terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A Bazófia... Esse problema com a Bazófia!

Vou começar por dizer que tenho esperança em ser campeão este ano. Vou continuar o texto dizendo que temos equipa, plantel e estrutura para podermos comemorar em Maio este desejado 33º título e termino este primeiro parágrafo dizendo que é nestas alturas que temos que estar mais unidos e enchermos de encarnado Coimbra e os jogos na Luz - contra Porto e Zenit - num apoio incondicional á nossa equipa. Claro que sim. Isso é óbvio...

No entanto há coisas óbvias que Jesus teima em complicar.

Eu escrevi há uma semana que :

"Jesus aparentemente aprendeu a lição de alguma arrogância e a sobranceria com que atacou a época passada e espero que esses tempos não voltem nestes próximos meses. Os cinco pontos de avanço, o score de equipa com mais golos marcados em todas as competições nacionais e a nota artística elevada em vários jogos não podem significar nenhum tipo de descanso ou de pouca concentração."

Pois Jesus ontem teimou em entrar em Guimarães com uma bazófia que faz parte do seu DNA. Não vale a pena pensarmos que Jesus vai perder aquilo que o caracteriza porque ele pode enganar-nos durante um tempo, mas não nos engana todo o tempo. Ele é assim... E por isso nunca vai ser um grande treinador mundial mesmo que connosco esteja a fazer um trabalho excelente, principalmente de valorização de alguns activos que depois vendemos a peso de ouro...

Sem querer bater muito no nosso treinador e no homem que nos dará desejavelmente o título este ano, há situações que não se podem deixar passar em branco. Mesmo que eles seja melhor que nós todos, mesmo que ele perceba mais de futebol que todo o nosso terceiro anel junto ou mesmo que ele perceba mais disto que todos nós naquela bancada norte em Guimarães, parece que nós vimos coisas lá em cima que ele não viu cá em baixo...

O Benfica este ano joga maioritariamente com Javi Garcia e Witsel no meio campo e depois à sua frente joga com Aimar ou Rodrigo no apoio a Cardozo.

Ora, sem Javi na equipa, Jesus resolve deixar Matic sozinho sem Witsel ao lado e colocar AImar e Rodrigo a jogarem de início e a fazerem 90 minutos num campo que na segunda parte parecia um lamaçal do lado do ataque do Benfica.

Mais... Rodrigo não treinou esta semana e a resposta a isso vem com 90 minutos inteirinhos... Aimar joga 60 - 70 minutos na maioria dos jogos e ontem voltou a jogar 90 minutos. Witsel entra, mas não para jogar à frente do trinco, sendo ele próprio o trinco e por isso envergonhado no ataque. Se ele sobe muito a equipa fica ainda mais descompensada, como ficou durante todo o jogo.

Se a isso acrescentarmos que o nosso treinador só mexe na equipa a 5 minutos do fim colocando Bruno César e Nelson Oliveira estão explicadas as razões que nos levaram á derrocada em Guimarães. Eu dizia a um vizinho do lado que Jesus é tão teimoso que ele "não iria mexer na equipa porque acha que aqueles que lá estão vão resolver o jogo"

Pois no final do encontro Jesus disse que "acreditava que os que lá estavam, porque estavam dentro do jogo, poderiam resolver a questão".

Obviamente... Elementar meu caro Watson...

Mesmo que Rui Vitória seja um grande treinador e um futuro candidato a candidato ao lugar de Jorge Jesus, a verdade é que ele não teve que ser um génio para anular o nosso meio campo, porque por e simplesmente não houve meio campo...

Enfim, não vou bater mais no Emerson, que coitado estará na galeria do Benfica por muitos e bons anos como o pior jogador de sempre com mais minutos - mas destacadíssimo -  e também não vou bater mais em Jorge Jesus porque maus dias todos temos e acredito sinceramente que tudo isto tenha servido de lição para o resto da época. 

Como conhecemos todos o nosso Jorge Jesus temo bem que não sirva de lição nenhuma, mas enfim eu posso ter esperança porque ele já deu mostras de grande brilhantismo em muitos jogos do nosso Benfica

Para acabar o tópico Jesus com palavras positivas, tenho que admitir que gostei do que disse o nosso Mister no final do jogo:

 "Quem não tem margem de erro é quem está atrás do Benfica"

Quando os adeptos comemoram cinco pontos de avanço sobre outra equipa é exactamente para precaver desaires destes. O Benfica pode perder em Guimarães e ainda mantém dois pontos de vantagem sobre o FCPorto quando ambos ainda têm seis jogos fora para jogar. O FCPorto não tem nenhum tipo de margem e é isso que todos temos de focar neste momento.

