sexta-feira, 7 de junho de 2013

Notas finais da época em dia de Selecção Nacional!

Para terminarmos de vez as análises á época que passou, começo por falar dum telefonema que recebi há umas semanas atrás dum amigo que me dizia sem margem de erro que Paulo Fonseca era o próximo treinador do FCPorto.

Essa informação vinha directamente de alguém bem informada no futebol, mas sem nada a ver com FCPorto, pelo contrário.

Ou seja, não era uma informação assim tão confidencial.

O problema - se há problema - é que esse telefonema foi durante a semana do último jogo do FCPorto em Paços de Ferreira.

Ou seja, enquanto eu aqui continuava a escrever no blog aquilo que acredito - na justiça da verdade desportiva - alguém me dizia telefonicamente "esquece, esta Liga está perdida".

Eu sei que alem dos árbitros, é importante controlar algumas variáveis neste futebol mafioso e o FCPorto controla-as melhor que ninguém.

Estes acordos com Estoril e Paços de Ferreira - entre compra de jogadores e treinadores a essas equipas, prémios ao Estoril, oferta de estádio para jogar a Liga dos Campeões - mostram que o FCPorto ainda domina muito mais do que se possa julgar.

O FCPorto tem ligações a dirigentes, a jogadores e a treinadores que todos sabemos.

Mas isso não é ilegal.

Isso tem a ver com as ligações normais que se vão desenvolvendo na vida.

Então se eu for Presidente do Benfica há 30 anos e com esses 30 anos de Presidência tiver conhecimentos, amizades e simpatias dentro do futebol, isso é ilegal?

Claro que não é...

Neste momento o "dono" do Belenenses é um portista assumido. Também mafioso mas por outras questões. Alguém que enriquece como este homem enriqueceu devia ser um exemplo para como algo correu muito mal no nosso Portugal nestes últimos anos, mas tudo bem...

O Homem é rico, é "dono" do Belenenses e fanático pelo FCPorto.

Os presidentes do Setúbal, Nacional, Braga são próximos de FCPorto e até o Estoril e os seus "donos" são próximos de Pinto da Costa.

Pedro Emanuel está no Arouca, Sérgio Conceição na Académica, Jesualdo Ferreira no SC Braga, Nuno Espírito Santo no Rio Ave, Jorge Costa é o principal candidato a treinador do Paços...

Todos treinadores ligados ao FCPorto.

Alem disso temos os dirigentes menores, os jogadores emprestados e aqueles que não sendo emprestados tem preferência pelo FCPorto.

Mas isso são coisas normais...

O que não é normal é a questão da arbitragem.

Como é possível não se ter dado eco ao escândalo que foi o primeiro golo do FCPorto em Paços?

Se até uma semana antes os Parabéns ao FCPorto eram justificados - mesmo que o golo do Kelvin não fosse merecido - aquilo que se passou em Paços foi uma vergonha total...

O golo ia aparecer sempre, por todas as razões do mundo, mas não podia ter sido assim. Não poderia ter sido assim!

Como alguém pode parabenizar um clube que ganha no ultimo jogo assim, no campo do clube que tinha feito uma Liga em casa perfeita - retirando a derrota com Benfica?

Como se pode acreditar neste futebol, que faz com que o Nacional duas semanas antes faça "tudo" aquilo que se viu, sem que ninguém ponha nada em causa?

Ganhar a este FCPorto exige que a nossa equipa seja perfeita, que a nossa estrutura crie simpatias em vários quadrantes e que a arbitragem seja isenta.

Eu escrevi durante várias semanas que quando Jorge Sousa, Olegário Benquerença, Pedro Proença, Artur Soares Dias e Carlos Xistra apitam os nossos jogos o Benfica tem fortes probabilidades de perder pontos. 

Este ano foi exclusivamente assim, tirando o jogo em casa contra FCPorto apitado por João Ferreira.

Todos os pontos que perdemos este ano, foram em jogos apitados por árbitros que fazem parte deste lote...

Artur Soares Dias em casa contra SCBraga, Carlos Xistra em Coimbra, Pedro Proença contra o Nacional da Madeira e Pedro Proença contra o FCPorto.

