quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Para o Benfica, vale mais um dedo do Bruno Lage que todo o corpo do Jorge Jesus !

Exactamente como está escrito no título para sabermos todos ao que vou :

Para o Benfica, vale mais um dedo de Bruno Lage que todo o corpo de Jorge Jesus !

Há uns meses quando Jorge Jesus estava a brilhar no maravilhoso campeonato da Arábia, tínhamos que levar com os media amigos do Jorge Jesus a promovê-lo a toda a hora como o futuro treinador do Benfica, queimando em lume brando o antigo treinador Rui Vitória, que ironia dos destinos, foi ganhar esse campeonato maravilhoso da Arábia contra a super equipa que Jorge Jesus lá deixou... Só que nessa altura, no momento da vitória de Rui Vitória já não havia nem glamour nessa zona do mundo, nem lobby de media a fazer primeiras páginas com esse título conquistado por um treinador português.

Mesmo no início da carreira de Lage como treinador principal do Benfica e a fazer bons resultados, ainda havia bloggers, comentadores, sites de futebol, jornais e sei lá mais o quê a espernear com o desejo de ver Jorge Jesus no Benfica outra vez.

Nessa altura - ou talvez ainda antes - escrevi um texto com o seguinte título "FCPorto e Jorge Jesus - os maiores mitos europeus para os nossos media" que aliás se pode aplicar aos dias de hoje.

Ainda estamos a dizer que o "FCPorto é o maior" e que o "Jorge Jesus é o Rei neste Planeta".  Que vontade de rir que tudo isto me dá...

Mas passados uns dias escrevi outro texto com o título "Que a direcção, estrutura e jogadores estejam hoje e sempre a 1000% com Bruno Lage" e o que é incrível é que esse texto de 21 de Janeiro esta tão actual como se fosse escrito hoje.

Nessas linhas, falava de Lage, do apoio que necessitaria de todos no Benfica, que precisaria de reforços, pois sem reforços na primeira derrota os "media, redes sociais, alguns blogs e alguns adeptos do Benfica começarão a chorar por outros nomes"

Meu dito meu feito !

Dizia eu em Janeiro aquilo que  poderia ter sido escrito hoje e sendo assim, decido copiar e colar para que todos leiam :

(...) Eu defendi Rui Vitória até ao fim como irei defender Bruno Lage até ao limite das minhas forças, mas não acredito em milagres porque mesmo que Bruno Lage perceba muito de futebolconsiga melhorar as relações humanas na equipa e consiga reconquistar os adeptos, as limitações do plantel são as mesmas e já estamos a cometer os mesmos erros do passado...

Contratamos Caio Lucas para Junho de 2019, num contrato de 5 anos com 20 milhões de investimento - 4 milhões agora e 16 milhões em ordenados durante 5 épocas -  sem que nenhum treinador tenha opinado sobre este novo activo do Benfica

Continuamos a tratar as contratações e as vendas (ou dispensas) não como a vontade do treinador, mas sim a vontade da estrutura e continuamos a pensar que temos a melhor equipa, o melhor plantel, os melhores jogadores, a melhor formação sem contratar ninguém, sem fazer ajustes, sem equilibrar o plantel e depois quem terá que segurar o barco sozinho se as coisas correrem mal?

Aí está, Bruno Lage... 

O que acontecerá se as coisas correrem mal ?

"Culpa de Bruno Lage..."

O que acontecerá se por algum milagre o Benfica ganhar todos estes jogos, seguir muito longe na Europa League, ganhar as Taças e/ou o campeonato?

"A estrutura está 10 anos à frente de toda a gente !"

Mas não está e a prova que não está, é que tem andado a dormir desde a preparação do famoso ano do Penta. 

(...) pressinto/desconfio/temo que na cabeça de Luís Filipe Vieira o próximo treinador do Benfica é Jorge Jesus e isso mata-me por dentro. 

