segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

De derrota em derrota até à derrota final!

Este fim de semana foi importante para que cada um de nós defina uma posição acerca do nosso Benfica.

Poucos segundos depois do final do jogo em Coimbra, um pessimismo geral tomou conta das hostes encarnadas. Uma depressão profunda apareceu sem aviso e desde sábado à noite que Jesus é o pior treinador do mundo, os nossos jogadores dignos de jogarem na terceira divisão, o nosso presidente bem pode meter os direitos televisivos, o projecto, as vendas de jogadores e o museu num "específico sítio" - como ouvi de forma mal educada estes dias -  e a vulgar equipa do FCPorto passou a ser, sem jogar, uma equipa de luxo, um plantel equilibrado e com um treinador brilhante.

Pela primeira vez os benfiquistas estiveram de acordo com os portistas. 

Ambos acham que FCPorto é uma super equipa, ambos acham que o Benfica está pelas ruas da amargura, ambos acham que o resultado de sexta feira se traduzirá numa inequívoca vitória da equipa de Vítor Pereira, ambos acham que o campeonato está entregue aos do norte e o Benfica irá lutar com o sporting pelo quinto lugar!

Aos "amigos" portistas eu não digo nada porque se eles estão assim tão convencidos que vão ganhar à Luz, eu não posso nem quero dizer nada... Hulk empata em Alvalade há meses e a primeira coisa que diz aos adeptos azuis na flash interview é "que não se preocupem porque a equipa ganhará na luz". Perdem 4-0 em Manchester e o mesmo senhor diz para os adeptos estarem descansados porque "irão ganhar na luz, focar no campeonato e serem campeões". Que posso eu dizer?

Os adeptos portistas só podem e devem acreditar numa exuberante e robusta vitória frente ao rival de sempre porque a equipa assim o prometeu, está prometido!

Aliás, a equipa prometeu passar a fase de grupos da Champions League no grupo mais fácil que há memória e só conseguiu ficar em terceiro lugar!

A equipa prometeu depois lutar pela conquista da Liga Europa defendendo um título ganho o ano passado ao Braga e sai eliminado na primeira ronda que disputa por redondos 6-1 nas duas mãos, batendo o record do score mais desnivelado da história europeia do FCPorto.

Na Taça de Portugal prometeram revalidar o título e foram eliminados sem dó nem piedade por uns expressivos 3-0 contra uma Académica que já está na final.

Na Taça da Liga, não prometeram muito porque essa é uma Taça que nunca ganharam e como o Benfica ganhou as ultimas 4 edições, não conta para nada apesar de ainda lá andarem...

O Benfica esteve a maior parte do tempo desta Liga num segundo lugar fruto dum empate 2-2 no Dragão e resultado dum goal average pior na diferença entre golos marcados e sofridos. Como o que conta é o confronto directo, se o Benfica empatasse 0-0 ou 1-1 na próxima sexta feira ficaria automaticamente à frente da Liga.

Mesmo assim é importante lembrar que em onze dias o Benfica jogou fora de casa com Zenit (3-2), Guimarães (1-0) e Académica (0-0) recebendo agora no Estádio da Luz,  FCPorto (2 de Março) e Zenit (6 de Março)

O FCPorto nestas duas semanas perdeu contra City em casa, perdeu em Manchester fora e ganhou aos dois últimos classificados da Liga por 3-1 (Setúbal) e 2-0 (Feirense) respectivamente. Para os que defendem a vitória ínequivoca do FCPorto em Lisboa e a quebra abrupta de forma do Benfica nestas duas semanas eu nem sei o que vos diga porque convicções são convicções e cada um sonha com o que bem lhe apetece. 

Para quem fala dos cinco pontos que perdemos em dois jogos, lembro que estes não foram desperdiçados como muitos estão a fazer crer mas apenas perdidos frente a equipas que fizeram pela vida. A isso chama-se campeonato e há muito que estavam marcados os jogos fora contra Guimarães e Académica ao mesmo tempo que os passeios do FCPorto frente a Setúbal e Feirense. 

