quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Quem vai dominar nacionalmente o nosso futebol?

Tenho defendido há vários anos que o Benfica tem de dominar internamente e de forma sistemática, para poder depois tentar conquistar algo na Europa do futebol.

Depois dum ínicio de época marcado por derrotas internamente e na Europa, o Benfica parece ter encontrado o seu caminho "dentro de portas". 

As primeiras três derrotas para campeonato foram infelizmente famosas e marcaram obviamente a época. Porque foram três derrotas quase seguidas, porque foi numa altura em que se sentiu que a equipa estava a recuperar das ausências de algumas vendas, porque alguns titulares estavam lesionados, porque havia jogadores a voltarem tarde do mundial e porque os árbitros se enganaram  nalgumas decisões, ajudando a perder alguns desses jogos. 

Neste momento o Benfica tem 5 derrotas em território nacional. Duas contra FCPorto - supertaça e campeonato - uma contra Vitória de Guimarães no seu reduto - quarto classificado da Liga - uma contra Nacional da Madeira - sexto classificado da liga- e uma derrota estranha e surpreendente em casa contra Académica no primeiro jogo do campeonato - estes se não se "pôem a pau" com o "novo treinador azul que liga a Villas Boas a pedir conselhos para saber como se ganha ao Benfica" ainda descem...

Desde o  jogo de Guimarães até hoje, o Benfica não empatou nenhum encontro ganhando todos, excepto o tambem famoso 5-0 no estádio do Dragão.

 Este jogo é importante para o que resta da época, até porque sabemos que o "FCPorto campeão" vai querer juntar a dobradinha da Taça de Portugal neste primeiro ano de Villas Boas como treinador principal da sua equipa do coração. 

Admitamos que os numeros do FCPorto são impactantes e as vitórias consecutivas, alguns empates, a derrota para a Taça da Liga e as ajudas claras em muitos momentos chave não envergonham um score de vitórias fantástico. 

O que se joga nestes próximos meses é o dominio do futebol nacional internamente por parte de Benfica e FCPorto e aí, esta eliminatória é decisiva. 

A primeira razão é que mesmo com a vantagem oferecida a Villas Boas nos primeiros jogos e colocando a distância em 9 pontos, como que a dizer "ó puto, se agora não ganhas este campeonato, não prestas mesmo para nada" hoje essa distancia é maior, fruto dum jogo antecipado e da vantagem de ter jogado o primeiro jogo contra Benfica em casa. 

Segundo, porque o Benfica tem mostrado que é mais regular exibicionalmente, depois dos equívocos tácticos com que jogámos no Dragão, o que obviamente rebenta com o ego do senhor Villas Boas.

Mesmo que Villas Boas se enerve quando alguém lhe lembra os maus jogos que FCPorto tem feito neste ultimo mês, a verdade é que tem feito maus jogos e até os portistas o admitem, a ver por algumas crónicas nas páginas dalguns jornais.

Por fim, porque com o campeonato entregue, muito da justiça desse título joga-se nos encontros entre Benfica e FCPorto que ainda faltam jogar - pelo menos três para Taça de Portugal e campeonato.  Veremos se fnal da Taça da Liga se joga entre Benfica e FCPorto, mas a julgar pela nomeação de Vasco Santos da associação de futebol do Porto para o Beira Mar- Nacional, está-se a trabalhar para que isso possa acontecer...

Se por acaso o FCPorto ganha a Taça de Portugal, eliminando obviamente o Benfica, junta ao campeonato e à Supertaça que ganhou também contra Benfica, mais um título contra o seu rival de sempre e "cala" algumas vozes - onde eu me incluo - que afirmam "com factos" que a vantagem no campeonato se deve às prendas que Villas Boas recebeu no ínicio da época. 

Veremos a quantos pontos acaba o Benfica do campeão FCPorto e como essa distância pode depois concluir que importância tiveram esses brindes iniciais na vitória do FCPorto no campeonato, mas na Supertaça - vitória sem espinhas - e nos 5-0 do Dragão - outra vitória sem espinhas - o FCPorto leva uma vantagem que é psicológica e real nos encontros contra Benfica e no objectivo de dominio do futebol nacional nesta década que ainda vai no ínicio. 

