sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O nosso Museu, Salvio, Jesus, o anti benfiquismo primário de Eduardo Barroso e a capa infeliz d´"A Bola" em dia decisivo para a nossa selecção.



1. Esta semana fui finalmente ao Museu do Benfica.

Nunca tinha entrado num museu de qualquer clube mundial, mas por outro lado fui a todos os importantes museus do mundo. Sem excepção, porque depois de ter visitado o Hermitage em São Petersburgo na tarde do jogo com Zenit, sinto que nenhum dos importantes museus deste planeta faltam na minha lista pessoal e sou consumidor habitual de arte nas suas mais variadas formas.

Ali entrei sozinho e fui vendo cada um dos cantos e recantos do espaço que está no primeiro mundo dos novos museus a vários níveis.

Gostei especialmente dos detalhes, da vasta informação que está nos écrans tácteis, na ligação cronológica entre as conquistas do Benfica e a sociedade nas várias décadas e do "holograma" do Eusébio a conversar - ou a interagir - com Pelé, Bobby Charlton, Di Stefano e tantos outros. Muito bom.

Gostei dos equipamentos verdadeiros doutros tempos, gostei de ver as 32 taças de campeão e as 24 taças de Portugal, gostei da simpatia e profissionalismo de todos quanto trabalham no museu, gostei do destaque dado ao ecletismo e formação, gostei dos textos curtos sobre cada um dos nossos presidentes, de muitos vídeos interessantes e sei que lá voltarei muitas vezes mais, porque há muito ainda para ver.

Como a primeira vez que se vê um quadro importante num museu importante - Guernica por exemplo no Reina Dona Sofia - há obviamente as jóias da coroa.

Por mais multimédia que se coloque no Museu - gostei dos conceitos de todos os espaços multimédia, mas não delirei com os seus conteúdos  - as jóias da coroa são as duas taças de clubes campeões europeus.

Não me emocionei em nenhum outro momento no museu, como na altura em que vi as duas taças de clubes campeões europeus de 1961 e 1962 lado a lado.

Ali estava eu sozinho, diante das duas taças maiores da nossa existência, sem telefones, sem câmaras, sem mais nada a distrair-me do essencial!

Como um grande quadro, uma bela instalação ou uma grande ideia vista num museu - nos museus sempre nos deixamos inspirar - ali estava eu e as duas taças de clubes campeões europeus, num momento único!

Aquelas que vi, revi e revi serem levantadas pelo grande Águas, vezes sem conta.

Passados 52 e 53 anos desde que as conquistámos para o nosso clube, ali estão as duas taças dos clubes campeões europeus juntas, imponentes, convencidas, altivas  e certas que são as duas maiores jóias da nossa coroa benfiquista.

Sei que no dia em que vir o Benfica sagrar-se campeão europeu, haverá na minha vida futebolística - ou melhor dito na minha paixão benfiquista - um antes e depois.

Eu vivo a paixão do Benfica a 100% com o objectivo de ver uma final da champions ser ganha pelo Benfica e trazer para junto destas duas jóias antigas, uma nova e moderna jóia para abrilhantar o nosso magnifico museu.

Antes de sonhar acordado com o futuro, posso aplaudir o passado e presente do Benfica.

Este museu mostra o lado das conquistas do Benfica, mostra o lado da História e histórias para lá dessas conquistas.

Alem disso, lembra-nos que em 10 anos construímos no mesmo espaço um estádio moderno e evoluído acompanhado por um museu que prestigia o nosso clube de maneira ímpar, ao lado de dois pavilhões, uma piscina, um espaço comercial com a nossa loja de merchandising e loja Adidas, um health club, restaurantes, um campo de futebol para os mais jovens jogarem nas escolinhas, a Benfica TV incluída no estádio, como escritórios onde estão as casas do Benfica ou atendimento aos sócios, entre outros.

Nenhum outro clube nacional tem algo parecido e no mundo haverão poucos que concentram no mesmo espaço ao lado do estádio, tantos e tão bons equipamentos.

Numa altura em que criticamos tudo e todos por causa dum hipotético mau momento da equipa ou dum treinador que aparentemente ficou, quando deveria ter saído, nada como uma visita ao Museu para constatar duas coisas.

A primeira coisa a constatar é que o presidente que criticamos porque não tem títulos desportivos deixa o clube preparado para os tempos modernos, como talvez nenhum outro presidente o tenha feito.

Se juntarmos a todos os equipamentos no complexo do Estádio, o centro de estágios do Seixal e a aposta na formação em todas as modalidades, o profissionalismo colocado na Marca Benfica e em mais 1001 coisas, entendemos facilmente que no dia em que as pessoas que liderarem o futebol sejam competentes, inteligentes, humildes, com espírito de liderança então aí o Benfica voltará a ganhar de forma constante.

Nada como conhecer o passado para entender o futuro e isso hoje é tão claro.

O problema maior da direcção que pensou, projectou e criou as infra estruturas necessárias para o Benfica de futuro, é pensar que pensa, projecta e cria o mesmo, com a mesma qualidade para o departamento de futebol nas suas mais diversas áreas.

Ninguém faz bem tudo e daqui a 30 anos quando a História falar sobre as direcções de Luís Filipe Vieira é óbvio que não serão conhecidos como os mandatos do sucesso desportivo mas será obviamente a direcção que criou as condições para que todas as outras que vierem possam ganhar muito.

A segunda coisa que salta a olhos vistos numa visita ao Museu é constatar que Jesus é apenas um nome pequeno num mural discreto onde estão os treinadores que tiveram o prazer de orientar o Benfica.

Apenas isso...

O Benfica é muito maior que a soma de algumas coisinhas pequeninas e mundanas com que nos distraímos diariamente.

Parabéns a todos que pensaram, trabalharam, elaboraram, catalogaram e produziram este Museu. Tirando os conteúdos de simulador e filme que não me agradam esteticamente - apenas isso - tudo o resto está muito, muito bem feito e é bom lembrar que nos idos anos 90 grande parte daquelas taças estavam debaixo do terceiro anel, mal tratadas, com humidade destrutiva e abandonadas.

Eu fui várias vezes ajudar algumas pessoas que tentavam salvaguardar esse património e partia o coração ver tudo auto destruir-se lentamente.

Isto era ainda no tempo de Manuel Damásio.

Por isso também é uma alegria ver todo esta História no sítio certo, com elegância e com classe, como se exige ao maior e mais apaixonante clube do mundo. 

No link seguinte retirado do Blog "Em Defesa do Benfica", Alberto Miguéns explica a história dos nossos espaços de troféus, antes da abertura deste museu aqui. Leitura Obrigatória!


2. Esta semana tivemos a confirmação que  Salvio estará fora dos relvados até 2014 - há quem diga que Março será a data previsível do seu regresso - e a imprensa já se apressou a dizer que esta lesão foi a mesma que estragou a carreira de vários jogadores desde o "verdadeiro Ronaldo" até  Michael Owen, passando por outros.

Basicamente o cenário é o mais catastrófico possível, ainda por mais depois do Benfica ter feito um esforço enorme para manter Salvio no plantel.

Salvio teve um apoio popular enorme, tem o apoio e carinho do plantel e não tenho duvidas que vamos criar as condições para que ele chegue a tempo de contribuir decisivamente para ser campeão!

Mais uma vez digo que perante uma tragédia pessoal para o jogador, uma tragédia para o plantel e uma má noticia para a nossa SAD quem se importa com Jesus? Quem continua com a lenga lenga do Jesus, do contrato, disto ou aquilo?

Mas vão estar o ano todo a falar do Jesus?

Como se diz na língua inglesa "get over it"  e vamos continuar a acreditar que tudo está em aberto.

Por falar em Jorge Jesus, ele está juntamente com Paulo Fonseca, Villas Boas, Mourinho e outros no fórum de treinadores de Elite da UEFA.