Eu disse num post anterior que tinhamos que fazer quatro pontos nestes jogos com Académica/FCPorto para ficarmos a dois, três ou cinco á frente  do FCPorto e neste momento um dos pontos foi já conquistado. Isto pode ser pensamento à Trapattoni mas também foi com ele que fomos campeões em 2005!

Há dois anos tambem empatámos fora em Olhão antes do clássico contra FCPorto - onde estive - e ainda vimos Di Maria ter sido expulso ficando fora desse importante jogo.

Foi aí nesse jogo que o Benfica arrancou para o título e espero que assim seja na sexta feira.

Dos seis milhões de benfiquistas espalhados pelo mundo apenas 1% estará no Estádio da Luz na próxima sexta feira. Esse "mísero" 1% deverá ser aquela percentagem que acha que está tudo maluco. Aliás nós os que areditamos no Benfica achamos que Portugal anda maluco. 

Então agora, 99% dos benfiquistas estão de acordo com 100% dos portistas e o Benfica é uma miséria de equipa e o FCPorto a nova maravilha do futebol europeu?

Eu por via das dúvidas vi a segunda parte do FCPorto ontem. No rádio depois de sair do cinema, ouvi na TSF os assobios dos adeptos da casa ao seu clube pelo empate e exibição menor contra o Feirense ao intervalo e resolvi ver a segunda parte. 

Vi um fora de jogo mal tirado ao avançado da equipa que está agora em último lugar da Liga em pleno estádio do Dragão. Depois vi outro fora de jogo mal assinalado a essa mesma equipa e vi um penalti e expulsão do defesa central do Feirense que Hulk falhou. Finalmente contra dez jogadores, a jogar em casa, com o último classificado, o FCPorto resolve impor o seu jogo e golear por 2-0 conseguindo os importantes 3 pontos. 

Ou seja, teve que jogar contra 10 para marcar, teve que ver anulados dois foras de jogo ao Feirense para não sofrer e é com isto que vai ao Estádio da Luz "golear" o Benfica defendem 99% dos benfiquistas e 100% dos portistas. 

Muito bem...

Pois o Benfica jogou contra uma Académica em Coimbra um jogo que não tem muita história. O Benfica atacou, jogou bem, rematou e o que podia ter sido uma goleada à antiga, acabou por ser um 0-0 desses que acontecem em todos os campeonatos, seja em casa ou fora. Jogámos sem Luisão, Javi Garcia e Rodrigo que deverão jogar já contra FCPorto e não há muito mais a contar.

Seria para mim fácil criticar o Jesus ou dizer que Djaló é pior que Saviola, que Bruno César não é nem será nunca organizador de jogo ou que Nelson Oliveira não é finalizador. 

Não o faço porque todos eles serão na minha opinião campeões e um deles será uma das maiores estrelas do Benfica nos próximos anos - Nelson Oliveira. Aliás para cerrar fileiras em volta dos jogadores estou aqui a apoiar 100% Emerson de quem não tenho sido especialmente amigo. Aliás apoio todos sem excepção e estou com cada um deles de forma incondicional.

Estou com Jesus, com a sua equipa técnica, com a direcção, com o Presidente, com o Rui Costa, com o roupeiro, com cada um dos jogadores e na sexta feira estarei ao lado dos 60 000 espectadores que ao contrário dos pessimistas, dos que choram antes de tempo e dos que gostam de dizer mal do Benfica antes dos grandes jogos, estaremos no Estádio a acreditar na vitória contra FCPorto.

Não quero ouvir falar de criticas, nem de desaires, nem do "bota abaixo" tão clássico no benfiquismo. Esta semana só queremos apoio dos adeptos e boa gestão na comunicação do clube para fora. 

Eu conheço bem o nosso clube e sei que cada segundo que passa e cada minuto que estamos mais próximos do clássico, mais pessoas esquecerão os cinco pontos perdidos nestes dois jogos e mais adeptos, sócios e simpatizantes benfiquistas estarão com a equipa. Se calhar no apito inicial já teremos de novo os 100% de benfiquistas espalhados pelo mundo a apoiar o Benfica e espero que assim seja porque não há outra hipótese. 

