sexta-feira, 28 de maio de 2010

Marketing Vs Estética (Parte II)

Comecei a escrever neste blog no dia 11 de Maio de 2008. Fez dois anos há cerca de duas semanas e não assinalei com nenhuma pompa e cirscunstância esse momento pela simples razão que o título do Benfica era suficientemente importante para não confundir o essencial do aleatório...

Uma das razões que me levou a escrever e a criar este espaço era a hipótese de recuperar ideias "antigas" e mesmo que desadequadas, marcavam a minha opinião num determinado momento. Sabia que ao escrever e ao documentar uma ideia num determinado momento, poderia lê-la mais tarde e poderia sempre lembrar o que opiniei uns meses antes.

No dia 14 de Agosto de 2008, escrevi aqui um texto sobre a publicidade nas camisolas do Benfica a que dei o título de "Marketing Vs Estética". Na altura, este blog tinha muito menos visitantes, poucas pessoas deram importância ao que escrevi mas é com entusiasmo e com satisfação que vejo nestes dias um movimento crescente e organizado a chamar a atenção para a aberração da publicidade TMN nas nossas camisolas.

Eu não vou acrescentar muito ao que escrevi há quase 2 anos, mas vou colocar o texto na íntegra, com a pergunta óbvia - a quem interessa o logo Azul na camisola do Benfica?

Então, a 14 de Agosto de 2008 escrevi:

"Terminei o meu último post inventando um possível logotipo nas redes do Estádio da Luz. Nesse momento, não pude deixar de voltar a pensar na maneira como o Marketing se utiliza do Benfica, de forma algo duvidosa.

Todos nós, tendo em conta os tempos que correm, somos pessoas de Marketing. No nosso trabalho, como consumidores, como pessoas atentas ao que se passa no mundo global e capitalista, temos noções básicas de como esse mundo do Marketing se movimenta. Eu tenho por esta área uma especial predilecção e não raras vezes dou por mim a pensar em como o Marketing pode ajudar o Benfica sem perdermos com isso nenhuma da nossa identidade.

Acho que esta direcção tem feito um trabalho notável neste particular, sem comparação com nenhuma outra direcção do nosso clube e sem qualquer comparação com qualquer outro clube nacional. Os patrocínios das bancadas, dos pavilhões, das piscinas, do centro de estágio, das modalidades, das camadas jovens, na ocupação dos nossos espaços comerciais, na optimização global das nossas receitas, no aumento das receitas do merchandising, etc... Todo este item tem sido na minha opinião, trabalhado de forma superior.

No entanto, há coisas que o marketing exagera... Isto vem a propósito do azul tmn que mancha de forma devastadora a minha camisola oficial do Benfica. Digo minha, porque é a que está diante de mim, mas muitos dos que lêem podem olhar para a vossa e meditar no que vou escrever de seguida.

A estética é algo que está também ligada ao futebol e ao marketing. Aliás o design evoluiu muitíssimo nos últimos anos pela força do Marketing dos nossos dias e pela inovação que todos queremos/exigimos ao nível dos produtos e depois ao nível da comunicação desses mesmos produtos.

Todos sabemos que a Imagem Corporativa da marca de telefones que nos patrocina este ano tem esse azul tmn muito marcado em todas as campanhas de marketing dessa marca. Também sei que essa marca ao mudar de logotipo há pouco tempo, quer interiorizar essa mudança nas cabeças de todos os consumidores e o futebol será obviamente uma grande ajuda. Isto é facilmente entendido por todos nós que gostamos do fenómeno desportivo e o compreendemos também à luz do marketing.

No entanto e sabendo que o marketing é muito importante para as receitas dos clubes, não nos podemos esquecer que os clientes do Benfica são-no ainda mais importantes. Todos (repito todos) os Benfiquistas que conheço acham abominável o rectângulo azul bébé com a marca branca tmn no centro da nossa camisola encarnada. Isto é a pura verdade mas já agora agradecia que o primeiro Benfiquista que ache que esta camisola com este anúncio é esteticamente bonita, por favor apresente-se...

As marcas têm agências de publicidade que lhes tratam de arranjar várias formas de aplicar o seu logotipo em vários formatos, de várias maneiras, com manuais de utilização muito restritos. Acredito que o manual indica que a TMN não poderá utilizar o seu logo em branco sob fundo encarnado, como seria desejável, sob nenhuma condição. Tudo bem.