O FCPorto tem de jogar na Luz, tem de jogar dois jogos na Madeira - Marítimo e Nacional - e tem de jogar ainda em Braga, alem de Paços de Ferreira e em Vila do Conde na última jornada.

O Benfica tem de jogar fora em Coimbra, em Paços de Ferreira, em Olhão, em Alvalade, em Vila do Conde e em Setúbal.

Em casa o Benfica recebe o Braga e o FCPorto recebe o Sporting, como jogos mais difíceis.

Está tudo muito equilibrado, dirão alguns, mas a verdade é que o Benfica recebe o FCPorto e neste momento eu não trocaria de maneira nenhuma nem de plantel, nem de calendário, nem de lugar na classificação com o FCPorto.  Eles são os que mesmo com "apenas" dois pontos têm de estar preocupados com o Benfica e com a liderança do Benfica.

Eles são quem tem de estar feliz com a derrota do Benfica em Guimarães mas pode ser uma felicidade passageira porque estes senhores para serem campeões tem de ganhar todos os jogos até ao final da época e se o conseguirem eu aplaudirei de pé!

O Benfica tinha cinco finais num espaço de três semanas. Já perdemos duas e neste momento a margem de manobra é mínima.

O jogo de Coimbra é neste momento o jogo do título e um empate ou derrota em Coimbra pode significar o fim da linha numa distância que já tivemos. Uma vitória em Coimbra pode colocar o Benfica com a possibilidade de sair desse clássico com 2 ou 5 pontos de avanço sobre FCPorto. Uma derrota contra FCPorto seria um desastre e o tónico que a equipa do norte necessita para encarar o resto do campeonato e não mais sair da liderança.

Três dias depois o Benfica joga outra final com Zenit e neste momento com a humildade que me caracteriza estou preparado para tudo. Estou preparado para sair do jogo contra FCPorto em primeiro lugar do campeonato e ultrapassar o Zenit como tenho de estar preparado para sair do Estádio da Luz no dia 2 de Março atrás do FCPorto e/ou ser eliminado pelo Zenit.

Isto é o futebol... Tudo está em aberto e só acreditando no nosso valor e sabendo das dificuldades podemos ganhar. Jesus achou que em Guimarães não haviam dificuldades e montou a equipa em formato suicida!

Se acha que Académica, FCPorto e Zenit não têm potencial para nos ganhar, vai acabar por perder os jogos.

O Zenit pode ser "abafado" no Estádio da Luz dizia o nosso Mister ainda em São Petersburgo... Sim é verdade que pode ser "abafado", mas ele não pode esquecer que o guarda redes titular está já recuperado, que os avançados titulares estão já recuperados, que o facto da relva estar em boas condições na luz também serve o contra ataque deles, que neste momento estamos a perder a eliminatória e o Benfica anda a sofrer golos de todas as maneiras e feitios...

O ano passado à passagem da décima nona jornada tínhamos 16 golos sofridos e já tínhamos levado 5-0 no Dragão. Esta época no final desta décima nona jornada temos os mesmos 16 golos sofridos e não sofremos nenhuma goleada em nenhum campo. 

Este é um dos problemas silenciosos deste Benfica. Todos pensamos que Artur dá pontos, que a defesa com Garay é outra loiça, que Luisão é a experiência e maturidade em campo, que com Witsel ao lado de Javi temos outra segurança no meio campo defensivo, mas a verdade nua e crua é que já temos 16 golos sofridos em dezanove jornadas

Eu sei que Artur pode ser melhor que Roberto, que Garay é muito melhor que Jardel, que Witsel dá apoio a Javi, mas com Emerson no lugar de Coentrão podemos sempre sofrer golos e com desacertos de todas as maneiras nas bolas paradas, nalguns contra ataques temos sofrido muitos golos.

Isto é o que me assusta para estes próximos jogos, especialmente contra o Zenit...

Aproximam-se duas semanas muito difíceis com três jogos de grau de dificuldade MÁXIMO.

Só uma equipa muito bem preparada e muito bem orientada pode ultrapassar estes próximos obstáculos e espero que a arrogância, a sobranceria e a bazófia fiquem para outra altura.