Depois do que se passou em Coimbra e depois de querermos ser uns gentlemen, dizendo que os jogos se perdem e ganham com erros e méritos, não referindo a arbitragem que nos roubou um penalti descarado, é óbvio que alguém vai ter que lembrar aos senhores do costume - portistas com destaque nos media - que a liderança na classificação hoje é uma mentira.

Aquele penalti sobre o Aimar transformado em falta atacante é um voltar vinte anos atrás e alguém vai ter de lembrar isso durante esta semana.

Conheço bem os joguinhos de vítima de Pinto da Costa, conheço bem a vitimização como motivação das tropas e ele já começou a dizer que jogava na "sexta, na quinta ou na quarta à chegada do aeroporto" criando o tal ambiente de vítima que quer montar antes do jogo. 

Alguém vai ter que lembrar a esse senhor as vezes que ele jogou à sexta feira quando tinha champions league à terça feira e o que dizem os regulamentos da Liga.

Dizia-se na imprensa há umas semanas:

"A antecipação do Benfica-FC Porto para sexta-feira, 2 de março, resulta de um direito regulamentar que assiste ao clube encarnado pelo facto de defrontar na terça-feira seguinte o Zenit. Essa medida tem sido, aliás, prática dos clubes portugueses envolvidos na Champions e que, dessa forma, pretendem garantir um período de repouso, entre dois jogos, superior às 72 horas mínimas determinado pelos regulamentos.

Deste modo, as críticas de Vítor Pereira, reforçadas por Pinto da Costa e por Paulo Bento, foram recebidas com surpresa na Liga e na FPF, as entidades responsáveis pela elaboração e aprovação do calendário.

O facto de o Benfica antecipar o seu jogo é um direito que está consagrado e que utiliza para proteger os seus interesses desportivos”, referiu fonte da Liga, que adiantou ser “uma medida natural, face à importância dos dois encontros que tem de disputar: um clássico seguido de uma eliminatória onde está em causa a passagem aos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Ninguém tem dúvidas que o FC Porto faria exactamente o mesmo”, rematou."

É importante que se acabe duma vez por todas com a discussão em volta da data do Benfica-Porto não deixando os mafiosos do FCPorto armarem-se em virgens ofendidas quando estamos a falar de coisas sérias.

Alguém que diga ao senhor Pinto da Costa que a vitória do FCPorto no Estádio da Luz está certa a julgar pelas palavras convencidas de todos os jogadores, técnicos, adeptos, comentadores e analistas ligados ao FCPorto.

Alguém que lembre a Pinto da Costa que o Benfica está um farrapo e que neste momento só o sexto lugar pode ser alcançado. 

Alguém que lembre a Pinto da Costa que a marcar penaltis ao FCPorto em casa contra o último e a marcarem faltas atacantes aos nossos jogadores quando estes são carregados na grande área o FCPorto nem precisa de jogar com os jogadores da selecção pois basta os bravos juniores que este fim de semana ganharam ao Benfica por 3-0. Aliás esses já vem acostumados a ganhar e não precisarão de mais. Afinal o Benfica está um caos e em cacos, verdade? 

Ironia com Ironia se Paga!

Mais, importa reforçar a ideia totalmente verdadeira que o Benfica está na liderança ex-aequo com FCPorto mesmo depois de ter sido roubado em Coimbra - e não foi apenas o penalti do Aimar porque se a mão de Bruno César contou como falta perto da nossa área, a mão na área da Académica também deveria ter contado - e já depois de ter ido a seis estádios dos primeiros dez classificados. 

Fomos já jogar ao Porto, a Braga, ao Marítimo, ao Guimarães, à Académica, ao Nacional, ao Gil Vicente faltando nos apenas ir a Alvalade e Olhão. Fora, já perdemos pontos contra Gil Vicente, Braga, FCPorto, Guimarães e Académica ganhando TODOS os jogos em casa. 