A única solução para evitar esta decisão "kamikaze" do nosso presidente seria:

a) contratar novos jogadores agora, para atacar todas as frentes o que previsivelmente não irá acontecer.

b) ter uma estrutura 1000% focada no apoio inequívoco ao nosso treinador Bruno Lage, o que não sei se irá acontecer.

c) ter a sorte, felicidade e talento que nos permitisse em 5 meses ganhar a Liga e as Taças, o que é desejável mas pouco provável.

d) Rui Vitória ganhar a Liga Árabe a Jorge Jesus...

Se todos estes factores se verificassem, talvez Luís Filipe Vieira fosse obrigado a deixar Bruno Lage no comando da nossa equipa e esquecer a ideia mais louca que teve desde que está no comando do nosso clube - "trazer Jorge Jesus de volta ao Benfica..." 

Mesmo assim o que eu desejo é que quem escolha um nosso treinador o faça por convicção e não por calendário político.

(...) Se realmente Luís Filipe Vieira acha que "Bruno Lage é a primeira escolha" e "o melhor para o nosso clube em Janeiro" é porque também o deve achar daqui a 4 meses quando acabar o campeonato em Maio.

(...) E pelo que nos foi dado a entender pelas últimas declarações de Rui Vitória, talvez tenha sido assim - escolha da direcção e não do treinador - que se contrataram Conti, Lema, Corchia, Ferreyra, Castillo, entre outros na época do Penta e isto é baralhar todo o conceito de liderança e gestão desportiva. 

(...) Luís Filipe Vieira (...) tem de dar todas as condições a Bruno Lage para ele poder aspirar a ganhar tudo, sob pena de termos uma nova época em branco.

(...) Mas dar todas as condições a Bruno Lage é reforçar o plantel, manter toda a estrutura à volta de Bruno Lage atenta, dedicada e profissional como se ele fosse "Mourinho" ou "Guardiola" e fazer exactamente tudo o que foi feito com Jesus e com parte do legado de Vitória durante os últimos 10 anos. 

Não se pode dar a Bruno Lage as mesmas "más" condições que se deram a Rui Vitória nos últimos meses. 

Não se pode deixar Bruno Lage a "queimar em lume brando" até Maio

(...) Não se pode deixar Bruno Lage a treinar e deixar o nome de Jorge Jesus "vivo" em todos os media como possível alternativa a Bruno Lage, especialmente quando aparecer a primeira derrota. 

(...) O meu medo é termos um grande treinador que daqui a algum tempo estará sozinho, como teve o antigo treinador Rui Vitória a ser "queimado em lume brando"... E isso não pode ser.  

Apoiem o nosso treinador com tudo o que podem apoiar, dêem-lhe os reforços que ele precisa (...), preparem o nosso futuro com ele ou se acham mesmo que este treinador é um treinador provisório para começar tudo de novo em Junho, então mais vale dar tudo por perdido esta época, porque quando chegarem as derrotas não tenham dúvidas que os media, as redes sociais, alguns blogs e alguns adeptos do Benfica começarão a chorar por outros nomes..."

Exactamente o que está a acontecer agora. Como eu disse no texto se a estrutura tivesse junta, se aparecessem reforços (que por acaso estavam na equipa B) se Rui Vitória ganhasse o campeonato na Arábia e se o Benfica ganhasse títulos, talvez Lage ficasse mais tempo e se abandonasse a ideia de Jorge Jesus, mas pelos vistos foi apenas um adiar desta ideia RIDÍCULA !

Perdeu-se contra o FCPorto, contra Leipzig, contra Zenit e acabou a chama de Bruno Lage para esta gente.

Só há olhos e coração para Jorge Jesus.


Não se reforçou a equipa, como eu aliás tinha previsto com gente com experiência internacional e as derrotas na champions aparecem. Parece que uma vez mais foi a estrutura que decidiu os reforços, como o tinha feito com Caio Lucas em Janeiro e Bruno Lage já está a ser queimado em lume brando como foi Rui Vitória, mas Bruno Lage não é Rui Vitória e mesmo com limitações, esta equipa é muito melhor que o plantel de Rui Vitória do ano do Penta

Vamos lá de uma vez por todas enterrar Jorge Jesus ?

