sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O dia D

Estou longe de Portugal. Infelizmente ou felizmente tenho estado ausente do nosso "cantinho à beira-mar plantado" durante vários meses dos últimos 2 anos, mas mantenho o contacto única e exclusivamente através do jornal "A Bola". Não preciso de nada mais para me sentir próximo. Ontem li nesse jornal que as escutas do apito dourado estavam no YouTube e nao resisti à curiosidade de ouvir algumas dessas escutas.

Quem me lê sabe que respeito muito o FCPorto. Aliás nunca tratei o clube doutra qualquer forma que não seja FCPorto. Tenho amigos do FCPorto e inclusivamente tenho pelo menos um leitor assumidamente Portista o que muito me congratula. Parece-me adulto, sereno e defenderá o seu clube como nós defendemos o nosso, com sensibilidade e bom senso. Hoje, é um dia que merece uma reflexão profunda porque o que está nestas escutas é algo que vai muito para além do conteúdo das mesmas.
Antes de falar sobre isso mesmo, falarei de Pinto da Costa. É fácil hoje criticar com factos e com certezas, mas eu prefiro falar da pessoa que tem méritos. Para mim, hoje Pinto da Costa acabou a sua actividade como Presidente do FCPorto. Para mim, hoje Pinto da Costa morreu para o futebol e com ele morreram muitos méritos e alguns defeitos. Os defeitos estão à vista de todos e as virtudes também. Este senhor levou um clube pequeno a campeão Europeu por duas vezes e conquistou dezenas de títulos nacionais em várias modalidades. Fez com que o FCPorto durante anos fosse o maior clube Nacional e contribui decisivamente para que o Benfica passasse a ser o segundo clube durante alguns anos.

Encontrei este senhor uma vez na vida. Estava no aeroporto de Pedras Rubras a embarcar para a Alemanha onde iriamos ver o jogo Portugal - Holanda do Mundial 2006 e como já vinha duma viagem de quase 24 horas, estava de directa no aeroporto. Pelos vistos o senhor Pinto da Costa estava mal informado das horas do avião e chegou tambem ele, muito cedo ao Aeroporto. Comemos ao lado um do outro e por minutos cruzámos olhares e até um aceno de cabeça.

Ali estava eu ao lado do senhor Pinto da Costa, ambos a comer uma sandes matinal, quase sozinhos, no silêncio dum amanhecer dum dia que se desejava vitorioso. Comprou o jornal "O Jogo" e leu-o religiosamente duma ponta à outra. Cumprimentou simpaticamente cada um dos adeptos que o tratavam por "Senhor Presidente" e sorriu para todos, apesar de se sentir que não estava muito contente por ter estado no aeroporto antes da hora que deveria estar.

Olhei para ele e pensei em tudo o que este homem representa no nosso futebol. Não lhe tive ódio - ainda hoje não tenho - e senti que um dia se deveria escrever a sua verdadeira História. Sem esquemas, sem estratégias, sem falsas verdades ou objectivos escondidos. Senti nesse dia que este Homem não pode morrer sem explicar como conseguiu. Como conseguiu fazer um clube de bairro num clube Campeão Europeu. Mas explicá-lo sem subterfúgios, contando tudo. E contando a uma pessoa inteligente, não a uma qualquer Felícia Cabrita... Pensei que este Homem nao pode morrer sem contar e hoje sinto que o retrato de Portugal dos últimos 30 anos poderá ser muito bem os dois ou três volumes das "verdadeiras memórias" de Pinto da Costa.

Não há um ponto de ironia nas minhas palavras e espero que fique claro para a eternidade que respeito este senhor e o clube que ele dirige. Sei o que representou para muita gente afirmar-se numa guerra estúpida e provinciana contra uma imagem de Lisboa que não existia. Esta Lisboa centralista, madrasta para o FCPorto e para a cidade do Porto foi uma invenção do senhor Pinto da Costa com objectivos definidos, como muitas outras que se seguiram.

