quinta-feira, 6 de maio de 2010

Sinceramente, assim vai ser melhor...

Durante semanas fomos todos pensando e mentalizando que o Benfica já era campeão. Nós adeptos, os media, a nossa própria equipa, a nossa direcção, os nossos adversários e até Pinto da Costa quase o admitiu.

No entanto, e com resultados absolutamente incríveis - até ao FCPorto só tínhamos empatado um jogo na segunda volta em Setúbal e com um pénalti falhado por Cardozo no último minuto - o Benfica tinha ainda que vencer a matemática que teimava em colocar o SCBraga a 6 pontos e assim evitando a nossa proclamação como campeões.

Vendo que no calendário o Benfica jogava a penúltima jornada no Dragão, todos os nossos adversários mantiveram a esperança que tudo poderia acontecer, desde que o SCBraga não escorregasse em nenhum jogo evitando assim que o Benfica fosse campeão antes de ir ao Dragão. Para mim foi escandaloso que o jogo entre Benfica-Olhanense e Naval-SCBraga não fosse ao mesmo tempo, mas não teria sido por aí que o Benfica já poderia ser campeão. Também já aqui escrevi que ganhando 2-0 ao SCBraga já tínhamos sido campeões há umas semanas, mas a verdade é que nada disso aconteceu e estamos a poucos dias do último jogo com a indecisão do campeão a encher páginas e esperanças alheias na derrota do Benfica.

Isso para mim é o mais bonito de toda esta espera. Hoje sei que meio Portugal sonha com o milagre da derrota do Benfica. Há os sonhadores anónimos que são toda a massa adepta portista, bracarense e sportinguista - que a 28 pontos do Benfica e depois duma derrota em casa contra Naval vêem este possível milagre final como se ganhassem 3 campeonatos seguidos - e há todos os outros sonhadores que podem ter directa influência no desfecho do campeonato, como sejam agentes desportivos, jogadores, árbitros, conselho de arbitragem, dirigentes vários, etc...

A verdade é que estes últimos, montaram tudo o que lhes foi permitido montar para que o campeonato seja mesmo emocionante até ao fim. Já disse aqui que sou a favor duma indústria do futebol a funcionar em pleno e com um conceito de entretenimento associado. Pois bem, não existe melhor que decidir o campeonato no último jogo do campeonato e se possível no último minuto, no último segundo, desde que seja o Benfica campeão.

E é isso mesmo que se está a preparar para acontecer. Mesmo com goleadas, mesmo com exibições de encher o olho, mesmo com apenas duas derrotas em Braga e no Dragão, o Benfica vai ter que suar até ao ultimo segundo para ser campeão. E isso será óptimo porque teremos todos os adeptos anti-benfiquistas com esperança, com fé e com o secreto desejo que até ao ultimo minuto algo se possa passar na Luz e que o título se vista de encarnado, mas num encarnado mais arsenalista.

Para nós, adeptos do Benfica será muito melhor comemorar algo que custa a ganhar. Ao contrário do que muitos dizem e eu próprio aqui escrevi, ser campeão em casa no ultimo jogo, na última e derradeira hipótese é muito mais bonito. Ganhar no Dragão teria sido simbólico mas não podemos querer tudo no mesmo ano. Teremos muito anos para passarmos o testemunho definitivo entre o domínio portista e o desejado domínio encarnado nesta década e sendo assim, ser campeão no final mesmo finalzinho pode ter coisas muito positivas.

Primeiro estamos a viver uma semana histórica. Há muito tempo que não se viam tantos sportinguistas e portistas felizes e com ar gozão e de superioridade perante o gigante Benfica. Esta época ganhámos a todos e por margens suficientes para não termos deixado margem para dúvidas, mas esta derrota no Dragão animou-os para níveis nunca antes visto esta época. Não recebi nenhum sms de nenhum portista ou sportinguista (mas sei que os enviaram a outros nossos colegas) e à distancia a que me encontro de Portugal, tudo é visto com a perspectiva certa. Esta semana de festa azul e verde, é toda ela maravilhosa para nós - os verdadeiros adeptos Benfiquistas.

Senão vejamos... Ganhar no fim sabendo que toda este gente anda contentinha e esperançosa é sinal de que ser campeão é algo a que vamos dar muito valor. Custa muito e não é à toa que o Benfica vai ser campeão na última jornada. Assim os títulos sabem melhor, assim os adeptos dão mais valor e assim a festa vai ser maior. A festa vai ser Maior. É isso que queremos todos. Comemorar, celebrar, gritar e abraçar todos quantos nos apareçam pela frente. É isto que queremos. Que o Benfica saia à rua... Que o Benfica venha para fora em cada esquina e que toda a gente sinta que somos mesmo grandes e que há anos que esperávamos isto. Se com Trapattoni fomos campeões na última jornada num campeonato onde o nosso futebol não foi o mais atractivo, este ano é tudo o contrário. Fomos melhores em toda a linha e vamos gritar com Orgulho que somos campeões. Temos toda a noite, toda a semana se for necessário para que estes senhores que ainda têm esperança se resignem e não consigam fugir a tamanha festa que sairá em cada canto do mundo a partir das 8pm de domingo. É só isso que quero...

