quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Estamos Vivos, mas fomos meninos...

O primeiro objectivo do jogo está cumprido.

Estamos vivos para o jogo da segunda mão e com um bom Benfica temos equipa e futebol para ganhar ao Zenit.

O problema é que a champions league é uma competição onde os erros pagam-se muito caro e a manha, a experiência e alguma "esperteza" são fundamentais para pautar os momentos destas eliminatórias a duas mãos e nesse aspecto acho que os nossos jogadores foram ontem, um pouco meninos.

Não gosto muito de falar de exibições depois dos jogos, mas há desequilibrios na nossa equipa que são gritantes.

Esta semana o Miguel Sousa Tavares falava no jornal "A Bola" sobre Vitor Pereira e dizia algo sobre a sua personalidade... Dizia ele que não tem dúvida que Vitor Pereira é uma "óptima pessoa, bom pai, trabalhador, sério" entre outras coisas, mas não serve para treinador do FCPorto. É a sua opinião e eu não comento nem me interessa. O que importa é que eu acho exactamente o mesmo sobre Emerson.

Parece-me bom rapaz, esforçado, não vira a cara à luta e ontem até jogou de tshirt no frio polar de São Petersburgo mas a minha opinião é que não serve para defesa esquerdo do Sport Lisboa e Benfica.

Esta é a principal conclusão a tirar da primeira metade da época e isto desequilibra toda uma defesa com muitos golos sofridos em todas as competições. 

Depois deste facto que não é discutível - todos menos Jesus já o entenderam há muito tempo e nada se fez para corrigir este erro no mercado de inverno - há dois factos que fragilizam bastante a nossa posição para a segunda mão.

Primeiro o facto de Aimar não jogar e depois o facto de muito provavelmete Rodrigo poder estar também fora do jogo de Lisboa, apesar de faltarem ainda três semanas.

A onda positiva que está à volta do segundo jogo é importante mas eu lembro que se por um lado eliminámos recentemente o Nápoles depois de um 3-2 na primeira mão, ganhando 2-0 em casa, tambem perdemos 3-2 contra o Espanhol em Barcelona e depois empatámos 0-0 num jogo em que a bola não entrava por nada.

Já todos vimos o jogo que o Zenit fez no Dragão onde empatou 0-0 eliminando a equipa de Vitor Pereira que só na cabeça de Burro Alves é melhor que a do Benfica. No entanto é bom ter este jogo em atenção porque pode ser um sério aviso ao possível catenaccio do treinador italiano do Zenit na Luz.

Desta vez, com outros recursos que não tinhamos contra o Espanhol e que FCPorto não tinha quando em Dezembro jogaram contra o Zenit, penso que a bola vai mesmo entrar na baliza do Zenit, mas bastando olhar para a estatistica recente, também acabará por entrar na baliza de Artur a julgar pela enormidade de golos sofridos em casa.

Posto isto e sabendo que provavelmente não teremos Rodrigo, seguramente não temos Aimar e que deveremos sofrer o golo da praxe no Estádio da Luz teremos que marcar dois golos para passar esta eliminatória, o que será algo a que o melhor Benfica pode corresponder. 

Ontem no estádio, fiquei com a impressão que o jogo do Benfica esteve longe de ter sido bom, que a equipa morreu depois do primeiro golo, que Gaitan tem problemas com a defesa e a ajuda do sector recuado - que não são de ontem apenas - que Bruno César não ajudou o que deveria ter ajudado um Emerson em apuros e que continuará em apuros todos os jogos até ao fim do ano porque ele é o elo mais fraco e o alvo apetecível de todos os ataques adversários que entendem isso facilmente. Numa equipa que procura ainda equilibrios defensivos constantes e que evitem os tais  golos sofridos em demasia, ter um Emerson na defesa é um problema sério...

E coitado, parece-me tão bom rapaz e isso é o que mais me aflige. Se me metessem a defesa esquerdo do Benfica eu teria a mesma atitude do Emerson. Trabalharia, lutaria, daria o máximo, mas esse máximo seria muito pouco para o que o Benfica necessita e teria meio mundo a dizer mal de mim, o outro meio mundo a pensar mal de mim e Jesus a apostar em mim constatentemente. Ah, grande Jesus! Obrigado! A diferença é que eu me mandaria pela escada abaixo para me lesionar seis meses e assim ajudar o nosso clube...