Escusam de inventar que o Benfica anda a ser levado ao colo pelas arbitragens porque as nossas exibições estão á vista e não perdemos pontos em casa do Feirense, como o FCPorto. 

Nós perdemos pontos fora com equipas complicadas, umas vezes por erros nossos, mérito do adversário, outras vezes por alguns desacertos próprios e outras vezes também por erros do árbitro como esta semana em Coimbra.

O FCPorto foi empatar a Alvalade, a Santa Maria da Feira, a Olhão e foi perder a Barcelos além do empate com Benfica em casa. Ainda falta ir ao Estádio da Luz, ao Marítimo, Nacional e ainda falta jogar um dos jogos do título em Braga, para falar apenas dos jogos contra equipas nos dez primeiros lugares da classificação. 

O FCPorto não tem fio de jogo, não tem espírito de conquista, não tem determinação e na minha opinião anda de derrota em derrota até à derrota final. Para muitos analistas quem anda de derrota em derrota até à derrota final é o Benfica. 

O título deste post é aberto às interpretações que cada um queira dar. Mais democrático é impossivel.

Para mim o FCPorto está numa época "torta" e "torta" acabará, mesmo havendo luta até final, mas como tudo na vida posso me enganar e por isso este jogo e este desporto são apaixonantes. 

Nas duas ultimas jornadas em Maio temos um Benfica-Leiria, um Setúbal-Benfica, um FCPorto-Sporting, um Rio Ave-FCPorto, um SCBraga-Beira Mar e um Sporting-SCBraga.

Quem acreditar que o campeonato se decide antes destes jogos é porque não entende muito do nosso futebol.

Isto vai ser até ao fim e pode cair para qualquer um dos lados. Eu acreditarei que será nosso este campeonato, porque somos muito melhores que todos os outros. Perdemos onze pontos fora de casa contra equipas difíceis e acredito que possamos perder mais "quatro-cinco-seis" pontos até final do campeonato. 

Onde é que está então o problema?

Fomos eliminados na Taça de Portugal por uma equipa sensação da época - Marítimo está em quarto lugar com os mesmos pontos que Sporting - num jogo que perdemos 2-1, jogando com meia equipa suplente em campo e estamos ainda vivos na champions league.

Sobre essa tal de champions nem uma palavra até sábado. 

Não importa, não queremos saber e nem sequer  quero pensar nos russos. 

Prioridade e foco total no FCPorto e acreditar que os "poucos" 60 000 espectadores que in loco apoiarão o Benfica no Estádio da Luz o farão de forma apaixonada e incondicional durante 90 minutos.

O resto, mesmo com a possibilidade de termos que enfrentar árbitros encomendados, deixamos com os nossos jogadores. Serão eles que decidirão a nossa felicidade e au acredito totalmente neles. 

Agora há que esgotar o estádio o mais rápido possivel e fazer daquele espaço um autêntico inferno!

Força Benfica

10 comentários:

José Ramalhete disse...

Metade do empenho que agora se pede, em Guimarães e Coimbra e até se podia perder com o porco. O JJ já disse que o resultado não é decisivo e tu sabes mais que o nosso excelente (na bazófia) treinador?

rfonseca disse...

Finalmente uma opinião séria e ponderada, que não descamba em pessimismos exacerbados pela desilusão de o porto ter recuperado 5 pontos, quando jogava contra os últimos classificados.

A nossa grande força está na massa adepta ao que juntámos este ano a melhor equipa em portugal, o melhor treinador em portugal. Acreditem na equipa e encham o estádio, eu lá estarei a puxar por eles até que a voz me doa!

Socio slb nº 218219 disse...

Não podia estar mais de acordo! 100%... Na 6ª feira vamos vencer e temos que ter cuidado com a manga de acesso ao balneário quando o Fernando por lá passar...ou com a Hulkulina e o supapuru.. força Benfica...

Anónimo disse...

