quinta-feira, 19 de maio de 2011

Meu caro Presidente

Meu caro Presidente, 

Estivemos juntos várias vezes e numa das saídas do Benfica para a Liga Europa tivemos oportunidade de nos cumprimentar e trocar algumas palavras. Tenho por si e por qualquer pessoa que represente a nossa grande Instituição o maior apreço e não me ouvirá nunca tecer críticas pessoais fáceis e oportunistas contra a sua pessoa, porque não é o meu estilo. 

Começo exactamente por aí. O seu estilo de Presidente é hoje fácil de analisar. 

Está no Benfica há 10 anos e foi uma pessoa fundamental no mandato de Vilarinho e depois nos seus mandatos como Presidente, porque contribuiu decisivamente para a credibilização do Benfica junto de fornecedores, da banca e foi uma das pessoas responsáveis pelas construções do Estádio e o consequente parque desportivo criado nesse perímetro, do centro de estágio do Seixal e de algum saneamento financeiro que o Benfica tanto ambicionava. 

Além disso, recordo que foi no seu mandato que "alguém" se lembrou de dar nomes às bancadas e com isso trazer receitas extraordinárias importantes, antes do Benfica poder finalmente vender o naming da nossa catedral e foi também no seu consulado de presidente que demos nova vida às publicações do clube - jornal, revista Mística e o novo canal Benfica TV. 

Também não esqueço que foi no seu mandato que dinamizámos a campanha de "maior clube do mundo em associados" fruto de aguerridas e agressivas campanhas de marketing fazendo do cartão de sócio do Benfica um verdadeiro cartão de descontos, facilitando com isso a angariação de indecisos que sendo apaixonados pelo Benfica não tinham ainda a motivação necessária para se fazerem sócios e conseguiu criar uma marca nova para os famosos cativos - Red Pass - com especial sucesso numa altura sempre importante de contratações e de definição de orçamentos como é o início de época. 

Por tudo isto e por vir com Vilarinho depois de Vale e Azevedo, tem o seu nome associado à história de grandes pessoas que serviram o Benfica e vai ser o nosso Presidente com mais anos de mandatos o que só por si será Histórico. 

Também tenho que lhe dar os Parabéns pela dinamização de todas as modalidades e em vários escalões, mantendo e cumprindo a sua promessa de fazer do eclectismo do Benfica, uma imagem de marca das direcções por si presididas e pela maneira como "armou" o Benfica com as casas do Benfica espalhdas pelo mundo. 

Por tudo isto, os meus sinceros Parabéns e o agradecimento pelo bem que tem feito ao serviço do grande Sport Lisboa e Benfica.

Depois de assistir à sua entrevista na Benfica TV a semana passada, eu fiquei com uma ideia clara de que pelo menos mais um objectivo você vai conseguir cumprir e que muito me satisfará. Disse que até ao final do seu mandato teremos o novo museu do Benfica inaugurado e  essa, é uma das obras mais importantes dos últimos 25 anos porque eu sou dos poucos que sei realmente como estava o espólio do Benfica, há mais ou menos 18 anos. 

Há muitos anos, ainda no tempo do senhor Manuel Damásio eu tive a oportunidade de ajudar a catalogar todo o espólio de taças que o Benfica tinha. Nesse tempo, todas esses troféus estavam colocados por baixo do terceiro anel e eu andei aí com outras pessoas a tentar apanhar uma ponta que se pudesse pegar na vergonha que ali estava diante dos nossos olhos. Aí andei algumas semanas a fazer um trabalho complicado e de grande paixão, mas a liderança do Presidente e das pessoas que estavam abaixo dele não mostraram grande interesse na continuação dessa empreitada e tudo ficou no mesmo local, dando por perdido todo o tempo ali despendido e deixando no mesmo local frio e húmido toda a história - ou grande parte da história - do nosso Sport Lisboa e Benfica. 

Nunca mais soube desse espólio mas sei que hoje, entre algumas coisas roubadas, entre algumas coisas perdidas e entre outras coisas desaparecidas, temos uma equipa profissional a trabalhar nessa área e a fazer o inventário de tudo, a restaurar o que deve ser restaurado e a tratar do que teve décadas a ser totalmente esquecido.

E sabe, senhor Presidente, porque no seu mandato este museu vai ser inaugurado? Porque o senhor sabe gerir estas equipas e sabe gerir estes timings. O senhor sempre mostrou que na sua vida sabe gerir empreitadas difíceis, trabalha bem com os senhores da construção civil, sabe dar um berro onde deve ser dado e fazer ouvir a sua voz com este tipo de interlocutores. Eu não tenho o mínimo talento para gerir obras, mas sei que o senhor Presidente tem esse talento e tem essa capacidade de saber gritar quando é necessário e motivar essas equipas para cumprirem com um timing acordado, ou para trabalharem mais e melhor. 