Mesmo com todos estes defeitos, os nossos rapazes foram combativos e ainda assim heróis num campo de batatas e com um frio que não é de todo normal. 

A atitude foi boa e quando o nosso segundo golo aparece do Céu -  ou seja lá de onde veio -  foi quando mais me desiludi com a nossa equipa. 

Estávamos no minuto 86 e Cardozo marca o segundo golo... Foi o momento mais feliz de todo o jogo quando aquele alívio nos percorre a alma e sentimos que afinal é para isto que viemos uns 500 malucos para o fim do mundo atrás do Benfica. São segundos onde tudo vale a pena, onde abraçamos todos os companheiros que nunca vimos antes, os que lá estão atrás, os que estão lá no degrau abaixo e mais abaixo... 

Cardozo corre sozinho para o canto onde nós estávamos - não os Vips mas os verdadeiros adeptos benfiquistas "do canto do estádio" - e eis que quando olha para trás não está ninguem para celebrar o golo com ele. E eu não quero dizer se isso significa que há ou não espírito de equipa - que é óbvio que há - mas para mim esse exacto momento representou uma infantilidade e um acto inexperiente que não se pode ter ao mais alto nível.

Se todos fossem ter com Cardozo - até Artur poderia ir - e ficassem sentados no relvado frio de São Peterburgo a comemorar um golo que nos daria (e deu durante pouco tempo) o passaporte para os quartos de final da champions, pensando no banho quente que os esperaria daqui a poucos minutos, o tempo passaria, os de Zenit assitstiriam à comemoração, o árbitro manhoso - muito manhoso acrescento eu -  iria tentar apressar o mais possivel o recomeço do jogo e Jesus até teria tempo de fazer a tal substituição que acabou por fazer mais tarde, colocando Miguel Vitor no jogo. 

Provavelmente não a faria nessa altura porque preferia fazê-la mais tarde mas bastaria este compasso de espera de 2 minutos para que o ritmo do jogo tivesse abrandado. 

Repito, isto não quer dizer nada e poderíamos ter sofrido o golo igualmente, agora até é fácil falar, mas estas manhas são aquilo que as grandes equipas europeias fazem na prossecução dos seus objectivos e o nosso Benfica pareceu-me que ainda não as tem. Mais estranho me pareceu quando na primeira parte toda a equipa foi comemorar com Maxi Pereira e esperou pacientemente para voltar a retomar o jogo até porque estávamos a jogar com 10 e Rodrigo ainda a ser assistido por agressão de Burro Alves. Ou seja, se o fazem na primeira parte, porque não o fizeram na segunda? 

Parecia por momentos que o Benfica tinha esperança na obtenção de um terceiro golo e que queria apressar o jogo, que infelizmente apareceu na baliza de Artur.

È a segunda derrota da época e não pode ser considerado um resultado positivo. Como disse antes, estamos vivos mas vamos condicionados para o segundo jogo pela pressão extra que este resultado acarreta e pelas ausências que já falei. 

Aspecto positivo deverão ser as duas casas cheias com que os nossos adeptos deverão brindar a equipa nos jogos de 2 de Março - FCPorto - e de 6 de Março - Zenit - e garantir assim importantes receitas. 

Para terminar, questiono-me publicamente acerca do "porquê" deste Burro Alves vir dar uma "cacetada assassina" a Rodrigo quase no nosso meio campo sem que tenha levado de imediato o cartão vermelho?

Eu embirro com o jogador há vários anos por uma simples razão... Ele é péssimo jogador. Péssimo do nivel de maus centrais, dos piores que há no mundo. Violento,  adepto do pontapé para a frente, conflitivo e hoje começa a fazer mais sentido a birra de Ricardo Carvalho quando entendeu que iria perder o lugar da selecção para o Burro Alves. 

Por mim que acompanho a selecção sempre em todos os europeus e mundiais tenho o ano estragado...

Nunca confundi clubismos com a selecção e nunca deixei de apludir um Liedson, um Moutinho, um Rolando - que tambem coitadinho... - ou até um Deco nos seus tempos aúreos de FCPorto. Burro Alves passa todas as medidas porque é mau jogador,  e mau tudo... É mau. Ponto!

