segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Infelizmente, não fomos campeões ontem


1. Acabo de entrar num avião imediatamente a seguir ao apito final. Escrevo este texto dentro do avião, como muitos outros textos que publico aqui no blog ou que escrevo relacionados com a minha profissão.

Com muitas horas pela frente, resolvo comentar o jogo e a imensa felicidade pelo resultado do nosso Glorioso no estádio do Dragão.

Começo por dizer que na minha opinião, afinal o arbitro Jorge Sousa apitou bem e não foi protagonista.

Incrível como este arbitro vai apitar dois jogos em casa do seu clube predilecto contra Sporting e Benfica e perde ambos da mesma maneira e da maneira que se perdem todos os jogos - o FCPorto não marca e acaba por sofrer!

Com o Sporting sofreu mais, falhou menos - apesar de ter falhado um penalti - mas a verdade é que o FC Porto até ver, e com os resultados que apresenta, é uma equipa futebolisticamente pouco consistente.

Ontem, criou uma oportunidade de golo flagrante durante a primeira parte que Júlio César salvou com mérito e na segunda parte teve duas  oportunidades claras que por azar não concretizou - ambas bateram na trave para nossa sorte.

Mas isso não  significa que o Porto fez um grande jogo.

Não fez, como não fez em muitos outros jogos.

Já tinha escrito antes que o FC Porto  não ganhou a Shaktar nenhum jogo para a champions e o jogo que empatou na Ucrânia foi no ultimo minuto quando perdia por 2-0 aos 85minutos e em casa apenas empata também no ultimo minuto.

Semelhante desfecho teve com Estoril - evita a derrota marcando no ultimo minuto - não conseguiu ganhar em casa ao Boavista, empatando 0-0, e empata em Alvalade e em Guimarães, que são resultados mais normais...

Perdeu em casa com Sporting para Taça de Portugal e perdeu em casa contra o Benfica no Dragão para a Liga.

Estamos no final do ano e este FC Porto não é a super equipa que alguns querem fazer crer que é, só porque conquistou 15 pontos num grupo de Liga Europa de segunda categoria.

Mas não é mesmo... Tem bons jogadores mas não é nenhuma super equipa e todos queriam fazer transparecer antes deste jogo que estava a aparecer esse Super FC Porto.

Então na verdade o que é este FC Porto?

Para mim é um clube que futebolisticamente está a tentar encontrar-se para vencer títulos este ano - Taça da liga ou Liga - e fora das quatro linhas tenta agarrar-se a uma bóia de salvação que terá que aparecer sob a forma de algum título  em Maio para não sofrer o vexame de estar dois anos sem ganhar absolutamente nada.

Para mim esta queda do clube FC Porto já aparece no ultimo ano de Vítor Pereira que obviamente não mereceria ter sido campeão e que só o foi por manifesta felicidade.

Hoje, se houvesse justiça no futebol, o FC Porto estaria a lutar para evitar ver um tri campeonato do Benfica.

E é nesta questão importante que se vão resolver muito dos assuntos fora das quatro linhas. Conseguirá o FC Porto arrancar para uma caminhada que lhe permita ganhar muitos jogos seguidos a partir de agora, sabendo que já não tem Taça de Portugal? Veremos...

Eu não li, ouvi ou vi nenhum comentário de ninguém do FC Porto ou do Benfica depois deste jogo. Nada. Acabou o jogo e entrei no avião sem ter nenhuma informação do que se disse, mas calculo que Jesus tenha dito que são só 3 pontos e Lopetegui tenha dito o mesmo.

Tudo está em aberto para a conquista da Liga.

Sim é verdade.

Tudo está em aberto e isso é o grande problema do resultado de ontem.

Infelizmente e com muita pena nossa, ganhar no Dragão não nos deu o título. Longe disso.

Esta liga vai ser dificílima de ganhar mesmo estando 6 pontos á frente dos segundos classificados porque este FC Porto dentro e fora do campo vai espernear até á ultima réstia de esperança pela vitoria no campeonato.

Vai tentar viver até ao ultimo minuto e o Benfica vai ter que estar muito atento.

O Benfica não se pode iludir porque quando menos esperar pode ter um qualquer Kelvin a marcar um golo aos 92 minutos e estragar o sonho do bi campeonato.

Eu digo mais...

Eu não sonho só com o bi campeonato.

Eu sonho com outro triplete nacional que dê uma patada na distancia de títulos para este FC Porto e para que se possa começar a expressão "hegemonia nacional" sem medos, desconfianças ou falsas modéstias.

Infelizmente não fomos campeões ontem, vamos perder Enzo em Janeiro, ganhar Fejsa, Ruben Amorim - só em final de Fevereiro - Sulejmani, Silvio, Eliseu e quem sabe outros como Pizzi, Bebe ou algum dos centrais Cesar / Lisandro.

Veremos se ficaremos mais fortes ou mais fracos mas o que sei é que infelizmente, não fomos campeões ontem.

Ontem o que se soube - pelo menos para mim - é que Sporting só pode ser campeão se existir um milagre, mas isso não diz respeito ao Benfica.

O que diz respeito ao Benfica e que me preocupa muito é o deslumbramento que poderá existir na equipa, na estrutura pois não me esqueço dos 5 pontos que se esfumaram em Guimarães e Académica antes do jogo contra o FC Porto no Estádio da Luz aquando do primeiro ano de Vítor Pereira.