O problema destes 10 anos que já leva trabalhando e servindo o nosso clube, é que ninguém consegue fazer tudo bem e com esta conjuntura do desporto em Portugal neste momento - futebol e amadoras - penso que já deu muito ao Benfica, mas não pode dar muito mais na vertente desportiva porque a verdade é que o senhor Presidente tem um estilo, um discurso e uma maneira de ser, oposta ao que o Benfica precisa nos próximos anos para conquistar definitivamente a parte desportiva e afirmar-se novamente como um clube dominador nas várias modalidades. 

Sinto que o seu tempo no Benfica está a chegar ao fim e sei que antes de sair, deixará os acordos assinados para os direitos televisivos, sei que o museu será inaugurado, sei que deixará tudo organizado ao nível das amadoras, sei que deixará contratos de publicidade estáveis e longos com Sagres com Adidas - ou outra marca de roupa - com a PT e até pode ser que deixe o naming do Estádio definido... Se conseguir tudo isto, deixará uma marca no clube que jamais será esquecida. 

No entanto, falta-lhe a inteligência, savoir faire e sensibilidade para saber gerir futebol e saber gerir a parte desportiva no geral. Por mais que tente arranjar pessoas ao seu lado que saibam fazer as coisas, ou que o Presidente pense que sabem fazer as coisas bem feitas, também gosta de opinar e depois acaba por não deixar mais ninguém mandar. 

Sabe senhor Presidente, que quando fala das equipas maravilhosas que fazem parte da gestão do nosso clube - e eu acredito que existem alguns bons profissionais - isso não se repercute na gestão desportiva, não se repercute na atitude dos treinadores, dos jogadores e na comunicação (ou falta de comunicação) entre o Benfica e os media, entre o Benfica e os adversários ou entre o Benfica e os seus próprios sócios. 

Sabe senhor presidente, quando isto tudo é visível?

Quando a equipa de futebol profissional passa o ano a brincar e ninguém entende isso. Quando a equipa profissional foi humilhada a toda a linha na champions league, no campeonato - 21 pontos atrás do FCPorto será sempre humilhante - quando foi humilhada na Taça de Portugal em casa, quando é humilhada em Braga para a Liga Europa e quando todos assobiam para o lado sem que exista uma liderança forte que segure o barco.

Eu vi-o falar na Benfica TV e deu-me pena. Pena porque tenho simpatia por si, deu-me pena pela sua total incapacidade em entender que o seu tempo está a chegar ao fim e entender que os seus talentos como Presidente são outros que não a gestão desportiva. 

"Quem treina o Benfica arrisca-se a a ser campeão" dizia-se nos idos anos 60 ou 70. Hoje quem treina o FCPorto é seguramente campeão, mesmo que não ganhe nada em mais nenhum outro clube como tantos treinadores que por ali passaram. 

Quem é Presidente do Benfica durante três mandatos arrisca-se a ser campeão várias vezes e o senhor Presidente foi até agora, campeão duas vezes o que é manifestamente pouco. 

Ganhou poucas Taças de Portugal, fez pouca coisa na Europa e se não fossem as novas Taças da Liga que temos dominado, pouco se podia dizer do seu mandato desportivo. As razões para que isso aconteça, são várias e não quero falar disso agora, porque o senhor será o meu Presidente até ao ultimo dia, tratá-lo-ei por "senhor Presidente" até ao seu último dia de vida e terei por si o maior respeito e amizade, sempre. 

Mas acredite, que o seu tempo está a chegar ao fim e não queira prolongar o seu mandato ou não queira deixar "benjamins" da sua gestão no seu lugar de Presidente. 

O senhor Presidente não tem a força nem a juventude que o Benfica precisa neste momento, o senhor Presidente e a sua equipa não têm a inteligência e o saber estar/saber fazer necessários para poder encarar estas próximas épocas que se avizinham.

Eu passo muito tempo fora de Portugal e nem por um dia me esqueço do Benfica. Acompanho a equipa a todo o lado e venho ao Estádio da Luz acompanhar todos os desportos - no próximo domingo vou apanhar um avião de manhã em parte incerta da Europa para estar no terceiro jogo do playoff de Basquetebol e fazer o meu trabalho como grande benfiquista que é apoiar despreocupadamente - mas entendo tão bem o problema principal do nosso Benfica e sei que para resolver esse problema do Benfica a nível desportivo só existe uma solução. 

Começo por dizer lhe que o óbvio problema é a gritante falta de liderança e uma hierarquia pouco identificada com os verdadeiros valores do Benfica.

Eu disse várias vezes este ano que o Benfica andava à deriva e que Jorge Jesus não estava a conseguir ter mão na equipa, independentemente dos erros ou das virtudes tácticas do nosso treinador, que isso não devemos discutir. 

Era óbvio que as derrotas que íamos somando no campeonato e na champions league eram assimiladas pelos jogadores, como se nada fosse. Era óbvio que não havia liderança e eu quero dizer-lhe meu caro Presidente que estive em hotéis no estrangeiro onde a nossa equipa pernoitou e vi muita coisa que não  são normais de ver numa equipa de alta competição. 

Eu não culpo os meninos que têm 21 anos (ou outros com pouco mais de idade) que querem fugir dum hotel - sim vi com os meus olhos e ninguém me contou - mas o que me preocupa é que ninguém na nossa estrutura queira sequer saber ou estar de olhos atentos ao que se passa. O que me preocupa é que os jogadores não têm medo de nada porque não há disciplina que os castigue, porque não há solidariedade e porque não há nada naquela equipa e naquela estrutura  que soe a "ganhador".

Eu já disse e repito que o respeito muito e nutro por si um sentimento de agradecimento incondicional, mas não lhe revejo características inatas para gerir este barco, na vertente desportiva. Digo-o com pena e com uma imensa tristeza. 

A vertente desportiva do Benfica não é apenas vender, comprar, definir os nomes, fazer mais valias ou gerir com o fundo de investimento dos jogadores. É muito mais que isso... O dia a dia do futebol tem de ser vivido com alegria, com motivação, também com brincadeira e espirito de grupo aqui ou ali, mas com muita responsabilidade por todos. Muito respeito pelo clube que servem em cada treino, em cada jogo, ou em cada momento que estão com a águia ao peito (e isso inclui obviamente as concentrações nos estágios da equipa). 

Acho que neste momento a equipa precisa duma revolução e a nossa direcção é demasiado burguesa para poder dar esses passos. 

Não leve as minhas palavras a mal quando falo em burguesia, porque sei donde veio e os valores que defende, mas não se engane mais e tente ver o que se passa no nosso Benfica. Não é por Jorge Jesus ter um discurso do futebol que vai saber liderar pessoas que lhe perderam o respeito há muito tempo. 

Não podemos ter um director desportivo que não tem voz activa, nem respeito dos jogadores numa estrutura que você mesmo criou e que você mesmo desautorizou variadíssimas vezes. 

Não podemos ter uma equipa construída por brasileiros e argentinos, sem identidade portuguesa e sem os valores de "Ser Benfiquista" enraizados em toda a estrutura.

Não podemos ver uma equipa de férias desde há muito tempo sem que ninguém na estrutura, tenha reparado ou dado um murro na mesa.

Não podemos ter uma equipa que sente a derrota com total impunidade, como algo normal e sem sequer se preocuparem com essa mesma derrota. 

Não podemos ter uma estrutura de futebol que deixa os jogadores saírem do ultimo jogo no Estádio da Luz directos ao balneário, sem virem agradecer o apoio dos sócios. 

Sabe o que eu faria se estivesse no seu lugar neste passado sábado? Eu juro-lhe que vinha cá abaixo ao balneário e estando nus, em cuecas, vestidos ou semi vestidos, obrigava-os a voltarem ao relvado e irem agradecer como Fábio Coentrão o fez. E sabe porque Fábio Coentrão o fez ? Não é porque se vai embora para um outro clube - sim é verdade que o vai vender, mas não se foi despedir - mas sim porque ama o Benfica, sente o Benfica e sabe que ninguém se despede duma época diante de 30 000 sofredores que com tudo perdido ainda vão ao estádio, a correr para o balneário. 

Sabe quando se nota que tudo está perdido naquela estrutura? É quando no inicio do consulado de Jorge Jesus, o próprio treinador os obrigava a virem ao terceiro anel agradecer o apoio - em casa e fora - e agora ninguém tem respeito por ninguém.

Custa assim tanto, sentir um clube? Custa se me pedirem para sentir o Boca Juniors ou o São Paulo... Mas se me pedirem para sentir o Benfica eu tenho os valores, a história e o contexto porque sou português, mas mesmo que não seja português, eu tenho de sentir a disciplina e o respeito pelos valores do clube.

Meu caro Presidente, entendo que o seu silencio às constantes atordoadas de Pinto da Costa ao Benfica é o melhor que pode fazer, mas o Benfica não pode deixá-lo sem resposta. Não podemos estar um ano a ser bombardeados diariamente com frases surreais contra o Benfica sem que ninguém lhe chame nos olhos "corrupto, mentiroso e mau carácter". 

Não podemos ouvir uma pessoa ir para Dublin dizer que "chega à final sem mãos" (citando o saudoso  Vata) e ninguém lembre a esse senhor "que além da final de champions de Mourinho que roubaram escandalosamente o Manchester United nos quartos de final, ninguém no nosso clube anda a comer com árbitros antes ou depois de jogos internacionais, não temos árbitros com declarações de viva voz no YouTube a declarar que viajaram para Marrocos à conta do nosso clube ou que influenciaram resultados com pagamentos de prostitutas e também não andamos nas páginas dos jornais internacionais pelas piores razões de corrupção."

Eu não estou a exigir nada mais de si e não lhe pedirei nada mais a não ser que acabe o seu mandato com a dignidade que merece como pessoa e que o Benfica merece como Instituição.

Entendo que queira manter Jorge Jesus pelo contrato que assinou e porque não tem força nem vontade para começar um novo ciclo, quando o seu próprio ciclo se está a fechar, mas lembre-se que não estamos preparados para mais um "caso Fernando Santos" ou para uma prematura chicotada psicológica nesta nova época. Lembre-se meu caro Presidente que as hostes encarnadas estão muito desmotivadas e que este será um ano de crise nacional e difícil nas renovações dos Red Pass, será um ano difícil para receber as quotas dos 240 000 sócios e será um ano de tolerância zero para um plantel que se quer a jogar nos limites da motivação, do sacrifício e da paixão pelo clube. 

Se a isso juntarmos a disciplina que ninguém consegue impor nesta estrutura - e por favor nem quero ouvir falar de Couceiro ou de Octávio -  teremos os condimentos necessários para podermos fazer uma época digna. 

Sabe, meu Presidente, ser digno na derrota é algo bonito no desporto. Perder quatro vezes com FCPorto, ser eliminado contra SCBraga e ter não sei quantas derrotas num ano pode ser desastroso, mas podem haver aplausos no fim se todos virmos que a nossa equipa deu tudo em campo e foi derrotada por alguém superior. Isso é normal e pode acontecer. O que não pode acontecer é ver esta equipa de férias desde há várias semanas sem que ninguém conseguisse motivá-los para ir a uma final europeia ou para ganhar à Naval na Figueira da Foz, por exemplo. 

Não acredito em "equipas B" no Benfica. Quem representa este clube tem de lutar para ser sempre mais forte que os adversários mesmo que perca no final. O que se passou este ano foi algo que não víamos há muito tempo e que seguramente não me lembro de ver em tempos recentes.

Sabe que enquanto existirem pessoas na nossa estrutura que não consigam impor o respeito pelo Benfica aos nossos jogadores, eles sentirão que podem fazer o que querem. Enquanto continuarmos a chorar os penalties não marcados e as roubalheiras que nos fazem nos relvados a cada semana, os jogadores vão achar que essa desculpa também os desculpará a eles pelo mau profissionalismo em campo e fora dele.

Neste momento já entendemos que o Presidente não tem o perfil para que o respeitem como o chefe absoluto e o seu trabalho terá que ser noutras áreas de gestão, mas ao contrário de dizer que vai delegar menos, tente arranjar alguém que possa fazer esse trabalho bem feito,  veja quem pode chefiar o nosso departamento de comunicação sem toques de vedetismo e tente acabar o seu mandato com paixão pelo clube, com humildade, à Benfica e com uma vontade imensa de "fazer Bem". 

Meu caro Presidente, até ao ultimo dia da sua vida terá aqui um sócio agradecido, mas pense seriamente em dar o máximo no que resta do seu mandato nas áreas que domina, delegar em quem sabe o que você manifestamente não tem talento para fazer e prepare a sua saída com obra e com alguns resultados. Todos sabemos que a memória que conta no futebol é o presente e se conseguir dar mais disciplina a toda a estrutura do futebol e das amadoras, se conseguir que os jogadores corram o dobro de todas as outras equipas e se conseguir alguns títulos, sairá pela porta grande do nosso estádio. 

Para mim, será já o melhor presidente dos últimos anos, não pelo que ganhou, mas pelo que deixará para o próximo poder ganhar. Espero que entenda que o seu tempo está a chegar ao fim e dê o máximo para poder sair com elevação e nível.

Um grande abraço Presidente e felicidades pessoais e profissionais. 

Força Benfica

21 comentários:

Anónimo disse...

Tiro o meu chapéu. Excelente!!!

FS

philippe disse...

diplomacia mas firmeza, tudo està dito là acima... uma unica preocupaçao: o senhor é um optimista e eu aprendi a ser pessimista com LFV e acho que ele tentara com todas as suas forças ficar no trono. senao em termos de analise, simplesmente perfeito!
philippe cunha

Mac disse...

Parabéns!

Este texto é de um Benfiquismo enorme. Enorme!
Escrevo estas linhas com lágrimas nos olhos, porque me revejo em tudo o que aqui está escrito e porque sei que nunca conseguiria escrever um texto tão serenamente brilhante.

Como tu "O Benfica Sou Eu", também eu espero que o nosso Presidente perceba que se está a fechar um ciclo. Não o digo com raiva ou frustação, mas constantando que é chegado o momento de apostarmos forte na vertente desportiva, na razão de ser do Sport Lisboa e Benfica, e essa é a vertente que o nosso Presidente não domina, talvez porque não tenha ainda interiorizado o que é "ter na Alma a chama imensa".

O que mais desejo é que, nos próprios anos (talvez já em 2012) apareça um Presidente à Benfica, um Presidente que saiba transmitir e fazer impôr os nossos valores, a nossa identidade e que faça termos orgulho todos os dias, especialmente nos dias amargos.

Quero poder pensar que o "apagão" do Estádio da Luz nunca mais se repetirá. Quero voltar s sentir o respeito dos nossos adversários e não o ódio ao vermelho que se nota de Norte a Sul de Portugal.

Está tudo neste post! Tudo!

Se me permites, irei "roubá-lo" e colocá-lo na minha chafarica cibernáutica.

Grande abraço!

Viva o Sport Lisboa e Benfica!

P.S: Desculpa tratar-te por tu, mas quem sente o Benfica da maneira descrita neste post, é como se fosse um irmão.

João Vaz disse...

Demais, eu até votaria em si !! Belo texto que transcreve tudo o que sinto/penso!

Simplesmente excelente!

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro anónimo, obrigado pelo seu comentário.

Meu caro Philippe, aprendi a ser optimista, mas entendo a sua dose de realismo. Eu quero acreditar que Luis Filipe Vieira vai entender os sinais óbvios e gritantes que estão á vista de todos e dar o máximo nesta recta final de mandato, para sair em grande de Presidente do Sport Lisboa e Benfica. Posso estar enganado - algo também me diz que posso mesmo estar enganado - mas tenho esperança que não esteja. Agradeço também as palavras de simpatia para com a carta aberta que dirigi ao nosso Presidente.

Mac, podemos e devemos sempre tratar nos por "tu" e eu sou dos que acho que no terceiro anel, como na vida do Benfica, não há pessoas de primeira e pessoas de segunda. A nossa força esta no que partilhamos e no que todos gostamos deste clube. Muito, muito obrigado pelas tuas palavras e pelo lado emocional que metes no teu comentário.

João Vaz, infelizmente o seu (e o meu) voto terão que ir para listas com outras pessoas, porque não serei seguramente candidato a nenhum cargo directivo do nosso Glorioso, apesar de estar sempre pronto para servir a minha maior paixão.

Espero que continuem a aparecer por aqui e cá estaremos nos próximos meses a torcer para que a nossa equipa, a nossa direcção e os nossos técnicos entendam que o que se passou esta época não se pode voltar a repetir.

Força Benfica

RIVUS disse...

Meu caro: o seu é um texto bem burilado e mentalmente bem estruturado e que eu admiro; mas, santa ingenuidade! O amigo não vê que ele encerra uma utopia? Não sou um fervoroso adepto deste presidente do Benfica, no entanto, acho que ele aqui não tem culpa nem nunca pôde fazer nada. Mesmo que tudo se fizesse conforme explana, tal nunca seria exequível porque não dependeria de nós e sim de outro poder que tal nunca iria permitir. Só num fugaz momento de distracção dessa força maligna é que se conseguiria algum êxito. Repare no que aconteceu na passada época que por terem acordado antes dela terminar e com uma condições fabulosas da nossa parte, mesmo assim, foi pelo triz de uns escassos 15 minutos que conseguimos. O que eu, na verdade, recrimino ao nosso Presidente é apenas a ténue luta que ele tem travado com essa força do mal, mesmo assim, duvido que nela pudesse ir mais longe.

vmpaulinop disse...

Fabuloso. O meu maior e/ou melhor elogio é assumir, que teria gostado imenso de ter elaborado esta magnífica exposição.
Não por ciúme, mas porque me revejo nela, total e integralmente.
Preocupou-me e continuarei imensamente preocupado pelo facto de durante toda a época o Presidente andar "refugiado e desaparecido", permitindo que o nosso Benfica tivesse sido gozado, humilhado e desvalorizado, tanto por aqueles indivíduos do norte, como por muita da comunicação social e jornalistas, bem como, não ter conseguido "dar o murro na mesa" que a equipa necessitava e mereceu.
Não queria pensar que o motivo foi o apoio ao Sr. Fernando Gomes para Presidente da Liga, mas em minha opinião, passou muito por aí.
Não domino esta tecnologia, pelo que, imploro que alguém trate de fazer chegar esta fabulosa exposição ao Sr. LFVieira.
Assumo esta posição e subscrevo-me como o sócio nº 5761, portanto, sem receios de qualquer espécie, pois só quero o BEM E O MELHOR para o nosso Benfica.
BENFICA SEMPRE.

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro Rivus, muito obrigado pelas suas palavras que introduzem nesta discussão uma questão recorrente que tem que ver com o tal sistema que controla o futebol nacional. Escreveu no seu comentário que :

"Mesmo que tudo se fizesse conforme explana, tal nunca seria exequível porque não dependeria de nós e sim de outro poder que tal nunca iria permitir. Só num fugaz momento de distracção dessa força maligna é que se conseguiria algum êxito."

Eu sou uma pessoa de marketing - entre outras muitas coisas - e uma das primeiras noções que temos que aprender em qualquer exercicio desta área é a analise "SWOT".

Esta análise consiste nas iniciais de Strenghts (pontos fortes) Weaknesses (pontos fracos) Oportunities (oportunidades) Threats (ameaças). Qualquer estratégia, seja ela comercial, de marketing ou de gestão que envolva uma decisão terá que ter em conta estes quatro factores.

Dois deles - pontos fortes e pontos fracos - são imputados directamente à organização interna da empresa, da associação ou neste caso do clube.

As ameaças e oportunidades são todas aquelas situações que a nossa organização não controla e dizem respeito ao mercado.

Eu penso que "o sistema" de que fala no seu comentário é algo que o Benfica não controla e é uma ameaça que está sempre presente. Nós temos é que focar nos pontos fracos e nos pontos fortes internos da nossa empresa e fazer algo para melhorar os pontos que nós consideramos fracos e manter ou até melhorar os fortes. Só isso...

Este ano tivemos tantos pontos fracos que o sistema apenas funcionou em pleno no inicio da época. Não foi o sistema que nos levou a Taça de Portugal, que nos levou a champions, que nos levou a Liga Europa e que fez com que perdessemos tantos pontos na recta final do campeonato.

O que depende de nós deverá ser o nosso foco e as oportunidades e ameaças - o james rodrigues, o alvaro pereira e o falcao eram oportunidades que se transformaram em ameaças - que não dependem tanto de nós deveremos estar atentos, identificá~las, sabermos gerir cada uma delas mas sempre pensando que não depende de nós mas sim do mercado e deste caso do tal sistema...

Eu sei que posso ser ingénuo mas tambem não quero acreditar que o sistema é o responsável por tudo. Isso é tentar desculpabilizar uma situação não assumindo culpas internas e isso recuso-me a fazer.

Sei que passa por este espaço, várias vezes e espero que continue a opinar.

Para o vmpaulinop o meu obrigado pelo seu texto e pela sua sinceridade na análise do mesmo. Como sócio com mais anos que eu e nesse sentido com numero mais baixo no cartão, espero que possa partilhar comigo a esperança duma nova vaga que possa começar agora, apesar das várias desconfianças que começam a surgir.

Eu falava há pouco de pontos fortes e pontos fracos e todos sabemos que o apoio a Fernando Gomes foi um tiro no pé e acabou por ser um ponto fraquíssimo quando o nosso Presidente não analisando bem a ameaça, resolveu decidir internamente por esse apoio, tornando essa decisão pessoal e interna da organização como um óbvio ponto fraco.

Apareça sempre.

Força Benfica

iBenfiquista disse...

Excelente texto com o qual não concordo na totalidade. Porque deixa de fora muitas variáveis fundamentais que explicam a dificuldade que o Benfica tem tido em concorrer com os seus adversários ao longo dos anos.

O meu amigo é homem do marketing. Pois eu também estudei marketing mas estudei também muitas outras coisas relacionadas com gestão de empresas. Durante 10 anos não fiz outra coisa. O SWOT, como qualquer outra ferramenta de gestão, pressupõe algumas condições mínimas como, por exemplo, que existam no mercado condições para uma concorrência leal entre os diferentes intervenientes. Não digo que estas condições sejam perfeitas pois a perfeição nestes casos nunca existe, mas que pelo menos possibilidades de concorrência minimamente leal. Para isso as leis que existem são cumpridas e implementadas de uma maneira criteriosa e eficiente (quer dizer, rápida). As infracções as essa leis são punidas rápida e eficientemente.

Pressupõe, por exemplo, que as empresas não funcionam num sistema cartelisado ou que não existe um sistema mafioso que distorce as condições de concorrência. O SWOT, assim como outros ferramentas de gestão de empresas só funcionam quando essas condições existem.

Agora eu pergunto. Acha que existem em Portugal condições para que essas ferramentas possam ser aplicadas ou melhor, aplicadas podem ser, mas que a sua aplicação seja eficiente e seja eficaz? Eu respondo: Não, não existe.

Tenho a certeza de que se o meu amigo fosse convidado para dar uma palestra na Sicilia, em Palermo, ou em Nápoles, a empresas privadas que funcionam nessas regiões, se lhes começasse a falar no SWOT, ou em qualquer outra ferramenta de marketing, os gestores dessas empresa, nalgum intervalo do colóquio, se encarregariam de lhe lembrar "as condicionantes especiais" existentes nesses mercados. Pensa que no mercado do futebol português, e no que concerne o Benfica, será diferente?

Deixo-lhe um texto para reflexão que, no contexto do futebol português, é mais regra do que excepção.

"Pelo menos dois jogadores da equipa do SC Braga foram aliciados por elementos afectos à estrutura do FC Porto, para facilitar a vitória do FC Porto no jogo da final da Liga Europa.
Dentro das promessas de aliciamento existem quantias avultadas de dinheiro e uma possível transferência na próxima época para a equipa do FC Porto.
Os empresários destes 2 jogadores estão directamente envolvidos neste esquema de aliciamento tendo sido os intermediários entre estrutura do FC Porto e os jogadores.
Os nomes dos jogadores envolvidos foram também revelados pela fonte jornalística, mas por motivos óbvios os mesmos não poderão ser revelados".

Carlos disse...

Bom texto. Obrigado por partilhares.

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro Carlos, obrigado pelo comentário.