Os do FCPorto sao mafiosos e os benfiquistas justiceiros sao o que?
Continuem assim,nunca mudam, tres jogos sem ganhar a caminho dos cinco

MALUCODOFUTEBOL disse...

Caríssimo, devemos lembrar-nos da época de Quique Flores... Para quem não se lembra, eu lembro-me:
Benfica - Setúbal: 2-2
Benfica - Nacional: 0-0
Trofense-Benfica: 2-0
Belenenses-Benfica:0-0
Porto-Benfica:1-1
Cinco jogos, cuja roubalheira foi descomunal, o que equivaleu a menos 11 pontos. Teríamos ido ao Dragão, com mais 8 pontos e não com menos um. Para acumular em Março, Guimarães e Académica em casa com duas derrotas por 1-0 com arbitragens surreais... Mais 6 pontos surripiados. Foram só menos 17 pontos, pelo menos, e também o 2º lugar oferecido ao Sporting.
Para ajudar ainda mais à festa, fomos afastados da Taça por um grande Leixões, mas também com muita roubalheira....
Se o Benfica errou? Claro que errou!! E eu já o disse... Mas estou a ver o mesmo filme...
Desde o Feirense-Benfica, quantas expulsões foram perdoadas a jogadores do Porto, penaltys oferecidos ao Porto e penaltys tirados ao Benfica?

Anónimo disse...

Os Benfiquistas têm a solução para limpar o futebol tuga: Façam aos bois pretos o mesmo que se faz aos toiros bravos após as touradas. Choupa no cachaço. Ao terceiro boi preto choupado mais nenhum tem tomates para roubar o Glorioso. Querem experimentar?

Hugo disse...

Eu, por mim, já me sinto estranhamente confiante para Sexta...

Digo estranhamente porque antes dos clássicos fico sempre com aquela sensação de que temos tudo a perder e pouco a ganhar...

Depois de ler o teu texto, mais motivado fico...Não sou o único a pensar que este porto não é nada do outro mundo!

É um clássico, é verdade, e pode pender para qualquer um dos lados!

Mas não é totalmente decisivo, embora seja moralizador e catalisador para quem o vença!Por isso, qualquer resultado me faz acreditar que será uma luta até ao fim, a dois ou a três, veremos como se comporta este Braga nos próximos jogos...

Saudações benfiquistas...

71460_5/8 disse...

claro que temos mais que razões para ter confiança na equipa!

vamos todos apoia-los e no fim seremos justos campeões!

PS: o jogo não se realiza no sábado à tarde porque a Sporttv não deixou!!!

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

Clap! Clap! Clap! Clap! Clap!

mais um post extraordinário que tive o prazer de linkar mais uma vez!

saudações gloriosas e obrigado pela grande defesa do nosso Glorioso SLB!

Anónimo disse...

Nada a dizer (contra). 5 Estrelas! Vê-se que és do Benfica, percebes de futebol, mas também tens olhos na cara para ver e dizer quando somos roubados. Porque muitos desses benfiquistas pessimistas, acham que, mesmo com roubos, cheques, máfias e tudo mais, somos obrigados a vencer a tudo e a todos dentro do campo, contra 14, se for preciso. Eu também gostava de ganhar sempre, mas sei ver, nas duas últimas décadas, ou seja desse a fusão mental Pedroto/Pinto da Costa e a criação da artificial divisão norte/sul, as coisas complicaram-se, porque não bastava ter bons jogadores, treinadores, jogar bem... perdíamos na mesma.

As coisas agora estão um bocadinho melhores, mas não sejamos tão cegos ao ponto de dizer que já tudo acabou (ainda há por aí mais APITOS de muita cor) e que agora é tudo leal... não... ainda não... talvez um dia. Para já temos mesmo que lutar contra tudo e contra todos!

Mas tal como tu, também acredito, acredito SEMPRE no BENFICA! E tenho vindo a sentir também, durante esta semana um tranquilo sentimento de optimismo em relação a Sexta. ACREDITO!

BENFICA SEMPRE!

EU SOU BENFICA!