Se o FCPorto é eliminado da Taça de Portugal pelo Benfica aí a coisa muda de figura, porque no confronto a duas mãos a super equipa de Villas Boas não consegue provar a sua superioridade e se a vantagem no campeonato for reduzida a números mínimos, então temo que o FCPorto passe por esta época - mesmo com os números fantásticos que já leva - com um forte sublinhado daquelas primeiras quatro jornadas a destacar a oferta a Villas Boas. 

Como bom menino mimado ele nunca vai entender que  este título foi realmente uma oferta. O que me surpreende é ver adeptos portistas aparentemente "não mimados" a acreditar no mesmo que ele. 

Villas Boas faz lembrar aqueles "betos" que são nossos colegas na Universidade, que são maus alunos nesses mesmos bancos da universidade e que depois vemos em grandes lugares em grandes empresas, com altos ordenados e altos prémios, porque o pai, ou o amigo do pai, ou o politico amigo do amigo do pai os lá colocou e eles ainda pensam que aí estão pelo seu talento, pela sua competência ou pelo curso intensivo de verão que fizeram numa qualquer universidade de segunda nos Estados Unidos... Com Villas Boas passa-se o mesmo.

Até hoje ele ainda acha que os 11 pontos de vantagem são "merecidos", que os "penalties foram todos bem marcados e bem perdoados", e acha que a performance dos golos marcados e golos sofridos da sua equipa, fazem dessa equipa do FCPorto o tal rolo compressor que ele ambiciona ser e com que sonha ser publicamente reconhecido. 

O pior que podem fazer a um artista é dar-lhe o sucesso comercial sem o sucesso da crítica especializada. Isso mata um artista nas suas mais variadas áreas - musica, cinema, artes, dança - e Villas Boas está aí. A conferência de imprensa de ontem, mais uma vez com o fantasma de Jesus a quem chamou ironicamente mestre, foi de confronto e a tentar puxar duns galões que só ele vê. Isso mata-o por dentro. 

Saber que 11 pontos de vantagem, apenas uma derrota em toda a época, mais golos marcados e menos golos sofridos, se resumem na critica especializada a "Hulk", "pouco ou nenhum futebol depois de Viena", "ajudas constantes de árbitros" e equipas como a do Nacional ontem, que apenas estão ali a fazer corpo presente, nao dignificam o tal "conceito de modelo de Barcelona"com que o nosso amigo sonha diariamente. Uma coisa tem em comum com o Barcelona que é o facto das equipas adversárias entrarem e saírem a dormir dos 90 minutos do jogo.

Agora Villas Boas tem a oportunidade de voltar a brilhar. Sonha com outros 5-0 e a resolução da eliminatória no Dragão, sonha com o Benfica sem David Luiz e com problemas de liderança no centro da defesa, sonha com um Julio Cesar desinspirado ou ainda com alguns castigos, escândalos ou lesões decorrentes do jogo contra o Desportivo de Aves e sonha em derrotar o Benfica em estilo, depois de ter sido a última equipa nacional a vencer as águias.

Esta é a sua oportunidade de voltar a brilhar e de provar que afinal os 5-0 não foram uma prenda de Jesus - sim foram - mas sim fruto da sua competência... Sim, sim, sim, sim fruto da sua competência. Right...

Sabes meu caro Villas Boas, eu sou muito bom observador e a mim bastaram-me umas horas a partilharmos o mesmo espaço - sem diálogo - para te entender... E agora sim vamos ver de que é feito este teu FCPorto, de que é feito este sistema, de que é feito esta "bazófia" da dupla Pinto da Costa e Villas Boas e está na altura de mostrarem ao país quem ainda manda no futebol nacional. 

E na verdade, também vamos ver de que é feito este novo Benfica de Jesus, muito provavelmente sem David Luiz a defesa esquerdo mas com Sidnei a central, com Saviola a jogar de inicio e com Fábio na esquerda da defesa ao contrário do que se fez na ultima visita ao Dragão.  Vamos ver se o Benfica sai do Dragão com a eliminatória em aberto e se dá uma lição que pode ser fundamental para o que resta da época.