Meu caro iBenfiquista, muito me agrada que continue a passar por aqui, a opinar e a elevar o nível de discussão neste espaço.

Eu entendo tudo o que diz, entendo as variáveis especiais que fala na "Sicilia" ou em "Nápoles", comparando-a com o "sistema" em que o nosso futebol vive, mas eu não sei onde esse sistema influencia os tais pontos fracos e pontos fortes que devemos focar na organização interna do Benfica.

Se houver paixão, disciplina, respeito, vontade do plantel e se a isso juntarmos os 1001 outros pequenos detalhes que uma estrutura profissional tem de estar atenta, podemos melhorar esses pontos fortes e corrigir os pontos fracos.

Eu trabalho numa industria com agentes, intermediários e com muita gente "manhosa" e "mafiosa" que se podia classificar de "sistema". Um sistema com muitas ramificações e em várias áreas que incluem politica, meios de comunicação social e "lobby".

Em Portugal, encontrei esta industria completamente armadilhada e sozinho, com a minha pequena estrutura, conquistei o mercado português sendo um dos principais "players" ao fim de 15 anos, trabalhando com esses "manhosos", pagando-lhes as comissões, entrando num jogo "legal" onde as regras dos jogos são claras.

Para fazer negócios, há que pagar comissões e assim mesmo o tal sistemas às vezes funciona para "lixar" o justo e o sério tentando desequilibrar essas regras dos jogo.

Nunca tive nenhum problema de maior porque com "máfias" ou com "manhas", estou atento a elas e no futebol passa se o mesmo. Se há prostitutas, se há viagens pagas aos árbitros e se há uma liga comandada pelo FCPorto, então a única maneira de ganhar é fazer o que fizemos na época passada.

Sermos muito melhores que todos os outros.

Na minha área, mesmo com essas máfias não foi por isso que deixei de trabalhar conceitos de marketing como posicionamento, não foi por isso que deixei de investir em áreas especificas como tratamento privilegiado dos clientes finais e outras váriáveis que não interessam agora.

O negócio passou de Portugal, para Espanha, para os Estados Unidos, Brasil e outros pontos do globo.

Em todos esses países há oportunidades, ameaças e "máfias" e eu foco sempre nos meus pontos fortes e como posso atenuar os pontos fracos.

Vamos considerar as "máfias e o sistema" como uma terceira variável que vive junto com as oportunidades e ameaças "para lhe dar razão", mas sei que quando o produto é bom e quando o trabalho é bem feito ao nivel da organização interna, nem as máfias conseguem parar o sucesso dessa organização.

O que eu quero dizer com tudo isto e que o nosso trabalho como benfiquistas atentos é apontar baterias para a tal melhoria dos pontos fortes e a única maneira de combater o tal sistema que existe fora do nosso controlo é com uma eficiente e concertada comunicação.

Acho que devemos ter alguém que com inteligência, ironia e com um forte dom de palava possa responder ao snehor Pinto da Costa na mesma moeda e que possa começar a "disparar tiros" no tal sistema.

Não quero, nem desejo que o sistema mude de cor e que o Benfica passe a controlar as prostitutas, as viagens pagas, as corrupções - NUNCA - mas quero que o Benfica não seja anjinho como foi com o apoio a Fernando Gomes.

Todos conhecemos o "sistema", mas usar esses "sistema" como desculpa, eu não aceito.

Temos que ser muito melhores e é só isso que eu quero, sem pensar nas tais máfias à "la siciliana" porque a verdade é que não foi só por essa máfia que a nossa época foi uma miséria.

Apenas isto...

Um grande abraço, apareça sempre e desejo que quem mande entenda que esta próxima época começa hoje e não na última semana de Agosto.

Força Benfica

iBenfiquista disse...

Caro Benfica sou eu, totalmente de acordo. Podemos sempre tornar o clube melhor e não há limites para isso. Assim como devemos detectar e, depois, eliminar os nossos pontos fracos. Que são sempre muitos.

O meu comentário não foi um comentário derrotista, que eu não sou. O que eu quis dizer é que as ferramentas de gestão, que são numerosas, têm de ter em consideração o "meio ambiente" em que a empresa está inserida. Essa foi uma das primeiras coisas que aprendi no pais quando estudei gestão.

Dou-lhe os meus parabéns pelo seu sucesso que, por vezes, mesmo em Portugal, não é tão difícil de atingir como às vezes parece. Eu também tenho uma história parecida, só que no meu caso levou-me apenas 4 anos para tornar a empresa que formei a maior em Portugal no seu ramo. E num negócio onde havia uma quantidade enorme de concorrentes, quase todos a trabalhar com atropelamento flagrante das leis. E se soubesse o que passei e o que tenho para contar... nem imagina. E nunca paguei favores, nem comissões, a ninguém embora não me faltassem ocasiões para tal. Nem pedidos, uns mais explícitos do que outros. O pior é quando os políticos, e a política, se começam a intrometer nos negócios das empresas privadas...

Mas deixemos isso que não interessa para o caso. Importante é que o Benfica tem de melhorar as suas competências de uma maneira drástica. Para isso necessita do "software" mais importante do mundo: a competência das pessoas. E, por vezes, leva tempo não só a encontrar essas pessoas como também leva tempo a aprendizagem de quem tem de tomar essas decisões. E pior quando o concorrente mais directo já leva um avanço de 25 anos...E aí é que a porca torce o rabo.

Por isso, incomoda-me muito uma certa falta de paciência de alguns adeptos benfiquistas, falta de paciência essa que tem levado muitos atletas e colaboradores do clube a serem "queimados" prematuramente, não tendo tido as oportunidades que com o tempo mereciam ter.

Os adeptos querem ganhar já hoje. Levantar um clube da valeta onde se encontrava, para o nível que todos os benfiquistas aspiram leva muito tempo. Dez anos, neste contexto, não são nada.

Com dizia alguém, "Consegue-se o pinto chocando o ovo, não partindo-o".

Um abraço e viva o Benfica!

Anónimo disse...

VIEIRA ÉS O NOSSO HEROI, OBRIGADO POR ESTA DECADA DE SONHO!!! ASSINADO: UM GRANDE PORTISTA HI HI HI

Anónimo disse...

Amigos Benfiquistas vejam esta Nova Escuta dos portistas:
http://www.youtube.com/watch?v=fb4blaMMT8A

João Mendes sócio nº 121666 disse...

Só para dizer que como benfiquista, inscrevi meu filho como socio do FCPorto online ! Estou farto de sofrer, com inveja e irritado e não quero que meu filho viva da mesma forma, os pais têm de ser imparciais e querer o melhor para os filhos, sei que tomei a decisão certa apesar de me custar! Boa sorte Afonso!

Marco disse...

EhEhEhEh.....................

O INFERNO DA LUZ disse...

Caro consócio, o Benfica Somos Nós. Eu e tu, ele e ela. Belo texto e análise lúcida apesar de apaixonada. Concordo (quase) em absoluto. Tenho o mesmo respeito pelo Presidente do Benfica - acho que foi grande presidente. Acho que foi o seu voluntarismo, a sua ânsia de ganhar, a sua impaciência, que deitou tudo a perder. Também acho que se pode estar a assistir ao fim do ciclo Luís Filipe Vieira. Digo-o com tristeza, porque sempre o apoiei, como sócio e dirigente de uma Casa do Benfica. Tenho dúvidas que consiga dar a volta por cima, porque o desespero é mau conselheiro. Mas também lhe digo, se Octávio entrar na Luz deixarei de apoiar este Presidente. Concordo quando diz que a estrutura do Benfica é amadora, não sente a camisola. A comunicação é um desastre, a guerra de palavras com o fcporto, sem qualquer estratégia, sem qualquer rumo e objectivo foi um erro histórico, grave e de resultados catastróficos. Em qualquer empresa, teria sido despedido quem o fez. Prejudicou o Benfica, a sua imagem, a sua História, intranquilizou a equipa, criou ruído gratuitamente.
Meu caro consócio, já basta! Sou do Norte e tenho 3 filhos portuenses e benfiquistas, nem podia ser de outra maneira. Imagine o sofrimento! Com o seu blogue, com todos os blogues do Benfica, com o espaço público que tenho para difundir mensagens, nomeadamente nos blogues "O Inferno da Luz" e "Novo Benfica", apelo a todos para que façamos algo de construtivo para que o Benfica não volte a cometer os mesmos erros desta época. Eu acredito! Viva o Benfica!
PS - envie-me os seus contactos para o meu email oinfernodaluz@gmail.com

red veil disse...

MAS TÁ TUDO LOUCO? VIEIRA GRANDE PRESIDENTE? JA VIRAM O QUE FCPORTO GANHOU NESTES 9 ANOS À FRENTE DO BENFICA:O FCPORTO GANHOU TUDO, FOI CAMPEÃO MUNDIAL, EUROPEU, 2 TAÇAS UEFA, 7CAMPEONATOS, 6TAÇAS, 7 SUPERTAÇAS....JÁ NEM FALO NAS MODALIDADES AMADORAS! ATE PARECE QUE O PINTINHO DEIXA O SEU EX-AMIGO E SOCIO DO FCPORTO VIEIRA DE VEZ EM QUANDO GANHAR UM CAMPEONATOZITO PARA ACALMAR OS NOSSO ADEPTOS E MANTERMOS O VIEIRA POR MAIS UNS TEMPOS....TENHO VERGONHA DE CERTOS BENFIQUISTAS QUE APOIAM ESSE GAJO!

saviolz. disse...

Criei hoje um blog... Troca de links?
http://benficaanossapaixao.blogspot.com/

Filipe Silva Nunes disse...

Espantoso realmente..

Sakana disse...

SAKANA RESPONDE À SAKANAGEM

www.sakanagem69.blogspot.com