No entanto, a marca que está a ser utilizada no centro do nosso equipamento não é maior que a marca que temos nesta mesma camisola com uma águia bordada e com uma roda de bicicleta por baixo. Ou seja, a TMN paga para estar na nossa camisola porque acha que isso lhe traz vantagens e o Benfica aceita ter essa marca nas suas camisolas, a troco de alguns milhões, mas deveria fazer prevalecer a ideia que isso não pode acontecer de qualquer maneira.

A ligação do Benfica à PT é antiga e será duradoura, pois o contrato prevê mais alguns anos. Acredito que a direcção de marketing do Benfica, por serem pessoas de bom gosto, não gostam de ver o tal azul tmn no centro das nossas camisolas. Acredito que alguns dos designers da TMN serão Benfiquistas e também não gostam de ver essa mancha azul da sua marca TMN na camisola do seu Glorioso, acredito que alguns dos administradores da TMN serão também Benfiquistas e obviamente não gostam deste uso abusivo do azul tmn no nosso equipamento encarnado. Posto isto, a quem realmente serve este logotipo azul estampado nas nossas camisolas?

Serve à marca. Sim serve à marca, mas a marca não é algo tangível, apesar de ter um posicionamento que muitas das vezes tem características humanas. A marca tem clientes, como o Benfica tem clientes, adeptos, simpatizantes, sócios. A maioria dos clientes TMN são Benfiquistas a fazer fé nas estatísticas matemáticas e esses clientes não estão contentes com a tal mancha azul tmn na frente das suas camisolas. Os Benfiquistas que têm outras operadoras também não estão contentes com o azul tmn na camisola encarnada do Glorioso; a Adidas seguramente não está contente porque quando desenhou a camisola com encarnado, preto e branco não contaria com o tal azul tmn a manchar drasticamente a estética do seu design. Então afinal a quem serve esta mancha? Serve a marca. Ok, serve a marca. Já entendi.

Mas se os clientes não gostam, se o Benfica não gosta, se a Adidas não gosta, mas a marca exige que assim seja, porque é que o Benfica, Adidas e TMN não procuraram alternativas que esteticamente pudessem corresponder ao agrado de todos - Benfica, sócios e simpatizantes Benfiquistas, TMN e Adidas?

O BES que está presente na parte de trás da nossa camisola tem toda a sua Imagem centrada em vários tons de verde. Essa é a sua Imagem corporativa, mas na camisola do Glorioso versão 08/09 aparece imprimida em branco com fundo encarnado. Parece-me bem. Parece-me inteligente que alguém tenha pensado na estética, pois a estética tem uma ligação fortíssima ao marketing e aos efeitos desse marketing na opinião das pessoas.

Tenho a camisola do Benfica à minha frente e depois de tentar interiorizar estes conceitos e tentar ser imparcial deixando que as marcas façam o seu trabalho subliminar concluo que simpatizo com o BES e detesto a TMN. É este o resultado prático da acção de marketing BES e TMN num cliente Benfiquista. Provavelmente serei o único, mas cada um sabe de si..."

A marca do BES já não faz parte do nosso equipamento, substituída pelo branco estampado em encarnado da SAGRES. Muitos clubes Europeus mantiveram a coerência das suas cores mesmo com logos de patrocinadores que tenham outras tonalidades diferentes das cores desses clubes. Então, porque é que o Benfica insiste em deixar que a TMN mande desta forma na estética das nossas camisolas?

Os seguintes vídeos são exemplificativos do que disse há muitos, muitos meses.... Mesmo que a camisola "azul TMN" se mantenha à venda nas nossas lojas durante toda esta época há uma esperança em que esse figurino se altere na próxima temporada. Se isso se confirmar é caso para dizer que mais vale tarde que nunca. Se daqui a um ano a TMN, Benfica e Adidas chegarem a um acordo para mudarem esse "azul bébé" para o tal "branco aberto no encarnado", já valeu a pena a chamada de atenção global que se vai fazendo na blogosfera... E este ano a camisola poderia ser tão bonita sem aquele azul...

Protesto Contra a TMN / Benfica - Parte 1



Protesto Contra a TMN / Benfica - Parte 2



Protesto contra a TMN / Benfica - Parte 3




Força Benfica

1 comentário:

Tanque Silva disse...

Adorei o teu blog e penso como tu na questão do Manto Sagrado. Temos que marcar posição. Adicionei-te.
www.armadavermelha.blogspot.com