quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Vamos meter 45000 pessoas no Estádio da Luz?

Primeiro, começo este texto por pedir desculpas a todos os habituais leitores que me foram enviando emails perguntando a que se devia tão demoradas "férias" e que eu nem oportunidade tive de lhes responder.

Obviamente que ter um blog fruto duma paixão enorme que tenho pelo Benfica não deveria nunca entrar de férias, mas a verdade é que tenho sentido pouca motivação para escrever aliada a alguma adicional carga de trabalho extra, mas nenhuma falta de motivação para acompanhar o nosso Glorioso.

Estive em todos os jogos de pré-época e oficiais em casa, falhei o jogo do Belenenses por doença - o médico proibiu e obviamente essa proibição era a única razão que me poderia impedir de ir ao Restelo - assisti aos dois jogos em Guimarães para o torneio Guadiana e para o campeonato onde constatei que aquela cidade e aqueles carroceiros adeptos deveriam ser excluídos de toda e qualquer associação à palavra Fair-Play. Atacar jovens, mulheres ou homens apenas porque usam uma camisola do Benfica mesmo diante de polícias deveria ser o suficiente para o nosso clube deixar de andar de mãos dadas com essa agremiação de bairro decadente. Pelo menos deveríamos dar-nos ao respeito e honrar os milhares de adeptos que aí se deslocaram - especialmente no jogo do campeonato. Já aqui e aqui escrevi sobre este terrível hábito e infelizmente essas cenas repetem-se a cada jogo do Vitória local contra o Benfica.

Para premiar este Fair-Play a Federação Portuguesa de Futebol obriga-nos a ir lá outra vez ver o jogo final do apuramento para o Mundial com Malta no dia 14 de Outubro. Irra, que se continua a premiar quem piores exemplos dão no futebol em Portugal, mas enfim...

Fiquei contente de saber que o Benfica ocupa a nona posição no ranking dos maiores clubes europeus do século XX. A lista baseia-se nos resultados de todos os emblemas nas competições europeias realizadas entre 1901 e 2000 e é dominada pelo Real Madrid, ficando a Juventus e o Barcelona com os restantes lugares do pódio.

Segundo os cálculos da Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) o Benfica totalizou 299 pontos, contra 115 do F.C. Porto (29º lugar), 68 do Sporting (47º) e 21 do V. Setúbal (110º) o que reduz ao cariz de insignificantes quaisquer discussões nacionais sobre a importância do FCPorto na Europa quando comparada com a História do Benfica. Bem sei que não estão contabilizadas a primeira década deste século, mas o que o FCPorto se deve começar a preparar é com o futuro do Benfica porque eu só descanso quando vir o nosso Glorioso ultrapassar Liverpool, Ajax, Inter de Milão, Bayern de Munique e chegar ao top 5 - que chegará já nos próximos 20 anos. Assim espero...

Estive também atento à palhaçada recente sobre a anulação da legalidade das escutas telefónicas no caso Apito Dourado e às declarações surreais de várias pessoas entre as quais o presidente do União de Leiria. Segundo o jornal "A Bola":

"JOÃO BARTOLOMEU, presidente do União de Leiria, vai avançar com um pedido de indemnização de 50 milhões de euros à Comissão Disciplinar (CD) da Liga e ao Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol — 25 milhões de euros a cada. O Supremo Tribunal Administrativo já declarara a nulidade das escutas telefónicas e determinara que as mesmas teriam de ser devolvidas pelo CJ ao dirigente leiriense, algo que não aconteceu. Ontem ficou a saber-se que o Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, para onde João Bartolomeu avançara para ver cumprida a primeira decisão, lhe voltou a dar razão, determinando de novo a devolução das escutas telefónicas do seu processo — algo que já aconteceu —, confirmando também a nulidade da primeira decisão do CJ (que carimbou o castigo aplicado pela CD da Liga) e das escutas.

Paulo Samagaio, advogado do presidente do U. Leiria, explicou a A BOLA as consequências da decisão.

«O acórdão do CJ de 17/12/2008 é considerado nulo. Terá agora de ser processada uma nova decisão, observando as nulidades das alegadas escutas, ou seja, o processo terá de ser apreciado sem recurso a elas. Como devia ter acontecido antes do primeiro acórdão, em que o Supremo Tribunal Administrativo já declarara a nulidade das mesmas. Não estamos a falar de direito desportivo, mas sim de direito constitucional. Sei que esta é uma decisão que não agradará a algumas pessoas, mas são as regras que temos. E enquanto assim for há que cumpri-las», disse, garantindo que avançará com processos para que o seu representado seja ressarcido de «todos os prejuízos que lhe foram causados»"

Sinceramente admiro a coragem do advogado dizer "Sei que esta é uma decisão que não agradará a algumas pessoas, mas são as regras que temos". Incrível.

Estive também muito atento à onda encarnada de motivação e crença que neste momento se apodera de todos nós. E não tenho nenhum tipo de problema em aplaudir Jorge Jesus e assumir que ele é o único responsável por toda esta situação. Eu já aqui disse que "ele é um de nós" mas o que não sabia é que representava tão bem o espírito do terceiro anel que eu tão orgulhosamente não troco por qualquer outro lugar do Estádio. Pelo menos por enquanto...

Ele é inteligente futebolisticamente, sabe ler bem o jogo, conhece bem os adversários, conhece bem as caracteristicas a fundo dos nossos jogadores e conhece muito bem o adepto encarnado e o que o adepto encarnado gosta de ver e sentir.