Agora é altura de humildade, de trabalho, de concentração e de superação para ultrapassar estas três finais que nos esperam.

Eu estive em São Petersburgo e estive em Guimarães e portanto senti a derrota nas bancadas frias de ambos os estádios. Não estarei em Coimbra por questões profissionais, mas estarei na Luz a apoiar contra FCPorto e contra Zenit. Nestas três finais o público encarnado não faltará com o apoio e não faltará com o entusiasmo para dar força a cada nosso jogador, mas eles terão que retribuir com profissionalismo, dedicação e vontade de ganhar. 

Luisão não joga em Coimbra, Aimar não joga contra Zenit mas nem tudo são más noticias no âmbito disciplinar... Emerson está a um amarelo de ser castigado e pode ser que tenhamos o clássico contra FCPorto a ser jogado de 11 contra 11 se levar amarelo em Coimbra.

males que vêm por bem e mesmo que isso estragasse a estratégia de Jesus mantê-lo-ia alerta e humilde e é assim que nós mais gostamos de ti Mister...

Quando inventas, sais sempre mal - foi assim contra o Marítimo para a Taça de Portugal e foi assim ontem em Guimarães - mas sabemos que tu no fundo és um de nós... És humilde, és boa gente e aprendes com os erros.

Só isso... Nós tínhamos que perder algum jogo e este serve de aviso para o que falta jogar esta época.

Só te peço por favor que mesmo que ganhes à Académica e FCPorto não penses outra vez que és o maior do mundo contra o Zenit porque os russos estão a preparar-se para nos vir lixar em pleno Estádio da Luz. Quem te avisa, teu amigo é!

Por falar em amigos, eu precisei de alguns amigos para me meterem em Lisboa via Moscovo e via Frankfurt - havia greve de controladores aéreos na tarde de quinta-feira em Frankfurt - a tempo dum compromisso profissional inadiável e importantíssimo. Cheguei a meio da tarde de quinta feira a Lisboa, mas foi com espanto que vi no início da noite, Burro Alves na tribuna VIP do Estádio do Dragão a assistir ao jogo entre o seu clube do coração e o Manchester City.

Sabendo que não há voos directos de São Petersburgo para o Porto - nem para Lisboa - o senhor Burro Alves teve que "quase fazer directa" para poder apoiar com os seus gritos os seus "colegas" de equipa.

Eu aconselho o Burro Alves a pedir ao seu amigo Madureira um bilhetinho para ir para a tal jaula de segurança do Estádio da Luz apoiar o FCPorto contra o Benfica no dia 2 de Março - afinal vir de Lagos onde estagia o Zenit para Lisboa é bem mais perto que de São Petersburgo para o Porto - e pode também ele encomendar a um seu colega que arrume o Witsel ou Cardozo ou outro qualquer à escolha... 

Assim sempre seria menos um problema para eliminar o Benfica.

Se não foi provacação a sua presença no Camarote Vip do Dragão só pode ter sido "Amor" e nunca me ouvirão criticar alguém que por "Amor" - neste caso ao FCPorto - venha de tão longe para apoiar a equipa.

Vamos ter esperança que nas próximas duas semanas conseguiremos as três vitórias que necessitamos para estar mais tranquilos na liderança da Liga e nos quartos de final da Champions League!

Força Benfica


3 comentários:

Anónimo disse...

A mim nao me enganas, nao vais nada aplaudir de pe.
Nem deste parabens ao Porto pelos titulos do ano passado, so disparaste insultos.
Ias agora aplaudir de pe,pois ...

PS O Bruno Alves é mesmo molezinho, na sua carreira nao consegue mandar para o estaleiro nem um jogadorzinho

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro anónimo,

Não confundas "aplaudir de pé a conquista do campeonato pelo FCPorto" - que é o que desejas e ainda possível - com o que eu referi no post.

Eu disse que "se o FCPorto ganhasse todos os jogos que faltam na Liga" aplaudiria de pé e não tenhas a menor dúvida que o faria.

Agora se tens coragem diz que o conseguirás fazer e depois cá estaremos para o provar.

Aparece sempre meu caro e penso que não vale a pena fazê-lo com ironias e com pedras na mão.

Podemos discutir o que quiseres de forma directa e com elevação.

Força Benfica

Anónimo disse...

Os andrades corruptos esmagam-se com o tacão das botas.