O campeonato, já sabemos que está entregue, apesar de sonharmos e apesar de como diz o nosso Ricardo Araujo Pereira, acreditamos no Benfica campeão, "mesmo quando matematicamente for impossível... "

A verdade é que é aqui neste jogo da próxima quarta feira, reside o futuro do Benfica nesta época, porque uma derrota ou um empate no campeonato contra um qualquer adversário - que aparecerá inevitavelmente - nos fará desistir e quem sabe entrar numa espiral de desmotivação. 

A Taça de Portugal é obviamente a nossa saída, juntamente com a Taça da Liga, uma meia final que desejavelmente terá Benfica - Sporting e a conquista do maior numero de pontos no campeonato para tentar colocar a nú a verdade crua deste título azul. Foi oferecido ao senhor Villas Boas por entidades superiores nas primeiras quatro jornadas. 

Veremos se essa oferta acaba por ser merecida, justificando o domínio avassalador do seu futebol, com vitórias claras e inequívocas contra o seu rival de sempre ou se não passam de "mentiras que quando repetidas muitas vezes acabam por virar verdade".

Um blog vizinho escreve numa linguagem muito própria um texto que o autor intitula "Sem Vacilar!!!" e que resume muito do que disse, mas de forma contida e mais directa. Do blog Ndrangueta retirei este texto,  que acabei de ler e que vem assinado por Cuore Rosso:

"Como eu vejo o princípio do resto da época é simples: três rounds contra os cabrões!

O primeiro round pode repor o murro nos queixos - então K.O. - que o estúpido puto betinho chefe dos lobitos dos freixo devia ter levado. E as consequências far-se-ão sentir nos outros dois rounds.

Primeiro, porque temos que voltar ao Jamor. Pela festa, claro, mas para ganhar (sirva de lição a última final contra o Vitória)!

Depois porque tem influência anímica directa no que se passará no jogo do campeonato. E por este andar, de uma maneira ou de outra, está difícil eles escorregarem porque os porcos escorregam sozinhos e é penalty.

Portanto, olhos nos olhos e sem medo: está na hora do puto otário e irritante, que copia e ainda é ajudado pelos professores, ser espancado pelo escáfias mais velho e que chumba a português.

Na vida real é assim.

VAMOS!!!!!!!
"

Nem mais...

Força Benfica


8 comentários:

chi dura vince disse...

Excelente artigo, obrigado.
Concordo em pleno consigo.
Vamos!

Anónimo disse...

Parece que sou o unico nao benfiquista que comenta os seus posts.
O Porto vai acabar com 20 pontos de avanço mas voce vai sempre dizer que o benfica é que merecia vencer.
Digo-lhe já, que tambem não vai conseguir provar nada no jogo de quarta-feira, vai arranjar qualquer pretexto e voltar a dizer que a prova da superioridade moral vem a seguir num proximo jogo ou seja o que for .

Já olhou para a bancada VIP do estadio da Luz?Olhe para lá.O que é que vê?Ele é primeiro ministro,ele é ex-primeiros minitros, ministro da seg. interna,ministro da justica,ministro daquilo, ex-minitro daquiloutro marido da investigadora do apito dourado,presidentes da maiores empresas publicas do pais, banqueiros, presidentes de câmaras...
É o "poder", por isso os portistas amam a liberdade porque sem ela o "poder" ja se tinha encarregado de fazer a sua "justiça".
Os portistas sao livres de escolher quem querem que seja o presidente do Porto.Diz Porque mais uma vez
http://www.dn.pt/galerias/infografias/?content_id=1541422&seccao=Desporto

Incomada-lhe qualquer coisinha que AVB diga ou faça mas ao Jesus tudo é desculpavel.

Não ligo as besteiras que o RAP diz ,o barbas ou o seu amigo taxista.Como o RAP diz o adepto deve ser primario e insensato, eles admitem que são assim, tudo bem.


Responda a este post com uma frase só:
Sou parcial!
Não custa nada.

iBenfiquista disse...

"OS ANDRADES - INVEJOSOS E CORRUPTOS"

Este anónimo andrade é parcial - normal - mas também é mentiroso e ressentido! Normal, também, para um andrade.