Há muitos outros que beneficiam o FCPorto, como se viu com este Hugo Miguel que o ano passado na véspera do jogo contra o FCPorto faz um trabalho encomendado para que o Benfica não ganhasse em Coimbra e em Paços faz novo trabalho encomendado este ano.

Mas a verdade, verdade é que não considero Hugo Miguel ainda um dos 5 mosqueteiros, mas Pinto da Costa não é parvo.

Se este ano, poucos jogos do Benfica foram apitados por estes mosqueteiros - Olegário Benquerença nem apitou nenhum - é normal que se tenham que formar outros mosqueteiros prontos para ajudar na causa portista. 

Eu já escrevi e repito que o FCPorto fez uma época no geral abaixo das expectativas e Pinto da Costa percebeu isso, não renovando com Vítor Pereira.

Foi mais forte e mais proveitoso o trabalho "feito por fora" por Pinto da Costa que o trabalho "feito por dentro" por Vítor Pereira.

Alem de todo o trabalho "feito por fora", aquele golo do céu vem exactamente daí  - do céu - e Pinto da Costa apesar de acreditar no religioso, não gosta de estar muito dependente do religioso para as suas conquistas e deitou Vítor Pereira fora, como há muito não se via...

Todos os treinadores que Pinto da Costa não quer, arranja-lhes algo e saem sempre a bem, mas este parece que saiu a mal.

Problemas deles!

Nossos problemas serão conseguir no mínimo, o mesmo numero de pontos no próximo campeonato e conseguir os 55 milhões de euros que Luís Filipe Vieira pretende neste defeso - 15 milhões por Cardozo, 30 milhões por Gaitan e 10 milhões por metade do passe de Garay.

Se conseguisse isso, seria um defeso positivo para as nossas contas e dentro daquilo que se previa, poupando ainda os ordenados destes três jogadores e de Aimar. 

Por falar em Aimar, fechamos o ano com a tristeza de ver este jogador se despedir do Benfica pela porta pequena... Sem títulos conquistados este ano e sem um "adeus" decente no Estádio da Luz.

Era óbvio que esse "adeus decente" deveria ter sido contra o Moreirense e deveria ter sido nesse jogo que se faria a vénia ao mais talentoso jogador que o Benfica viu jogar nos últimos anos.

Talentoso não significa eficaz nos seus objectivos no Benfica, até porque jogou muito pouco esta época, mas sabemos todos admitir que é um dos grandes jogadores que passou pelo Benfica.

Para terminar, dizer que este jogo no Estádio da Luz, hoje contra a Rússia teria melhor ambiente se a nossa equipa tivesse em festa e a festejar os títulos que se julgava serem possíveis de conquistar há uns meses atrás.

Com esta depressão que ainda se abate sobre metade dos benfiquistas não acredito que o estádio encha para um jogo decisivo nas nossas aspirações a um lugar no mundial do Brasil.

Eu que acompanho a selecção nacional para todo o mundo não quero sequer pensar num mundial do Brasil, sem a nossa selecção.

Não vou poder estar presente hoje, mas vou ver á distancia o jogo que é uma final. 

Faltam 4 jogos e temos que fazer 12 pontos para tentar o milagre da qualificação automática ou a ida aos playoffs.

Hoje termina oficialmente a época futebolística, ainda temos o futsal para tentar vencer e irmos todos de férias, dando algum descanso para as nossas equipas!

Força Portugal

Força Benfica


3 comentários:

Vicente Guedes disse...