Hoje, este senhor morreu. Para mim morreu, porque para pessoas inteligentes tudo ficou explicado. Este senhor Pinto da Costa montou uma hieraquia baseado na liderança, na inteligêcia, no que restou do Estado Novo e aplicou-a ao clube que dirige. Mais uma vez repito que não vou utilizar ironia neste texto. Falo com a sensação clara que o que hoje escutei no YouTube é o maior retrato vivo do que é Portugal.

Este senhor era o Presidente. Todos tinham medo dele e ainda têm. Depois na hieraquia abaixo este senhor tem pessoas a quem ele trata muito bem e com ar muito respeituoso mas com toques de puro Padrinho de Mafia. Ao ouvir as ecutas entende-se que o conceito de falhanço na estrutura poderia acabar com um tiro - metáfora exagerada - ou pelo menos com a perca do lugar socialmente apetecível numa aldeia grande como o Porto.

A relação que o senhor Pinto da Costa tinha com o senhor António Araujo era de respeito mútuo, mas de hierarquia. O senhor Pinto da Costa cedo entendeu que para triunfar neste futebol teria que lidar com as piores pessoas de Portugal. Pessoas manhosas, pessoas com pouca educação e pessoas que vendem a mãe se for necessário por um punhado de escudos (ou euros agora).

Ele entendeu isso e manteve as distâncias entre todos os seus subordinados. Todas as pessoas que lidam com gestão sabem que é sempre bom ter um António Arauúo em todas as organizações. Alguém que esteja sempre disponível, alguém que seja fiel, alguém que sirva com lealdade a qualquer hora e que tenha pouca ambição.

Este senhor António Araujo fala com Pinto da Costa com subserviência mas depois a falar com o árbitro Paulo Silva já fala com sobranceria, com arrogância, com a confiança duma pessoa importante. O senhor Antero, que o Pinto da Costa tem em maior consideração, tambem é outro medíocre, um lambe botas que massaja o ego do seu Presidente aquando da situação do Deco que vem também nas escutas.

Com Pinto de Sousa há uma relação mútua de respeito, mas Pinto de Sousa quase tem vergonha de assumir ao Pinto da Costa que sabia que Pedro Proença era do Benfica. Nota-se que o senhor Pinto da Costa é claramente alguém poderoso e que tem as influencias na mão há muitos anos. Por isso digo que a organização é semelhante à Mafia e todos sabemos que a Mafia nao acaba nem acabará. As ramificações sao muitas e variadas. Quando o senhor Pinto da Costa fala com o Major Valentim Loureiro ou com o Deco, fala com respeito porque está a pedir e manda a inteligência e boa educação que se peça com "jeitinho".

Toda a Máfia montada por Pinto da Costa é absolutamente genial. Ele é o cabecilha dum polvo que para o bem e para o mal é o retrato do nosso Portugal.

Todos nós revemos nestas escutas um pouco do nosso País. Só quando se viaja muito se consegue ter a perspectiva do que digo. Portugal é pequenino por isto mesmo. Os árbitros são pequeninos porque coitadinhos, são uns saloios pouco viajados que se contentam com muito pouco. Sao pessoas sem educação, que com uma viagem ao Brasil, com duas prostitutas e com 2500€ se deixam subornar. Portugal é o país onde um pretenso intelectual de nome Tavares Teles combina com Pinto da Costa uma mentira que envolve a Selecção Nacional. Sinceramente que país é este? A culpa é do Pinto da Costa? Não, meus caros. A culpa é dum país que não julga e que não prende. Eu não quero ver mais á minha frente o senhor Tavares Teles. Para mim esse senhor morreu e se não morreu, que alguem faça o favor de o matar jornalisticamente. Esse senhor é escumalha porque nos jornais nao deveriam haver saloios que se vendem por uma prostituta. Eu conheço bem os jornais, as televisões, as rádios e sei que não deveria existir este tipo de corja. Se existe, que seja colocada na rua.

