sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Viva o Presidente

Estou muito longe e não vou tecer muitos comentários aos recentes resultados do nosso Glorioso. Isso ficará para depois. Apesar de longe, leio "A Bola" online e hoje reparei que coincidentemente há dois textos antagónicos e que fazem tanto sentido nos dias de hoje.

Já ontem Leonor Pinhão tinha colocado o "dedo na ferida" falando deste Rui Moreira, que com carinha de pessoa bem educada e respeitadora, consegue ser tão perigoso e insensato como muitos dos que aparentemente criticava, em nome duma nova moralização do futebol Portugês e duma "new school" Portista que ele tanto gosta de apregoar e/ou representar.

Mas esta semana a máscara caiu e o texto que ele escreve hoje n' "A Bola" não é coerente com alguém de bem. Quando o futebol nos retira os nossos valores e éticas e quando esse mesmo futebol nos obriga a ler e a reler as leis para encontrar justificações que "justifiquem" (passe a repetição) as nossas ideas muito mal vão os nossos juizos de valor.

Este senhor quer tentar justificar que um castigo que vai de 6 meses a 3 anos e passar para 4 meses é um crime de lesa pátria. Mais, quer nos dizer que o mesmo senhor que no apito dourado meteu Boavista na segunda divisão e retirou 6 pontinhos aos 20 que FCPorto levava de avanço é agora um "exibicionista" e mais um adversário.

Por favor, meus caros... Se representam esta "new school" então representem-na com elevação. Independentemente das razões certas ou erradas e das justificações de um e outro lado, entendam que estas frases "over and over" não credibilizam, nem ajudam à pacificação que tanto apregoam.

Mais, lembro-vos que FCPorto com Hulk perdeu 13 pontos e sem Hulk apenas perdeu 4 pontos, portanto não nos tentem fazer passar a mensagem que com Hulk isto seria um passeio rumo ao penta.

O nosso presidente falou e disse tudo na gala do nosso aniversário proferindo palavras cirúrgicas e muito, mais muito bem escritas...

Podem-lhe chamar nomes e gozar com a sua origem ou muitos dos erros que pode cometer, mas este Presidente falou e disse:

"Estamos atentos em relação a alguns comportamentos que apesar de absurdos não são inocentes! Podem contestar as leis que eles próprios aprovaram, podem até contestar o sol ou a chuva, o frio ou o calor. Mas a única coisa que deveriam contestar é a hipocrisia e a falsa moral que tanto apregoam mas que, verdadeiramente, nunca tiveram. Podemos continuar a aceitar aqueles que fazem da divisão, do conflito e do cinismo o seu modo de vida, ou podemos rejeitar tudo isso e exigir comportamentos orientados pela seriedade, pelos princípios, pela ética. Não há vítimas, nem cortinas de fumo, nem conferências de imprensa colectivas ou manifestações encomendadas que possam branquear certos comportamentos. O único que há é gente que perdeu o pouco que lhe restava de vergonha. Num tempo atrás — não muito distante — dominado pela escuridão não vi os ofendidos de hoje levantar a sua voz de indignação. Pelo contrário, o que eu assisti foi ao seu silêncio cúmplice que amarrou o futebol português a uma mentira que durou mais de uma década. É aliás assustador a naturalidade com que alguns viveram o passado e calaram! Ao contrário do que alguns assumem, as instituições desportivas não são boas ou más consoante decidem a nosso favor ou contra nós. As instituições são boas quando decidem com isenção, com independência, com verticalidade. Esse é o sentido das reformas pelas quais o futebol português se deve bater!"

"Temos de estar conscientes de que para ganhar, o primeiro que temos de fazer é reconhecer a dificuldade que isso representa. Vão surgir obstáculos que temos de estar preparados para ultrapassar. Alguns estão previstos, outros não, mas temos de estar unidos para superar tudo o que possa vir a acontecer. É em momentos como este que – todos nós - sendo muitos, verdadeiramente devemos ser apenas um"

Como temos no nosso emblema, Et Pluribus Unum.

Força Benfica

4 comentários:

PedroBM disse...

So para deixar as coisas preto no branco:

Jogador do Porto da um soco numa pessoa - 4 meses

Jogador do Porto da um pontape e um soco numa pessoa - 6 meses

Jogador do Benfica da um pontape numa pessoa no chao - cartao amarelo

Jogador do Benfica da um coice numa pessoa - 2 jogos (e sem ser expulso no jogo em questao)

Contra factos nao ha argumentos...

Jobar disse...

Caro Benfica sou eu

Sábias as palavras do nosso presidente.

Fique bem!

Jobar
http://oalguidar.blogspot.com/

Anónimo disse...

ó Pedro, tu queres falar de "factos"? visita o meu blogue e lé os posts da etiqueta "vergonha", senhor da fruta.

José Francisco Sousa disse...

Boas!
Hoje de manhã ao ler o jornal A Bola e a crónica do Rui Moreira decidi que ia escrever um post no meu blog a retirar toda a consideração que tinha por ele e que já expressei anteriormente.
Vejo o Trio de Ataque há algum tempo e sempre achei que o FCPorto estava claramente mais bem representado do que o Benfica e o Sporting.
Ultimamente tem-se revelado que não é bem assim. Tenho visto o programa e tenho lido as crónicas n'A Bola e vejo que aquele "bom senso"(como lhe chama) era só a vaidade de quem falava de barriga cheia.
As coisas têm vindo a correr bem ao FC Porto nos últimos anos, e assim é muito fácil manter a compostura. Quando a coisa dá para o torto, como é o caso, revela-se igual a tantos outros e dispara em todas as direcçoes.
É pena que só se tenha lembrado agora de participar em vigilias pela verdade desportiva e não se tenha lembrado de ir para a frente da SAD pedir a cabeça ao Presidente quando ouviu as escutas.
A verdade desportiva, para o Rui Moreira e para os portistas, só existe, e o futebol só é limpo, se o FCP for campeão.