Ressentido e invejoso porque vê, exageradamente, tudo o que são governantes no camarote do Benfica. Nada mais normal, já que o governo do país está em Lisboa. Mas, se examinarmos bem o que diz, é quase tudo mentira, pois o que se vê será um ou outro ocasionalmente apenas.

E critica, invejosamente, contra o facto de algumas pessoas, que considera terem poder (?), irem ver jogos ao estádio do Benfica. O normal numa sociedade democrática, em que todas as pessoas têm os mesmos direitos, inclusive quem faz parte do governo ou quem detém algum poder. Numa sociedade civilizada é normal e acontece em todos os países civilizados. Sem admiração nem afirmações de surpresa invejosas.

"A inveja é um vício mesquinho, sórdido, o vício do forçado que amua porque o seu companheiro de cativeiro recebeu uma porção maior de sopa". John Braine.

Ou, como diz Arthur Schopenhauer, "A inveja dos homens mostra o quão infelizes eles se sentem; e a sua atenção incessante sobre o que os outros fazem demonstra-nos o muito que se aborrecem".

Mas numa sociedade habituada ao tráfico de influências não é normal. Porquê? Porque julgam os outros por aquilo que eles próprios fazem, pensam e são. Como fazem tudo com frio calculismo, sempre com o fito de extrair vantagens em proveito próprio - dando um chouriço para conseguirem o porco - pensam que todos os outros fazem o mesmo.

O tráfico de influências já é a "Marca Registada" dos andrades. Como é público através de livros, publicações, textos, afirmações... e escutas. Como se vê pela actuação da justiça nos julgamentos feitos a casos flagrantes de corrupção. Mas não é por acaso:

"Eu prefiro sempre influência a poder". Kingsley Martin.

Os andrades têm outra característica. Como corruptos que são, intelectualmente e não só, pensam que todos os outros o também são. E então, para não serem os únicos cobertos de porcaria na capoeira onde vegetam, atiram porcaria aos outros para poderem dizer: "Não somos os únicos sujos, vocês também estão". E ficam todos contentes, com a consciência consolada, com esse facto.

Dizer que os andrades amam a liberdade deve ser piada. Não há clube nenhum no mundo que tenho um presidente durante tanto tempo à frente dos seus destinos. É como se o povo da Coreia do Norte dissesse que ama a liberdade, "porque são livres de escolher quem querem que seja o presidente". Tiveram eleições livres com outros candidatos nos últimos 20 anos?

Quanto ao RAP e outros benfiquistas, estão no direito de dizerem o que entendem na defesa do seu clube. Mas a falta de humor também mostra outra característica: a falta de inteligência. Na sua estultícia, até o humor dos outros invejam.

Ser parcial, como adepto de futebol, é legítimo. Escusava era de mostrar um tal nível de estupidez.

CarregaMaisBenfica disse...

Absolutamente ridículo e carregado de provincianismo complexado, este comentário do Anónimo portista. Aliás, nada que não estejamos habituados e que nunca os deixará chegar aos calcanhares do Benfica.

Carrega + Benfica

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro anónimo,

Sou parcial na paixão pelo Benfica, sou parcial no amor incondicional que tenho a este clube, sou parcial na defesa intransigente dos interesses superiores do Sport Lisboa e Benfica.

Sou imparcial na análise dos intervenientes que representaram, representam ou representarão este clube porque nenhum deles está acima do "meu Benfica", sou imparcial na análise dos factos clarissimos que mostram que o futebol portugues está numa fase negra há trinta anos e sou imparcial na analise dos factos que me permitem afirmar que no dia em que pessoas inteligentes, sensatas, democratas e sérias queiram ganhar de forma limpa, o FCPorto será um clube de expressão nacional, ocupando o lugar que os seus títulos já o fazem por merecer.

Fui dos poucos que critiquei a entrada de Jesus no Benfica, porque nao gostava do seu estilo. Fui um dos muitos que me congratulei com a transformação de todo o nosso futebol no ano do título e só mentes parciais podem ver "tuneis e penalties" onde existia futebol, alegria, motivação e empolgamento. Coisa que o FCPorto de hoje manifestamente - usando uma expressao querida ao seu Guilherme Aguiar - não tem.