Com estas escutas entendemos tudo. Entendemos que do alto da sua influência e do alto da sua longevidade, Pinto da Costa construiu um reino intocável. Um reino feito de "Zés Pequenos" como no filme Cidade de Deus. Pessoas ocas, sem objectivos e mal formadas. Isso não se muda com prisão. Tudo isto se muda com educação. Educação em casa e educação nas escolas. Por isso digo que os dois ou três volumes com as memórias reais de Pinto da Costa são imprescíndiveis para conhecer melhor o nosso país.

Eu lido com várias áreas de negócio onde contacto, com o que eu denomino como país real. Nunca precisei de ir a casas de meninas e nunca na minha vida precisei de utilizar esses subterfúgios para conseguir fechar negócios, mas sei de muitos que se fazem envolvendo coisas muito obscuras, especialmente no norte. Sei de muitos esquemas manhosos que são feitos entre autarcas - que raça esses também - e privados com a benevolência das autoridades. Não sou justiceiro e sinceramennte tenho uma mente muito liberal que me permite ver além do imediato. Quero que Portugal mude em 30 anos. Sonho em ver um FCPorto respeitado e que ganhe e perca como o Benfica e Sporting ganham ou perdem. Com justiça. Sonho com uma massa associativa que não permita que o seu Presidente fique nem mais um dia a gerir o seu clube depois de escutarem o que hoje se escutou. O FCPorto é feito de homens e mulheres dignas. Outros menos dignos como todos os outros clubes. Eu sou uma pessoa calma e não gosto de peixeiradas. Gosto de discussões olhos nos olhos e onde as pessoas ouvem e falam uma de cada vez. Gostaria de perguntar com calma, elevação e inteligência a todos os comentadores e analistas ligados ao FCPorto o que pensam de tudo isto. Agora que caiu o pano, agora que o senhor Pinto da Costa nao vai preso, agora que tudo está fechado, queria que me dissessem se conseguem dormir com este senhor como seu Presidente mais um dia. Sinceramente, e mais uma vez digo que nao estou a ser irónico, alguem pensa que isto poderia acontecer no Benfica? Alguem pensa que o nosso Presidente poderia ser apanhado em escutas com esta gravidade e não ser automaticamente corrido do nosso clube?

Por isso digo que Pinto da Costa morreu. Ele bem esperneia e tenta viver, contra atacar , naquele estilo tao famoso do processo contra este ou aquele... A semana passada Ricardo Araujo Pereira revelava o teor duma das escutas de Pinto da Costa a propósito do célebre caso do Mourinho rasgar a camisola do Rui Jorge. Dizia-se na Bola este domingo dia 17 de Janeiro:

"Em Junho de 2004, por exemplo, a Comissão Disciplinar da Liga de Clubes deu como provado que, no final de certo Sporting-Porto, que acabou empatado, o treinador do Porto rasgou uma camisola do Sporting e desejou que Rui Jorge tivesse morrido em campo. A história é conhecida: no fim do jogo, Paulinho, roupeiro do Sporting, foi ao balneário do Porto tentar trocar uma camisola do Rui Jorge pela do Vítor Baía. O treinador portista, sem ser provocado por qualquer steward, esfarrapou a camisola e formulou o ternurento desejo. Foi justamente no dia seguinte que a PJ captou esta conversa telefónica entre Pinto da Costa e um administrador da SAD:

Antero Luís (A) - F******! Não dormi um c******! Estou com uma enxaqueca, pá.

Pinto da Costa (PC) - F***** da p****.... [...] Tínhamos morto esta m**** ontem [...]

A - Embora eu ache que o Mourinho, no final, também se exaltou muito!

PC - É, um bocado.

A - É! Aquela história de dizer que o Rui Jorge morreu em campo e...

PC - Ele disse aonde?

A - Ele diz que disse cá em baixo, disse cá em baixo, junto a... quando estava a malta toda ali! Mas eu liguei para a Bola e para o Jogo a desmentir! A dizer que ele estava a dizer que era mentira!