Jorge Jesus está a treinar o actual vice campeão brasileiro.

Não pegou numa equipa que ficou em ultimo lugar o ano passado. Está a treinar uma equipa que já ganhou este ano o campeonato carioca, portanto não é uma equipa qualquer. 

Está a treinar a equipa com maior orçamento do Brasileirão - 765M$R do Flamengo, 562M$R de Palmeiras, 480M$R de Corinthians, 471M$R de São Paulo, 409M$R de Internacional e 379M$R de Santos que está em terceiro - e contrata Filipe Luis do Atletico de Madrid, Rafinha do Bayern de Munique, Gerson da Florentina e Pablo Mari do Deportivo da Corunha.

Ou seja, Jorge Jesus traz experiência europeia para um futebol com outro ritmo, coloca a sua dinâmica forte inicial que todos conhecemos e o Flamengo, naturalmente, é melhor que todos os outros clubes brasileiros. 

Mal seria se com muito mais orçamento que todos os outros, com um bom treinador, com jogadores experientes e com ritmo europeu de topo, com problemas nos adversários directos, Jorge Jesus não fosse o primeiro classificado. 

Os mesmos que hoje estão a colocar Jorge Jesus nos pícaros porque ele é o melhor treinador no Brasil são os mesmo que dizem que Scolari e Rui Vitória percebem zero de bola. E sim, percebendo zero de bola, um é campeão do antigo campeonato de Jorge Jesus e outro é ainda o campeão do Brasileirão, mesmo tendo sido já despedido do Palmeiras.

A Jorge Jesus dão lhes jogadores do Atlético de Madrid (Filipe Luis), do Bayern de Munique (Rafinha) habituados a jogar Champions, dão lhe um jogador de formação espanhola (Pablo Mari),  dão lhe um jogador brasileiro bom com experiência italiana de topo da Fiorentina (Gerson) para jogar no Brasileirão - alem de já lá estar o melhor marcador dum rival directo, Gabigol que veio do Santos -  e ao Bruno Lage dão-lhe um jogador que veio da Arábia, um que veio do Moreirense, outro que veio do Rayo outro que veio do Rio Ave ou do pior Monaco da ultima década (não desceu por um milagre), tiram-lhe Jonas, tiram-lhe João Félix, tiram-lhe Salvio e querem que o homem faça milagres na Champions.

Jesus com as equipas que teve ao seu dispor nos últimos 10 anos - seis anos de Benfica, três anos de Sporting, um ano de Arábia e agora com Flamengo - tinha obrigação de ter ganho muito mais.

Lage sem reforços em Janeiro e sem reforços em Julho está em segundo com os mesmos pontos de FCPorto, já ganhou um título de campeão, já ganhou uma SuperTaça a um rival e ainda está vivo na Champions, mesmo sabendo que nunca ninguém passou aos oitavos com zero pontos na segunda jornada

E é este o nosso treinador.

Não quero ouvir sequer o nome de Jorge Jesus e Benfica na mesma frase apesar de desejar que o Flamengo seja campeão e ganhe a Libertadores, como quero que ganhem todos os nossos treinadores portugueses espalhados pelo mundo.

Aliás se o Jorge Jesus pegasse numa equipa na segunda divisão inglesa, ganhasse o título de campeão da championship, levasse essa equipa à Europa no ano seguinte na Premier League e fosse ganhar ao campo do City de Guardiola, íamos ter capas com o mestre da táctica até ao natal, mas como foi Nuno Espírito Santo a fazer tudo isto, aparece sempre como nota de rodapé.