Fui o único ou dos únicos que disse que "teria despedido Jorge Jesus no balneario do FCPorto", no celebre dia dos 5-0 e desde esse momento que tento evitar falar do nosso treinador - nem que seja por uma questao de coerencia - congratulando me no entanto com a sua trasnformação, e com a sua demonstração de humildade e inteligencia - quem diria? - perante o grupo que obviamente esteve de costas voltadas para o treinador neste primeiros meses da época.

Sei como funciona o futebol português, sei que Jorge Jesus tentou dar um estalo a Luis Alberto e nao sabendo as razoes ou sequer se esse estalo chegou a ser efectivo, quero acreditar nas palavras do treinador do Nacional e do próprio Luis Alberto que encararam o episodio como "normal".

Para mim, não é normal, mas tambem não é nada que me tire o sono e reitero a ideia que "nem tudo o que Jesus faz é desculpável".

"Para nada" usando uma expressao castelhana... Sou critico para quem representa o meu clube porque só na critica construtiva se evolui, como se prova na alteração de comportamemto do meu treinador, depois dos 5-0 do Dragão.

Ouvindo as escutas manipuladoras de Pinto da Costa a Tavares Teles a Pinto de Sousa e a outros, não será dificil de imaginar porque razao o presidente do Nacional vem agora congratular-se com a abertura do inquerito aos factos desse jogo, diznedo palavras incendárias e porque razao faz parte do nucleo duro de clubes - onde esta FCPOrto e Olhanense (a quem já chamei FCPOrto "C" em pleno estadio do Olhanense) - que querem "á força" que nao passe a alteração dos estatutos da Federação.

Meu caro amigo, com toda a imparcialidade do mundo lhe digo que isto é uma guerra entre o "Bem e o Mal" e assumo que no lado do "Bem", pode haver pessoas de "Mal", sem nenhum problema, mas não deixa de ser uma guerra entre "Bem e Mal".

O Benfica Sou Eu disse...

(cont)

Sou uma pessoa que viajo muito e estou constantemente fora de Portugal onde se tem uma perspectiva muito interesante sobre esse "cantinho á beira mar plantado" e sobre o nosso futebol. Sou uma pessoa que não gosto do conceito de VIPs nos estadios de futebol, porque para mim VIP é o Di Caprio que como Spike Lee pagam religiosamente os jogos que assistem dos Lakers e dos Knicks , porque podem pagar e porque querem os melhores lugares da sala.

Para mim, VIPs sao os senhores do terceiro anel, onde relgiosamente mantenho o meu cativo, que sentem o Benfica como ninguem e que sofrem, riem e choram com a paixao do seu clube. Para mim Vips são os muitos benfquistas que viajam por todo Portugal e por todo o mundo pagando do seu bolso todas as despesas inerentes a essa paixão.

Nao gosto de ver os governantes ou ministros, ou figuras publicas da TV, da musica, do showbiz, das empresas ou de cargos publicos na tribuna VIP do meu estadio, quando deveriam pagar bilhete e quando deviam aliás, pagar mais que o normal cidadao, porque ganham mais que eles. Nao gosto dos ver na minha tribuna como nao gosto dos ver nos mundiais ou europeus onde constantemente os vejo.

Ja escrevi sobre isso aqui e não alterarei uma unica virgula sobre este assunto ate ao meu ultimo dia de vida. Entendo os lugares institucionais e entendo que há lugares que devem estar destinados a pessoas do nosso Estado - como no estadio do FCPorto - mas acho pouco inteligente achar que o maior clube portugues não teria o maior numero de adeptos no poder. Isso parece me óbvio e não será por isso que o Benfica perde ou ganha mais vezes, nem sera por isso que o FCPorto e o seu presidente utilizam os seus lobbies para influenciar decisões.

A verdade é que a nossa grandeza enquanto clube não se compadece com lobbies ou com estrategias concertadas, enquanto o FCPorto como qualquer nicho "á la Fight Club" utiliza os seus poucos (cada vez mais) peões no governo, na justiça, nos altos cargos de empresas, para conseguir coisas importantes em prol do seu clube.