PC - Não, não! Não... não é desmentir! A gente tem é de processar o gajo que diz! [...]

A - É... e em relação à camisola, também tem de se arranjar ali uma tanga, presidente!

PC - Arranjar que ele foi provocar para a porta do balneário!

A - É. E que o Mourinho disse que: 'Esta camisola é indigna de ser trocada. Porque se a tivesse rasgado não a mandava outra vez para o balneário do Sporting.' [...] É! Temos de arranjar aí uma tanga, senão saímos por baixo desta m**** toda."

Esta história revela o modus operandi desta organização. Mentira, mentiras e mais mentira. Jogos manhosos e contra ataques. Responder com processos crimes atrás de processos crimes revelando que a melhor defesa é o ataque. Toda esta estratégia, é quase sempre semelhante. Agora, em vez de assumir que os seus jogadores realmente bateram em stewards estão a tentar arranjar subterfugios atacando o jornal "A Bola" porque revelou o que se passou antes de tempo.

O Benfica ganha e ele pede uma investigação ao apito encarnado. As escutas são reveladas no YouTube sem nenhuma montagem, onde se nota perfeitamente tudo e ele quer processar quem as colocou online. Isso sim é o importante, não o teor das mesmas. O senhor Pinto da Costa morreu. Ele bem tenta, tudo, tudo o que pode para se manter na sua quinta, mas não tem hipótese e o desnorte da sua equipa de futebol, prova-o. Já não há a mais pequena hipótese de se levantar. Este é um grande Homem e ninguém monta uma organização destas - mais recentemente com os emprestados tem mais um tentáculo do polvo - sem inteligência. "Em terra de cego, quem tem olho é rei" e neste caso é bem verdade.

Porque é que em muitas situações, nós gostamos mais do "mau" que do "bom" nos filmes? Porque o mau ás vezes é mais sexy, mais inteligente, mais rock ' n ' roll, menos certinho. Não vale a pena crucificar o senhor agora. Ele mandou nisto durante um tempo e muita coisa se conseguiu nestes dias. A cegueira acabou. A mania da perseguição acabou. Eu não quero ninguém preso, porque já foram ilibados, não quero o FCPorto na segunda divisão nem quero com isto abrir mais guerras. O FCPorto vai continuar e deve tudo ao Pinto da Costa. O Benfica vai continuar e deve tudo ao dia 27 de Outubro de 2000 quando conseguimos retirar de lá o Vale e Azevedo. Fará 10 anos em Outubro que o Benfica renasceu e agora estará imparável.

Quando ao senhor Pinto da Costa e sem o fervor clubistico que nos é característico, há que saber analisar isto do prisma mais social e mais alargado. Agora que o senhor morreu, alguém que o convença a contar tudo. É a unica maneira de poder ser um ídolo - qual Che Gevara - junto das gerações vindouras. Queremos e precisamos de decifrar este retrato dum Portugal pós 25 de Abril que é fundamental para entender a nossa História recente.

Senhor Pinto da Costa, conte tudo. Conte ao seu melhor amigo, ao seu amigo mais inteligente, aquele que sabe que pode contar tudo e que não o vai julgar... O Tony Soprano fazia psicanálise na série e ficou melhor pessoa. Peço-lhe encarecidamente que conte como se falasse com o seu psicanalista, mas em forma de relato. Eu daria dois anos da minha vida para fazer esse favor ao país e poder escrever toda a verdade por detrás deste homem e deste nosso Portugal. Pense no que seria interessante confessar-se àquele se se auto-denomina como "O Benfica Sou Eu"... Isso sim, seria ironia pura.

Agora não vale a pena ter mais ódios. Tudo está claro e quem continuar a defender o indefensável será cumplice nesta estupidificação geral deste país de nome Portugal. Aqui de New York às 5.17am e depois duma noite a ouvir o que Jay Z popularizou no novo hino da cidade - Now you're in New York, These streets will make you feel brand new, Big lights will inspire you, Let's hear it for New York, New York, New York - é tudo tão fácil de entender.