Tudo isto conta para que o seu ego suba a níveis estratosféricos e esta semana disseram que a UEFA aprovou uma nova determinação que diz que o vencedor da Liga Europa tem acesso directo á champions league do ano seguinte, por sua sugestão.

Repito...  Apareceu na imprensa que foi por sugestão de Jorge Jesus que essa decisão foi tomada. Dá vontade de rir, não?

O Homem já é pouco convencido e andarem a escrever isto nos jornais, só faz com que ele acredite que alem de melhor treinador do mundo também agora é o ideólogo da Uefa...

Um dia dizia Jorge Jesus que as substituições deveriam ser feitas como as do futsal sem que o jogo pare.

Essa ideia sim, é algo que Jorge Jesus defende há muito tempo e não vi ninguém antes dele falar disso.

Bem que poderia convencer os elementos da UEFA a deixar o quarto árbitro controlar a substituição sem que isso signifique uma paragem no jogo.

Independentemente disso acho que este simpósio anual de treinadores de elite só serve para o mestre da táctica se auto convencer que é maior que tudo e vir de lá com mais bazófia.


3. Esta semana discutiu-se muito acerca da lesão de Enzo Peres e da irresponsabilidade de Jesus em manter o jogador em campo.

Segundo Eduardo Barroso o jogador correu mesmo perigo de vida e ofendeu com termos e modos menos próprios, o nosso treinador Jorge Jesus.

Como é óbvio caiu o "carmo e a trindade" no universo encarnado - "Ai Jesus que alguém está a ofender o nosso treinadorzinho"

Quer dizer, então nós podemos chamar a Jorge Jesus de saloio, burro, imbecil, incompetente, mercenário, convencido, mal educado, desumano - fora todos os palavrões que lhe chamámos continuadamente durante 3 anos - e se alguém de fora ousa dizer algo, então toca a reunir as tropas e defender o que é nosso.

Sem ironia, acho isto normal e é a base de qualquer família pequena ou até dum país. Nós podemos discutir entre familiares e ofender-nos mutuamente mas se alguém de fora o faz, tendemos a defender o que é nosso e neste caso o Benfica enquanto clube e SAD faz muito bem em considerar processar Eduardo Barroso. 

Hoje leio que Babiano Gomes, advogado de Bruma também vai processar Eduardo Barroso por frases proferidas contra o advogado no mesmo programa da TVI 24.

E o Benfica faz bem em processar Eduardo Barroso porque segundo consta e segundo confirmou o médico do Benfica, "desta vez" (acrescento eu) Jorge Jesus foi humano e acatou as directrizes dos médicos.
Enzo Peres volta ao jogo com autorização médica e sai do jogo por sugestão da equipa médica.

Ponto final.

No entanto o que as palavras e o tom do Eduardo Barroso mostram há muito tempo é que por mais viscondes que eles sejam, o que tira realmente do sério os sportinguistas é qualquer coisa que tenha a ver com o Benfica, por mínima que seja.

Os meus amigos sportinguistas acham que isso não é verdade e defendem o indefensável porque não se vêem ao espelho e não conseguem parar para pensar nas suas atitudes que são sempre diferentes contra o seu velho rival.

Quando o Sporting marca em Alvalade o golo aos 10 minutos a explosão de alegria foi enorme e justificada. Há euforia com o momento do Sporting e essa euforia é aumentada quando marcam o tal golo de Montero contra o velho rival.

O que eu pergunto é se alguém viu as celebrações do Presidente Bruno de Carvalho no banco de suplentes nesse minuto 10?

Se virem alguma comemoração igual com um golo que o Sporting marque no início dalgum outro jogo, chamem-me que eu pago para ver.

Ele parecia que tinha ganho a champions mas era apenas o terceiro jogo da época e o golo era aos 10 minutos, não era aos 94 minutos quando estava a perder aos 90 - como nos aconteceu a semana passada contra Gil Vicente.

Isto para dizer que todos os sportinguistas são bem educados e respeitadores até ao momento que se fala do Benfica.

Eles odeiam o Benfica de morte!