Alias o senhor "rui pedro soares" - agora "linkado" à compra de direitos dos jogos do Benfica com Emidio Rangel é um bom exemplo disso. Esse coitado, é tao pouco inteligente e tao pouco "tudo" que quando se pensa em "jobs for the boys" e como a incompetecia em Portugal pode fazer alguem milionario, é so oolhar para o portista "rui pedro soares" (sim com letra pequenina)

Mais acrescento que gosto dos seus comentarios. Gosto que passe por aqui, gosto que me critique e gosto de discutir ideias com portistas de nivel. Se me lê há tempo sabe que defendo que quanto mais portistas de nivel existirem e quantos mais portistas de nivel existirem com vontade de mudar o cenario de "Mal" instalado no FCPorto há tantos anos, melhor será o futuro do nosso futebol e espero que esteja por aqui no dia em que o FCporto fechar o campeonato com os tais 20 pontos de avanço.

Eu serei o primeiro a dar lhe os Parabens.

Em relação às desculpas da derrota contra FCPorto anunciada já por si nesta caixa de comentários, vão ficar consignadas aos meus companheiros de viagem que me acompanharão na viagem de volta do Dragão nesta próxima quarta feira.

Apareça sempre.

Força Benfica

Anónimo disse...

Para si portista de nivel deve ser aquele que baixa a cabecinha e segue a carneira.Para mim ser portista sempre foi ser descriminado mas apesar disso conseguir lutar e vencer.


Não critica o jesus entao para compensar critica o AVB e o HULK(este nem ouvido foi,suspensao imediata), é um truque que utiliza (neste caso compensação).
Curiosamente o primeiro post seu que comentei foi por causa do caso do tunel,(que agora se comprovou ter-se tratado de uma emboscada ), ainda o senhor tentava justificar dizendo que o Hulk não jogava nada.

Fala do rui mas nao fala dos seus companheiros de charutos na bancada VIP do Benfica. E que companheiros estes, uns autenticos Falcoes comparados com o rui.Então quando olha para bancada VIP não consegue ver nada ?Deve ficar ofuscado pela luz das auréolas dos cavaleiros do BEMfica. Ta a ver o truque? olha para a roda dentada azul e desvia o olhar do mecanismo encarnado.
Fala das conversas telefonica do PC mas nao fala das conversas do LFV, José Veiga nem do João Rodrigues que apesar de serem suspeitas, não tiveram os seus telefones sob escuta-Provavelmente foi um inspector, tão imparcial como o senhor, que não achou necessario pois eram do benfica e so praticam o BEMfica.
Estes truques podem funcionar com outros benfiquistas mas um portista cheira-os à distancia.

O senhor nao analisa os factos, o que voce faz é filtrar os factos:os factos bons dos factos maus para si.Os seus argumentos nao sobrevivem ao minimo contraditorio.O senhor imagina uma cabala contra o BEMfica. E no entanto para essa cabala ser verdadeira teria de haver um numero incrivel de benfiquitas poderosos a tomarem a pilula do bibi para o Porto conseguir levar acabo o seu plano malefico.

E não se trata de uma guerra entre o BEMfica e o MAL nem Portugal é diferente do resto do mundo ocidental,como da a entender. O que estamos a presenciar é o declinio do imperio ocidental, tamos a presenciar a decadencia, talvez mais visivel em Portugal. Mas a decadencia comeca nos poderosos e como talatinge o benfica com mais forca.

Quando o Porto terminar o campenato com 20 pontos de avanço é claro que nao vai dar credito ao Porto.Vai dar os parabem, mas logo a seguir vai dizer que só foi por isto ou por aquilo, o costume.

PS:E eu tinha deixado de me interessar, gostava de dizer ao meus amigos que ja nao ligava ao futebol.Até dar com o seu blog e constatar que as coisas nao mudaram assim tanto e o preconceito mantem-se .Agora ando a ver se arranjo bilhete para quarta.

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro anónimo,

Congratulo-me de saber que foi o meu blog que o motivou a voltar a gostar de futebol e a voltar a procurar bilhete para assistir a importantes jogos do seu FCPorto.

Força Benfica