Se fosse Jorge Jesus e não Luis Castro a ter 10 vitórias seguidas no Shaktar e já três pontos com uma vitória fora em Itália na Champions, falávamos do Rei da Ucrânia. Aliás se Portugal tivesse perdido com a Ucrania sendo Jorge Jesus treinador do Shaktar, teria sido trabalho de Jorge Jesus que derrotou Portugal....


Se fosse Jorge Jesus que tivesse em quinto lugar na Itália e só com uma derrota em toda a época e não Paulo Fonseca, já tínhamos capas intermináveis com o novo Papa do Vaticano.


Se fosse Jorge Jesus e não o Leonardo Jardim a ser campeão com o Monaco e ter lavado esta equipa às meias finais da Champions, já sabíamos quem seria o príncipe eterno do Monaco.


Se fosse Jorge Jesus a ganhar no México o que Caixinha ganhou, tínhamos jornais a fazer capas com  o maior Mariachi do Mexico.


Se fosse Jorge Jesus a ganhar o Europeu de Portugal e a fazer o que Fernando Santos fez na Grécia, ou o que Mourinho fez em toda a carreira, ou o que Manuel José fez no Egipto, ou o que tantos outros treinadores fazem diariamente lá fora, tudo seria ainda mais destacado...


O que tem Jorge Jesus ? Bons media ou boa imprensa  mas acontece o mesmo na música, no cinema, no teatro ou nas artes em geral. 

Quem tem boa imprensa, está nas bocas do mundo, mas não me queiram dizer que o Jorge Jesus é melhor que o nosso treinador, porque isso é totalmente ridículo. 

Uma coisa eu sei, Jorge Jesus em Janeiro passado sem nenhuma contratação e a 8 pontos do primeiro não seria campeão nunca e Bruno Lage foi. 

Jorge Jesus é treinador do Flamengo - e torço por ele como torço por Jardim, Marco Silva, Luis Castro, Paulo Sousa, Rui Faria, Rui Vitória e tantos outros treinadores portugueses espalhados pelo mundo - mas o treinador do Benfica é Bruno Lage

E é com Bruno Lage que vamos tentar até Janeiro ganhar os jogos que nos permitam estar nos oitavos da champions, na final four da Taça da Liga, ou nos oitavos da Taça de Portugal. Depois em Janeiro, lá se acerta o que tem que se acertar para dar mais qualidade e experiência ao plantel. 

Portanto, meus caros amigos apaixonados pelo Jorge Jesus, olhem para o futuro com Lage e não para o passado com o Jorge Jesus. 

Olhem para aquele que poderá potenciar as dezenas de jogadores que estiveram nas selecções jovens de Portugal nestes últimos dias e que pode fazer destes novos jogadores os novos craques do Benfica, mas enquanto estes craques não crescem e continuam o seu "work in progress" há que contratar craques feitos, com experiência internacional de Champions e/ou de selecção - nenhum dos contratados esta época é jogador de selecção ou tiveram sequer um minuto internacional nas pernas - que nos façam ganhar jogos já e que ajudem esses novos craques a crescer

É neste equilíbrio entre aproveitar a muita qualidade do Seixal, com a contratação de menos jogadores, mas muito melhores que está o futuro do Benfica e nesse futuro nunca poderá estar um nome como o de Jorge Jesus. 

Nunca !

Força Benfica 





7 comentários:

Nuno Martins disse...

Muito bom!
Só discordo da desvalorização de JJ... embora concorde com tudo o que é dito dele. Mas ele é muito bom!

Anónimo disse...

De egocêntricos, estamos já servidos!
Quando Vieira disse que o pessoal iria ter saudades de Vitória sabia muito bem o que estava a
dizer.
E aí está!
Bruno Lage a coser em lume brando e os saudosistas (uns verdadeiros, outros voluntários) a começar a suspirar pelo passado!
A 1000% com Bruno Lage.
Não por ele, que está bem sentado no banco de sonho mas pelo Benfica e para salvar a época!

paulojcduarte disse...