Não suportam nada a ver com o Benfica e tudo o que o Benfica ou benfiquista faz é sinónimo de ódio.

"Por isso é que ninguém gosta de vocês" ouvimos nós todas as semanas e o "por isso" pode ser tudo o que se possa imaginar.

Esta semana porque não conseguiram ganhar o seu jogo do ano, Eduardo Barroso decidiu gritar com a decisão do Benfica em deixar no campo Enzo Peres e pelos vistos fez mal, fê-lo de má-fé e com a cegueira de quem está a atirar contra o seu alvo preferencial - o BENFICA!

Amigos sportinguistas, se não nos conseguiram ganhar no estádio de Alvalade, no vosso maior pico de forma, quando o Benfica está no pior momento da época, com três lesões de jogadores cruciais até aos 49 minutos então vai ser difícil ganharem-nos quando tudo se inverter e se por acaso tiverem o azar de ter três lesões no jogo, então aí nem falamos...

O Sporting e o sportinguista é uma raça que é anti benfiquista por natureza e esta semana tudo teve justificação porque houve um Sporting-Benfica.

Agora quando jogarem os outros jogos, escusam de estar sempre a ofender, dizer mal e trazer o Benfica para a vossa ribalta. 

Basta falarem de tudo de bom que está a ser feito no vosso clube e tem assunto positivo para o resto do ano.

Finalmente há direcção a defender os interesses reais do Sporting, finalmente há um treinador bom no Sporting, finalmente têm uma equipa que dá gosto ver jogar na forma humilde como encaram os jogos, finalmente vendem jogadores ao preço de clube grande e porque razão ainda se preocupam com o Benfica?

Até vão á frente na classificação...

Desfrutem do Sporting sem pensar no Benfica e vão ver que não custa nada.

É difícil? Eu sei que para muitos de vocês é dificílimo e para outros é impossível, mas vale a pena o esforço.

Viverão muito mais felizes!!!



4. Para terminar desejar boa sorte á nossa selecção que teve uma óptima noticia esta semana - Ruben Micael lesionou-se no treino (quem foi o herói português que o lesionou?) e foi convocado merecidamente o Adrien que está a fazer uma grande entrada no campeonato!

Desejo apenas que se tragam os 3 pontos da Irlanda para decidirmos em casa o que falta decidir.

No entanto, e a propósito da nossa selecção, o jornal "A Bola" decide destacar Markovic em dia decisivo nas nossas aspirações de chegar ao Mundial e faz manchete com o suposto interesse de Mourinho que vai estar no Servia Croácia a ver o nosso craque....

Who cares? Realmente quem se importa com isso?

Que noticia e capa infelizes a todos os níveis.

Lembram-se da parte onde escrevi que os sportinguistas dizem muitas vezes "Por isso é que ninguém gosta de vocês"?

Pois, hoje vão dizer mal do Benfica porque na capa do jornal "A Bola" em vez de vir o destaque merecido e motivador para a nossa selecção, falam do Benfica e de Markovic...

Pergunta inteligente para sportinguista responder...

E o que temos nós (Benfica) a ver com isso? 

Nada claro, mas como escrevi antes o "por isso" pode ser tudo o que se possa imaginar. 

Hoje somos um mau clube por causa da capa da Bola. Enfim...

Força Portugal

Força Salvio

Força Benfica


PS - O nosso querido vizinho "B" faz um texto antológico no seu blog "Gordo, vai à baliza!" sobre o que é ser Benfica nos dias de hoje - um poço de contradições e criticas a tudo... Eu digo que parecemos o Sporting a falar do Benfica - dizem mal de tudo - e o "B" diz que parecemos "gajas". Assim de simples! LEITURA OBRIGATÓRIA, AQUI !

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde

Me chamo Tatiana e trabalho em uma agência de Marketing Digital. Meu trabalho é buscar blogs com conteúdo interessante e único para participar de uma campanha editorial em Portugal. Se está interessado por favor entre em contato comigo e te enviarei toda a informação necessária: tamin@ibooster.es