Pepe é violento qb, também bastante conflitivo durante o jogo mas quando está em campo é o nosso defesa "Imperial", é solidário, é lider e mesmo não sendo português há ali algo que soa a português. Burro Alves tem tudo ao contrário...

Mau jogador - já tinha dito ? - e péssima pessoa não apenas pelo que faz em campo, mas pelo que diz cá fora. Não foi falta? Entao ó meu Burro Alves, rebentas com o míudo e vens dizer no fim que não fizeste falta sobre o Rodrigo?

Como dizia no post de ontem "quem nasce para burro nao chega a cavalo" mas como há uns quantos iluminados que acham que o Burro Alves é mesmo um cavalinho então o tempo está a provar que quanto mais velho, mais anda de "cavalo para Burro"... Por mais que se dê voltas e voltas este jogador deveria ficar na Rússia o maior tempo possivel e acabar por lá a carreira, de preferência com um pontapé dalgum russo maluco que o metesse no estaleiro uns mesinhos/anitos...

Pena a lesão de Danny não ser antes nesta besta disfarçada de humano. Pelo menos não tinhamos de  levar com ele na selecção. Para mim este senhor morreu ontem e tê-lo no europeu ou no mundial com a nossa nova e magnífica camisola das quinas será algo que nem me custará muito porque para mim este homem é invisível. Cada golo sofrido com ele em campo, vou celebrá-lo contra o Burro Alves.

Tenho pena dos meus colegas que comigo viajam a apoiar a selecção, mas está na mão do Paulo Bento penalizar um mau jogador com o prémio de férias antecipadas neste verão, deixando-o fora da convocatória para o Euro e conquistando Portugal com esta decisão.

O problema é que Paulo Bento tambem não deve muito à inteligencia...

Disse ele ontem que a culpa do Benfica e Porto jogarem na sexta feira dia 2 de Março é da Liga. Sim ele tem razão... A culpa é da Liga e dum jogo para a champions league a ser disputado no dia 6 de Março às 745pm.

Ou seja, se o jogo Benfica-Porto fosse jogado no sábado dia 3 de Março ás 2030h, não cumpriria as 72 horas necessárias entre um jogo de campeonato e um jogo de champions league. Ainda por cima dois jogos muito importantes para Benfica. Se o Paulo Bento não sabe isso é parvo e se já sabia e esqueceu deve ser da laia do Burro Alves e fica a dever muito á inteligência...

Quando se joga à terça feira para champions costuma-se jogar á sexta e quando se joga na quinta na Liga Europa costuma-se jogar depois à segunda. 

Passaram anos e anos a tentar dizer que este senhor Burro Alves não era violento, mas ontem acabou a palhaçada. 

Não serves Burro Alves. Nem para jogador de futebol nem para palhaço. Alem disso dás mau nome aos Burros que são animais em vias de extinção e pelos quais tenho enorme carinho, sem o mínimo de ironia. 

Vamos descansar, recuperar os jogadores que temos de recuperar, encher a luz nestes dois dias e acreditar que não só podemos ganhar ao Zenit, como podemos mostrar ao mundo que somos muito superiores aos de São Petersburgo.

Antes, ganhar em Guimarães e Académica, mas isso são outros quinhentos...

Força Benfica

2 comentários:

Abelourinha disse...

Um Post verdadeiro de tudo o que se passou com o nosso Benfica,Sobe o carniceiro nada mais a dizer,compreendo as declarações do Jesus e do Luísão como colegas de profissão, mas o comportamento deste ''jogador''e os vídeos do Youtube não deixam dúvidas,quanto ao Paulo Bento aquele comentário reflecte a voz do dono, quem sabe se não será o futuro treinador do Porto,quanto a mim a ilação que tiro é que a FPF continua a ser uma ''marioneta'' nas mãos do PC, este continua a reinar a seu belo prazer,e então agora com o Nandinho das Faturas mais fácil se torna.

Anónimo disse...

Pelos vistos é mau o suficiente para ganhar ao Benfica.
Tira as palas, que o mundo fica mais bonito.