Salvar a época? Ainda não se perdeu nada. Em relação ao texto, assino por baixo, ando a dizer isso à anos.

Anónimo disse...

Achas que se os adeptos não estiverem com a equipa, Bruno à cabeça, se faz alguma coisa esta época?

O GLORIOSO BENFICA disse...

Benfica sou eu já cá faltava um post sobre um dos seu odiozinhos de estimaçao o JJ.
Sabe é incrivel que ainda JJ faça tanta impressão e tenha tanta relevância entre os Benfiquistas. O que apenas revela uma coisa é um treinador diferente digam o que disser que não deixa ninguém indiferente.
No geral até concordo com o post. JJ teve o seu tempo no Benfica foi o treinador mais importante no ressurgimento do verdadeiro Benfica e aí é que é o verdadeiro problema.
Muitos não conseguem admitir que JJ foi o treinador que realmente voltou a mostrar-nos o verdadeiro Benfica, que voltou a pôr o Benfica verdadeiro como nos anos 80 e primeira metade dos anos 90. Até JJ nos 15 anos anteriores tinhamos ganho 1 campeonato quase por acaso onde os 3 estiveram fracos a partir daí ganhamos o que ganhamos e nunca mais acabamos abaixo do 2º lugar (lembrar que esse mago do treino Paulo Bento ficou sempre á nossa frente).
Podia ter ganho mais claro que podia mas foi ele que realmente um dos grandes obreiros de hoje termos em 6 anos 5 titulos.
Claro que tem muitos defeitos e que nunca conseguirá evita-los pois que os conseguisse superar seria dos melhores treinadores do Mundo. Mas que sabe muito de futebol sabe que poe as suas equipas a jogar um futebol espectacular poe, isso ninguém pode refutar. Quem sabe se uma treinador é bom ou não antes de mais são os jogadores e eles praticamente todos afirmam que JJ foi dos melhores, ou o melhor que tiveram.
Posto isto o tempo de JJ acabou no Benfica, foi muito importante mas hoje nunca mais até porque os tempos são outros e a grande aposta no Seixal nunca levará o acordo de JJ.
Digo mais JJ se pudesse vinha hoje mesmo para o Benfica afinal o clube que lhe deu tudo o que tem e que ele proprio percebeu o erro que fez há 4 anos que acabou com a sua carreira a nivel Europeu.
Mas repito o tempo mudou JJ é passado e hoje temos o treinador perfeito no Benfica que espero e quero que seja o nosso Fergunsson com pelo menos os anos que JJ esteve no clube,
Vamos apoiar Lage o nosso grande treinador obreiro do titulo e que em 9 meses ganhou o mesmo que outros em 2 anos e meio.

P.S - Ainda me lembro de exigir o despedimento de JJ quando levamos 5 no Dragão isto passado 4 meses de termos sido campeões, um pouco á Sporting. Isso sim era gerir bem o clube e ter uma estrutura profissional que sabia o que queria. Com isso certamente estavamos como estamos hoje 5 titulos em 6 anos

Frank disse...

Mas que grande texto,sobre o efeito JJ,entao acham se fosse dado a B.Lage o que foi dado a JJ este nao teria os mesmos feitos que JJ ou secalhar ainda mais,pois estou 1000% de acordo com o que escreveu Benfica Sou Eu.
Tudo isto nao invalida que JJ e um excelente treinador,se voltar ao Benfica o que nao acredito sera o nosso treinador e quem treina o Benfica tera sempre o meu apoio.

paulojcduarte disse...

Glorioso Benfica, é só comparar os resultados que RV teve à frente do clube com 1/5 do orçamento, na Champions então nem tem comparação, JJ teve equipas disponíveis para chegar a finais de ligas europas com jogadores que nem calçavam no campeonato, tão forte era o plantel, e mesmo assim dizia que não dava para jogar o campeonato e a champions.

Com aquelas equipas até o Silas ganharia porventura mais que JJ