E ainda o desejo mais depois de saber quem será o árbitro. Esta semana em conversa com o meu grande colega de futebol dizia-lhe que seria o Jorge Sousa ou o Soares Dias - que ele detesta - e ele dizia-me que seria um Duarte Gomes ou assim... Não acreditei - só hoje soube que está lesionado - porque o sistema não dorme. Eles estão todos com esperança. Hoje e até domingo todos estes senhores vão sonhar com o milagre que ponha o Benfica fora do título. Sonham em retirar para fora todo o ódio que tem ao Benfica e todo a inveja que têm no nosso clube.

Temos melhores adeptos, melhor estrutura, melhores jogadores, melhor futebol e neste momento estamos novamente a chegar à ribalta europeia de forma subtil e consolidada. Ontem alguém fez uma lista das melhores 10 equipas de todos os tempos da UEFA e o Benfica ocupava o oitavo lugar à frente de Manchester United e de Inter de Milão, num ranking liderado por Real Madrid. Vamos voltar a ser grandes a sério e eles sabem que este campeonato será o primeiro passo rumo a esse desígnio de sermos novamente o símbolo nacional por excelência.

Eu já disse que não gosto de falar de árbitros e até acho que este ano Jorge Sousa, teve muito mal em Braga mas não teve mal em Setúbal - teve coragem na marcação do pénalti no último minuto - e fora uma ou outra anomalia disciplinar esteve bem na final da Taça da Liga contra FCPorto. A verdade é que o Benfica ao longo dos anos, tem um historial baseado em derrotas e empates cada vez que este senhor apita o Benfica. Em 4 jogos esta época, temos uma derrota (Braga) um empate (Setúbal) e duas vitórias (FCPorto na Taça da Liga e em Leiria) mas nos últimos anos estes números são arrasadores para o Benfica. O que temos que pensar é como é possível que num ano em que ganhámos tanto este senhor ainda esteja numa derrota - só tivemos duas no campeonato - e num empate - só tivemos 4 e outros dois foram pelo Soares Dias.

O grande Vedeta da Bola - a quem roubei a foto que está aqui em cima porque acho que esta é a imagem que representa melhor o que tem que se passar no próximo domingo no Estádio da Luz - é talvez das pessoas mais serenas a falar e a analisar o nosso clube na blogosfera. Há vários e muito bons bloggers a escrever sobre o Benfica, mas este normalmente tem a estatística e a vantagem de não ter memória curta. Sigam o link e vejam o historial de Jorge Sousa contra o Benfica e o seu grande texto a propósito deste tema. Eu aqui resumo tudo isto a simples matemática/estatística. Os últimos catorze jogos que o senhor Jorge Sousa apitou com o Benfica ganhámos três, empatámos cinco e perdemos seis. Nunca beneficiou o Benfica e prejudicou-nos em 12 vezes o que diz muito da escolha cirúrgica deste nome para o jogo de domingo.

Ás vezes há coisas que ninguém entende e no futebol a superstição conta... Eu tenho a certeza que seremos campeões mas sei que sofreremos até o ganhar.

Os grandes senhores deste sistema não dormem e já começaram a fazer tudo bem. Jogar sem 3 titularíssimos e ser apitado por Jorge Sousa é o máximo que se pode fazer. O que eles não sabem é que o Benfica este ano tem um destino definido há muito. Há quem defenda que o destino está traçado e há quem defenda que o destino se constrói por cada um de nós. Eu sou dos que acredito na segunda versão. O Benfica há muito que construí o seu próprio destino neste campeonato e domingo contra tudo e contra todos vamos encher Portugal de encarnado e provar a toda a gente porque somos o maior clube de Portugal. De longe...

Começámos a contagem decrescente e até domingo ainda vou ter que viajar muito e fazer muitas coisas de trabalho e não só, mas que fique aqui registado que hoje, dia 6 de Maio de 2010 às 11.50am (hora este Americana e 450pm hora de Portugal continental) entro em estágio para o título mais desejado dos últimos 5 anos.

Dizia ao meu irmão há pouco tempo numa conversa de Skype que até estava com um certo medo, por tudo o que se estava a passar... Pois bem, agora o que digo é o contrário.

"- Sonhem meus caros amigos adversários. Sonhem muito, acreditem que o título nos foge e rezem a todos os santinhos para que isso aconteça. Quanto mais força contra nós, mais saberá melhor o grito final de "Somos Campeões"."

Força Benfica

2 comentários:

71460_5/8 disse...

sem dúvida que vai ser muito mais saboroso!! contra tudo e contra todos... et pluribus unum!!!

Anselmo Damasio disse...

Vai ser uma grande festa não só em Portugal, mas por todo o mundo.
Num campeonato honesto, sem papises pelo meio, o Benfica já era campeão à um mês, tal é a superioridade que mostra dentro do campo.
Saudações Benfiquistas