quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Com calculadora, mas com esperança!

O jogo contra o Celtic ontem provou o que eu já tinha desconfiado depois de ver o Benfica em Glasgow e depois de ter visto este Celtic a ganhar (sabem lá como) em Moscovo.

Antes do jogo começar era para mim óbvio que o Benfica não tinha muitas hipóteses de prosseguir na Champions League, mas depois do jogo de ontem, mudo consideravelmente essa opinião.

Ou seja, acho que o mais provável é irmos mesmo parar à Liga Europa, mas existe esperança baseada em três premissas simples.

Uma delas e a principal é que a nossa equipa é o Benfica e sendo o Benfica e dependendo apenas de nós, temos que confiar seja em que campo ou contra que equipa for.

Esta primeira premissa é inalterável ontem, hoje ou amanhã.

A segunda premissa é que realmente o Celtic é do nível de fundo de tabela do campeonato português.

A equipa é fraca e lá por terem um ambiente temível no seu estádio ou por marcarem golos de cantos, livres e de faltas que bombeiam para a área adversária, não deixam de ser fracos, fraquinhos e podem obviamente perder ou empatar com o Spartak de Moscovo.

A terceira premissa e a julgar pelo que li hoje no site Relvado é que o Barcelona pode fazer descansar algumas das suas estrelas no ultimo jogo da fase de grupos da Champions contra Benfica, baseando esta informação no que aconteceu a época passada, em situações idênticas.

Diz a noticia do Site Relvado :

" (...) Decorria a última jornada do Grupo H. O Barcelona somava 13 pontos, mais cinco que o AC Milan, num grupo que incluía ainda o Viktoria Plzeň (que amanhã defronta a Académica) e o BATE Borisov. 

O adversário naquela noite era precisamente a turma da Bielorrússia, que ainda lutava por um lugar na Liga Europa. 

O Barcelona já tinha o primeiro lugar assegurado, tal como agora. Por isso, Pep Guardiola optou pelo seguinte onze inicial: Pinto; Maxwell, Fontàs, Bartra, Montoya; Thiago Alcântara, Jonathan dos Santos, Sergi Roberto; Rafinha, Pedro e Cuenca. Jogaram ainda: Muniesa, Deulofeu e Riverola.  Das figuras principais da equipa, apenas Pedro foi utilizado. Com Thiago e Cuenca numa "segunda linha". 

E com todas estas alterações, qual foi o resultado? 4-0. Marcaram Sergi Roberto, Montoya, e Pedro, por duas vezes."

Se há coerência naquela gente - que eu não confio nem um bocadinho - então o Barcelona fará mesmo descansar as suas principais figuras.

Se isto acontecer, pois estamos apenas a tomar como exemplo o ano passado, nas mesmas condições pois Bate Borisov ainda lutava por um lugar na Liga Europa, como o Benfica luta por um lugar na Champions,  podemos ter uma palavra a dizer em Camp  Nou.

Se mesmo assim esta gentinha, decidir usar a equipa principal e fazendo-o estão no seu pleno direito,  teremos que acreditar no Spartak e no milagre de fazer em Camp Nou aquilo que poucos ousaram fazer nos últimos anos - ganhar-lhes ou empatar em sua casa.

Tenho esperança, muita esperança que a coisa possa correr bem, mas se correr mal há algo que me chateia bastante, que é jogar na Liga Europa.

O Benfica a jogar a Liga Europa à quinta-feira e à segunda-feira para a Liga Portuguesa cansa o plantel, financeiramente é desastroso - quando comparado com os milhões da Champions -  e pode colocar em perigo o domínio nacional que todos ambicionamos.

Se dependesse de mim, e sei que todos os benfiquistas discordam, eu ou seguiria na Champions ou focava no que realmente interessa - ganhar a Liga, a Taça de Portugal e a Taça da Liga nesta época, começando assim uma hegemonia nacional que há anos sonhamos conquistar.

No próximo sábado esperamos manter a senda de vitórias contra Olhanense - será difícil como todos os jogos são nos dias de hoje -  e no domingo esperamos o milagre da vitória do "Porto C" contra o "Porto A".

Como eu já não acredito no Pai Natal e não me lembro da ultima vez que o Braga ganhou ao Porto, penso que tanto para Liga como para Taça de Portugal estes jogos serão passeios para o actual campeão nacional.

E que bom seria enganar-me, mas as derrotas de SCBraga contra Sporting e Cluj já preparam o prato da "mini crise" mesmo a tempo de defrontar o "amigo do Sul".

Palavras finais para Luisão, Garay, Ola John e André Almeida que fizeram cada um deles um grande jogo ontem. Por razões diferentes, são o meu destaque no jogo contra Celtic.  

Força Benfica

3 comentários:

eagle01 disse...

Parece-me que quando dizes que antes do jogo vias o Benfica fora da Champions, depois do jogo vês algumas hipóteses, queres com isso dizer que não arriscavas uma vitória do Benfica. Certo?

Eu arriscava (www.basta2002.blogspot.com), embora soubesse que ia ser difícil.

Maneiras diferentes de ver o futebol e o Benfica em particular.

A coisa está dificil, mas não estamos numa má posição por termos falhado na Champions. Em bom rigor apenas falhamos em Moscovo onde JJ fez a vontade aos criticos e "arriscou". E foi o que se viu.

Penso que o pior facto foram os resultados do Celtic. São "fraquinhos" mas ganharam em Moscovo e com sorte ou mérito, ganharam ao Barcelona. Estas duas vitórias não são muito lógicas, mas no futebol a lógica é a bola dentro da baliza. Mesmo jogando mal...

O Benfica Sou Eu disse...

Eagle01 Obrigado pelo comentário.

Eu quando disse que não acreditava antes do jogo no apuramento do Benfica, não tinha nada a ver com a nossa vitória sobre o Celtic.

Sempre acreditei que ganharíamos, mas pensei que o Celtic viesse com um pouco mais de futebol.

Vendo e confirmando "in loco" que o Celtic é muito fraco, mais esperança tenho que não consiga vençer o Spartak, mesmo que seja em casa.

Apenas isso!

Aparece sempre

Força Benfica

Bruno Pereira disse...

Há ainda que ter esperanças. No entanto, ao contrário de ti não vejo a Liga Europa como algo em que não devemos apostar. Penso que se formos para a Liga Europa, poderemos ser um sério candidato a vencê-la. E que falta que nos faz um título europeu...

Abraço,
Bruno Pereira
http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt