quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Benfica a Ferro e Fogo

No meu ultimo post falava da assembleia geral e de várias questões que queria ver respondidas nessa assembleia, mas quase dois meses depois, a minha grande preocupação não é nenhuma dessas questões.

Já entendi que o Museu está aberto, que a Benfica TV está a funcionar muito bem, que a MEO é o nosso patrocinador nas camisola, que o naming do estádio ficou para outras núpcias e que continuamos casados com Jesus!

O que me preocupa é que o nosso "Benfica está a ferro e fogo" e isso ficou provado no único jogo realizado no Estádio da Luz.

Os cânticos a Cardozo eram uma crítica directa a Jorge Jesus, os lenços brancos no final eram uma critica a Jorge Jesus e o terceiro anel - onde tenho Red Pass e que conheço bem - está dividido entre os que apoiam Jorge Jesus e consequentemente apoiam a equipa e aqueles que não estando com Jorge Jesus são derrotistas, pessimistas e demasiados críticos com tudo o que envolve o Benfica nos dias de hoje.

Metade dos benfiquistas acha que vamos perder na Madeira, depois em Alvalade e em Guimarães, ficando a 9 pontos do FCPorto logo em Setembro.
 
A outra metade sabe que há problemas, mas é optimista e sabe que temos boa equipa. Pensa que podemos ganhar na Madeira e depois estabilizar para bons jogos nas difíceis deslocações a Alvalade e Guimarães.

O que todos sabem é que independentemente das opiniões de cada um de nós, o nosso melhor amigo, colega de bancada ou familiar pode discordar 100% de tudo o que nós dizemos e por isso é que digo que o Benfica está a ferro e fogo

O Benfica deveria unir, não separar.

Dizia eu no final do jogo com o São Paulo que a única solução seria integrar Cardozo, contratar, ou tentar empréstimo de Coentrão, colocar Rui Costa a dar a cara por Cardozo, por Coentrão, por Jesus apaziguando as hostes e garantindo que nenhum jogador do Benfica sai do plantel neste defeso. 

Este era a única hipótese do Benfica acalmar e termos um mínimo de tréguas uns com outros, porque estão a ser demasiadas criticas que fazemos á direcção, a Jesus, ás palhaçadas destes casos do defeso, a colegas porque eles criticam, damos por nós  a fazer futorologia e a apostar em quem serão os eleitos para as vendas deste verão, etc, etc, etc...

- Pancada no Estádio porque uns cantam por Cardozo e outros não o querem ver á frente? 
- Pancadaria porque uns mostram os lenços brancos e outros roubam os lenços a consócios? 
- Nervos á flor da pele porque ainda se pensa nos títulos que perdemos em Maio e em como Jesus ficou com o mesmo ordenado e aumentaram-lhe os prémios de jogo? 

Tudo isto se passou á minha frente no mítico terceiro anel do lado oposto aos bancos...

Não pode ser.  Repito, não pode ser.

Se a equipa está burguesa, se a direcção está burguesa, se o treinador virou burguês, alguém tem de ser humilde e entender o que se passa no clube, no tal "terceiro anel" que na prática são as praças e cafés deste país.

Não deitem foguetes aos 100 000 assinantes da Benfica TV e imaginem o que seria se tivéssemos calma e optimismo generalizado... Estaríamos nos 200 000 assinantes do canal, antes de 25 de Agosto.    

Há que fazer algo porque se a equipa não ganha na Madeira - resultado normal pela dificuldade da deslocação e pelo histórico dos últimos 9 anos que mostra que não ganhamos nunca na primeira jornada - a nossa pressão vai ser enorme e isso só beneficia os nossos adversários.

Alguém tem de dar um sinal inequívoco de união do grupo e um sinal inequívoco de que temos que estar optimistas porque o nosso plantel é o melhor dos últimos 20 anos, se não for mesmo um dos melhores de sempre... 

Com um defesa esquerdo á séria e um centro campista bom, como alternativa a Matic ou Enzo Peres, eu arriscaria dizer que teríamos o melhor plantel de sempre - não confundir plantel com equipa.
  
Todos nós sabemos que existiram trapalhadas neste defeso, mas não vale a pena bater tanto no Benfica... 

Caso a caso:

1. Caso Cardozo. 

É óbvio que o que ele disse à Benfica TV a semana passada deveria ter sido dito no dia a seguir á Taça de Portugal e é óbvio que o nosso presidente deveria ter fechado aí o caso. Se fosse para vender seria vendido e se fosse para ficar, ficaria sem nenhum problema.

2. Caso Roberto

Este caso é o mais fácil de todos... O Roberto custou 8,5 milhões, foi emprestado ao Zaragoza e agora foi dado ao Atlético de Madrid que por sua vez o emprestou ao Olimpiakos. O Benfica não recebeu ou receberá um euro do Atlético de Madrid ou de qualquer outro clube. É assim que um verdadeiro presidente do Benfica explica este negócio. Correu mal... Azar! 

Perdemos 8,5 milhões de euros? Sim perdemos e qual é o problema? Uns negócios correm bem e outros correm mal. 

Por toda esta trapalhada há uma coisa positiva. O Atlético de Madrid "num gesto simpático" ofereceu-nos o Pizzi que assinou pelo Benfica por 5 anos, ficando eles com 50% dos direitos económicos. 

Esta é a historia do caso Roberto. Tão simples como isto. Não há cá 6 milhões dum lado e 6 milhões do outro e fundos que não pagaram, etc... Era assim que se deveria ter explicado o negócio Roberto, porque é exactamente assim que tudo se passou.

3. Caso Farina

Sem explicação comprar alguém por 2,6 milhões e emprestá-lo para Abu Dhabi. Sem explicação e com autentico cheiro a mafiosice "á la FCPorto"...

4. Funes Mori

É considerado o pior atacante do mundo para os adeptos do River Plate e ainda não sabemos bem os contornos do negócio. Pode ser muito mau, mas prefiro que venha rotulado como o pior dos piores e surpreender pela positiva do que vir rotulado de craque como Keirrisson e valer zero, zerinho...

5. Compras de Lisandro Lopez, Mitrovic, Steven Vitória, Cortez, Silvio, Markovic, Sulejmani, Djuricic, bem como volta do Ruben Amorim são todas elas positivas.

Muito positivas, digo eu e todos estes jogadores são boas apostas, sem excepção. O Cortez é o elo mais fraco, mas já conhecemos Jorge Jesus. Agora meteu na cabeça que Melgarejo tem de levar por proximidade com Cardozo, querendo castigá-lo e quer convencer-nos que vai fazer de Cortez o novo Coentrão ou o novo Maldini... Coitado, "Deus lhe perdoe que ele não sabe o que diz/faz", mas também não temos que chorar 2 meses a falta do defesa esquerdo. Estamos habituados.

O resumo é muito positivo:

Temos 5 bons centrais; temos 2 bons defesas direitos - Silvio tambem pode fazer o lado esquerdo;  temos 5 bons meio campistas - como alternativas, Ruben e os dois Andrés cumprem, são portugueses, mas deveriamos obviamente ter contratado alguém com créditos firmados; temos 5 excelentes extremos e ainda Urreta; temos 5 bons avançados - além de Cardozo e Rodrigo, conto com Cardozo, Markovic e Djuricic, deixando fora o Funes Mori e temos dois sofríveis defesas esquerdos que vão dar que falar durante toda a época.

Ou seja, no meio de tantos problemas o Benfica tem uma grande equipa, um plantel ainda jovem e com muito bons jogadores, mas tem de ser Matic a dizer que estamos Motivados, Confiantes e Unidos?

É melhor que nada, mas mesmo assim, até 31 de Agosto a dúvida persistirá...

Vendemos ou não vendemos ninguém?

Garay, Cardozo e Salvio devem sair, dizem vozes mais avisadas...

- Dizem me que o Benfica não gastou 6 milhões no Lisandro Lopez para ele ser um ano inteiro suplente...

- Dizem me que não se comprou Funes Mori para ser o quarto ponta de lança da equipa, mas sim para ser uma alternativa a Cardozo.

- Dizem me que Markovic e Sulejmani foram contratados a pensar nas saídas de Gaitan ou Salvio.

Tudo isso é verdade, mas no ano em que o Benfica tem receitas de novo sponsor nas camisolas, de novo contrato da Adidas, de novas receitas da Benfica TV e depois do que se passou no final da ultima época, não será possivel fazer um esforço e vender esses jogadores todos + Matic no próximo defeso?

É muito importante ganhar títulos e se o FCPorto parte na dianteira - dizem os entendidos - mesmo com Salvio, Garay, Cardozo e Gaitan no plantel, imaginem que estes jogadores saem nos últimos dias de mercado.

Temos que priorizar os títulos este ano, e mesmo que se passem algumas dificuldades de tesouraria, sabemos que uma boa prestação na champions pode minimizar isso, mais receitas de bilheteira ou mais assinantes da Benfica TV podem minimizar isso e em Julho de 2014 acertam-se as contas, com os milhões de todos esses jogadores a entrarem nos nossos cofres. 

Para terminar, reforçar a ideia que alguma mise en scene terá de ser feita para acalmar as hostes encarnadas.

Para mim, nao podendo ter Coentrão e Cardozo - um por dinheiro e outro por probelmas com Jesus - só nos resta acalmar a nação encarnada com resultados.

"Bora lá" ganhar no Estádio dos Barreiros?

Força Benfica


3 comentários:

Anónimo disse...

Mais um doente a dar ouvidos a doentes e a portar-se como um doente. NÃO PODE SER!
A CASA VAI ABAIXO!

Acalmem o pito crl!


Anónimo disse...

E como começam os justiceiros encarneirados uma nova época?
Poem a capa vermelha as frente da cara e chamam nomes aos adversários.

O ano passado o mestre comecou a rir com o empurrao ao arbitro mas no fim da epoca ja nao gostou de ser empurrado, mas os outros é que sao estupidos.
No ano passado o grande lider disse para nao irem ver os jogos fora.Este ano poem os encarneirados a pagar para ver os jogos em casa na tv, mas os outros é que sao estupidos.
No ano passado acreditavam nas grandes vendas. Este ano mesmo com o Roberto chapado nas suas caras continuam a creditar,mas os outros é que sao estupidos.

Ainda nao percebi esta obsessao dos encarneirados com a benfica tv, que nem os jogos do seu clube dá ate ao fim. Será mesmo uma tv do benfica?Depois de se ajoelharem no dragao no ano passado e a desgraca que se avizinha este ano(Sera que ficar atras de um sporting falido é ainda mais humilhante ?) decidiram agora entreter com uma guerra de tvs. Tendo sempre a certeza que no caso dar para o torto aparece sempre um mexia ou um socrates para ajudar a sair do atoleiro. O costume link



Anónimo disse...

a continuar assim... tens o caminho traçado...

http://www.jesusaindaetreinadordobenfica.com/