Desta vez não, meu caro O Benfica Sou Eu. Se houve anos em que nos pudemos queixar das arbitragens este não foi um deles. Não me lembro de uma temporada tão limpa para os nossos lados como esta. Além disso, nós é que perdemos o campeonato, não foi o Fc Porto que o ganhou com as influências que move. Já chega de desculpas, já não há paciência e começa a ser ridículo. Quem não ganha em casa ao Estoril num jogo daquela importância, quem se apresenta a jogar no Dragão de uma forma que envergonharia um adepto da Naval 1.º de Maio não merece ser campeão!
A vitória do FC Porto em Paços?? Por muito que queiramos tapar o sol com a peneira, esse jogo não se compara ao escândalo que foi o nosso jogo em casa com o Sporting. Na altura toda a gente achou que foi "limpinho". Nada mais irritante e desonesto. Não podemos acusar os outros de ser condescendentes com a corrupção e quando somos nós os beneficiados das arbitragens tentar branquear a situação. O atrasado do Jorge Jesus, que raramente comenta arbitragens colou logo o rótulo do "limpinho". É evidente que não foi limpinho, como é evidente que o Benfica ganharia sempre aquele jogo, com ou sem pénaltis, e não houve ninguém suficientemente inteligente para dizer isso.
O Benfica perdeu e vai continuar a perder porque é liderado por amadores e por gente que se está a cagar para se o Benfica ganha ou perde. Só vamos voltar a ser um clube verdadeiramente respeitável quando mudarmos os estatutos ou quando os sócios com 20 votos morrerem.
Quando se fala em mudança de treinador lembram-nos o desastre que foi o pós-Paulo Bento no Sporting, quando se fala em mudança de direcção lembra-se o desastre Vale e Azevedo e a instabilidade diretiva do Sporting nos últimos anos. Olhemos então para o Sporting agora. Só depois de terem perdido tudo é que, em desespero, tiveram a coragem de fazer uma rotura e é hoje têm um presidente que zela pelo clube e que está, independentemente do que os resultados dirão, a fazer um excelente trabalho e a defender o Sporting. Não é a jogar pelo seguro que se ganha e os benfiquistas andam há 10 anos a jogar pelo seguro e a serem humilhados. Não ganhamos, somos sucessivamente humilhados, somos um clube cada vez menos respeitado e respeitável e continuamos com medo de quê? Por que raio continuam os benfiquitas a achar que não há ninguém capaz de nos fazer perder tão bem como Vieira?

Vicente Guedes disse...

Peço desculpa pelo lapso. Como é óbvio queria dizer "rutura" e não "rotura".

O Benfica Sou Eu disse...

Meu Caro Vicente Guedes, eu quis fazer um texto de "final de ano" e não o fiz para me queixar das arbitragens.

Como diz e bem o Benfica com o sporting "ganharia sempre aquele jogo" e o FCPorto ganharia sempre aquele jogo em Paços com ou sem ajudas de árbitro.

Mas a verdade é que o ganhou com um lance inacreditável.

Nenhum lance do Capela no jogo Benfica - Sporting é tao escandaloso como aquele...

O que eu queria sublinhar neste texto é o dominio do FCPorto noutros tabuleiros.

Eu concordo que a arbitragem este ano não foi dos piores anos, mas há estes 5 árbitros que tem azar com o Benfica e normalmente o Benfica perde pontos.

Eu concordo com a maioria das suas opiniões, mas ao contrário da poltica - e muitas pessoas confundem politica com os clubes - todos queremos que o nosso presidente seja bom e vencedor.

Eu posso criticar o nosso presidente mas nao lhe desejo mal.

Sei que ele é limitado e dá o que sabe. Muitas vezes o que sabe é muito pouco.

Sem duvida.

Mas nao houve alternativa credível, ele ganhou mais umas eleições e está a gerir como sabe.

Com erros?

Sim com erros diários, mas nao podemos fazer nada.

Apenas tentar que ele aprenda, o que será complicado.

Em relação ao "atrasado do Jorge Jesus" acho que nao deve ser tao atrasado assim pois vai para novo contrato a ganhar 4 milhões de euros por mais dois anos sem ter ganho nada nos primeiros tres...

Não veja nestas minhass palavras finais uma desculpa para a perca do campeonato que nao foi perdido contra o Estoril, mas no golo de Kelvin que veio de céu...

Mesmo jogando como a Naval, o Benfica chegou aos 92 minutos com o jogo controlado e com a Liga no bolso.

O Estoril empatou o jogou bem, como por exemplo o Ohanense empatou o jogo no Dragão, e o que nos retirou tudo, foi esse golo do Kelvin.

O que eu nao aceito é que um golo que veio do céu seja usado para colocar o FCPorto nos pícaros e o Benfica na maior depressão alguma vez vista!

Apareça sempre!

Força Benfica