Acabou a farsa... E com esta farsa acabou também a comédia e o drama. Hoje é o Dia D. Para quem quiser escutar procure no YouTube ou no site de "A Bola" os links que permitem constatar uma realidade indesmentível... Só em Portugal!

Força Benfica

4 comentários:

Jotas disse...

Espero que a sandes não estivesse envenenada, é que as associações criminosas são perigosas, para a outra vez foge dali.

iBenfiquista disse...

Concordo com quase tudo. Excepto com a (pequena) admiração que aparenta, repito, aparenta, demonstrar para com um corrupto canalha, um mafioso medíocre, como profissional e uma pessoa inqualificável como ser humano. Eu nunca me coloco ao lado de uma pessoa destas, por mais conquistas que tenha conseguido. No fim de contas, isto ainda não é um filme. É a pura realidade. Não confundamos a realidade com a ficção, embora esta, por vezes, ultrapasse aquela.

Uma pessoa que jura sobre a sua filha, invocando o pior que lhe pudesse acontecer se estivesse a mentir, isto em pleno tribunal, sabendo que está a mentir descaradamente, cometendo o crime de perjúrio, é um pulha, um cobarde, um verme, uma pessoa do mais baixo que tem a natureza humana. Não, há, repito, não pode haver, qualquer desculpa nem qualquer elogio para uma tal pessoa. Tudo o que essa pessoa tenha conseguido, por mais valioso que fosse, cai completamente na consideração de pessoas sérias e honestas.

É verdade que, hoje, a máscara de PC caiu para sempre. Caiu, finalmente, para muitas pessoas. Mas não para mim. Para mim, que me considero uma pessoa medianamente inteligente, a máscara já tinha caído há já quase vinte anos. Bastava-me ler os (poucos) relatos que foram aparecendo nos jornais e em livros para poder juntar as pontas soltas e perceber o que estava a acontecer, assim como as "manifestações" dessa teia mafiosa que ia sendo montada e ia acontecendo por esses relvados fora, por esses gabinetes fora, por esse clubes de alterne fora, pertença de administradores do clube. Talvez por ter andado 8 anos no mesmo colégio em que o PC andou apenas 1 ou 2 anos. Topo-os a todos.

E como eu muita gente os topou também. Essas pessoas, que andaram a lutar contra o polvo, porque é disso que se trata, durante mais de 20 anos, é que são os verdadeiros heróis nesta saga. As pessoas que lutaram, que foram agredidas, vilipendiadas, despedidas, denegridas, desacreditadas, chantageadas, condenadas, insultadas, processadas, perseguidas, vexadas, essas pessoas, que foram e são muitas, é que nos merecem toda a nossa admiração. Esses foram os verdadeiros heróis.

Saudações Benfiquistas

O Benfica Sou Eu disse...

Meus caros, para que fique claro eu nao tenho nem pequena, nem grande admiração pelo senhor Pinto da Costa. Trato-o com respeito, como trato todas as pessoas, em todas as situações. Mesmo Vale e Azevedo - esse sim, a corja em pessoa, porque quase acabava com o nosso clube - merece o respeito humano que tenho por qualquer pessoa.

Sei destas histórias há anos. Sei de tudo isto e de coisas piores há vários anos. Em 1987 numa conversa com uma pessoa amiga que vivia no Porto e sabia de alguns destes esquemas, soube que as prostitutas nos quartos era prática corrente com alguns árbitros entre outras histórias que incluem dinheiro, fichas de casino, tráfico de influências. Tudo isto é hoje claro para muita gente, mas falta que tudo isto seja claro para os adeptos do FCPorto. Esses são os verdadeiros culpados de toda esta situação.