Todos sabemos que grande parte do sucesso futebolístico também parte duma estabilidade que vem do plantel do ano passado. Moreira, Quim, Maxi Pereira, Luisão, Sidnei, Miguel Vitor, David Luiz, Ruben Amorim, Aimar, Di Maria, Carlos Martins, Urreta, Cardozo, Nuno Gomes já aqui estavam mas foi com Javi Garcia, Saviola, Shaffer, Ramires, Fábio Coentrão, Weldon, César Peixoto e Keirisson (que a mim suscita-me muitas dúvidas sobre a sua real valia) que Jesus constituí a sua task force para atacar todas as frentes com a vontade e garra de ganhar tudo.

E agora com estes primeiros meses de trabalho todos sentimos que Quique Flores era um menino ao pé deste Jesus. E isto não invalida que tenha simpatia por Quique, defendendo que num dado momento ajudou o Benfica, mas o conhecimento de Jesus, a sua audácia e a sua atitude são radicalmente diferentes (para melhor) que a do seu antecessor.

Tomamos como exemplo a famosa goleada dos 8-1. Eu vou ao Estádio da Luz há muito tempo e desde os tempos dos saudosos Bento, Bastos Lopes, Humberto Coelho, Alvaro Magalhaes, Pietra, Chalana, Stromberg, Carlos Manuel, Sheu, Filipovic e Néné - no banco estavam por exemplo Delgado, Veloso, Diamantino, João Alves - que eu não vejo tanta qualidade e atitude num plantel.

Para verem que não necessito de utilizar a expressão "a melhor equipa dos últimos 10 anos" eu vou mais atrás. Mas não vou aos nomes, mas sim à atitude. O Benfica nos 8-1 não parou de atacar, como não parou de atacar contra o Marítimo - acabamos com 75% de posse de bola num jogo que empatámos - e como não parou de atacar depois de estar a ganhar por 3-0 ao Belenenses esta semana.

O Benfica de Jesus é insaciável e isso agrada-me. Não há falta de respeito pelo adversário. Pelo contrário. Este Benfica de Jesus respeita a nossa História, respeita o nosso terceiro anel e respeita todos os sócios que com sacrifícios enchem o Estádio da Luz, o Estádio do Guimarães, o Estádio do Restelo, vão encher no domingo o Estádio do Leiria (onde estarei se o médico deixar...) e muitos mais que se seguirão. Não desrespeita ninguém como quiseram fazer transparecer em relação ao senhor Carlos Azenha - treinador que levou 8-1 no Estádio da Luz. O mesmo treinador que apoiou esse tal de Bruno Carvalho - por onde anda essa prenda? - e que seria a sua primeira escolha caso fosse eleito. Nem para o Setúbal serve este Carlos Azenha e esse Bruno Carvalho queria-o para o Benfica. E que eu saiba ainda ninguém propôs a sua expulsão de sócio do nosso clube.

Por isso espero que este Benfica de Jesus além de ser uma mais valia futebolistica, seja como consequência a nossa maior mais valia de receita financeira. O futebol de Jesus entusiasma e as pessoas respondem com bilhetes, com compra de cativos - os novos Red Pass - e com compra de merchandising. Mas sobretudo bilhetes. Os primeiros números dos grandes e das assistências nos dois primeiros jogos do campeonato são esclarecedores.

Nos dois jogos disputados em casa o Sporting teve 47.599 espectadores. Já o FC Porto, nos jogos com Nacional e Leixões meteu no Dragão 78.426 adeptos e o Benfica teve a vê-lo, na Luz, nos encontros com Marítimo e V. Setúbal, 95.018 adeptos.

O dobro da assistência do Sporting em apenas dois jogos e mais 17 000 pessoas que nos dois jogos em casa do FCPorto. Se juntarmos a estes jogos as casas cheias com Atlético de Madrid e Milan o Benfica este ano já leva uma vantagem enorme neste aspecto sob os seus mais directos adversários.

O objectivo do Benfica neste momento é manter este nível exibicional e almejar à média tão difícil mas possível de 45 000 pessoas em cada um dos 15 jogos do campeonato.

Sabendo que contra FCPorto e Sporting teremos mínimo 60 000 pessoas há hipóteses reais de termos os tais 40 000 a 45 0000 espectadores de média, mas para que isso aconteça - e todos sabemos quão importante será que isto aconteça mesmo - o Benfica além de entusiasmar tem de ganhar. Não há outra hipótese. E este ano, mesmo com os árbitros a inventarem, mesmo com o aparente domínio do FCPorto ainda presente nalguns analistas e eventualmente nalguns relvados, já todos contam com o Benfica. Ainda bem...

Nós este ano contamos mais que nunca.

Eu, pela minha parte regresso aqui ao blog cheio de força apesar de nunca ter estado realmente afastado do Benfica.

A ultima época estive muitos jogos fora de Portugal onde assistia a cada um dos encontros de todas as maneiras possíveis e impossíveis. Este ano estarei algum tempo fora também, com a certeza que em Maio cá estaremos para festejar a conquista do título. Eu sei que devemos ser calmos, serenos e anti-euforia, mas sinto que esta equipa tem estofo de campeão e nós vamos ajudá-los em cada campo, em cada jogo a facilitar o que será de si já complicado.

Depois no fim fazemos as contas do campeonato e da média de assistência. Se chegarmos às 45000 pessoas de média celebraremos dois títulos - de campeão nacional e os reis das assistências. Sim, assistências de espectadores para não se confundir com os reis das assistências para golo que serão Aimar, Di Maria, Coentrão ou Ramires...

Força Benfica

Sem comentários: