento absoluto. Sem nenhuma influência sua, o árbitro conseguiu rebentar com um ambiente magnifico de fair-play que se viveu esta semana com conferências de imprensa conjuntas. Tudo aquilo que não interessa ao FCPorto em termos de bom ambiente viveu-se esta semana.

Ao FCPorto interessa que Sporting esteja a seu lado, interessa que o segundo lugar da liga seja para Sporting para que o gigante Benfica esteja o mais adormecido possível. Ao FCPorto interessa que na champions esteja esta equipa inofensiva de nome Sporting para que eles possam brilhar. Ao FCPorto interessa que o Benfica esteja fora dos milhões da champions e da montra que poderia representar para os seus jogadores essa competição. Ao FCPorto interessa que a grande voz contra o sistema - Luís Filipe Vieira - se possa calar um bocadinho depois deste "pseudo-escândalo" do penalti no Algarve. Ao FCPorto interessa ver adeptos dos dois maiores clubes nacionais a insultarem-se por um "pseudo" penalti tão natural no futebol onde vivemos. Dividir para reinar.

O que a mim me mete impressão é que o "choné" do Soares Franco esteja a ser utilizado neste jogo que só interessa a um clube. A mim o que me mete impressão é que o Sporting só se preocupe com o Benfica e com este ódio primário ao Benfica. A mim o que me preocupa é que um amigo (Pinto da Costa) consiga trair outro amigo (Soares Franco) com a alteração duma data do jogo entre ambos por uma mentira (afinal o jogo com Estrela da Amadora vai-se jogar hoje) e isso não seja motivo de repúdio, aceitando-se sentar ao seu lado nesse jogo do Dragão - para não falar de todos os outros escandalos em que esse clube se viu envolvido nestes últimos tempos.

Sinceramente, não estou contente com a maneira como se chegou ao penalti - obviamente - mas sei que cada um tem o que merece... Este Sporting, tem um pacto de silêncio com o Diabo - Pinto da Costa e FCPorto - para poder ficar no segundo lugar do futebol nacional - as taças que ganharam no passado recente e os segundos lugares nos últimos campeonatos provam isso mesmo.

Mas há uma coisa que eles não entendem. Neste momento, este penalti fantasma só tem um vencedor e não é o Benfica. Porque depois desse "pseudo" penalti o Benfica ainda teve que jogar outro jogo de penaltis. Com um pouco de sorte, o FCPorto poderia ter tido uma noite em cheio. De poltrona assistia ao empate de forma irregular do Benfica e poderia celebrar a vitória dos seus amigos do Sporting nos penaltis. Felizmente, a vitória nos penaltis foi nossa e totalmente justa.

No dia em que o Sporting se juntar à guerra pelo fair-play, se juntar à guerra contra a mesquinhice, se juntar à guerra pela verdade desportiva, se juntar à guerra contra o FCPorto em prol dum futebol de verdade e não tenha medo de admiti-lo, o futebol nacional voltará a dar sentido ao jogos antigos de matraquilhos quando as cores de Benfica e Sporting ocupavam o tabuleiro desse mítico jogo.

Até lá, vamos ser todos roubados. Umas vezes uns, outras vezes outros, mas nunca aqueles...

Parabéns ao FCPorto por mais esta vitória no futebol onde melhor sabem jogar - da mentira, da falsidade, da peixeirada...

Em relação ao Benfica, podemos começar a época relaxados e tentar aproveitar bem os nossos recursos e investimentos altos que fizemos há uns meses, preparando a equipa desde já para a nova temporada. Para já, ganhámos o torneio do Guadiana de Março.

Força Benfica

5 comentários:

Unknown disse...

"calha a todos, menos aos de azul..."
Esta é q é a frase que diz tudo, meu amigo.. Cegos os de verde, que ainda vivem nos meados do século passado quando se vivia o derby como se do jogo mais importante do ano se tratasse. Se hoje olhassem para os que, fora das 4 linhas vão reinando, procupavam-se mais em combater a Norte, que a Sul da 2ª Circular.

Vivemos dias difíceis, ou melhor, anos difíceis, e só quero pensar em mim e nos meus como pequenos Hulks (originais, não azuis), que vão enchendo e certo dia se transformam e libertarão o que cá vai ficando entalado e hão de ensurdecer os que agora riem e gozam..

Força Benfica!

LF disse...

Parabéns pelo post.
Trata-se de um ponto de vista perspicaz.
De facto foi quem mais saiu a ganhar desta final.

João Tomaz disse...

Excelente post!

www.gloriosasfera.com disse...

Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

Aqui fica uma deliciosa “Labareda” dedicada aos gatos e porque não...também a vós...

Chove? A culpa é do F.C. Porto; Está sol? Aponte-se o dedo aos Dragões; A sua equipa perde? Influência azul e branca; A sua equipa vence? Jorge Nuno Pinto da Costa distraiu-se. Bendita criatividade! Acordam e deitam-se a pensar no melhor clube português. É certo que o Tricampeão lhes inflama os cotovelos e o par de extremidades ao nível da testa, ainda assim não deixa de ser caricato. Dizem mal, mas também ganham a vida a escrever sobre o F.C. Porto.
O Labaredas assume um pedido humilde: De futuro, digam em que parte é para achar piada. Tipo: «Rir à terceira palavra da quarta linha do segundo parágrafo». É mais fácil, poupam tempo a quem lê e sempre conseguem manter o estatuto de «humoristas». Ou de «uma espécie» de humoristas. Daqueles que se fixam apenas no «istas» e esquecem o «humor». No «istas» de anti-portistas.
É evidente que as páginas de A Bola e Record vão continuar a ser ocupadas por estas anedotas. E até faz sentido. Significa que o F.C. Porto continua a ganhar e a doença não lhes passou. O Labaredas encolhe os ombros aos figurões que fazem. E não se importa de contribuir para que continuem fedorentos, portanto esta é de borla: Escrevam sobre a «labareda» de hoje nos próximos artigos. É um orgulho ajudar a pagar o personal trainer das vossas esposas.

Cheers