Concordo na íntegra com o que diz o iBenfiquista mas neste momento onde "matei" Pinto da Costa, há por norma um certo respeito por quem nos deixa. Como digo, ele ainda esperneia e tenta viver mas nao vai conseguir. Quando falo da obrigatoriedade das suas memórias, faço-o na perspectiva de legado duma época e dum momento deste Portugal que teve influência nos resultados de Futebol, mas que fazendo copy paste para outras áreas encaixa na perfeição. Acreditem que Portugal é isto. Portugal ainda é esta pequena chica espertice, esta pequena cunha, esta pequena ilegalidade, este pequeno favor pago com outro favor em todas as áreas, sem excepção.

Nao podemos ver a árvore sem deixar de ver a floresta. Tudo o que sabemos que aconteceu durante 25 anos é grave demais para ser verdade. Os factos estão aí. Não importa sequer voltar a falar deles. O que importa agora é entender como foi possivel montar tudo isto, como se monta uma coisa destas, com a conivência de quem, com que objectivo - aqui eu penso que o objectivo da mentira do centralismo de Lisboa, as histórias inventadas sobre o dominio total do Benfica nas estruturas directivas do futebol, o ódio crescente dos adeptos para com o Benfica (bem ajudado por todos os adeptos do Sporting) e um provincianismo forte foram as principais razões, mas haverão outras.

Eu estou uns anos à frente neste momento. Sinceramente já foi tudo julgado. Nós não precisamos de continuar a perder forças e energias a tentar prender meio mundo - que é disso que se trata neste polvo - mas sim tentarmos contar a história. É um conceito romântico, meio artistico, mas neste momento seria o desejável.

Há muitos grandes Homens inteligentes que foram as piores criaturas ao cimo da Terra e nos dias que correm na Politica internacional ainda há alguns vivos e outros em exercicio de poderes.

Este senhor é execrável, mentiroso, um pulha, mas cada um que escreve a defendê-lo nos nossos jornais é ainda pior. Como é possivel pessoas ditas inteligentes estarem 30 anos cegos? Como é possivel nao haver sequer oposição num clube que se diz democrático? Como é possivel nao haver listas concorrentes contra Pinto da Costa? Só pode ser por medo porque se vamos considerar que 100% dos sócios do FCPorto concordam com estas práticas, então está tudo perdido.

Onde está a revolta popular contra o Pinto da Costa? Onde está a dignidade duma massa associativa? Onde está a democracia e liberdade de opinião neste clube?

Isso sim devia preocupar-nos. Fico muito contente pelos comentários que por aqui vão aparecendo. Mostram elevação e o conteudo é fundamentado inteligentemente.

Obrigado aos que por aqui passam.

Força Benfica

Atlas disse...

Gosto de ler os artigos publicados neste blog e este é mais um que está excelentemente escrito.
Estou quase em sintonia total excepto a parte que diz continuar a respeitar alguém cujos actos praticados ao longo dos últimos 25 anos tanto o envergonha como compatriota. Também eu gosto de respeitar tudo e todos, mas só atribuo este privilégio aqueles que nunca falharam respeitar os outros.
O desprezo que diz merecer-lhe ao afirmar que a partir de agora está "morto" pode não ser suficientemente adequado por todo o mal que fez a um enorme desporto que apaixona multidões.
Se tentasse descrever o impacto que estas escutas causaram em mim, duvido ter podido fazê-lo igual ou melhor e se me perguntassem o que sinto, numa só palavra, diria REVOLTA.
Estou revoltado por concluir que o sistema de justiça que supostamente me protege, se não é corrupto é extremamente limitado intelectualmente. Como é possível descredibilizar evidência desta clareza e magnitude em matéria que mexe emocionalmente com tantos milhões? É possivel concluir que provas destas nunca viriam a público? Esta falha da justiça só por si podia ser a origem da tal guerra que este criminoso anda a promover há mais de 25 anos.
Estou revoltado porque eu também pensava que o FCP tinha pessoas de bem na sua maioria e para ser sincero poucos são os que conheço que formam uma minúscula minoria.
Estou revoltado porque este será mais um caso que dá razão à frase que diz "O CRIME COMPENSA"