Perdemos 8 pontos em 3 jogos e acabou tudo para nós. Este ano até podemos perder 8 pontos em 3 jogos mas penso que se o Benfica ganhar ao FC Porto no jogo do Estádio da Luz será campeão.

Faltam 4 jogos para o final da primeira volta e 12 jogos da segunda volta até voltarmos a jogar com o FC Porto e sei que esse jogo poderá o jogo do título. Esse jogo será a nossa final do campeonato nacional e será muito mais difícil que este no Dragão, pois independentemente da vantagem ou desvantagem na classificação a pressão estará toda do nosso lado.

Não sei se decidirá o campeão nesse dia - acho que matematicamente será quase impossível - mas sei que se o Benfica ganhar te tudo para ser o bi campeão nacional.

Como sei?

Porque é fácil de fazer contas...

Temos 6 pontos de avanço e se ganharmos ficaremos com a vantagem do confronto directo. Para perder o campeonato, ganhando ao FC Porto no Estádio da Luz, significaria que o Benfica teria de perder "mais 10 pontos" que o FC Porto nos próximos 21 jogos e isso é pouco provável.

Nós vamos perder 10 pontos nesses próximos 21 jogos? Sim vamos. Até vamos perder mais que 10 pontos, mas não vamos perder "mais 10 pontos que o FCPorto" e por isso sei que a final do campeonato será disputada no Estádio da Luz esgotado para ver esse decisivo jogo.

Se ganharmos o jogo temos tudo para ser bi campeões mas sei que hoje Pinto da Costa sabe que que se ganhar esse jogo tem muitas hipóteses de ser campeão tambem, porque essa é a verdade  matemática e porque alem de experiente sabe o valor que esse resultado terá nas ultimas quatro jornadas.



2. O nosso deslumbramento com esta vitoria no Dragão só pode durar 24 horas que são exactamente as 24 horas que os jogadores estão em casa a descansar e nós estamos a celebrar com os nossos, os comentadores Benfiquistas estão a brincar com os do FC Porto e a imprensa continuará a encontrar explicações para as primeiras analises que aparecem antes do Natal.

Daqui a 24 horas prepara-se o verdadeiro jogo importante desta semana.

Por mais que alguém me quisesse convencer que o jogo mais importante da semana era no Dragão, para mim sempre foi o jogo que vamos disputar com o Braga para a Taça de Portugal e a razão é simples e está escrita no título do post.

Se a vitoria no dragão não nos deu o campeonato nem a derrota nos tiraria do título, o jogo de quinta-feira pode retirar-nos automaticamente do Jamor e a vitoria não nos dá nada! Perder significa dizer "adeus" ao segundo título mais importante do ano, num jogo a eliminar e que pode ter 120 minutos depois dum exaustivo jogo no Dragão.

A única equipa nacional que nos ganhou foi o Braga e temos uma malapata com este clube há uns anos.

Eles vem motivados pela vitoria em Belém e Sérgio Conceição já avisou que vem para ganhar.

Só espero que o Benfica, os seus jogadores, a equipa técnica e os adeptos entendam que devemos celebrar os 3 pontos conquistados ontem no Dragão como apenas isso - são 3 pontos - e que não percam mais nenhum tempo a celebrar o que não merece ser celebrado.

Agora é focar 100% no jogo contra o SCBraga porque infelizmente vai ser muito mais difícil que este no Dragão.

Sem Luisao, teremos que ser perfeitos para poder seguir em frente na Taça de Portugal e só espero que o Estádio da Luz possa ter muita gente na quinta e no domingo com Gil Vicente.

A equipa merece, mesmo que infelizmente não tenhamos sido campeões ontem.

Força Benfica

2 comentários:

Anónimo disse...

Não há mais nada que fazer num avião?
Lembra-te do primeiro filme de Emmanuelle e vê lá se mandas por aí umas fodas em vez de dissertar sem eira nem beira sobre o futuro do Benfica.

E para quê falar tanto do grémio da fruta?
Porquê e para quê?

Para a próxima vez aluga um beliche no paquete e vai pelo mar.

Que caralho de vaidosices de merda.
Na realidade o Benfica aqui não há muito tempo também foi uma feira de vaidades.

Para a próxima leva uma máquina de calcular para fazer as contas às couves, cebolas, curgetes e nabos que tens de comprar para comer, em vez de fazeres contas à pontuação do Benfica.

Foda-se! Que caralho de post este!

IronMan disse...

O anónimo fez-me largar umas gargalhadas.

1. O Porto não vai ganhar nada este ano, como o ano passado. Nem juízo porque eles estão a viver numa espécie de "twilight zone", em que o "wishful thinking" é a ideia prevalente. Quando forem jogar connosco na Luz já levam tantos de atraso que já nem a matemática lhes valerá.
Escolherem um treinador que é pior do que o Paulo Fonseca mas ainda não perceberam. O mal do PF? Ser adepto conhecido do Benfica e eles nunca lhe perdoaram isso. Este ano vão pagar por serem sicários. A factura demora mas chega.

2. Ganhamos ao Braga, que só ganhou lá porque deu batatada com a condescendência do árbitro que fez a pior arbitragem este ano, só seguida pela do Olegário quando o Porto ganhou ao Rio Ave. Mas devia ter perdido.
A seguir ganhamos ao Gil.
Depois é Natal.